sábado, 15 de outubro de 2016

Aos colegas professores, nossa homenagem


Hoje, 15 de outubro, dedicado ao Professor, a nossa homenagem a todos os professores do Brasil, de Paulo do Potengi e da nossa região.  As fotos publicadas nesta postagem são de educadores das Escolas Estaduais, Municipais, Particulares e Campus do IFRN de SPP.

Resultado de imagem para fotos de encontro de professores na camara municipal de sao paulo do potengiResultado de imagem para fotos de professores do ensino infantil sao paulo do potengiResultado de imagem para fotos de professores da escola estadual dinarte mariz sao paulo do potengiResultado de imagem para Escola Municipal Dep. Djalma MarinhoResultado de imagem para fotos de professores do dinarte mariz sao paulo do potengi
Resultado de imagem para fotos de professores da escola sao francisco sao paulo do potengi
Resultado de imagem para fotos de professores do colegio sao josesao palo do potengi

No Dia do Professor a nossa homenagem a todos em nome das mestras Selma, Iva e Adelaide

Resultado de imagem para fotos de irma selma no blog do silverio alves

Hoje, 15 de outubro é o Dia do Professor. A todos os professores do meu Brasil, especialmente a todos aqueles que exercem (ou exerceram) com respeito e devoção a missão que Deus lhes confiou, de preparar seres humanos pra exercer a vida com dignidade, a nossa homenagem.

Na foto acima, três grandes professoras que por muitos anos, fizeram um bem imenso através do Colégio São José, a São Paulo do Potengi e a região no Campo da Educação, principalmente na formação de novos professores (dentre eles o editor deste blog) contribuindo com o desenvolvimento humano de muita gente.

Sentada, Irmã Adelaide, ao microfone, Irmã Iva e entregando o certificado ao aluno, Irmã Selma Verena, que já está no céu.  Em nome de todos os educadores potengienses, a elas a nossa homenagem e gratidão.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Mais de 500 candidatos fazem exame de seleção neste domingo (16) para o IFRN de SPP

Mais de 500 candidatos fazem exame de seleção para Campus São Paulo do Potengi

Portal IFRN/SPP. Mais de 500 candidatos devem fazer, neste domingo (16), o Exame de Seleção para os cursos técnicos integrados do Campus São Paulo do Potengi do IFRN. Estão sendo oferecidas 144 vagas nos cursos técnicos de Edificações e Meio Ambiente. As provas, que começam às 13h, terão duração de 4 horas e contam com 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e uma redação. 
A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, setor responsável pelo Exame, alerta aos candidatos que o acesso aos locais de prova ocorrerá das 12h às 12h45 (horário oficial local), quando os portões serão fechados.
 Portanto, a orientação é que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. Quem ainda não conferiu a sala onde deverá realizar a prova, deve acessar a página de acompanhamento do exame.
Outro ponto de destaque é a documentação, além do material escolar permitido. No dia da prova, os candidatos devem ter em mãos um documento de identidade com foto, o cartão de inscrição e uma caneta esferográfica preta.
 Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento previsto, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar o Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou extravio do documento com prazo de emissão de no máximo 30 dias consecutivos.

DETRAN realiza blitz educativa em São Paulo do Potengi


Durante o dia de hoje (14) policiais e funcionários do Departamento Estadual de Trânsito, estão realizando uma blitz educativa em nossa cidade, orientando condutores de veículos para o respeito aos sinais de trânsito, uso do cinto de segurança, capacete (no caso da moto), carteira de habilitação e os documentos do veículo em dia, além de outras informações.


Faltam menos de dois meses para o Centenário de Monsenhor Expedito

Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito acervo de elias fabiao

A Paróquia de São Paulo Apóstolo, com sede em nossa cidade, presidida pelo Padre Ramos, já iniciou os preparativos para celebrar no próximo dia 13 de dezembro, os 100 anos de nascimento do Profeta das Águas, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros.

Uma exposição de fotos contando a vida de Monsenhor, além de outras atividades culturais e sociais farão parte da programação festiva.

No dia 13 de dezembro, data do nascimento do Padre, 19 horas, missa em ação de graças na Matriz de São Paulo, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira. Em seguida, um Show Louvor com o Grupo Renascer.

