sábado, 5 de dezembro de 2015

Neste domingo (6) será celebrada missa em ação de graças pelos 88 anos de vida de Ambrósio Azevedo

Ambrósio com Padre Ramos e a filha Ana
Neste domingo (6), às 7:30 horas na matriz de São Paulo Apóstolo, em nossa cidade, Padre Ramos celebra missa em ação de graças pelos 88 anos de vida do nosso amigo Ambrósio Azevedo.

Sobre o aniversário do mestre Ambrósio, vejamos  o que diz o jornalista Woden Madruga (amigo do mais antigo político em atividade no Potengi), na sua coluna de hoje, publicada no Jornal Tribuna do Norte:

"Mestre Ambrósio. A cidade de São Paulo do Potengi está em festa, comemorando os 88 anos, do mestre Ambrósio Azevedo, que foi do secretariado de Monsenhor Expedito. Dos melhores prosadores da ribeira do Potengi.

Sabe de tudo e sabe contar. Foi homem do comércio,da indústria, dono de amplificadora, radialista e, claro, político - vereador. Mais: ex-seminarista (tivesse continuado na batina teria chegado a bispo) e combatente na Segunda Guerra, embarcado em navios da Marinha.

Amanhã, domingo, às 7h30, será celebrada missa em ação de graças, pelo Padre Ramos, na igreja matriz de São Paulo Apóstolo".

Teremos outras informações.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Henrique Alves está sendo pressionado a deixar o Ministério do Turismo

Segundo a Folha de São Paulo, depois que o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB) entregou o cargo a presidenta Dilma, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, também do PMDB passou a ser pressionado pela ala pmdebista pró- impeachement de Dilma, a fazer o mesmo.

Padilha e Henrique são muito ligados ao vice-presidente Michel Temer, que assumirá a presidência da república, caso a presidente seja afastada  do cargo.

O ministro do Turismo, tentando se livrar da pressão viajou hoje logo cedo de Brasília pra Natal. 

Blog do Silvério Alves de cara nova


Aproveitando uma época tão especial que é o fim do ano e pensando em você, que acessa nossa página todos os dias, nós, da equipe do Blog do Silvério Alves apresentamos um novo Blog, mais intuitivo e de mais fácil leitura, simples como deve ser um Blog e ao mesmo tempo dinâmico através de seu conteúdo.

No topo da página, temos uma imagem de São Paulo do Potengi e do saudoso Monsenhor Expedito, fontes de inspiração para o nosso trabalho diário.

Esperamos que gostem do nosso novo visual e desde já, contamos com sua audiência.

Silvério Alves
Silvério Filho
Herisson Bezerra

Estudantes do IFRN de São Paulo do Potengi são premiados com menção honrosa na 11ª OBMEP

Guilherme, Daiara, Aroldo, Gustavo, Jacó e Damião.

O IFRN - Campus São Paulo do Potengi, em seu primeiro ano de participação na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com quase 18 milhões de inscritos, teve seis premiados com menção honrosa.
Mônica Souza, Coordenadora Nacional da OBMEP, por e-mail, parabenizou os finalistas e manifestou agradecimento aos gestores e professores que aplicaram as provas da 1a Fase, prepararam seus alunos e os incentivaram a participar da 2a Fase. Além da certificação aos SEIS do IF/SPP, também o Campus foi homenageado, com o certificado à escola com 100% de presença, e ainda teve prêmio para docente, com certificado ao professor com alunos premiados.
Os estudantes do IFRN premiados com menção foram os seguintes:

Damião de Moura Lima;
Guilherme de Freitas Maia;
Gustavo de Freitas Maia;
Suenia Daiara Teixeira dos Santos;
Jacó Barreto Pinheiro Borges;
Aroldo Pereira de Araújo Filho.

