sábado, 12 de novembro de 2016

Homem é morto a tiros em São Paulo do Potengi


Resultado de imagem para tiros
Segundo informações que chegaram ao blog, um homem foi assassinado a tiros agora há pouco, no Bairro Campo Grande, em nossa cidade. A vitima é conhecida por "Dragão". Ao que parece outro homem também foi baleado.

A Policia Militar se encontra no local. 

Teremos outras informações.

Atualização: Segundo novas informações, o segundo homem que foi baleado no Conjunto Santa Clara, também faleceu. Levou 17 tiros, chegou com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Portanto, duas mortes por arma de fogo na noite deste sábado (12), em São Paulo do Potengi. 

De Fernando Henrique Cardoso sobre Monsenhor Expedito

Por ocasião da inauguração do Canal de Pataxó, Mons. Expedito entregando uma carta a FHC
Dentro das homenagens que o blog vem prestando ao nosso "Profeta das Águas", Monsenhor Expedito Sobral Medeiros, por ocasião do seu centenário de nascimento que será celebrado no próximo dia 13 de dezembro na Praça que leva o seu nome, em nossa cidade, publicamos o telegrama enviado pelo Presidente da República (com data de 17.01.2000) Fernando Henrique Cardoso, ao Governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves Filho, solidarizando-se com o povo potiguar, pelo falecimento do nosso eterno Vigário.

"Sr. Governador,

Estou sendo informado do falecimento do Reverendíssimo Monsenhor Expedito Medeiros, abnegado servidor da Igreja Católica e desprendido apascentador do povo potiguar e a que tive a honra de conhecer quando da inauguração de obras hídricas nesse Estado, em companhia de Vossa Excelência.

A força e a determinação com que defendia a expansão da oferta de água para o semi-árido  nordestino, como condição essencial para a preservação da vida e da dignidade humana, deixaram-me forte e indelével  impressão, permitindo-me passar a denominá-lo "Apóstolo das Águas".

A sua mensagem e seu exemplo de luta estão sendo perpetuados através das importantes obras de captação e adução que o meu Governo, em conjunto com o Estado, está realizando no Rio Grande do Norte, dando  Vossa Excelência, merecidamente, o seu nome a uma das adutoras recentemente inauguradas.

Associo-me aos seus familiares, ao Clero e, através de Vossa Excelência, ao Povo Potiguar pela partida do insigne Monsenhor Expedito.

Atenciosamente",

Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República.  

Hoje (12) tem a 3ª edição do Potengi Indoor em São Paulo do Potengi

Acontecerá na noite deste sábado (12) em nossa cidade, a 3ª edição do Potengi Indoor, tendo como local a Praça Monsenhor Expedito. A animação ficará por conta  de Zé Sanfoneiro e Giannini. A entrada custa dois quilos de alimentos não perecíveis que você adquire no Alex Supermercado e troca pela senha. A realização é do Alex Promoções.

Cobertura completa aqui no blog.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

São Paulo do Potengi receberá nova sinalização de trânsito




Na manhã desta quinta-feira (10),  atendendo pedido do prefeito Naldinho, uma equipe de engenheiros do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN), esteve em São Paulo do Potengi, sendo recebida pelo secretário municipal de Obras, Jaime Filho.

 Na  oportunidade foi apresentado um novo projeto de sinalização de trânsito que será composto por novas faixas de pedestres, faixas contínuas e pontilhadas e sinalização vertical com placas. Também serão fixadas novas rotatórias e tachões para melhorar e adequar o fluxo de veículos.


A proposta engloba um novo conceito para as Ruas Manoel Marques e Potengi, que passarão a ter sentido único nos pontos próximos à passarela do Bairro Novo Juremal.

Além de vários pontos na cidade, a equipe também visitou o Campus do IFRN local, onde a prefeitura solicitou faixa de pedestre e placas de sinalização para  à RN-120 (Em frente ao Instituto).

Com informações do SPP Notícias

Direto de Brasília: Prefeito Naldinho anuncia que salários da Prefeitura estão em dia


O Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, anunciou no final da tarde desta sexta-feira, dia 11 de novembro de 2016, a regularização dos salários no âmbito da Prefeitura Municipal. A pequena parcela de servidores públicos municipais comissionados que não estavam com pagamento em dia terá seus vencimentos quitados.

“Boas notícias: Obrigação cumprida! Servidores Públicos Municipais de São Paulo do Potengi estão com salários rigorosamente em dia!...”, comemorou o prefeito através de suas redes sociais.

