sábado, 3 de dezembro de 2016

Tangará: Professor João Fernandes é assinado após tentativa de roubo

joao2
Faleceu nesta madrugada de sábado (03) na cidade de Tangará, o professor João Fernandes de Lima vítima da violência.
Segundo informações preliminares a vítima foi morta por disparos de armas de fogo na madrugada de hoje (03) próximo a sua residência em uma tentativa de assalto.
João Fernandes foi professor da Escola Estadual Professor Severino Bezerra e da rede municipal de ensino, como também em 2005 foi vereador da cidade, atualmente trabalhava na Secretaria Municipal de Educação de Tangará.
Os nossos sentimentos aos familiares neste momento de dor, que Deus em sua infinita bondade lhe dê o descanso eterno.
Com informações do Blog Tangaraense

O que o PMDB fez com o PT, o PSDB está fazendo com o PMDB

Resultado de imagem para michel temer com aecio neves
Pelo que se observa politicamente a nível nacional, o que o PMDB fez com o PT, que se dizia aliado, porém tramava em favor do impeachment de Dilma, para que Michel Temer (então vice-presidente) chegasse a presidência, como de fato aconteceu, o PSDB está fazendo o mesmo com o PMDB. O Partido da Social Democracia Brasileira, se diz aliado de Temer (PMDB), porém trama para que o presidente seja afastado do poder e que os tucanos  possam indicar indiretamente o novo presidente do Brasil. Até o nome eles já tem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Só não vê tal manobra quem não quer vê.

Jesus Cristo nos ensinou: "Quem com o ferro fere com ele será ferido".  Por outro lado, é como costuma dizer o mestre Ambrósio Azevedo: "Vamos aguardar a realidade dos fatos". Na foto acima, o senador Aécio Neves (PSDB) com o presidente da república, Michel Temer (PMDB).

Hoje faz 73 anos que Monsenhor Expedito chegou a São Paulo do Potengi

Hoje (3 de Dezembro) é uma data bastante especial para todos nós potengienses. Num dia como hoje, há 73 anos (3 de Dezembro de 1943), chegava a São Paulo do Potengi, na boleia do caminhão de Pedro Azevedo, o principal benfeitor desta terra, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. Ele que por mais de 50 anos conviveu entre nós, sendo o pastor do rebanho, e que, através do seu trabalho missionário, guiado pela evangelização libertadora, mudou a história da nossa comunidade para melhor.

Muitas foram as suas lutas em favor do seu povo, especialmente dos menos favorecidos, muitas foram as sementes semeadas, muitos foram e são os frutos colhidos.

Portanto, hoje é uma data especial para todos nós potengienses: data que marca a chegada do "Profeta das Águas" à nossa terra.

Hoje (3) tem a festa de Nossa Senhora da Conceição, em Potengi Pequeno

Resultado de imagem para fotos da capela de potengi pequeno
Neste sábado (3), a partir das 20 horas, acontecerá  em Potengi Pequeno, zona rural de nosso município, a tradicional festa social de Nossa Senhora da Conceição, padroeira daquela localidade. A festa, que é tradicional, consta de barraca, leilão, serviço de bar e música ao vivo. 

A festa , que também é de reencontro, reúne filhos ausentes de Potengi (de várias gerações) e muita gente da nossa região. Na foto acima, Dona Joana, matriarca daquela comunidade, com familiares e o prefeito Naldinho.

Teremos outras informações.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Neste sábado (03) começa a 2ª Festa dos Caminhoneiros de São Paulo do Potengi


A Associação dos Caminhoneiros de São Paulo do Potengi promoverá,neste sábado e domingo, 03 e 04 de dezembro, a 2ª edição da Festa dos Caminhoneiros São Paulo do Potengi/RN.  

A programação é a seguinte:

Neste sábado, 03/12. Missa às 19h, na Igreja Matriz de São Paulo do Potengi.

Domingo, 04/12
- 10h, carreata pelas ruas de São Paulo do Potengi
-12h, feijoada dançante no Parque de Vaquejada Potengi. Entrada gratuita.

Participe!

