sábado, 26 de março de 2016

No Sábado Santo, a Igreja de Cristo vive em Nossa Senhora




Por Silvério Filho

Entre a paixão e morte, na Sexta-Feira Santa, e a Ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, a Igreja vivencia o "grande silêncio", ocasionado pela ausência do rei, que está morto. [1] 

Durante este intervalo de tempo, duas realidades se oferecem à nossa meditação. A primeira é a descida de Jesus Cristo à mansão dos mortos, à cisterna sem água (Zc 9,11), onde os justos da antiga aliança o esperavam, para serem aspergidos com Seu sangue e, finalmente, libertados; a segunda é a fé inquebrantável da Toda Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria, a única que verdadeiramente creu na Ressurreição do Seu Filho, quando todos os outros ou fugiram, ou necessitaram de comprovação para verdadeiramente crer[2]. Este artigo será focado neste segundo aspecto.

Nosso Senhor Jesus Cristo, em diversas passagens dos evangelhos, disse que, para cumprir sua missão, haveria de morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Apesar de Ele ter deixado isto claro, os apóstolos, no momento fatídico, não acreditaram. Já na Sexta-Feira Santa, antes da morte do Messias, Judas o traiu, São Pedro o negou e, dos outros dez, nove fugiram, tendo permanecido aos pés da cruz somente São João, o amado.

Durante o martírio do salvador, permaneciam com fé robusta, além de São João, as mulheres que estavam com o Cristo Crucificado: Maria Santíssima, Maria Madalena, Maria de Cleófas e Salomé (Jo 19:26-2, Mt 27:56 e Mc 15:40). Contudo, esta robustez não durou até o Domingo de Páscoa.

Relata-nos São Marcos (Mc 16, 1-3) que Maria Madalena, Maria de Cleófas e Salomé compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus, e se perguntavam quem retiraria a pedra do sepulcro para que pudessem perfumá-lo. Ora, se pretendiam perfumar o cadáver de Cristo, não criam efetivamente na sua ressurreição.

São João, por sua vez, em seu próprio relato do evangelho (Jo 20, 1-8), afirma que, no domingo bem cedo, Madalena e Maria de Cleófas se dirigiram ao túmulo e, ao perceberem que estava vazio, voltaram para contar o ocorrido a São Pedro e a ele. Ao ouvirem o testemunho, os dois apóstolos correram em direção ao túmulo, a fim de "ver com os próprios olhos". Ao chegarem lá, São João afirma que entrou no túmulo, viu e creu (Jo 20, 8). Ora, se creu quando viu, é porque não cria antes de ver. [3]

Diante disto, daquelas pessoas que ficaram com Cristo até o fim do martírio (os outros já o tinham abandonado antes), apenas uma não esteve presente em nenhuma das descrições bíblicas referentes à ida ao túmulo vazio ( Cf. Lc 24; Mt 28; Jo 20; Mc 16): a toda Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria.

Assim, com base nestes relatos, apenas a Santíssima Virgem não duvidou, em momento algum, que o Filho de Deus haveria de vencer a morte e ressuscitar; apenas ela não precisou ir ao túmulo para ter certeza; apenas ela creu verdadeiramente, sem a necessidade de ver.

Por esta fé inquebrantável, que persistiu ao silêncio e à agonia da ausência do filho amado, o magistério católico ensina que, no sábado santo, a Igreja de Cristo na Terra se restringiu à Nossa Senhora. E é nesta fé que nos agarramos neste momento de silêncio, à espera da Páscoa daq'Ele que venceu a morte.

[1] https://padrepauloricardo.org/blog/um-grande-silencio-reina-sobre-a-terra
[2] https://padrepauloricardo.org/episodios/sabado-santo-entre-a-morte-e-a-ressurreicao?utm_content=buffer86c37&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer
[3] https://www.youtube.com/watch?v=zWkc3uXbkss

Hoje (26) tem a tradicional Cavalgada de São Tomé


Jojó, promotor do evento com belas amazonas
Neste Sábado de Aleluia (26), a partir do meio dia, a cidade de São Tomé, numa realização do vaqueiro Jojó, realiza a sua tradicional Cavalgada. o evento que reúne centenas de cavaleiros e amazonas de toda a região potengiense e de outras regiões do  nosso estado, mais uma vez promete ser sucesso.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Encenação da Paixão de Cristo em SPP : Belíssima apresentação


Na noite desta Quinta-Feira Santa (24), o Grupo de Teatro Potengiense, dirigido por Rosinaldo Luna, encenou  a Paixão de Cristo (pelo quarto ano consecutivo) na Praça Monsenhor Expedito. A apresentação que foi vista por cerca de 500 pessoas foi um belíssimo espetáculo.

