domingo, 30 de outubro de 2016

O Centenário de Monsenhor Expedito e a Pastoral Libertadora


Resultado de imagem para fotos de monsenhor expedito medeiros

Comecei a sentir na pele o que significa sofrer pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Era um sofrimento diferente que, sem ser masoquismo, dava alegria, porque era pelos outros, tal como os Apóstolos sentiram (At 5, 41). Começava a pastoral libertadora.

Naquela época de 1960, os três bispos do Rio Grande do Norte publicaram uma circular, creio que pioneira, sobre as eleições, chamando a atenção dos cristãos sobre o valor da política para o bem comum, e denunciavam os vícios e crimes praticados pelos grupos econômicos. Foi adotado o lema: "Voto não se vende, consciência não se compra". Isso chegou até às comunidades eclesiais de base. A emissora Rural dava cobertura e os violeiros cantavam esse tema. Aqui nós fizemos os 10 mandamentos do eleitor.

Em termos de participação dos eleitores na escolha dos candidatos, foi zero. Eu já previa isso. Um povo faminto, com taxa de mortalidade infantil acima de 20%, quociente de inteligência atrofiado, com 70% de analfabetos, só podia dar nisso. 

Não me vão dizer que é exagero, pois a UNESCO define como analfabeta a pessoa que é incapaz de refletir sobre sua situação que é agravada pelo compadrio, pelo paternalismo e exploração cordial, com a mentalidade fatalista de "isso é assim porque Deus quer", e "mais sofreu Jesus por nós". Seria necessário esperar 20 anos para que o Santo Padre João Paulo II dissesse nos Alagados de Salvador: "Não digam que é Deus que quer isso".

Parte do capítulo Pastoral Libertadora, Sofrer pelo Povo, do livro "Pelos Caminhos do Potengi", escrito por Monsenor Expedito. Página 49. Continua no próximo domingo.

Dia 13 de dezembro, celebraremos em São Paulo do Potengi, o Centenário do Nascimento do Profeta das Águas. Participe.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

MULTICLÍNICA LAPAC

MULTICLÍNICA LAPAC

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

MESTRE DOS SALGADOS

MESTRE DOS SALGADOS