São Paulo do Potengi recebe a premiação do Selo Unicef Município Aprovado

Prefeito Naldinho e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Venus Cavalcante com o troféu e certificado de Município Aprovado do Selo UNICEF.
Numa solenidade bastante concorrida na manhã desta sexta-feira, 02, na Escola de Governo, em Natal, o município de São Paulo do Potengi recebeu a premiação do Selo UNICEF Município - Edição 2013-2016.

Na solenidade, o prefeito Naldinho recebeu um troféu e um certificado de reconhecimento internacional do UNICEF pelas ações políticas voltadas a infância e adolescência em diversas áreas no Município. Junto com o prefeito esteve uma comitiva de São Paulo do Potengi, dentre os quais estavam a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Venus Cavalcante, a Secretária de Educação, Maria Neci, e a articuladora do Selo UNICEF no município, Julieta Araújo.

Além de São Paulo do Potengi, outros 48 municípios do estado receberam a premiação.

SPPNews

São Paulo do Potengi recebe hoje (2), o Selo UNICEF Município Aprovado

Logo mais às 8 horas,  numa solenidade na Escola de Governo, em Natal, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho receberá o Certificado Selo UNICEF - Município Aprovado. O Selo é promovido pelo UNICEF, instituição da Organização das Nações Unidas, que cuida das Crianças e Adolescentes, em todo Mundo.

O nosso município está recebendo o prêmio, por colocar em prática a contento, Políticas Públicas, voltadas para a formação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes.

Teremos outras informações.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Os deuses do STF, Moloch e o genocídio de bebês

“Evil is evil, and no good comes of calling it by any other name.”  ― Glenn Beck, The Eye of Moloch
Culto ao deus pagão Moloch
Por Silvério Filho

Na última terça-feira (29), a maioria da primeira turma do STF (formada por 5 ministros) decidiu que o aborto até o terceiro mês de gestação não é crime. O ministro Barroso, defensor da tese, alegou que os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto no primeiro trimestre de gestação violam direitos fundamentais da mulher. "Na medida em que é a mulher que suporta o ônus integral da gravidez, e que o homem não engravida, somente haverá igualdade plena se a ela for reconhecido o direito de decidir acerca da sua manutenção ou não", afirmou.

Ressalte-se que o Ministro Barroso, há pouco, votou pela inconstitucionalidade da vaquejada, ao passo que agora defende a descriminalização do aborto até o terceiro mês. É triste ver que o ministro parece resguardar maior proteção jurídica a animais do que à vida humana intrauterina (quebrar o ovo de uma tartaruga é crime, mas ele defende que matar um feto até os três meses não o seja). Embora a julgamento tenha se dado em face de um caso específico e não vincule os juízes de instâncias inferiores, tal decisão abre um precedente perigoso, com sérios erros jurídicos e morais. 

Começando pelos aspectos jurídicos, os "deuses" do STF, mais uma vez, usurpam competência que a Constituição da República atribui ao Congresso Nacional: a de criar, modificar e extinguir leis. Não cabe ao judiciário dizer o que é e o que não é considerado crime, isto cabe ao legislativo, por meio da lei. Ao judiciário, por outro lado, cabe a aplicação desta lei. No caso em tela, o Código Penal é claro ao afirmar que aborto é crime, antes ou depois dos três meses de gestação, pois assim decidiu o Poder Legislativo. Mesmo existindo esta norma expressa, o STF preferiu utilizar ordenamentos jurídicos de outros países (vejam que absurdo!), ditos desenvolvidos, para afirmar que até os três meses de gestação não haveria crime, em afronta clara ao Direito de nosso país. 

Além do desrespeito à constituição e à separação dos poderes, o que o STF vem fazendo com certa frequência, a decisão possui bases morais extremamente equivocadas, expostas, de modo geral, adiante. 

Dizia Glenn Beck que "o mal é o mal, e chamá-lo de outra coisa não fará com que se gere o bem". E é verdade. Por isso, é errado o entendimento do ministro Barroso de que o assassinato de um bebê no ventre de sua mãe traria a esta maior dignidade. Não há como o assassinato de um inocente, indefeso, gerar algo bom, como a suposta aquisição de mais dignidade. 