Do SPPNews

Dilma teria hoje margem confortável contra impeachment

2015-871516644-201512031655217139.jpg_20151203
Foto: Jorge William/  Agência O Globo
Se a votação sobre o impeachment no plenário da Câmara fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff manteria seu mandato, caso os deputados votassem segundo a avaliação das lideranças de seus partidos. O GLOBO ouviu nessa quinta-feira os líderes dos 17 maiores partidos da Casa. Segundo esse levantamento, Dilma teria hoje o respaldo de pelo menos 258 dos 513 deputados, 87 votos a mais do que os 171 necessários para se manter no poder.
Segundo esse levantamento, a oposição contaria com 182 adeptos. Os votos dos 17 partidos cujos líderes aceitaram falar somam 454 parlamentares.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição na Região Potengi


A Imaculada Conceição, Mãe de Jesus Cristo e de todos nós pecadores, na ribeira potengiense é a Padroeira das cidades de São Tomé, Lagoa de velhos e Santa Maria. Em São Paulo do Potengi, Maria é a Padroeira de Potengi Pequeno (zona rural) e do Baírro Novo Juremal, na cidade.

Desde o último dia primeiro de dezembro, que acontece em todas as comunidades citadas, as festividades  alusivas a Santa, com atividades religiosas e sociais, que contam com significativa participação popular dos devotos de Nossa Senhora. A programação festiva em todos os lugares vai até o próximo dia 8 de dezembro, dedicado a Nossa Senhora da Conceição.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A Festa de Nossa Senhora da Conceição no Novo Juremal

Aconteceu ontem (2) às 19 horas, com missa solene  presidida pelo padre Ramos, na capela do Baírro Novo Juremal, em São Paulo do Potengi, a abertura da Festa da Padroeira daquela comunidade, Nossa Senhora da Conceição.

A programação religiosa, sempre às 19 horas, vai até o próximo dia  8 de dezembro, com missa e procissão.

Equipe da 4ª DIRED visita a Feira de Ciência e Cultura da EEJAM, em Bom Jesus

Professor Silvério Alves com o diretor Reginaldo, professores e alunos da EEJAM
Uma equipe da 4ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura, com sede em nossa cidade, composta pelo diretor Silvério Alves e pelas professoras, Míriam Fernandes, Fábia Izabel e Izete Campos esteve na noite de ontem (2), na Escola Estadual João Alves de Melo, na cidade de Bom Jesus, para prestigiar a Feira de Ciência, Arte e Cultura, daquele Educandário. 

A comitiva foi recebida pelo diretor da EEJAM, Reginaldo Nóbrega e pela vice-diretora Lindamar Pinheiro. A Exposição elaborada por professores e alunos, está muita bem organizada e bastante criativa.  A Feira, que está sendo um verdadeiro sucesso, contando com a presença de um bom público será encerrada na noite desta quinta-feira.

Fotos: Blog 100% Bom Jesus

Ielmo Marinho: 4ª DIRED promove formatura de 57 alunos de EJA

Formandos e padrinhos
Na última terça-feira (1º) realizou-se na cidade de Ielmo Marinho, a colação de grau de 57 alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. O evento foi promovido pela Diretoria Regional da Educação e da Cultura, com sede em São do Potengi.

Da solenidade, que foi bem organizada, participaram 250 pessoas, formandos, professores e convidados. Dentre outras autoridades estiveram presentes, o prefeito daquele município, Francenilson, o diretor da DIRED, Silvério Alves e a repreentante da SEEC/RN, professora Francilene.
Concluinte recebendo o diploma da senhora Francilene
 A beleza e a alegria dos formandos
Prefeito Francenilson (2º da esquerda pra direita) na mesa das autoridades
Professora Joelma, ( 1ª a direita) com formandos e padrinhos

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Potengiense destaca obra de Monsenhor Expedito, em mesa redonda realizada na OAB-RN


Como parte do  "I Seminário de Estudos Interdisciplinares Sobre o acesso à Água e a Questão da Seca", realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, ocorreu, no dia de ontem (01) a Mesa Redonda "Acesso à Água e Sustentabilidade: Direito e Doutrina Social da Igreja", na qual se discutiu as possíveis contribuições que a Doutrina Social da Igreja Católica pode dar para a teorização da sustentabilidade e do direito de acesso à água. 

