sábado, 16 de janeiro de 2016

Monsenhor Expedito partiu há 16 anos, deixando saudades e esperanças


Hoje (16) completa 16 anos, que o Profetas das Águas, Monsenhor Expedito Medeiros, partiu pra eternidade, deixando saudades e esperanças.

Saudades da sua luta, em favor dos mais pobres, simplicidade, determinação... na busca pela construção do Bem Comum, prenúncio do Reino de Deus.

Esperanças de que os seus ensinamentos, exemplos de vida continuem sendo regados por todos nós e dando bons frutos, em prol de uma sociedade mais fraterna, onde reine a solidariedade, a partilha, a paz e a justiça social, onde possamos acreditar que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai.

Logo mais às 19 horas, na Matriz de São Paulo, onde Padre Expedito celebrou e evangelizou seu povo por muitos anos , Dom Matias Patrício celebrará missa pelos 16 anos de vida eterno do nosso querido Vigário.

Está todo mundo convidado.

Cobertura completa aqui no blog.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

"Monsenhor Expedito o senhor já namorou"?

Monsenhor Expedito discursando na inauguração da Adutora
De Monsenhor Expedito. "Das muitas perguntas de repórteres que eu respondi durante toda a minha vida, apenas uma me incomodou, foi quando um repórter me perguntou": "O senhor já namorou"?

Respondi: "Sim, já namorei, com Umbelina Sobral de Medeiros, minha mãe, com Maria de Nazaré, mãe de Jesus e com esse povo que eu amo".

Trecho do discurso de Monsenhor Expedito, proferido no dia 14 de maio de 1999, no patamar da Matriz de São Paulo, por ocasião da inauguração da Adutora que leva o seu nome,  em São Paulo do Potengi. A multidão que participava da solenidade aplaudiu intensamente o profeta.

Escola Estadual Maurício Freire está com todas as suas salas climatizadas


A Escola Estadual Maurício Freire (Ensino Médio Inovador), de nossa cidade, referência em toda a região, está com todas as suas salas de aula climatizadas. Assim como, biblioteca, laboratório, sala dos professores, direção e secretaria.

A climatização tem como principal objetivo proporcionar cada vez mais, melhores condições de aprendizagem ao alunado.

A atual equipe gestora do Maurício Freire é formada pelos professores, Jean Rezende, Alana Gleise e Francinete Ribeiro.

Dom Matias celebrará a missa de 16 anos de vida eterna de Monsenhor Expedito

Monsenhor Expedito, 16 anos na Casa do Pai Eterno
Neste sábado, 16 de janeiro, às 19 horas, na Matriz de São Paulo, em nossa cidade, o Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício presidirá  missa pelos 16 anos de vida eterna de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. Vários padres também participarão da celebração eucarística.

Todos os afilhados, compadres, comadres e amigos do Profeta das Águas estão convidados a participar da missa. O nosso eterno vigário merece.

Teremos outras informações.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Alunos do Maurício Freire participam de Projeto que avalia as águas do Rio Potengi



SPP NEWS. Alunos da Escola Estadual Maurício Freire, em São Paulo do Potengi estão participando de um Projeto de Pesquisa de Avaliação da Qualidade das Águas do Rio Potengi. São 8 alunos engajados no projeto desde agosto do ano passado. 

Na última terça-feira, 12, mesmo de férias, esses alunos estiveram visitando 4 pontos do rio dentro do município, e em cada um desses pontos, os alunos fizeram a medição do carbono atmosférico, bem como da temperatura e umidade relativa do ar. O projeto trabalha as percepções ambientais dos alunos. Os 4 pontos estudados foram: Comunidade de Curicaca, Barragem Campo Grande, Juremal e Comunidade de Boa Vista.

O projeto conta com a orientação de professores da UFRN e dos professores Silenildo Lopes e Alana Gleise da Escola Maurício Freire.

Em breve, ainda via esse projeto, será instalada uma estação meteorológica em São Paulo do Potengi.

O Acordando Bem com Toinho Costa completa 7 anos no ar

Toinho Costa com um grupo de patrocinadores  e amigos
O programa Acordando Bem apresentado por Toinho Costa, levado ao ar de segunda a sábado, a partir das 5 horas da manhã, na Rádio Potengi AM, completou hoje (14), 7 anos no ar. O programa, que conta com uma grande audiência, leva a informação e a boa música para os seus ouvintes.

