sábado, 5 de novembro de 2016

Aluna viajou 17h e só foi avisada hoje sobre adiamento do Enem

ENEM 2016 - SÁBADO (5) – UBERLÂNDIA (MG) Estudante viajou para Enem e prova é cancelada (Foto: Reprodução/TV Integração)
G1A estudante Gabrielle Laís Kothe viajou cerca de mil quilômetros para fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (5), em Uberlândia, mas não conseguiu. A jovem que demorou 17 horas no percurso entre Umuarama (PR) até a cidade mineira e só foi informada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que a prova seria adiada devido às ocupações no local às 10h de hoje.
"Eu saí da minha casa às 7h da manhã de sexta-feira e cheguei neste sábado 2h da madrugada pra poder fazer a prova. Recebi um e-mail hoje, às 10h, mas o que ia adiantar? Já estava aqui. Vai sair quase R$ 500 de passagem e alimentação. É uma vergonha chegar e ter isso aí. Bando de desocupados que não têm o que fazer e que ficam atrapalhando a prova dos outros que querem alguma coisa da vida", desabafou.
Gabrielle disse que escolheu fazer a prova em Minas Gerais porque na época da inscrição do Enem morava em Uberlândia. Em agosto precisou mudar para o Paraná e não conseguiu fazer a alteração do local por causa do fim do prazo exigido pelo Inep. Agora, está revoltada com a situação.
"Vou ficar aplaudindo isso aí tudo? Eu estudei bastante, pois o curso que quero é complicado. Então eu quero estudar Direito e não é qualquer um que consegue, né?! Chegar aqui e descobrir que não conseguirei fazer é péssimo, uma viagem perdida. Eu nem sei se vou conseguir voltar para fazer essa prova de novo em dezembro. Estou com medo de ser um Enem perdido", finalizou.

Do jornalista Woden Madruga sobre Monsenhor Expedito

Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito medeiros
Monsenhor Expedito (sentado) com um grupo de amigos no "sangradouro" da Barragem Campo Grande
Do jornalista Woden Madruga na sua coluna deste sábado (5) publicada no Jornal Tribuna do Norte:

"Em dezembro celebra-se o centenário de nascimento (13/12/1916) de Monsenhor Expedito Medeiros, "O  Profeta das Águas", um grande brasileiro nascido nos sertões do Rio Grande do Norte. A data será celebrada em muitos eventos, principalmente na cidade de São Paulo do Potengi onde foi vigário por décadas.

Aqui em Natal está marcada para o dia 8 de novembro, terça-feira que vem, ás 20:30 horas, no Auditório Central do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), uma mesa redonda sobre o tema"O Monsenhor Expedito Sobral e os Direitos Humanos no Sertão". O expositor é o estudante de direito Silvério Alves da Silva Filho, nascido em São Paulo do Potengi, que tem incluído o Monsenhor em suas pesquisas acadêmicas."

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Rádio WEB São Paulo completa três anos de existência em SPP


Priorizando o entretenimento e a descontração, a Web Rádio São Paulo – A Rádio do Povo!, emissora do  Sistema São Paulo de Comunicação, completa 3 anos hoje sexta-feira, 04. Oficialmente no ar desde o dia 04 de novembro de 2013, fundada por Edvaldo Medeiros, a emissora surgiu com o objetivo de oferecer à comunidade dinamismo e interatividade, com boa música, em que o ponto alto é a participação dos ouvintes.

A Web Rádio São Paulo é uma radio digital que realiza sua transmissão via Internet utilizando a tecnologia (streaming) serviço de transmissão de áudio/som em tempo real, Através de um servidor é possível emitir uma programação ao vivo ou gravada.
Aos 3 anos, a rádio está sempre inovando, para agradar os milhares de fãs nos mais de 25 blogs/sites que retransmite o som da emissora. Com uma programação 24 horas no ar, a Web Rádio disponibiliza uma playlist que mescla sucessos atuais e de todos os tempos, tendo o diferencial de ser 100% nacional.
Parabéns e tudo de bom a todos que fazem a WEB Rádio São Paulo.