O evento teatral contou com o apoio da Prefeitura Municipal e de outras instituições parceiras.


Teremos outras imagens.

Da Raposa Política: "Ninguém pode servir a dois senhores" (Mt 6:24)


A Raposa Política foi vista nesta Sexta-Feira Santa logo cedo, na feira do peixe, em nossa cidade, citando o Evangelho de São Mateus (6:24). 

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois agradará a um e desagradará o outro, ou será leal a um e abandonará o outro".

Foi aí que alguém que escutava a conversa perguntou: " Raposa o que Jesus quis dizer com essa mensagem"?

A Raposa de bate pronto respondeu: "Leia, releia, reflita, reflita, que você vai entender".

Em seguida, a Raposa comprou dois quilos de Tilápia para a ceia de hoje (25) pagou a conta e saiu faceira, faceira.

Viixxee!

Cantora Sandy escapa da morte em temporal

sandy-enchente

A cantora Sandy e sua mãe Noely, passaram por um grande sufoco no dia de ontem (24), em Campinas - SP, motivado por uma forte chuva que caiu naquela cidade. Ambas se dirigiam para o aeroporto, quando o carro que as conduzia se desligou sozinho e começou a ser invadido  pela água. Depois de muito esforço e medo, elas conseguiram sair pela janela do veículo e foram socorridas por populares. 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Prefeitura de SPP garante o peixe da Semana Santa a famílias carentes


Prefeito Naldinho entregando o peixe a uma mãe
A Prefeitura de São Paulo do Potengi, mantendo a tradição da atual gestão (prefeito Naldinho), entregou na manhã de hoje (24), o peixe para a ceia da Semana Santa a cerca de duas mil famílias carentes de nosso município. A entrega do pescado feita pelas equipes da Secretarias Municipais de Administração e Assistência Social, ocorreu em frente ao mercado público local.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Naldinho sai politicamente fortalecido dos últimos dias


Por Silvério Filho

O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, pré-candidato natural a mais um mandato, esteve envolvido em diversos acontecimentos de grande repercussão política, nestas últimas semanas. 

De início, no último dia 15, ocorreu a nomeação da nova diretora do Hospital Regional Monsenhor Expedito, Aliete, em decorrência de pedido feito por Naldinho e atendido pelo Governador do Estado, Robinson Faria.  A nomeação demonstrou uma maior proximidade, ao que parece definitiva,  dos dois políticos, em sintonia estratégica que não se via desde as últimas eleições. 

Dois dias depois, 17, Naldinho foi ao auditório do Sebrae, em Natal, receber o Certificado Sebrae Prefeito Empreendedor, pelo projeto Pequenos Negócios no Campo, elaborado pela Secretaria de Agricultura local. O certificado, quer queira, quer não, concretiza o reconhecimento prestado por uma entidade de prestígio (o Sebrae) à gestão municipal.

Depois da premiação, em ato quase contínuo, na última sexta-feira (18), o secretário municipal de Agricultura, Johan Adonis, informou que 162 currais já haviam sido reservados por produtores, que exporão seus animais na 19ª Grande Caprifeira de São Paulo do Potengi, marcada para ocorrer de 15 a 17 de abril vindouro. Se, até lá, nenhum outro curral for reservado, a próxima Caprifeira  será a maior já ocorrida nestes quase 20 anos de existência, vindo a confirmar o acerto da decisão, tomada o ano passado pelo prefeito,  de romper com a Ancoc, até então responsável pela organização do evento.

Por fim, ontem (22), Naldinho compareceu ao Hospital Regional, acompanhando a nova diretora, para sua efetiva posse. Na ocasião, foi bem recebido, fez discurso e cumprimentou funcionários, autoridades e populares que compareceram à cerimônia, gerando uma boa repercussão política na localidade.

Assim, diante de tais acontecimentos e das repercussões positivas por eles geradas, apesar dos desafios pelos quais os municípios vêm passando, não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que o prefeito Naldinho saiu politicamente fortalecido dos últimos dias. 

