sábado, 10 de dezembro de 2016

O centenário de Monsenhor Expedito e o resgate da memória de São Paulo do Potengi

Crianças contemplam, ao mesmo tempo, a história do nosso município e do profeta

Por Silvério Filho

A festa que celebra o centenário do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros começa hoje (10) e vai até o próximo dia 13, com programação diversa, que vai desde a celebração de missas, casamentos e batizados, a apresentações musicais e culturais. Além das homenagens merecidas que serão feitas ao Profeta, um outro grande significado transparece durante este período: o resgate da memória da nossa comunidade. 

Dei-me conta disto, primeiramente, quando percebi que diversas pessoas de nossa comunidade, das mais diversas idades, paravam para observar o mural feito por artistas locais atrás da igreja matriz. As pessoas, admiradas, percorriam os diversos setores do mural, estudando, através da arte, os passos dados por monsenhor Expedito. Ocorre, porém, que ali não estavam retratados apenas os passos do profeta, mas também o passado e o desenvolvimento da nossa comunidade.

Monsenhor Expedito chegou por estas terras em 03 de dezembro de 1943, antes da emancipação política de São Paulo do Potengi, que ocorreu no dia 30 subsequente. Desde o início, portanto, a história do nosso município meio que se confunde com a história de sacerdócio e profecia do nosso primeiro pároco. 

Ao retratarmos a criação do Centro Social, das escolas radiofônicas, da maternidade Francisquinha Fonseca, (atualmente hospital regional), da fundação do sindicato rural, do combate à fome, à sede e a desnutrição do nosso povo, a construção da barragem, a chegada da água doce etc, nós estamos retratando, ao mesmo tempo, o passado do padre e do município. 

Constatar isso é, ao mesmo tempo, constatar a indiscutível importância que o "Profeta das Águas" teve para São Paulo do Potengi. Se somos o município polo da região, não tenham dúvidas, muito devemos àquele sujeito de aparência frágil, mas força e fé incomuns. 

Por tudo isso, durante estes quatro dias, viveremos uma oportunidade ímpar de contemplar o nosso passado, que ficou conhecido internacionalmente, graças as práticas pastorais aqui desenvolvidas; nós teremos a oportunidade de reviver uma história que devemos, além de conhecer melhor, passar para as futuras gerações. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.