Para comemorar a data, Toinho ofereceu hoje pela manhã, na sua residência, na Rua Otávio Lamartine, em nossa cidade, um  saboroso café aos seus patrocinadores e amigos. Dentre eles, o prefeito Naldinho, vereador João Cabral, João Maria do Sindicato, o editor deste blog e Dr. Alexandro, LAPAC. 

 Parabéns e vida longa ao Acordando Bem e ao seu apresentador.

Dona Maria, Seu Elino, Naldinho, Toinho, Vera e Silvério

Secretaria de Saúde de SPP lança blog para divulgar suas atividades

Secretária Dailva fazendo uso da palavra
Realizou-se na tarde desta quarta-feira(13), na Câmara de Vereadores de nossa cidade, o lançamento do Blog da Saúde, editado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, cuja titular é a competente secretária Dailva Bezerra da Silva (que com toda a sua equipe) vem realizando um excelente trabalho como gestora daquela  importante pasta.

Na ocasião, Dailva apresentou aos participantes do encontro, a Carta de Serviços da Secretária Municipal de Saúde, que relata todas as ações (e são muitas) da referida Secretaria no ano de 2015. Na oportunidade também foi lançado o Blog da Saúde, cujo objetivo é divulgar todas as ações daquela instituição.

Ao usar da palavra, a secretária, disse da alegria de estar participando daquele momento, agradeceu a toda sua equipe e demais funcionários da Secretaria e afirmou: "Quero dizer que o trabalho positivo que estamos realizando na Saúde Municipal, vem se tornando possível graças ao compromisso e empenho de todos os que fazem parte da mesma". 

E acrescentou: "Assim como ao total apoio do prefeito Naldinho, que não tem medido esforços para que a Saúde local atenda cada vez melhor aos potengienses".

Autoridades, funcionários da Saúde e convidados participando do evento

Reajuste do piso salarial dos professores poderá ser só em agosto

piso professor

Estados e municípios querem que o reajuste do piso salarial dos professores seja adiado para agosto e que o índice seja 7,41% e não 11,36%, como prevê a lei. O reajuste, concedido anualmente, é divulgado em janeiro.
A proposta de adiamento está em dois documentos enviados à presidenta Dilma Rousseff, um assinado por dez estados e pelo Distrito Federal, e outro pelas prefeituras representadas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Hoje (13), secretários estaduais de educação entregaram ao Ministério da Educação (MEC) uma carta em apoio aos documentos apresentados ao governo.
A justificativa para o pedido de adiamento é que o contexto de crise econômica torna o reajuste insustentável nesse início do ano. Segundo cálculo previsto em lei, o aumento em 2016 deve ser 11,36%, mas estados e municípios defendem que o reajuste do piso seja 7,41%.  Robson Pires

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Prefeito Naldinho não concorda com a ampliação do Presídio de SPP



O prefeito Naldinho não concorda com a ampliação em mais 80 vagas, do Centro de Detenção Provisória, localizado no Novo Juremal, em São Paulo do Potengi.

Na manhã de ontem (12), o gestor municipal reuniu-se com os vereadores na Câmara Municipal de nossa cidade, para tratar do assunto e unir forças visando evitar o grave problema.

Hoje pela manhã, o prefeito esteve em Natal,  onde foi recebido em audiência pelo Secretário de Justiça e Cidadania do RN, Dr. Cristiano Feitosa, para expor a reprovação da comunidade potengiense, em relação ao aumento de vagas no CDP.

Por outro lado, a Câmara Municipal  se reuniu na manhã desta quarta-feira (13), para criar uma comissão composta pelos vereadores, Assis Araújo, Alysson, Marli, Erivan e Neilson para acompanhar de perto a questão.

Teremos outras informações.

Andrezza Coutinho Germano é a mais nova engenheira civil de SPP

 

Quem está se formando hoje (13), em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró é a jovem potengiense, Andrezza Coutinho Germano, filha de Toinho (Crediário) Germano e Vilani. Andrezza também foi aprovada no 5º lugar no Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A mais nova engenheira de São Paulo do Potengi, parabéns e tudo de bom.

A Raposa Politica e o trovão azul


A Raposa Política foi vista na feira da fruta no último sábado, em nossa cidade, comprando abacaxi, dizendo pra quem quisesse ouvir: "Dependendo dos acontecimentos, o trovão azul poderá  voltar a ser utilizado".