Para o Secretário Municipal de Finanças, Sidney Saraiva Maia, São Paulo do Potengi se destaca no estado pela ação de valorização do servidor público. “Isso demonstra o compromisso do Prefeito Naldinho e de sua equipe no intuito de priorizar os nossos funcionários. Nosso Município dá exemplo aos demais”, destacou.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Rádio Potengi voltará ao antes do Natal

Resultado de imagem para fotos de theodorico neto na radio potengi
No início da noite de hoje (10) o editor deste blog recebeu uma ligação telefônica de Theodorico Neto, proprietário da Rádio Potengi AM. O empresário nos informou que a Potengi voltará ao ar antes dos festejos natalinos e que todas as providências já estão sendo tomadas nesse sentido.

Teremos outras informações.

Sábado (12) tem a 3º edição do Potengi Indoor

Neste sábado (12), na  Praça Monsenhor Expedito, em nossa cidade, ocorrerá a 3ª Edição do Potengi Indoor, com Giannini Alecar e Zé Sanfoneiro & Zé Filho. 

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos por meio da troca de 2kg, em Alex Supermercados.

O evento é uma realização de Arlécio Promoções.

Prefeitos do Potengi pertencentes ao PSD se reúnem com Robinson e Fábio Faria em Brasília

Prefeito Naldinho (SPP) a Prefeita Reeleita Socorro (Serra Caiada), Prefeito Eleito Babá (São Tomé), Deputado Federal Fábio Faria e o Prefeito Eleito Tiquinho (Rui Barbosa)
O deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) e o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, promoveram uma noite de confraternização em Brasília, nesta quarta-feira (09), com mais de 40 prefeitos eleitos no RN pelo PSD e outros partidos. A reunião contou com a presença de Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e presidente nacional do PSD.

Fábio Faria agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso em apoiar os novos gestores. “Este é um encontro para cumprimentar, pessoalmente, cada um de vocês, e dizer que estou à inteira disposição para ajudar em seus mandatos, contribuir para o desenvolvimento dos municípios”, disse o parlamentar.

fabio_prefeitos

O governador do RN também fez um pronunciamento durante o encontro, desejando sucesso na gestão municipal. “Hoje o PSD é o partido mais forte do Estado, com maior número de prefeitos eleitos. Vamos então fazer uma parceria, promover a união do partido e trabalhar juntos pelo povo”, afirmou Robinson Faria.

Muitos eleitos aproveitaram o dia para visitar a Câmara dos Deputados, onde conheceram o gabinete do deputado federal Fábio Faria e já apresentaram alguns pleitos em prol dos municípios potiguares. Eles estão em Brasília para participar, junto a outros novos prefeitos do Nordeste, do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Blog ultrapassou a marca dos dois milhões de acessos

Resultado de imagem para fotos de fogos de artificio no ceu
Com apenas 4 anos e 9 meses de existência (vamos completar 5 anos no dia 15 de fevereiro de 2017), ultrapassamos hoje, 9 de novembro,  2 milhões de acessos, uma marca histórica e bastante significativa para um veículo da comunicação digital, cujo lema é: moderação e credibilidade e que existe numa comunidade com pouco mais de 17 mil habitantes. 

Blog que divulga diariamente o maior número de notícias, especialmente as positivas da nossa cidade e da região, sem abrir mão do direito de denúncia, reinvindicação e opinião, quando necessário, em prol da coletividade potengiense, dando cobertura a todos os acontecimentos que merecem a  atenção dos nossos leitores.

A todos que nos acompanham diariamente, aos nossos colaboradores e aos blogs parceiros, o nosso mais sincero agradecimento. Continue nos acessando.

Silvério Alves

Herísson Bezerra

Silvério Filho

Em parceria com empresa inglesa, São Paulo do Potengi desenvolverá projeto no combate a Dengue


A Empresa Inglesa Reckitt Benckiser escolheu São Paulo do Potengi, no Brasil para desenvolver um projeto piloto de combate a Dengue, Zika e Chikungunya. O projeto será desenvolvido no município por 4 meses, em parceria com a prefeitura municipal e gerá emprego e renda pra população.

Os técnicos da empresa estiveram em nossa cidade, em setembro passado para apresentar o projeto à secretária municipal de Saúde, Dailva Bezerra, e ao Coordenador Municipal de Vigilância Ambiental, Pedro Florenço. nesta terça-feira, 08,  a equipe esteve mais uma vez em nossa comunidade dando mais um passa para a concretização do projeto.

São Paulo do Potengi foi escolhido por ser referência no trabalho de combate as edemias.

Com informações do SPP NEWS.