Outro equívoco do ministro é pensar que o aborto tem a ver com a "mulher livre dispor do seu corpo". O feto não é uma parte do corpo da mãe, como um dedo ou um fio de cabelo; ao contrário, é um ser humano em processo de formação, com corpo distinto do da genitora, com uma combinação genética também distinta, e como tal deve ter sua vida e sua integridade protegidas. 

Mas os absurdos de Barroso não param por aí. Também argumenta o ministro que as mulheres suportam as dificuldades da gravidez, e por isso teriam direito de escolher ou não se seguiriam com ela, já que o feto, até os três meses, não tem capacidade de autodeterminação nem sequer sistema nervoso central, não sendo, portanto "vida humana". Mas então, se a consciência e o sistema nervoso forem critérios para matar ou não matar uma pessoa, será que um pai poderia matar uma criança já nascida só porque ela teve paralisia cerebral e ele teria que se esforçar muito para cuidar dela? Será que um filho teria direito de matar o seu pai com porque este, com o avançar da idade, perdeu a percepção da realidade e "está dando muito trabalho"? É evidente que não! 

Todos nós, deste a concepção até a morte, estamos em constante processo de humanização, de modificação. Quando eu tinha 3 meses no ventre da minha mãe, era eu; se eu chegar a alcançar os 80 anos de idade, perder minha consciência, ainda serei eu. E minha vida, em qualquer dos estágios deste processo, é um direito fundamental que deve ser respeitado. 

Este argumento que defende a possibilidade do aborto quando nascimento do bebê trouxesse grande dificuldade para os pais faz-me lembrar da crença em Moloch, que era um deus pagão adorado, dentre outros povos, pelos amonitas, que viveram na Cananéia, por volta de 1900 A.C. Com cabeça de boi ou leão e corpo humano, os amonitas  sacrificavam seus recém-nascidos em rituais na estátua de Moloch, em cujo ventre havia uma buraco com fogo, aonde eram jogados os bebês para aplacar a fúria do deus. O ventre de Moloch era o ventre da morte para aqueles bebês, mas seus pais acreditavam que a vida seria menos dificultosa, pois acalmariam a divindade. 

Por tudo isso, devemos torcer para que a sociedade não aceite mais este desmando do STF, para que o Congresso Nacional não permita continuar sendo usurpado e para que o ventre das mulheres seja tido, respeitado e amado como santuário do mistério da vida. Torçamos, enfim, para que não se volte aos tempos de Moloch. 

A Literatura de Cordel sobre a vida de Monsenhor Expedito

Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito

Recebemos da Agente de Saúde de São Paulo do Potengi, Ana Ilma Porfírio Agostinho, os versos em Literatura de Cordel de sua autoria, sobre a vida de Monsenhor Expedito. Versos que compartilhamos com os nossos leitores.

 Atenção oh minha gente
Pra história que eu vou contar
não é uma coisa vaga
pois não tenho receio de falar

Falo de um padre tão simples
Vindo de outro lugar
Trazido ao nosso meio
Para nos evangelizar

Um enviado de Deus
Pra  sede do povo acabar
Trazendo paz aos aflitos
E a palavra de Deus aclamar

Sua humildade era tamanha
Não duvide meu senhor
Caminhar com os pobres
Ele sempre praticou
Falo de Monsenhor Expedito
Pra mostrar seu valor

Sua luta foi constante
Em várias reuniões
Para defender os pobres dando sua opinião
Falando de um projeto e de sua elaboração
Pra amenizar a sede dos irmãos

A luta aconteceu
Movida pelo pedido de um pobre trabalhador
Seu Vigário tire nós dessa escravidão
Aí veio a Adutora pra matar a sede do Sertão

Autora: Ana Ilma Porfírio Agostinho.

Do Blog. No próximo dia 13 de dezembro (dedicado a Santa Luzia), será celebrado em São Paulo do Potengi, com uma grande festa religiosa e popular, o Centenário de Nascimento de Monsenhor Expedito. Participe, convide a sua família, os amigos. Você que é de outra cidade, organize sua comitiva, venha também. "O  Profeta das Águas " merece.