Teremos outras informações.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Outubro Rosa: é preciso intensificar a campanha contra o câncer de mama

Resultado de imagem para fotos de mulheres no outubro rosa
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que 57.960 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados este ano no Brasil.
 O tumor, que atinge principalmente mulheres acima dos 40 anos, caracteriza a doença na região mamária atingindo principalmente os ductos lactíferos e os lobos (pequenos lóbulos que formam uma rede de glândulas produtoras de leite), esses tumores são denominados “carcinoma ductal ou lobular”.
 Cada tumor tem um tempo de desenvolvimento e intensidade diferente. Muitas vezes, a doença é descoberta em estágio avançado, o que pode dificultar a cura. A Campanha Outubro Rosa vem destacar a importância da detecção precoce do câncer de mama. Em Natal, a mobilização começou em 2009, trazida pela Liga Contra o Câncer.
Durante todo o mês de outubro a campanha é intensificada e destaca a importância da prevenção, assim como faz um alerta para a realização anual de mamografias por mulheres acima de 40 anos visto que desta forma o diagnóstico é preciso. É o que explica Sabrina Alapenha, enfermeira do Hapvida Saúde. 
“É recomendável que este grupo de mulheres realizem a mamografia anualmente, pois o exame radiológico dos tecidos moles das mamas permite detectar o câncer precocemente, antes que ele seja palpável ou se manifeste através de outros sinais clínicos. A detecção precoce permite que o câncer de mama seja curável em cerca de 90% dos casos”.

Prefeitos e vereadores eleitos poderão ter seis anos de mandato


 Prefeitos e vereadores de todo país poderão ganhar mais dois anos de mandato, permanecendo seis anos em seus respectivos cargos, caso a PEC (proposta de Emenda a  Constituição), que tramita no Congresso Nacional de unificação das eleições seja aprovada. Robson Pires

Do Blog.  A unificação das eleições ,caso a PEC seja aprovada, aconteceria da seguinte forma: em 2018 acontecerá eleições para deputado estadual e federal, senadores, governos de estado e presidente da república.  Os eleitos com direito a quatro anos de mandato (menos senadores que tem direto a oito anos), encerrando-se em 2022, ano em que ocorreria a eleição unificada de vereador a presidente da república.

O sonho de Primo: instalar um serviço de alto-falante em SPP


Primo, pessoa bastante conhecida em nossa cidade e na região, que trabalha  consertando produtos eletro-eletrônicos e que fez sucesso apresentando um programa musical na Rádio Potengi - AM, está com um projeto de comunicação, que se conseguir colocar em prática, será de grande utilidade para a nossa comunidade.

O projeto, denominado de "Serviço de informações educativas e culturais por meio de cornetas e alto-falantes ao público potengiense", pretende instalar caixas de som em locais altos em diversos pontos da cidade, para em determinados horários, com um som que não incomode ninguém, transmita a boa música e utilidades públicas.

Primo está a procura de colaboradores para colocar em prática tão significativo projeto pra São Paulo do Potengi.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Maria, Mãe de Deus, a Nova Arca da Aliança


Por Silvério Filho

Hoje (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é uma ótima oportunidade para discorrer sobre a importância da Mãe de Deus no Cristianismo. Diversos argumentos poderiam ser utilizados, mas nos deteremos, em específico, ao fato de Maria ser a Nova Arca da Aliança. 

Para entender isto, é necessário, primeiramente, compreender que há continuidade entre a Velha Aliança (Antigo Testamento) e a Nova (Novo Testamento). O Velho Testamento, em seus livros, já anunciava a vinda de Jesus Cristo e estabelecia as profecias que Ele cumpriria aqui na Terra.  

Dito isto, por meio da comparação das menções do Antigo Testamento à Arca da Aliança com as menções feitas pelo Novo Testamento a Maria Santíssima, demonstraremos o porquê a mãe de Cristo é a nova Arca. Vejamos. 

Antigo Testamento (AT). No dia da Consagração do Templo que o Rei Salomão havia Construído, haviam 120 sacerdotes reunidos (2 Cr 5, 12). O sacerdotes rezavam no Templo, junto à Arca da Aliança (2 Cr 5,5), quando fogo caiu do Céu para consumir os sacrifícios, tendo a glória do Senhor abundado em sua Casa (2 Cr 7,1).
Novo Testamento (AV). 120 discípulos (sacerdotes) estavam no Cenáculo (At. 1, 15), rezando junto de Maria mãe de Jesus (At. 1,14), quando línguas de fogo pousaram sobre eles e encheram-lhes do Espírito Santo (At. 2, 3-4)

AT. A Arca da Antiga Aliança abrigava os Dez Mandamentos, que eram a Palavra de Deus.
NV. Na Bíblia, São João chama também Jesus de Palavra (=Verbo) de Deus e Maria, por carregá-lo em seu ventre, tornou-se a Arca da Nova Aliança.