Foi aí que alguém que estava comprando manga perguntou:  "Quem é o trovão azul, Raposa"?

A Raposa, com a tranquilidade de sempre, respondeu: "Tenha calma, que depois da festa do 'Zé Pereira' eu lhe digo".

E saiu faceira, faceira, com meia dúzia de abacaxis.

Viixxee!

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Novos Conselheiros Tutelares de São Paulo do Potengi tomaram posse hoje

Prefeito Naldinho discursa na posse dos conselheiros tutelares

Tomaram posse hoje (12) pela manhã na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, os novos Conselheiros Tutelares que foram eleitos no pleito de outubro do ano passado. Foram empossados Cícera Pimentel, Juliana Rocha, Ana Paula Silva, Edson Varela e Ângela Oliveira. Os novos Conselheiros terão mandato de 4 anos.

A solenidade de posse contou com as presenças do prefeito Naldinho, do vice-prefeito Pacelli, do presidente da Câmara, Domingos Sávio, e outros vereadores, além de alguns secretários e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

"É um momento importante para a democracia e para o fortalecimento das políticas dos direitos da criança e do adolescente", destacou o prefeito Naldinho.

Para o vice-prefeito Pacelli, a oportunidade é de somar esforços para o bem da juventude. "Temos que ter no Conselho Tutelar o apoio constante da população para que nossa juventude tenha mais qualidade de vida e uma boa orientação", disse.

Presidente da Câmara Savinho 
Vice-prefeito Pacelli, utilizando da palavra
Vereadores, convidados e conselheiros que tomaram posse
SPPNews

90% dos reservatórios do RN só 'aguentam' até junho

O açude Itans, em Caicó, está na iminência de secar completamente. O volume de água do reservatório está em 1,30 % da capacidade
A estiagem que atinge o Rio Grande do Norte, pelo quinto ano consecutivo, pode ganhar contornos mais severos em 2016. Caso a quadra chuvosa se mantenha seca, até junho deste ano, 90% dos reservatórios do Estado podem entrar em colapso ou atingir o volume morto (10 % da capacidade). É o que constata o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), Josivan Cardoso. A previsão meteorológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), para os primeiro semestre do ano confirma a preocupação com os níveis dos mananciais hídricos. 

Atualmente, dos 47 reservatórios de água,  acima de cinco milhões de metros cúbicos no RN, 28%  estão em volume morto - não mede mais do que 10% do seu total – e outros 30% estão secos. A maioria das fontes hídricas está localizada nas regiões do Alto Oeste e Seridó. Até janeiro deste ano, reservatórios que estão em volume morto estão localizados nos municípios de José da Penha, Marcelino Vieira, Severiano Melo, Campo Grande, Afonso Bezerra, São José do Seridó, Cruzeta, Acari, São João do Sabugi, Ouro Branco, Santa Cruz e Tangará.

Até junho deste ano, o número de reservatórios em situação crítica deve aumentar mais 30%.  Segundo relatório de monitoramento volumétrico recente do IGARN, o reservatório de “Tourão”, em Patu, está com 1,35 % do volume total, 7,9 milhões de metros cúbicos, caso não chova de maneira satisfatória, em março o açude secará. Outro reservatório que está na iminência de seu volume, é o “Redentor”, em Umarizal, que está com 10,3% da capacidade, 21,4 milhões de metros cúbicos, e suporta até fevereiro. Assim com o  “Beldroega”, em Paraú,  com 17,95% de sua capacidade máxima (8.057.520 m³). 

O açude Itans, em Caicó, na região Seridó, preocupa as autoridades. Em setembro do ano passado, o depósito hídrico atingiu o seu volume morto, com 4,98% de água da sua capacidade,  81,7 milhões de metros cúbicos. Na última medição feita pelo IGARN, em 07 de janeiro, o açude estava na iminência de secar completamente, quando atingiu 1,30 % de água. A perspectiva é que até o final de janeiro, o açude entre em colapso. 
Outro açude que deve secar ainda este mês é o “Caldeirão”, em Parelhas. Atualmente, o volume é 0,07% dos dos 9 milhões de metros cúbicos. Em março deste ano, os reservatórios de “Japi II”, em São José do Campestre e  e “Campo Grande”, em São Paulo do Potengi, eles estão respectivamente com 4,20% e 8,72% de seus volumes. 