São Tomé: A solenidade de diplomação dos eleitos da 19a. Zonal Eleitoral

Prefeito Neto e o vice-prefeito Fabiano (Barcelona)
Na noite desta quarta-feira (30), numa solenidade bastante concorrida,  presidida pelo Juiz Eleitoral Dr. Daniel Mesquita, realizou-se na Câmara Municipal da cidade de São Tomé, a diplomação dos eleitos (prefeitos, vice-prefeitos e vereadores) da 19a. Zona Eleitoral, formada pelos municípios de Barcelona (prefeito Neto Mafra, vice-prefeito Fabiano), Lagoa  de Velhos (prefeita Sonyara, vice-prefeito Nildo),  Rui Barbosa (prefeito Tiquinho, vice-prefeito João),  São Tomé (prefeito Babá, vice-prefeito Miguel).

Dona Bebé, vereadora (Barcelona) 
Vice-prefeito Nildo, prefeita Sonyara (Lagoa de Velhos
Além dos eleitos, convidados também prestigiaram o evento
Tiquinho, prefeito de Rui Barbosa
Promotora Eleitoral Dra. Ana Patrícia, Tiquinho e esposa e o Juiz Eleitoral  Dr.Daniel Mesquita
São Tomé: Miguel e esposa, Babá e esposa, ver. Eugênio e esposa
São Tomé: vice-prefeito Miguel e esposa, prefeito Babá e esposa
Prefeito Tiquinho, esposa e filhas
Prefeito Neto (Barcelona), esposa e filho
Prefeito Neto (Barcelona) com familiares e amigos

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Comitiva de prefeitos do RN vai a Brasília para garantir recursos da repatriação

Uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Norte irá a Brasília nesta semana para discutir a garantia dos recursos de multas e juros da repatriação para os municípios. A mobilização é organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – Femurn, e foi definida em uma reunião de Prefeitos realizada na última quinta-feira (24). A Federação tenta, junto a Confederação Nacional dos Municípios – CNM – um encontro com o Presidente da República, Michel Temer, para discutir a garantia dos repasses. 

Recentemente, o Presidente da Femurn e prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, anunciou que a Federação entraria na Justiça para garantir os repasses de juros e multas da repatriação para os municípios potiguares. Mas na última quarta-feira, 23 de novembro, o Senado aprovou projeto que abre nova janela para a regularização de recursos mantidos ilegalmente no exterior, e os parlamentares exigiram a inclusão no texto da repartição a divisão dos recursos obtidos como multa com Estados e Municípios. 

A União entregará 46% do montante da arrecadação da multa aos entes. Com a ida a Brasília, os gestores pretendem expor as dificuldades que a queda de repasses tem causado aos municípios: “Tivemos dois anos de imensas dificuldades. Todos os cidadãos, infelizmente, vivenciam os problemas que ocorrem nos municípios, e muitas cidades sobrevivem basicamente dos repasses da União. Precisamos mostrar essa situação ao Presidente da República e sensibilizá-lo, e principalmente garantir os recursos das multas e dos juros para as cidades”, afirmou Ivan Júnior. Além do Presidente da Femurn e Prefeito de Assú, participaram da reunião os prefeitos dos municípios de Carnaubais, São Paulo do Potengi, Arez, Jucurutu e Pilões, e a assessoria jurídica da Federação.

Agora RN

UBS de São Paulo do Potengi realizou atividades relativas à saúde do homem

Doutora Ana Clara com a equipe da UBS
A unidade Base de Saúde Francisquinha Fonseca,  centro, São Paulo do Potengi, realizou, na manhã de hoje, um trabalho de conscientização do combate ao câncer de próstata, além de outras doenças, tudo dentro das programações do Novembro Azul.

A médica Ana Clara fez atendimentos e proferiu palestra, ensinando como se prevenir do câncer de próstata.