AT.  Quando a Arca da Aliança foi trazida perante o rei Davi, ele temeu ao Senhor e disse: ''Como virá a mim a Arca do Senhor?''. (2Samuel 6,9)
NV Quando Maria foi visitar sua parente Isabel, que estava grávida de João Batista, Isabel afirmou: "De onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?". (Lucas 1,43)

AT.  O rei Davi dançou de júbilo porque ele estava na presença da Arca. (2Samuel 6,16).
NT:  João Batista saltou de júbilo no ventre de sua mãe, Isabel. Ele fez isto quando ouviu a voz de Maria, que estava grávida de Jesus, o qual também é chamado de Palavra (=Verbo) de Deus. (Lucas 1,41) 

AT. A Arca fica três meses na casa de Obed-Edom (2 Sm 6,11)
NT. Maria fica três meses com Isabel. (Lc 1, 56).

AT. A Arca vai para Jerusalém, na região montanhosa de Judá. (2 Sm 6,1 - 15).
NT. A virgem Maria vai à região montanhosa de Judá (LC 1,39-45)

AT.   Os israelitas encheram-se de grande júbilo porque estavam muito próximos da Arca que continha a Palavra de Deus. (2Samuel 6,15) 
NT   Isabel e João Batista se encheram de júbilo por estarem na presença de Maria, que carregava a Palavra de Deus. (Lucas 1,42.44)

AT.  Deus habitava a arca da aliança: "A nuvem repousava sobre ela e a glória do Senhor encheu o tabernáculo". (Ex 40,35).
NT. Cristo habitará a nova arca da aliança: "Descerá sobre ti (Maria) o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o ente santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus. (Luc 1,35) 

Diante de tantas referências, não há como não chegar à conclusão de que Deus, por meio das Escrituras, quis demonstrar uma relação de continuidade entre a Arca da Aliança e Maria, uma vez que, como dizia Santo Agostinho: "O Antigo Testamento é o Novo escondido, mas o Novo é o Velho revelado".

Se Deus, por meio das Escrituras, da Tradição e do Magistério Apostólico deixou claro esta relação de continuidade é porque quer que tratemos Maria com honra, júbilo e respeito similares aos que Davi, Salomão e o povo do Antigo Testamento tratavam a Arca. 

Deste modo, assim como a honra prestada pelos hebreus à Arca era da vontade de Deus, a honra prestada pelos cristãos a Maria também o é. A devoção Mariana é, portanto, parte do plano de Deus para o seu povo e para a sua Igreja. 

Vaqueiro potegiense de 96 anos pede ao Governo Federal pra não acabar com a Vaquejada

Seu Olímpio, ladeado pela deputada Márcia Maia e pelo prefeito Naldinho na AssembléiaLegislativa
O movimento em favor da vaquejada realizado hoje na Assembleia Legislativa do RN contou com a presença de um representante antigo do esporte. Seu Olímpio, de 96 anos e que ainda ‘bate esteira’ nas vaquejadas, foi junto com uma comitiva de São Paulo do Potengi até a Asembleia Legislativa e apresentou seu protesto, afirmando que, se pudesse, pediria ao Governo Federal para não acabar com a vaquejada.

Cerca de 25 pessoas de São Paulo do Potengi foram até a Assembleia e participaram da manifestação de apoio a vaquejada organizada pelos vaqueiros potiguares. Na comitiva de São Paulo do Potengi esteve o prefeito Naldinho.

Com informações de Thaisa Galvão

Hoje (12) tem a Procissão de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo do Potengi

Resultado de imagem para fotos da capela de nossa senhora aparecida sao paulo do potengi

Logo mais às 18 horas, encerrando a programação religiosa em torno da Padroeira do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em nossa cidade, acontecerá uma procissão com a imagem da Mãe de Jesus, que sairá da residência da professora Francinete Ribeiro, localizada no início da Rua Manoel Joaquim de Araújo, sendo encerrada na capela do referido bairro com missa celebrada pelo Padre Ramos.

Depois da missa haverá quermesse no pátio da capela.

Pedro Júnior, o aniversariante de hoje (12)

Resultado de imagem para fotos de pedro junior irmão de silverio spp
O aniversariante ladeado por dona Janete, sua mãe e pelo sobrinho, Pedrinho
Quem está aniversariando hoje, 12 de outubro, é Pedro Raimundo da Silva Júnior, esposo de Nirlena, pai de Eva, Isaac e Ariel, irmão dentre outros, do editor deste blog.