Tribuna do Norte

Sisu: Medicina em Caicó é o segundo mais concorrido do país

Candidatos podem verificar notas de corte de todos os cursos do país
O Ministério de Educação disponibilizou nesta terça-feira (12) as primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. Mais uma vez, o curso de Medicina do campus de Caicó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aparece entre as maiores notas do país. Neste primeiro dia de inscrições, o ponto de corte para o ingresso no curso foi de 881,40. Em Natal, o curso de Medicina segue como o mais concorrido, seguido por Engenharia Civil. Pesquise todos os pontos de corte aqui.

Um dos fatores que aumenta ajuda a explicar a nota alta para os cursos de Caicó é um acréscimo à pontuação de alunos que estudam na região em que o campus está inserido: o argumento de inclusão regional. Desde 2013, a UFRN adotou o mecanismo que consiste no acréscimo de 20% na nota final do candidato no processo seletivo. Por isso, o curso de Direito na UFRN, em Caicó, também tem destaque pela nota de corte mais alta que na maior parte do país: 819,37.

Para se ter uma ideia, somente um curso de Medicina do país apresentou nota de corte superior à da UFRN em Caicó: a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), no campus de Barreiras, que teve nota mínima de 888,35, também com argumento de inclusão regional. Em medicina, as maiores notas após UFOB e UFRN de Caicó foram UFPA (868,38), UNB (834,06), UFRJ (823,89) e UFPR (821,60).

No Sisu, as universidades públicas do Rio Grande do Norte disponibilizam 11,2 mil vagas, que estão em disputa pelos alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos têm até o dia 14 para mudar os cursos, indicando a 1ª e 2ª opção de acordo com o interesse e as notas que obtiveram. Os pontos de cortes são modificados uma vez ao dia.

Tribuna do Norte

Próximo sábado (16) faz 16 anos de vida eterna de Monsenhor Expedito



No próximo sábado, 16 de janeiro completa 16 anos de vida eterna do Profeta das Águas Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, o grande benfeitor dos potengienses.

 Às 19 horas, na Matriz de São Paulo, em nossa cidade, o Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício (acompanhado de vários padres) celebrará missa pelos 16 anos  de vida eterna de Monsenhor Expedito.

Está todo mundo convidado a se fazer presente.Teremos outras informações.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

No último final de semana choveu em 93 municípios do Rio Grande do Norte


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou no final de semana chuva em 93 municípios potiguares.
Segundo a Emparn, Portalegre foi o município onde mais choveu: 100,2 milímetros de 7h de sexta-feira (8) até 7h desta segunda-feira (11). Registro especial também em mais 11 municípios, com precipitações que alcançaram 50mm ou mais, como Olho D’agua do Borges (89 mm), Pilões (83 mm), Rodolfo Fernandes (56,5 mm), Umarizal (86 mm) e Tenente Ananias (75 mm). BG

Capítulo Mensageiro da Paz realiza a instalação da nova diretoria


Ontem, 10, na Loja Maçônica Acácias do Potengi, em nosso município, foi realizada a instalação da nova diretoria e dos novos oficiais do Capítulo Mensageiro da Paz N.º 13, da Ordem DeMolay. Na ocasião, Glaucione Farias assumiu o cargo de Mestre Conselheiro do Capítulo.

Aproveitou-se o momento para a realização da Cerimônia da Maioridade, na qual foram entregues os certificados de sênior DeMolays a Silvério Filho, Mozart e Romário, uma vez que já passaram dos 21 anos de idade.

Após a instalação, que contou coma presença de um bom número de membros e convidados, foi realizado um jantar na AABB. 

domingo, 10 de janeiro de 2016

Neste domingo tem concurso pra professor do Estado em São Paulo do Potengi


Neste domingo, 10 de janeiro será realizado concurso para professor  da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte. O concurso ocorrerá  em 16 cidades sedes das Diretorias Regionais de Educação. São Paulo do Potengi é uma delas.

Em nossa cidade, cerca de 950 concorrentes participarão do certame. As provas serão realizadas, pela manhã, na Maurício Freire.Na parte da tarde, nas Escolas Estaduais Maurício Freire e Dinarte Mariz e na Escola Municipal Djalma Marinho.

Horário. Pela manhã, das 8 horas ao meio dia e a tarde, das 14 horas às 18 horas.

Teremosoutras informações.

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.