Com informações do SPP Notícias

Prefeito Naldinho será entrevistado na próxima terça-feira (08) no Programa de Rádio de Anna Ruth Dantas

Erivan, vice-prefeito eleito, e Naldinho, prefeito reeleito
Na próxima terça-feira (08), o prefeito Nadinho será entrevistado no programa de radio Panorama do RN, da Rádio Rural (AM 1090). O mesmo vai ao ar às 18hs, com apresentação das jornalistas Anna Ruth Dantas e Virginia. A Entrevista será retransmitida por 20 emissoras de rádio. 

Na ocasião, Naldinho irá falar sobre as eleições municipais e sobre sua administração no município de São Paulo do Potengi. 

SPPNotícias

Estátua de Monsenhor Expedito será restaurada

Resultado de imagem para foto da estatua monsenhor expedito

A estátua de Monsenhor Expedito, localizada na praça que leva seu nome, em frente a Matriz de São Paulo Apóstolo, em nossa cidade receberá uma roupagem nova. A restauração que será completa será feita pela Prefeitura Municipal.

De 10 a 13 de dezembro próximo acontecerá em São Paulo do Potengi, a programação festiva alusiva ao centenário de nascimento do Profesta das Águas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Justiça Federal nega pedido de suspensão das provas do Enem

Resultado de imagem para Enem

A Justiça Federal no Ceará negou, nesta quinta-feira (3), o pedido do MPF-CE de suspensão das provas do Enem 2016 previstas para ocorrer nos dias 5 e 6 de novembro em todo o país. Na decisão, de caráter liminar, a juíza Elise Avesque Frota diz que "apesar da diversidade de temas que inafastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos". 

A juíza argumenta ainda que nos critérios de correção "há ênfase na avaliação do domínio da língua e de outras competências que não têm 'o tema' como ponto central".

G1

Secretaria Municipal de Saúde realiza ação no Hospital Regional

A Secretária Municipal de Saúde em parceria com o núcleo de saúde do trabalhador do Hospital Regional de São Paulo do Potengi, sob a direção da gestora pública Aliete Nascimento e a nutricionista Lenita Dias, realizou uma palestra sobre envelhecimento saudável, a importância da alimentação saudável e a importância de alongamentos. 

A ação foi realizada no Hospital Regional pela equipe do NASF (Valeska - estagiária de nutrição, Shirlany - estagiária de psicologia e Débora Ferreira - Educadora Fisica).

A ação foi realizada no Hospital Regional.

SPPNEWS

Prefeitura de SPP inicia recuperação do prédio do Memorial Monsenhor Expedito

Prefeito Naldinho visitou o Memorial na manhã desta quinta-feira (3)
A Prefeitura de São Paulo do Potengi em parceria com a Paróquia de São Paulo Apóstolo, começa nesta quinta-feira (3), a recuperação da parte física do Memorial Monsenhor Expedito (casa onde o padre morou por muitos anos). Será feito um novo telhado, além de outros serviços.

A recuperação do Memorial faz parte da programação festiva, alusiva ao centenário de nascimento do Profeta das Águas, que será comemorado em nossa cidade de 10 a 13 de dezembro próximo.

Teremos outras informações. Fotos: Glaucione Farias.


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Grande a movimentação no Dia de Finados em São Paulo do Potengi

Matriz de São Paulo lotada de fiéis na missa de hoje pela manhã
Nesta quarta-feira (2) dedicada aos finados o dia foi bastante movimentado em nossa cidade, principalmente no cemitério local, onde parentes e amigos foram visitar seus entes queridos ali sepultados e que já estão na eternidade.

Destacar aqui o ótimo trabalho em termos de limpeza e de outros cuidados, realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no cemitério local. Trabalho bastante elogiado pelos visitantes.
Túmulo de Monsenhor Expedito, muito visitado pelos seus paroquianos
Padre Ramos presidindo a missa na manhã de hoje na Matriz de São Paulo
Prefeito Naldinho e sua esposa Vênus com amigas na Matriz
O cemitério de nossa cidade hoje pela manhã
Naldinho ao lado da foto do amigo Hugo Tavares, que está sepultado no cemitério local