Ao aniversariante, parabéns e tudo de bom.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Silvério Filho foi aprovado no Exame da OAB


O potengiense Silvério Filho, filho deste blogueiro e de sua esposa, Vera Lúcia, foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A aprovação é necessária para os bacharéis em Direito que tenham a intenção de exercer a advocacia. 

Silvério Filho foi aprovado em sua primeira tentativa, e antes mesmo de terminar o curso de Direito. 

A ele, que também é colaborador deste blog, os nossos parabéns!

Craque que fez o gol da subida do ABC prestigiou a festa da vitória de Naldinho

Aprigio Neto, Elias, Naldinho, Erivelton e Zé Dias
 Quem também esteve presente na festa da vitória de Naldinho e Erivan foi o meia do ABC, Erivelton, que marcou o gol que determinou o acesso do time potiguar à Série B do Campeonato Brasileiro.

Erivelton é natural de Santa Maria, mas estudou e fez amigos em São Paulo do Potengi, tendo sido, inclusive, aluno deste blogueiro.

Erivelton, 2º a dijama de Bento e outros de  amigos

Do prefeito Naldinho: "Vamos desarmar o palanque"



Na noite do último domingo (9), por ocasião da festa da vitória realizada no Pavilhão do Povo, em nossa cidade, o prefeito reeleito Naldinho, agradeceu aos 5.144 eleitores que votaram nele e em Erivan. Disse também que na medida do possível vai trabalhar cada vez mais pelo desenvolvimento de São Paulo do Potengi e pela melhoria da qualidade de vida dos potengienses.

"A campanha política passou, vamos desarmar o palanque pois  a vida segue em frente, se alguém  se desentendeu com alguém no período da campanha, é tempo de se fazer as pazes em prol de uma comunidade democrática, onde todos possam se respeitar e viver em paz, em  favor de um município cada vez melhor, com a ajuda e a participação de todos". Disse Naldinho.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Os deuses do STF, Hitler e a (in)constitucionalidade da vaquejada

Resultado de imagem para hitle e os animais
Hitler: o assassino sanguinário que não suportava ver o menor sofrimento de um animal
Por Silvério Filho
Estudante de Direito

No último dia 06, o pleno do Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional uma lei estadual cearense que regulamentava a vaquejada no Estado. Na prática, o STF decidiu que o esporte, bastante tradicional no Nordeste, é contrário à Constituição Federal. Tal posicionamento absurdo é sintoma de alguns movimentos jurídicos e culturais pelos quais a o Brasil vêm passando. 

Começando pelo fenômeno jurídico, nós vivemos numa época em que o STF, e os "onze deuses" de toga que lá se encontram, fazem de tudo, e não são contrariados por ninguém. Cada vez mais Supremo legisla, função que, segundo a Constituição, não é sua; cada vez mais o Supremo declara "inconstitucionalidades" com argumentos jurídicos vagos, facilmente manipuláveis de acordo com a tendência política ou ideológica dos ministros.

Resultado de imagem para vaquejada
Vaquejada: o STF não sabe o que fala
Um exemplo claro disso foi o caso da vaquejada. O ministro Marco Aurélio, relator do processo, julgou que a prática era inconstitucional por submeter os animais a "tortura", o que é vedado pela CF, nos termos do art. 225, § 1º, inciso VII.

Ora, dizer que os animais são torturados, como se vaquejada fosse uma tourada ou outra espécie de carnificina de animais, só demonstra o total desconhecimento dos ministros sobre o esporte nordestino. Os juízes do Supremo, ao analisar a vaquejada à luz da Constituição, fazem-no como "deuses", que veem o problema do alto de seus pedestais, sem se dar o trabalho de ir a um parque para ver o que lá ocorre, e como ocorre. 

Mas o leitor deve estar se perguntando, a esta altura do texto, o que danado Hitler tem a ver com isso. Aí é onde entra o aspecto cultural do qual eu falei no primeiro parágrafo, que acaba por gerar outro absurdo jurídico da decisão dos "deuses do STF". Explico. 

Alguns historiadores dizem que Hitler, o sanguinário ditador nazista que dispensa apresentações, era extremamente amoroso com os animais, não suportando vê-los sofrer por um só momento. O mesmo Hitler que ordenou a morte de milhões de judeus, como se não fossem seres humanos, não suportava ver um animal sofrer! Veja que curioso... 