Prefeito Naldinho se reúne com vereadores da sua base aliada e traça planos para a próxima gestão




O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, se reuniu na última segunda-feira (7), com o vice-prefeito eleito, Erivan, com a equipe de coordenação da campanha  que o reelegeu para mais um mandato, e com os vereadores que formarão sua base política na próxima gestão.

Na pauta do encontro foi analisada a vitória da eleição, os preparativos para a  posse dos eleitos, dia 1º de janeiro, numa solenidade que será bem simples.

Na oportunidade, também foi discutido a eleição para a nova presidência da Câmara Municipal local, já que dois vereadores da base, João Cabral e Assis Araújo, almejam presidir o Poder Legislativo nos próximos dois anos.

Todos os vereadores usaram da palavra, afirmando que o grupo está  unido sob a liderança do prefeito e de que o novo presidente da Câmara será do grupo pois o mesmo é maioria e está firme e forte. Uma nova reunião ficou agendada pra fechar a chapa da situação.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

A Raposa Política, a humildade e a ingratidão

,Resultado de imagem para fotos da raposa politica
A Raposa Política, depois de uma longa temporada desaparecida, voltou a ser vista em nossa cidade, hoje logo cedo, na fila do Banco do Brasil, dizendo pra quem quisesse ouvir: "A humildade é a mais importante pilastra de todas as virtudes. Já a ingratidão é o câncer de todas elas".

Antes que alguém perguntasse o que a Raposa estava querendo dizer com a frase citada, ela sacou dinheiro no caixa eletrônico e saiu faceira, faceira.

Viixxee!

Prefeito Naldinho concede entrevista e vai a Brasília

Resultado de imagem para fotos do prefeito naldinho

O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho concederá entrevista nesta terça-feira (8), logo mais a partir das 18 horas, ao Programa Panorama do RN, levado ao ar pela Rádio Rural de Natal, apresentado pelas jornalistas Anna Ruth e Virgínia Celi.

Na madrugada desta quarta-feira (9), o prefeito viajará até a capital federal, onde participará de um encontro nacional de capacitação de prefeitos eleitos e percorrerá ministérios e instituições federais na busca de recursos para o nosso município. Naldinho voltará de Brasília no próximo sábado.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Artista poengiense inicia pintura de mural sobre Monsenhor Expedito

SPP NEWS. Dentro da programação festiva alusiva ao centenário de nascimento do "Profeta das Águas". o estudante do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRN, Leandro Levy (Potengiense), iniciou nessa segunda-feira (07) a execução da pintura de um mural, por trás da Igreja Matriz de São Paulo do Potengi.

O Mural vai mostrar a história de vida do nosso pároco Monsenhor Expedito em 7 momentos:

1 – Atuações sociais, significantes para a comunidade, de 1943 a 1953.
2 – Encontro com o “Cassaco” e o comprometimento em acabar com os flagelos promovidos pela seca no período de 1953 a 1958.
3 – Criação de Cisternas Comunitárias em 1973.
4 – Aquisição do Caminhão Pipa em 1974.
5 – Conclusão da Barragem em 1984.
6 – Reunião em Santa Cruz, no início da campanha em 1993.
7 – Inauguração das Adutoras em São Paulo do Potengi –RN.

O pintor Leandro Levy

Monsenhor Expedito, a prostituta e a moça


No livro "São Paulo do Potengi", escrito pelo Padre José Marins (1965, p. 30), há um registro de uma situação de grave vulnerabilidade social, a qual impulsionou o Monsenhor Expedito e a prostituta (cujo nome não foi relatado) a uma ação misericordiosa. Vejamos.

Esteve aqui uma prostituta, trazendo a jovem que pela manhã apareceu em sua casa. Disse-me ela:

 - "O senhor sabe, esta criatura não pode ficar na minha casa. É moça. Precisamos arranjar algum lugar onde possa morar. Naquele ambiente lá de casa é que ela não vai ficar."

- "Quem era?"

 - "A pobre criatura contou-me sua história. Saíra de sua casa aos doze anos, para ser artista de circo (trapezista). Depois o pai não mais a quis de volta. Estava aos quinze anos, sem família, sem circo, sem ninguém por ela. Por duas vezes intentara beber veneno".

Monsenhor Expedito compreendeu a misericordiosa caridade da prostituta, que desejara fazer o bem à jovem desamparada. escreveu uma carta ao pai da menina e providenciou para que a equipe feminina da paróquia a acolhesse, conseguisse uma passagem de volta e orientasse aquela pobre criatura. Uma assistente social assumiu o caso.