A enfermeira Gerusa fez testes rápidos para detectar (ou não) doenças como HIV, sífilis, hepatites B e C. 
Exames foram realizados nos homens que estavam presentes

Governo do RN inicia pagamento do funcionalismo estadual referente a novembro

Resultado de imagem para fotos de dinheiro
O Governo iniciou o pagamento da folha de novembro pelos servidores dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios e, nesta quarta-feira (30), recebem os servidores ativos da Educação.
Os 24.099 servidores dos dois grupos vão receber um volume de recursos que soma R$ 49,6 milhões. O calendário de pagamento do restante da folha de novembro será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de caixa.

São Tomé: Eleitos da 19a. Zona Eleitoral serão diplomados hoje (30)

Resultado de imagem para fotos de babá e miguel sao tome
Prefeito e vice-prefeito eleitos de São Tomé, Babá e Miguel
A diplomação dos eleitos (prefeitos, vice-prefeitos e vereadores)nas eleições municipais de outubro passado, na 19a. Zona Eleitoral, com sede no município de São Tomé, acontecerá nesta quarta-feira (30), às 19 horas na Câmara Municipal daquela cidade.

A solenidade será presidida pelo Juiz Eleitoral José Daniel Mesquita. Serão diplomados os eleitos, de São Tomé, Lagoa de Velhos, Rui Barbosa e Barcelona.


Com informações do São Tomé Noticias.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Atleta potiguar que jogava na Chapecoense morreu na queda do avião

gil
A família do meio-campista potiguar José Gildeixon Clemente de Paiva, conhecido popularmente como Gil, confirmou a morte do atleta que estava no voo da Chapecoense que acabou caindo na madrugada desta terça-feira (29) em Medellín, quando a delegação do clube catarinense estava próxima de desembarcar na cidade para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional-COL. 

José Obdiedson Alves, irmão da vítima, falou em contato com o G1 como ficou sabendo da notícia: ““Uma pessoa foi socorrida ainda com vida após o acidente, mas morreu a caminho do hospital. Essa pessoa foi justamente o Gil. A última vez que ele esteve em casa, conosco, foi em dezembro, nas férias dele. Estávamos todos esperando que ele passasse o fim de ano com a gente novamente, desta vez campeão da Sulamericana. Mas, quando vem de Deus, só podemos nos conformar. Deus nos conforte”, disse. 

Gil, que faleceu aos 29 anos, iniciou a carreira na temporada de 2005 e jamais atuou por um clube do futebol potiguar. Em seu currículo estão clubes como Mogi Mirim-SP, Santa Cruz-PE, Guaratinguetá-SP, Vitória-BA, Ponte Preta-SP e Coritiba-PR.

Acidente com avião que conduzia o time da Chapecoense provoca a morte de 76 pessoas

Resultado de imagem para fotos do desastre do aviao com a chapecoense
Um avião com 81 pessoas (atletas, membros da delegação, jornalistas e tripulantes), dentre elas todo o time brasileiro da Chapecoense (Santa Catarina), que viajava de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), para Medellin (Colômbia), caiu na noite desta segunda-feira (28), matou 76 passageiros, dentre eles, toda a equipe da Chapecoense.

A equipe brasileira ia disputar nesta quarta-feira (30), em Medellin  o título da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional da Colômbia.

O trágico acidente, que tem repercussão mundial matou 76 pessoas (apenas 05 passageiros sobreviveram, dentre eles, 03 jogadores brasileiros. A delegação da Chapecoense era composta por 48 membros. No avião iam 21 jornalistas (03 da Globo), apenas 01 sobreviveu. As informações dão conta de que uma pane elétrica provocou a queda do avião.

Com informações do Bom Dia Brasil da Rede Globo. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Novo conceito de trânsito será implantado próximo a Passarela do Bairro Juremal

Clique na imagem para ampliar
SPP  Nottícias. A Prefeitura de São Paulo do Potengi, por meio do Secretario Municipal de Obras, Jaime Filho, esteve na tarde desta segunda-feira (28) fazendo algumas medições para construção de um desvio próximo a passarela do Bairro Juremal.

O projeto engloba um novo conceito para as Ruas Manoel Marques e  Potengi, que passarão a ter sentido único nos pontos próximos à passarela do Bairro Novo Juremal.