Em sua decisão pela "inconstitucionalidade" da vaquejada, feitas as devidas ressalvas, os "deuses" do STF me lembraram Hitler, uma vez que consideraram mais importante a proteção aos animais (que, diga-se de passagem, não são torturados como eles pensam) do que a proteção de valores constitucionais referentes às pessoas, estas, sim, sujeitos de direito (animais não o são). 

Ao declarar "inconstitucional" a vaquejada, os "deuses" do STF desconsideraram as centenas de milhares de empregos gerados pelo esporte e a dignidade das pessoas que destes empregos se beneficiam,  valores protegidos pelos incisos III e IV do art. 1º, da CF. Desconsideraram que os empregos gerados pela vaquejada ajudam os nordestinos a ter acesso aos direitos sociais garantidos no art. 6º da CF, tais como alimentação, trabalho e lazer. Desconsideraram que a prática da vaquejada, e a economia que dela advém, ajuda a reduzir as desigualdades regionais, que é um dos objetivos fundamentais da República (art. 3º, inciso I, CF). Desconsideraram que compete aos representantes do povo, e não aos juízes, legislar sobre a proteção do patrimônio cultural (art. 24, VII, CF), conceito no qual se enquadra a vaquejada. Desconsideraram que, nos termos do art. 215 da CF, caput e § 1º, da CF, todo cidadão tem direito à manifestação cultural, sendo dever do Estado proteger as manifestações culturais populares, como a vaquejada. 

Diante de tantas "desconsiderações" feitas pelo STF, fico extremamente preocupado em viver numa geração onde a maior instância judiciária do país usurpa as competências da política e dos representantes eleitos, mutila a cultura do povo como bem entende e se preocupa mais a com a proteção aos animais (que sequer são sujeito de direitos) do que com a proteção as pessoas, econômica, social e culturalmente.

Dada a clara injustiça deste quadro, não podemos aceitá-lo passivamente. Ao contrário: a suposta inconstitucionalidade da vaquejada deve ser fortemente combatida, por respeito à nossa cultura, por respeito ao nosso povo e por respeito à nossa Constituição.

Nota da Família Coutinho

A FAMÍLIA COUTINHO, por meio desta nota, vem tornar pública sua postura de total desaprovação, em relação a declarações feitas, por meio das redes sociais, pela Sra. Fátima Coutinho.

Tais declarações, não encontram nenhum amparo no ceio de nossos lares, uma vez que, maculam a imagem de pessoas pelas quais nutrimos imensurável estima e apreço, em especial, a família do Sr. Elino, na sua pessoa, nas pessoas de sua esposa (D. Maria) de seu filho Erivan, e demais membros, com os quais construímos, ao longo de décadas de relacionamento e convivência, uma forte relação de amizade e fraternidade em Cristo, fundamentadas, sobretudo, na fé e na caridade.

 Desta forma, não poderíamos sob hipótese alguma, ser omissos diante de um ato de tamanha insensatez. Assim sendo, em face ao constrangimento que nos toma, apresentamos nossa solidariedade e até mesmo nossas desculpas, a todos os que  assim como nós, se sentiram ultrajados por este lamentável episódio.

 Além disso, deixamos nossos sinceros agradecimentos ao senhor Elino, que tomando ciência de nossa indignação com os fatos e de nosso total apoio a ele em sua justa condição de defensor de sua honra, em um gesto de generosidade e extrema atenção a nossa família, nos declarou que “...daria por encerrada a questão, não pretendendo judicializá-la”.

Esperamos que, diante do exposto, a comunidade possa compreender e, sobretudo, crer que, os laços que unem as famílias por seus princípios e valores, devem sempre ser mais fortes que os vendavais da discórdia que sopram de tempos em tempos, tombando pelo caminho apenas aqueles, que não alicerçaram suas vidas na verdade.

São Paulo do Potengi/RN, 10 de out. 2016.

Cleyton Luiz Coutinho Marques e familiares.

Dia Nacional de Mobilização Pela Vaquejada acontece em Natal, nesta terça (11)


Atendendo ao calendário do Dia da Mobilização Nacional pela Vaquejada, no Rio Grande do Norte, sócios e não-sócios da Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte (Assovarn) estarão realizando nesta terça-feira (11) o ato público Eu Apoio a Vaquejada, em frente à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a partir das 9h.
O objetivo da ação é mobilizar a classe política em prol da atividade econômica e cultural do Nordeste, para desmistificar as acusações de maus tratos. O movimento “Eu Apoio a Vaquejada” acontecerá em dezenas de cidades de todo o Nordeste.

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.