Jornalista Ana Ruth foi demitida da Tribuna do Norte


Depois de quinze anos, a competente jornalista Anna Ruth Dantas, com experiência na área política, não integra mais a equipe da Tribuna do Norte (jornal da família Alves). Ela foi comunicada pela direção do encerramento do seu vínculo empregatício.
O jornal estaria passando por um processo de enxugamento de custos e ajuste financeiro, o que implica dizer que noves cortes devem acontecer. Do blogue: A Anna Ruth nossa solidariedade, mas com a certeza da continuidade do seu sucesso em novos empreendimentos.
Robson Pires

A programação religiosa da Semana Santa em São Paulo do Potengi



É a seguinte a programação religiosa da Semana Santa presidida pelo Padre Ramos, que será realizada na Matriz de São Paulo, em nossa cidade.

Quarta-feira (23). Às 8 horas e às 14 horas, os alunos da Escola Municipal Djalma Marinho estarão na matriz para rezar. 19 horas, também na matriz, Padre Ramos presidirá  a Celebração da Penitência.

Quinta-feira (24). 17 horas na matriz, Cerimônia do Lava-Pés e Missa da Instituição da Eucaristia. De 19 horas a meia noite, Adoração do Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira (25). De meio dia às 17 horas Adoração do Santíssimo Sacramento. l7 horas, Celebração da Cruz na matriz.

Sábado de Aleluia. 20 horas, Missa da Ressurreição.

terça-feira, 22 de março de 2016

Prefeito Naldinho participa da posse da nova diretora do Hospital Regional de SPP

Prefeito Naldinho cumprimentando a mãe da nova diretora do Hospital
Com a presença de várias autoridades, dentre elas, a Dra. Adriana, que representou o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Lagreca, da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Dailva Bezerra, do prefeito Naldinho, funcionários e convidados, realizou-se na manhã de hoje (22),  a posse da nova diretora do Hospital Regional de São Paulo do Potengi, Josefa Aliete do Nascimento.

Ao usar da palavra, a nova gestora, disse do grande desafio que estava assumindo, ao aceitar a missão de conduzir os destinos da maior e mais importante Unidade Hospitalar da nossa região." Peço a ajuda de todos os que fazem este Hospital, aos prefeitos, secretários municipais de Saúde, outras autoridades, instituições que pertencem a nossa jurisdição, para que possamos juntos nos unir em prol de uma saúde pública de melhor qualidade para o nosso povo", disse Aliete.

Teremos outras informações.
Naldinho ladeado pela vereadora Marli e pela diretora Aliete Nascimento
Autoridades e funcionários do Hospital
Naldinho, Dona Ana, Aliete, Dailva e outras autoridades
Dra. Adriana, falando em nome do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Lagreca
Equipe da Secretaria Estadual de Saúde com funcionários do Hospital
Naldinho fazendo uso da palavra

Rosa Weber também nega habeas corpus que tentava garantir posse de Lula




BRASÍLIA - Como já havia feito os ministros Luiz Edison Fachin e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber também negou habeas corpus que tentava garantir a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula e, assim, anular a decisão do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a nomeação do petista como ministro-chefe da Casa Civil. A ministra também sustentou que uma habeas corpus não tem poder para derrubar liminar concedida por outro ministro da Corte.

No despacho assinado na madrugada desta terça-feira, Fux rejeitou o pedido com base em aspectos jurídicos. O ministro disse que o mandado de segurança que a Advocacia Geral da União (AGU) apresentou ao Supremo não é instrumento correto para se pleitear a revogação de decisão liminar proferida por outro ministro do STF.

"O Supremo Tribunal Federal, de há muito, assentou ser inadmissível a impetração de mandado de segurança contra atos decisórios de índole jurisdicional, sejam eles proferidos por seus ministros, monocraticamente, ou por seus órgãos colegiados", explicou Fux.

Já ontem, Fachin também negou um habeas corpus pedindo para derrubar a decisão de Gilmar, que determinou que as investigações fiquem nas mãos do juiz federal Sérgio Moro, na primeira instância. O pedido foi feito pelo advogado Samuel José da Silva, que não foi contratado por Lula. O advogado também pediu para que seja expedido alvará de soltura em favor do petista, caso ele seja preso.

O Globo

Diário oficial ignora decisão do STF e trata Lula como ministro

BRASÍLIA - Apesar de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ter assinado liminar suspendendo os efeitos da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil, no Diário Oficial da União, a pasta está ocupada pelo petista. A edição desta terça-feira traz na página dois o nome de Lula como ministro da Casa Civil. 