"Escrevi ao pai dela -- referiu-me mais tarde o monsenhor -- como São Paulo agiu a respeito de Onésimo... Disse: 'Recebe sua filha! É uma miserável sozinha no meio do mundo. Já está até meio biruta pelo sofrimento'".

O pai aceitou sua filha de volta.

Dia 13 de dezembro vindouro celebraremos juntos em São Paulo do Potengi,o centenário de nascimento do "Profeta das Águas.

Anistia ao caixa 2: presente de Natal antecipado

Caixa-dois-mala_3.jpg.554x318_q85_crop-500x287
Robson Pires. A defesa da anistia para os crimes de caixa dois, tema que era tratado de forma envergonhada até pouco tempo, vai se tornando cada vez mais explícita e ganha certo sentido de urgência no Congresso Nacional diante da proximidade do acordo de delação da Odebrecht.
Um dos defensores da ideia me explica o motivo da pressa. A empreiteira baiana, segundo ele, era a que mais fazia doações por meio de dinheiro de caixa dois –em tempos de eleições e fora delas. Quando vier a público sua delação, pouca gente do mundo da política ficará de fora.
Aí, diz este parlamentar, melhor aprovar a anistia antes que a Lava Jato oficialize o acordo com a empreiteira. Depois, a pressão contra a proposta só tende a aumentar.
A anistia virou o presentão de Natal que a turma da política quer se dar antes do final do ano. O objetivo é um só. Livrá-la das garras da Lava Jato, que tem descoberto várias operações de uso de caixa dois para bancar as últimas eleições.

domingo, 6 de novembro de 2016

Jornal Gazeta do Potengi está de volta

Resultado de imagem para fotos da gazeta do potengi
O Jornal Gazeta do Potengi, editado por este blogueiro, que completou 19 anos de existência em setembro passado, está se preparando para voltar a circular mensalmente em nossa cidade (a última edição saiu em dezembro passado) e em toda a região potengiense.

A próxima edição que será especial vai circular antes do Natal. Ao comércio em geral, instituições, classe política...  a quem desejar veicular a sua mensagem natalina e de ano novo já pode entrar em contato conosco pelo fone 991.330206.

Alexandre Moreira vence Festival de Música Potiguar Brasileira

Alexandre, com familiares, após a premiação
O músico potengiense Alexandre Moreira, também conhecido como Alexandre do Bandolin, venceu, na categoria instrumental, o Festival de Música Potiguar Brasileira - concurso promovido pela Rádio Universitária 88,9 FM de Natal.

A música de Alexandre Moreira é a 'Deo do Pandeiro no Frevo'. 

A Alexandre, músico de primeira grandeza, parabéns e tudo de bom.

Potengiense ministrará mesa redonda sobre Monsenhor Expedito no UNI-RN



No próximo dia 08 de novembro, às 20:30, no Auditório Central do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), o estudante de Direito Silvério Filho, em parceria com o professor Fábio Fidelis, ministrará uma Mesa Redonda intitulada "O Monsenhor Expedito Sobral e os Direitos Humanos no Sertão". 


Na oportunidade, será apresentado um breve estudo feito por Silvério Filho em homenagem ao centenário do padre, no contexto de uma série de pesquisas que vêm realizando sobre Direito e Doutrina Social da Igreja Católica. O estudo teve como ênfase a análise das iniciativas pastorais do Monsenhor Expedito e de como estas contribuíram para a concretização de alguns direitos humanos básicos da população de nossa paróquia. 

Dentre as diversas obras pastorais que poderiam ser utilizadas como parâmetro, foram escolhidas as seguintes: 

1. O combate à fome sentida pelo o povo pobre de sua paróquia, que, à época, levava alguns, desesperados, a saquearem as feiras livres;

2. A conscientização política dos paroquianos, com o intuito de que estes, conscientes de sua capacidade cívica e de seus direitos, pudessem, eles próprios, tomar as rédias de seu destino;

3. O incentivo à fundação de sindicatos de trabalhadores rurais, com a fialidade de proporcionar, com maior efetividade, a defesa dos direitos do homem do campo em face daqueles que se beneficiavam da seca e das desigualdades; 

4. Por fim, a maior de suas lutas, quando já no final da sua vida lutou pela construção de uma adutora que levasse água de qualidade da Lagoa Bonfim para saciar a sede do sertanejo. 

A mesa redonda encerrará o segundo dia (Eixo de Direitos Humanos) do II Seminário Interdisciplinar de Direito e Filosofia, que está sendo promovido pelo Grupo Direito, Filosofia e Sociedade, do UNI-RN. 

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.