Ministério Público Federal no Ceará pede suspensão do Enem em todo o país

Resultado de imagem para enem 2016
Estadão - O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) pediu, nesta quarta-feira, 2, a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para sábado e domingo próximos. O procurador da República Oscar Costa Filho, autor do pedido, argumenta que o adiamento da prova para mais de 190 mil candidatos fere o princípio da isonomia.
Anunciado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o adiamento foi provocado pela ocupação nas escolas onde 191 mil alunos deveriam fazer as provas.
O problema, segundo o procurador, estaria no fato de não poder ser aplicada a teoria da resposta ao item (TRI) à prova de Redação, prejudicando a igualdade entre os concorrentes. "As provas objetivas seguem a TRI, o que equilibra as chances. Mas as redações não. Isso prejudicaria os candidatos. Logo a Redação que, muitas vezes, decide a classificação", sustenta o procurador.
Por causa da urgência, a ação deverá ser julgada até sexta-feira, véspera do início da seleção. O juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal, no Ceará, vai analisar o pedido. Caso o resultado seja positivo, vai valer para todo o Brasil.
Como opção para evitar a suspensão do Enem, o procurador sugere na ação que o Inep adie a aplicação da Redação para todos os candidatos, e não só para os 191 mil que fariam exame nas escolas em que há ocupações. "Peço que o juiz determine que o Inep adote as providências. Aí ele pode adotar o que ele quiser. Ele pode fazer a prova objetiva e deixar só a Redação para fazer depois, todo mundo junto, ou pode levar todo mundo para os dias 3 e 4 (de dezembro)", sugere Oscar Costa Filho. 
Inep. Em seu site, o Inep disse que solicitou à Advocacia Geral da União que "apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo Procurador da República Oscar Costa Filho, do Ceará". 
A nota do Inep diz ainda que "todo ano, o Enem realiza dois tipos de prova e, consequentemente, duas redações. As provas do Enem têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares".

Eduardo Cunha chama Temer, Lula e Henrique Alves como testemunhas de defesa na Java Jato

O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deixa o Instituto Médico-Legal (IML), em Curitiba, após realizar exame de corpo de delito, um dia após sua prisão por ordem do juiz federal Sérgio Moro na operação Lava Lato (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
O ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) chamou o presidente Michel Temer (PMDB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Henrique Alves (PMDB-RN), além de outras figuras públicas, como testemunhas de defesa no processo que responde no âmbito da Operação Lava Jato em Curitiba.

Preso, em 19 de outubro, Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Os advogados de Cunha negaram as acusações e criticam o Ministério Público Fedederal (MPF), dizendo que os procuradores não explicaram qual seria a participação do ex-deputado no esquema descoberto na Petrobras.

A convocação das testemunhas faz parte da defesa prévia de Eduardo Cunha, protocolada no sistema da Justiça Federal na noite de terça-feira (1º).

A defesa pediu que a denúncia contra o ex-deputado seja rejeitada. Pediu também rejeição da acusação de corrupção passiva, a rejeição de parte da denúncia que acusa o ex-deputado de conduta criminosa em relação ao ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada (já condenado pela Lava Jato), a absolvição sumária do crime de evasão de divisas, a suspensão do processo até que sejam julgados embargos de declaração apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a nulidade das provas.

Ainda segundo os advogados, a defesa não teve acesso a provas. "A falta da disponibilização, nos presentes autos, da totalidade do material probatório leva ao cerceamento de defesa e à impossibilidade de início do processo".

A convocação das testemunhas é válida caso estes outros pedidos da defesa não sejam aceitos.

G1 Paraná

Municípios do Potengi receberão reforço financeiro da repatriação de recursos

Resultado de imagem para fotos de sao paulo do potengi

A Receita Federal informou nesta terça-feira, 1.º de novembro, que o programa de regularização de  ativos no exterior, também conhecido como repatriação de recursos, trouxe de volta à economia brasileira R$ 169,9 bilhões. Desse total, foram arrecadados R$ 50,9 bilhões, referentes ao Imposto de Renda (IR) e multa da formalização dos valores. 

Parte desses recursos serão divididos com os municípios brasileiros. Um significativo reforço de caixa neste mês de novembro, para as prefeituras municipais que estão enfrentando sérios problemas financeiros, inclusive com suas folhas de pagamento e fornecedores.

Aqui no Potengi, os municípios 0.6 (os menores): Lagoa de Velhos, São Pedro, Bom Jesus, Elói de Souza, Barcelona, Rui Barbosa, Riachuelo e Santa Maria, receberão cada, 495 mil reais. Municípios 0.8, São Tomé e Ielmo Marinho, receberão cada, 660 mil reais.

São Paulo do Potengi, município 1.2, receberá 990 mil reais.