Local onde será construído o desvio

Concurso Miss Potiguar acontecerá em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para Concurso Miss Rio Grande do Norte acontecerá no Teatro Riachuelo
SPP Notícias. Agora é oficial, a escolha da representante potiguar 2017 acontecerá no dia 17 de Dezembro no Ginásio Aluízio Alves, em São Paulo do Potengi/RN.

No quadro de candidatas já podemos confirmar as representantes de São Paulo do Potengi, São Tomé, Barcelona, Ruy Barbosa, Santa Maria, Lajes, Touros, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Bento Fernandes, Riachuelo e João câmara.

Candidatas ao Título de Miss Potiguar 2017:

✅ Miss Barcelona, Villiam Abrel;
✅ Miss Bento Fernandes, Monikelly Gadelha;
✅ Miss João Câmara, Laisa Sheylla;
✅ Miss Lagoa de Velhos, Leidianne Medeiros;
✅ Miss Lajes, Rayanne Silva;
✅ Miss Riachuelo, Sara Gertrudes;
✅ Miss Ruy Barbosa, Isabelly Lima;
✅ Miss São Paulo do Potengi, Débora Mayara;
✅ Miss São Tomé, Felline Lopes;
✅ Miss Santa Maria, Jenyelle Souza; 
✅ Miss Serra Caiada, Joyly Oliveira;
✅ Miss Touros, Paula Guedes

Hoje (28) é aniversário de dona Maria de seu Elino


Quem está mudando de idade hoje (28) é dona Maria de seu Elino da COSERN, líder evangélica da Igreja Assembléia de Deus, em nossa cidade, mãe, dentre outros filhos, do vereador Erivan.

A dona Maria, que é uma pessoa do bem e de bem, amiga nossa com toda a sua família, feliz aniversário e tudo de bom.

Nesta terça-feira (29) acontecerá eleição pra diretor e vice-diretor, em todas as Escolas Estaduais do Potengi

Resultado de imagem para fotos de jean e alana mauricio freire
Dentro do Programa Gestão Democrática, nesta terça-feira (29) acontecerá eleição direta para diretor e vice-diretor, em todas as Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte, com mais de 100 alunos.

Na nossa região, ocorrerá o pleito nas 16 Escolas Estaduais localizadas nos 13 municípios pertencentes a jurisdição da IV Diretoria Regional da Educação, com sede em São Paulo do Potengi.

Podem votar: alunos maiores de 12 anos, pais, funcionários e professores.  o voto é eletrônico. A nível de DIRED, a coordenação da eleição está a cargo da professora Míriam Fernandes Lucas.

Na foto acima, os professores Jean e Alana, diretor e vice diretora da Escola Estadual Maurício Freire, em nossa cidade, formam chapa única, para um mandato de mais dois anos, à frente daquele Educandário.

Teremos outras informações.

São Tomé: Começa hoje (28), a Festa de Nossa Senhora da Conceição

Resultado de imagem para foto de nossa senhora da conceição sao tome rn
A cidade de São Tomé vive a partir desta segunda-feira (28), a tradicional festa religiosa e social, da sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Logo mais às 19h30 na Matriz daquela localidade, acontecerá o hasteamento das bandeiras e a bênção do Santíssimo. A celebração será presidida pelo  pároco local, padre Ney Lopes.

A festa se prolongará até o próximo dia 08 de dezembro, data dedicada a Imaculada Conceição.

domingo, 27 de novembro de 2016

Potengienses palmeirenses comemoram a conquista do campeonato brasileiro

 Os torcedores do Palmeiras, em São Paulo do Potengi, num bom número se reuniram na tarde deste domingo (27),  no Piúba's Bar (onde foi colocado um telão), para assistir o seu time do coração ser campeão  brasileiro (Série A). A torcida palmeirense potengiense fez uma bonita e merecida festa, ao presenciar o seu time vencer o Chapecoense por 1x0 e sagrar-se campeão, depois de um jejum de 22 anos. O vereador eleito Jales Azevedo, o terceiro da esquerda pra direita, na segunda foto, era um dos mais animados.