Na ocasião, foram convidados para debater a problemática o professor Fábio Fidelis e o estudante de Direito Silvério Filho, natural de São Paulo do Potengi  e filho deste blogueiro, tendo sido a mediação efetivada pela advogada Amanda Câmara. 

Após os debatedores terem demonstrado como se dão a sustentabilidade e o acesso à água na doutrina social católica, trouxeram a questão da água para a realidade do sertão potiguar. Analisando esta realidade, Silvério Filho abordou o trabalho do Monsenhor Expedito, ilustre conhecido de nossa comunidade, na luta para levar água de qualidade para a população do semiárido potiguar, especificamente a pertencente às regiões Trairi, Agreste e Potengi.

Analisou, ainda, como o Monsenhor Expedito conseguiu "reunir contrários" em torno de plano, que viria a culminar com a criação da adutora que leva o nome do sacerdote, por meio da lei estadual 7.029/97, concluindo que, embora a adutora não tenha resolvido o problema da seca, certamente trouxe mais dignidade para as populações que ela banha, ressaltando que tal dignidade pode ser muito bem expressa por um poema de Hugo Tavares (in memorian): 

"Antes de tudo, um sonho 
 Sonho legítimo do povo 
É tempo de tempo novo
 De ter água pra tomar
Da sede poder matar
 Ser livre é tão bonito
 No bronze deixo escrito
 Pra lição da professora
 O nome da redentora 
 É Monsenhor Expedito"

Segue abaixo o vídeo completo do trecho em que Silvério Filho aborda a obra do "Profeta das Águas".


Urgente: Eduardo Cunha acata processo de impeachment de Dilma


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou nesta quarta-feira (2) que autorizou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O peemedebista afirmou que, dos sete pedidos de afastamento que ainda estavam aguardando sua análise, ele deu andamento ao requerimento formulado pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior.

O pedido de Bicudo – um dos fundadores do PT – inclui as chamadas “pedaladas fiscais” do governo em 2015, como é chamada a prática de atrasar repasses a bancos públicos a fim de cumprir as metas parciais da previsão orçamentária.

"Quanto ao pedido mais comentado por vocês proferi a decisão com o acolhimento da denúncia. Ele traz a edição de decretos editados em descumprimento com a lei. Consequentemente mesmo a votação do PLN 5 não supre a irregularidade", disse Cunha em entrevista coletiva na Câmara.

A decisão ocorreu no mesmo dia em que a bancada do PT na Câmara anunciou que vai votar pela continuidade do processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética. Ao longo do dia, Cunha passou a consultar aliados sobre a possibilidade de abrir o processo de impeachment da presidente da República.

Na tarde desta quarta, o peemedebista tratou do assunto, em seu gabinete, com deputados de PP, PSC, PMDB, DEM, PR e SD. Segundo parlamentares ouvidos pelo G1, ele queria checar se teria apoio dos partidos caso decidisse autorizar o impeachment.

Nos bastidores, aliados do presidente da Câmara mandavam recados ao Palácio do Planalto de que ele iria deflagrar o processo de afastamento da presidente se o Conselho de Ética desse andamento ao processo de quebra de decoro parlamentar que pode cassar o mandato dele.

Comissão especial
Na entrevista coletiva desta quarta, Cunha também anunciou que autorizou a criação da comissão especial que irá analisar o processo de impeachment de Cunha.

“Não falei com ninguém do Palácio. É uma decisão de muita reflexão, de muita dificuldade. [...] Não quis ocupar a presidência da Câmara para ser o protagonista da aceitação de um pedido de impeachment. Não era esse o meu objetivo. Mas, repito, nunca, na história de um mandato houve tantos pedidos de impeachment como neste mandato”, ressaltou o peemedebista.

G1

Potengiense é medalha de bronze em Olimpíada de Química do RN

A jovem Carol Cavalcanti, estudante do IFRN (campus São Paulo do Potengi), ficou em 3º lugar na XVI Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte, na Modalidade A2. A solenidade de premiação ocorrerá no próximo dia 09 de dezembro, no Anfiteatro "A" do CCET, localizado no Campus Universitário da UFRN. 