Finados: O nascer para a Eternidade


Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.
Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.

Pessoas fumando, bebendo, se drogando, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.

Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.
E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los.
De retroceder no tempo e segurar a vida.
Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez.
Esse céu azul e misterioso. 


Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para a vida eterna deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos.
Sentimos, quando mergulhados em oração, o ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir.
Essa vontade de rever aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...

E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir.
Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!

Texto: Padre Juca

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Enem é adiado para 3.990 candidatos do RN, segundo MEC

Escola Estadual Anísio Teixeira é uma das ocupadas por estudantes secundaristas em Natal (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)
Escola Estadual Anísio Teixeira é uma das ocupadas por estudantes secundaristas em Natal (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (1º) que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação no próximo fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios listados como locais de provas.
No Rio Grande do Norte, 3.990 candidatos serão afetados e as provas não serão aplicadas em cinco locais. As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, email e divulgação nos sites e redes sociais MEC e do Inep. Os inscritos podem acessar o aplicativo Enem 2016 e, ainda, se informar pelo 0800 616161.
A aplicação das provas do Enem não vai acontecer no próximo fim de semana no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de Caicó, no IFRN de Macau, no campus do IFRN da Zona Norte de Natal, e nas escolas estaduais Professor Anísio Teixeira e Desembargador Floriano Cavalcanti (Floca), na capital potiguar.
A assessoria do IFRN Zona Norte entrou em contato com o G1 e informou que os alunos garantiram que a unidade será desocupada ainda nesta terça-feira (1). Ainda de acordo com a assessoria, o Inep não comunicou oficialmente a unidade escolar sobre o adiamento da prova no local.
Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem. "O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco".
G1

Campus Natal-Central alcança primeiro lugar no ENEM entre escolas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste


Campus Natal-Central alcança primeiro lugar no ENEM entre escolas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou nesta segunda-feira, 31 de outubro, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 das escolas com Ensino Médio integrado à Educação Profissional. O Campus Natal Central do IFRN conquistou a excelente marca de melhor escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Na colocação geral, ficamos no 35º lugar, de 961 escolas em todo Brasil que tiveram seus resultados divulgados. Vale ressaltar que no total são 1.038 escolas neste segmento de educação, porém o INEP, após aprimoramentos nos cálculos realizados, chegou ao resultado dessas 961 instituições. O INEP também divulgou que desse total, 92 (9,57%) pertencem à rede privada de ensino; 276 (28,72%), à federal; 580 (60,35%) às estaduais; 13 (1,35%) às municipais.
Portal IFRN

Polícia Militar de São Paulo do Potengi intensifica patrulhamento


Vandinho Amaral. Polícia Militar de São Paulo do Potengi, vem intensificando o patrulhamento nas entradas da cidade e na zona rural, buscando apreender armas, drogas,  material ilícito e pessoas envolvidas com a criminalidade. A determinação do 1º Tenente Diego Sousa, é quê, todos os veículos sejam abordados. A PM solicita que a população colabore com o trabalho da Polícia.

Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata

Resultado de imagem para fotos do novembro azul

O mês de outubro que terminou foi dedicado a uma intensa campanha, denominada Outubro Rosa, visando conscientizar as mulheres a respeito da prevenção e do combate ao câncer de mama. O mês de novembro que está começando será dedicado a uma grande campanha, Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar os homens de como se prevenir contra o câncer de próstata.

Tanto o câncer de mama quanto o de próstata vem tirando muitas vidas em todo Brasil e pelo mundo afora. Precisamos combatê-los.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cláudio Santos quer liberar R$ 100 milhões para hospitais e Segurança Pública

Cláudio Santos
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, anunciou a disposição para a liberação de, pelo menos, R$ 100 milhões de recursos do Judiciário para o governo do Estado do Rio Grande do Norte pagar dívidas com diárias operacionais da Polícia Militar e mais de mil cirurgias de urgência e emergência de adultos e crianças, além da aplicação dos recursos em melhorias nos Hospitais Walfredo Gurgel e o Maria Alice Fernandes e reabrir o Hospital da Mulher em Mossoró.
O presidente destacou que irá conversar com os demais desembargadores e deputados estaduais sobre esta medida. “É dinheiro para o essencial, custeio, medicamentos, material para melhorar às condições de atendimento à população”, frisou o desembargador. 
O anúncio foi feito pelo dirigente do Poder Judiciário estadual durante entrevista ao telejornal RNTV 1ª Edição, da InterTV Cabugi, desta segunda-feira (31).