Natal em Natal será viabilizado com dinheiro que seria utilizado para a construção de bibliotecas públicas


Vereadores aprovaram nesta quinta-feira (24) um requerimento convocando a secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, e o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, para prestarem esclarecimentos acerca de investimentos municipais no Natal em Natal. Em decreto assinado no último dia 3 pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT) e pela secretária Virgínia, a Prefeitura remaneja para a festa recursos de áreas como construção de bibliotecas públicas, valorização do cordel, capacitação cultural, arte educação, produção de material gráfico literário e documentação do patrimônio histórico e cultural.

O requerimento foi de autoria do vereador Sandro Pimentel (PSOL), que criticou a medida do prefeito. “Ele disse que não iria gastar o dinheiro do município com o Natal em Natal devido à crise financeira. Disse que o dinheiro a ser gasto seria da iniciativa privada, agora tira dinheiro de áreas importantíssimas para gastar na festa. Mas nosso jurídico já está trabalhando num decreto legislativo que, se aprovado na Câmara, vai anular o ato do prefeito”, disse, informando que a audiência com os secretários está marcada para o dia 1º de dezembro.

Em plenário, a vereadora Eleika Bezerra (PSL), que destinou os recursos para construção de bibliotecas, também lamentou a decisão da prefeitura. “Não se quer que Natal seja uma cidade leitora. O interesse é de que a população seja ignorante e manipulável. Eram R$ 4 milhões de reais para construção de bibliotecas, uma em cada zona da cidade, mas agora terminaram de ‘raspar o taxo’”, disse.

No total, foram retirados R$ 272.860,63 da manutenção e funcionamento da FUNCARTE, R$ 51 mil da preservação e conservação de bens imóveis, R$ 270 mil previstos para documentação do patrimônio histórico e cultural da cidade, R$ 4,8 mil de arte educação, R$ 2 mil de capacitação cultural, R$ 1 milhão que seria investido na construção de bibliotecas públicas municipais, R$ 130 mil que seria destinado para valorização do cordel, e R$ 80 mil que seria para produção de material literário. Ao todo, foram transferidos 1.810.660,63 para o Natal em Natal.

O vereador líder do governo na Câmara Municipal, Júlio Protásio (PDT) disse que a prefeitura é transparente e vai aceitar a convocação dos vereadores. “Elogio o vereador Sandro Pimentel pela vigilância e pelo alerta. Como o governo é sério, traremos os secretários para explicarem e esclarecerem os custos com o Natal em Natal”, disse.

O decreto nº 11.121 foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 4 de novembro e pode ser acessado aqui.

Convite de Monsenhor Expedito endereçado ao jornalista Woden Madruga


O jornalista Woden Madruga, publicou na sua coluna deste domingo (27), na Tribuna do Norte, um convite em forma de bilhete, que lhe foi endereçado por Monsenhor Expedito (seu amigo pessoal), em 1994.

"São Paulo do Potengi, 22 de janeiro de 1994

Prezado Woden Madruga, venho convidá-lo para participar da 5a. reunião "Como Conviver Com a Seca", a ser realizada na cidade de Caicó, no próximo dias 31, no Fórum Municipal, a partir das 9 horas.

A finalidade é debater com a sociedade, o "Plano Estadual de Recursos Hídricos", apresentado por seu autor engenheiro Elias Fernandes, que responderá aos questionamentos.

Nosso grande aliado tem sido os meios de comunicação social, pelo que lhes ficaremos muito grato".

"A união faz a força"

Monsenhor Expedito.

O jornalista também lembrou na sua coluna, que no próximo dia 13 de dezembro (dedicado a Santa Luzia), será celebrado em São Paulo do Potengi, o centenário do nascimento do "Profeta das Águas."

Prefeito Naldinho receberá o Certificado Selo UNICEF Município Aprovado, dia 02 de dezembro

Resultado de imagem para fotos do prefeito naldinho forum do selo unicef blog do silverio alves
No próximo dia 02 de dezembro, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho receberá numa solenidade na Escola de Governo, em Natal, o Prêmio Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2013 -2016, conquistado pelo nosso município, por colocar em prática, Políticas Públicas em prol da melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes.

Ao todo, de 147 municípios do RN inscritos no concurso, 50 municípios foram contemplados com o Certificado.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.