quinta-feira, 26 de maio de 2016

Pré-candidaturas a prefeito em São Paulo do Potengi: uma breve análise



Por Silvério Filho, estudante de Direito.

Os últimos dias trouxeram diversas movimentações no cenário de pré-candidaturas a prefeito de São Paulo do Potengi. Faremos uma breve análise desta conjuntura. 

O primeiro pré-candidato natural é Naldinho, que disputará a releição em outubro vindouro. Apesar das crises política e econômica que vêm atingido o país e, particularmente, os municípios, o atual chefe do Executivo permanece relativamente confortável. 

Embora goze de estabilidade política, Naldinho sofreu um certo baque no seu grupo recentemente, com o rompimento do vice, Pacelli. Por outro lado, embora a permanência do vice no grupo fosse a vontade do prefeito, é do conhecimento de todos que, há muito,  Pacelli já vinha demonstrando evidente indecisão, adiando a "batida do martelo", postura essa que parecia mais "pró-oposição" do que o contrário. 

Partindo para a análise da oposição, temos o pré-candidato Dr. Ivan, primeiro a lançar seu nome para avaliação dos potengienses. Ivan parece ter conseguido conquistar uma parcela do eleitorado que está insatisfeita tanto com a atual gestão, quanto com a oposição. Ele e seus correligionários garantem a permanência firme e forte da sua pré-candidatura. 

Doutra ponta, surgiu nestes últimos dias o vice-prefeito Pacelli, que rompeu com a situação para propor seu nome à avaliação popular e cuja nota à imprensa fizemos questão de  postar em nosso blog. Alguns entendidos do assunto analisam, contudo, que sua demora em bater o martelo e tomar uma posição efetiva acabou por prejudicá-lo. Além de que, segundo uma pessoa muito ligada ao atual vice-prefeito me disse na manhã do rompimento, Pacelli contava com que alguns dos vereadores da situação o apoiassem após a ruptura, o que não veio a ocorrer, consoante já publicado aqui

Além dos citados, ainda temos o vereador Erivan, que, em algumas oportunidades, confirmou ao blog a sua pré-candidatura. Erivan foi candidato a deputado no último pleito e sempre se classificou como independente, não se confundindo nem com a oposição nem tampouco com a situação. 

Mas e o PMDB? Um dos maiores partidos do município ainda não lançou oficialmente um nome para ser apreciado pela população. Segundo as manifestações de algumas de suas lideranças nas redes sociais, o partido que tem o Presidente da República parece ter se contentado em almejar apenas o espaço de vice na chapa encabeçada por Pacelli. Há quem diga, porém, que tal posição não é unânime entre os líderes da legenda. Só o tempo dirá. 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

UNIFARMA BENTO

UNIFARMA BENTO

Multiclínica Lapac

Multiclínica Lapac

Auto Escola São Paulo

Auto Escola São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.