domingo, 30 de outubro de 2016

A vitória mais apertada no 2º turno foi em Santa Maria/RS, diferença de apenas 226 votos

Resultado de imagem para fotos de urnas eleitorais
A disputa mais acirrada no segundo turno das eleições municipais de 2016 ocorreu neste domingo (30) em Santa Maria, município da região central do Rio Grande do Sul. O candidato Jorge Pozzobom (PSDB) foi eleito com 50,08% dos votos — uma diferença de apenas 226 votos para o adversário, Valdeci Oliveira (PT), que foi escolhido por 49,92% dos eleitores.
Pozzobom começou a apuração dos votos com uma folga maior em relação a Oliveira e manteve uma diferença de cerca de 2 mil votos durante a maior parte do tempo. 
No entanto, quando faltavam menos de 10% das urnas a serem apuradas no município, o petista diminuiu a diferença e chegou a ficar a apenas 108 votos atrás do tucano. A apuração dos últimos votos garantiu a vitória ao candidato Pozzobom, que obteve 73.003 votos. Oliveira teve 72.777.

O PHN promovido pela Obra de Maria foi um sucesso

Conceição Coutinho, Dunga, Padre Ramos e Auristela (Obra de Maria)
Encerra-se hoje (30) o primeiro PHN (Por Hoje Não) de São Paulo do Potengi. O evento é idealizado pelo cantor e palestrante Dunga, da Canção Nova, e foi realizado em nossa comunidade numa parceria com a Obra de Maria. 

O evento constou de palestras, orações, adoração ao Santíssimo Sacramento e louvor. 

Muitos jovens compareceram. 

Parabéns às missionárias da Obra de Maria pela iniciativa. 

O Centenário de Monsenhor Expedito e a Pastoral Libertadora


Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito medeiros

Comecei a sentir na pele o que significa sofrer pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Era um sofrimento diferente que, sem ser masoquismo, dava alegria, porque era pelos outros, tal como os Apóstolos sentiram (At 5, 41). Começava a pastoral libertadora.

Naquela época de 1960, os três bispos do Rio Grande do Norte publicaram uma circular, creio que pioneira, sobre as eleições, chamando a atenção dos cristãos sobre o valor da política para o bem comum, e denunciavam os vícios e crimes praticados pelos grupos econômicos. Foi adotado o lema: "Voto não se vende, consciência não se compra". Isso chegou até às comunidades eclesiais de base. A emissora Rural dava cobertura e os violeiros cantavam esse tema. Aqui nós fizemos os 10 mandamentos do eleitor.

Em termos de participação dos eleitores na escolha dos candidatos, foi zero. Eu já previa isso. Um povo faminto, com taxa de mortalidade infantil acima de 20%, quociente de inteligência atrofiado, com 70% de analfabetos, só podia dar nisso. 

Não me vão dizer que é exagero, pois a UNESCO define como analfabeta a pessoa que é incapaz de refletir sobre sua situação que é agravada pelo compadrio, pelo paternalismo e exploração cordial, com a mentalidade fatalista de "isso é assim porque Deus quer", e "mais sofreu Jesus por nós". Seria necessário esperar 20 anos para que o Santo Padre João Paulo II dissesse nos Alagados de Salvador: "Não digam que é Deus que quer isso".

Parte do capítulo Pastoral Libertadora, Sofrer pelo Povo, do livro "Pelos Caminhos do Potengi", escrito por Monsenor Expedito. Página 49. Continua no próximo domingo.

Dia 13 de dezembro, celebraremos em São Paulo do Potengi, o Centenário do Nascimento do Profeta das Águas. Participe.

33 milhões de eleitores escolhem neste domingo prefeitos de 57 cidades

urna
Praticamente 33 milhões de eleitores (32.986.856) são esperados neste domingo (30) em postos de votação em todo o Brasil para escolher em segundo turno os próximos prefeitos de 57 municípios.
Segundo levantamento do G1, são 114 candidatos a prefeito, em 18 capitais e 39 cidades com mais de 200 mil eleitores.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram disponibilizadas 157.548 urnas para o pleito. Desse número, 67 mil estarão disponíveis para o caso de equipamentos quebrados.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.