A decisão de Gilmar não só suspendeu os efeitos da posse, como impediu a realização da transmissão de cargo que estava marcada para hoje. Gilmar também determinou que eventual decisão criminal contra Lula seja da esfera do juiz federal Sérgio Moro. Se tivesse prerrogativa de ministro, como está expresso no DO, Lula teria que ser julgado por um ministro do STF.

O Globo

Luiz Fux nega pedido do Governo para anular decisão que suspende posse de Lula

Luiz Fux rejeitou pedido da AGU para anular a decisão do ministro Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux rejeitou na madrugada desta terça-feira (22) pedido da Advocacia-Geral da União para anular a decisão do ministro Gilmar Mendes, que barrou a nomeação do ex-presidente Lula para ser ministro-chefe da Casa Civil. Fux entendeu que o instrumento jurídico - mandado de segurança - não pode ser usado como recurso para tentar reverter uma decisão do próprio Supremo. Ainda segundo o ministro, a decisão de Gilmar Mendes foi "expressivamente fundamentada" e não aponta "flagrante ilegalidade". Os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber ainda analisam outros pedidos sobre Lula. O plenário do STF só volta a se reunir depois de 30 de março.

A AGU entrou com ação na noite de segunda-feira (21), apontando que Gilmar Mendes era suspeito para analisar o caso por ter se manifestado fora dos autos e ter despachado em mandado de segurança do PPS, que tem como advogada Marilda de Paula Silveira, uma das coordenadoras do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Gilmar é coordenador acadêmico do IDP. Ele nega relação pessoal com a advogada. A AGU também argumentava que a nomeação de qualquer pessoa é um ato privativo da presidente DIlma Rousseff, ainda mais em tempos de crise política.

Jornal do Brasil

Hoje, 22 de março é o Dia Mundial da Água


A nossa homenagem ao Profeta das Águas Monsenhor Expedito
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

 E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar (já está faltando), num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” .

No Dia Mundial da Água não podemos deixar de lembrar do nosso Profeta das Águas, Monsenhor Expedito, que em vida  lutou muito por água  de qualidade para todos.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Padre Ramos: " O mundo quer acabar com a mística da Semana Santa"

,
Silvério Alves

Na missa da manhã deste Domingo de Ramos, nosso pároco Padre Ramos no seu sermão fez uma  reflexão muito importante e bastante significativa sobre a Semana Santa, que começou ontem (20) e vai até domingo que vem (27), dedicado a Páscoa do Senhor.

Na sua pregação, nosso pároco disse aos fiéis que estavam na Matriz de São Paulo, "que a Semana Santa tem como um de seus principais objetivos, fortalecer nossa fé e nossa adesão a Jesus Cristo, nosso Salvador." Nos ensinou também, que os três pontos da Quaresma são: " Oração, Penitência e Jejum".

Continuando seu sermão, destacou: "Os Dias Grandes são pra ser de reflexão, silêncio, respeito, arrependimento... em torno da Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus e não pra ser um mero feriadão pra se fazer o que bem quiser".

Concluindo: " Nesse tempo tão sagrado, místico, sublime, não façamos da nossa casa um clube para se promover atos pagãos e o que bem  entender". Tem gente que diz assim: "Na Semana Santa eu não bebo, só tomo vinho, como se vinho não fosse bebida".

Finalizou  o Padre: "O mundo está tentando a todo custo  acabar com a  mística da Semana Santa, com  o Divino, com o Espiritual, com o Sagrado. Nós cristãos não podemos aceitar tamanho paganismo".

Trechos da mensagem profética proferida pelo nosso sacerdote, que precisa ser refletida incansavelmente e colocada em prática por todos nós, cristãos católicos.

Rosa Weber relatará ação de Lula após Fachin se declarar impedido


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia sido sorteado para julgar pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se declarou “suspeito” e, após novo sorteio, a ação foi redistribuída para a ministra Rosa Weber.
A ação é assinada pelos advogados de Lula e outros seis juristas. O objetivo é suspender a decisão do ministro Gilmar Mendes, que barrou a nomeação de Lula para ministro da Casa Civil.
Um ministro se declara “suspeito” quando, por alguma questão subjetiva, considera que pode ter a imparcialidade questionada para decidir sobre o caso. No caso do pedido da defesa de Lula, Fachin é padrinho da filha de um dos advogados que assinam a peça, mas não informou de qual deles.
G1

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.