A Carol, que é filha do casal Márcio Brito e Christiane Cavalcanti, o blog dá os parabéns pela conquista. 


A política em São Paulo do Potengi deu uma grande esfriada


A política em São Paulo do Potengi, principal colégio eleitoral da região, relacionada a campanha municipal do próximo ano, nos últimos dias deu uma grande esfriada.

 Segundo quem entende do assunto, tal fato vem ocorrendo, pois não é fácil iniciar uma pré-campanha  pra prefeito tão cedo, principalmente contra um gestor, no caso, Naldinho,  principal líder da cidade, que vem fazendo um trabalho positivo voltado pra coletividade, que conta com a aprovação de grande parcela da população potengiense.

Por outro lado, o mais importante setor da oposição, ainda não decidiu e pelo visto vai demorar a decidir, quem vai apoiar na sucessão municipal de 2016. A política em nossa comunidade, esfriou, esfriando.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Potengienses participam da Sexta-Cultural, em Barcelona

Os potengienses: Josias, Bosquinho, Joca Raimundo e  Bira. Foto: Barcelona News
Na última sexta-feira (27), realizou-se na cidade de Barcelona, mais uma edição da Sexta-Cultural (música ao vivo na praça pública para a população), uma iniciativa do vice-prefeito Neto Mafra e de um grupo de amigos. Evento que a cada edição conta com um número maior de participantes, daquela cidade e da região, a exemplo do pessoal aqui de São Paulo do Potengi, que vem prestigiado o acontecimento.

Divulgue seu comércio, sua mensagem natalina no nosso blog


Estamos iniciando dezembro, mês natalino, a festa mais bonita da Cristandade. Sendo assim, nosso blog está aberto para que o comércio, a classe política, instituições, sociedade organizada... veicule neste espaço suas mensagens natalinas.

Também estamos abertos para publicar reportagens especiais, sobre promoções, novidades, preços.. da sua loja, supermercado, comércio... e assim por diante. Fone: 991 330206. Fale conosco.

Hoje é aniversário de Dona Belita

Dona Belita e sua neta
Quem faz aniversário hoje é Dona Belita, esposa de Chicão, mulher de fé bastante respeitada em nossa comunidade.

Nossa família tem um carinho especial pela mesma, de modo que Silvério Filho a chama de "Vó Belita".

A ela, muita paz, felicidade e tudo de bom!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A Chuva poderá chegar em dezembro no RN


O meteorologista Gilmar Bristot confirmou que a quadra chuvosa que normalmente é iniciada em fevereiro e março no Rio Grande do Norte será antecipada para a primeira quinzena de dezembro.
Lá entre os dais 10 a 12 do mês vindouro. E de quebra ainda adiantou que será “o melhor período invernoso dos últimos quatro anos”.

domingo, 29 de novembro de 2015

A festa de confraternização natalina do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Paulo do Potengi

Prefeito Naldinho e sua esposa Vênus, ladeados pelos dirigentes do SINTE, Tadeu e Eliane
Realizou-se neste sábado (28), a partir das 22 horas, no Espaço de Festas Algo Mais, em nossa cidade, a festa de confraternização natalina do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Paulo do Potengi, cujo atual presidente é  o professor Tadeu e a vice-presidente, a professora Eliane.

 Muita gente compareceu ao evento, que foi uma beleza de festa e que foi animado pelo seresteiro Joãozinho Sobral.

Santa Maria: Escola Estadual Demétrio Urbano realizou com sucesso a sua Feira de Ciência e Cultura


A Escola Estadual Demétrio Urbano (diretor, professor Baiano, vice-diretora, professora Nil), localizada na cidade de Santa Maria, realizou com sucesso na última sexta-feira (27), a sua Feira de Ciência e Cultura. A abertura do evento, com várias apresentações culturais e a presença de um bom público, ocorreu na noite da quinta-feira (26). naquele Educandário.

O diretor da 4ª Diretoria Regional da Educação e Cultura, professor Silvério Alves prestigiou a Exposição, que estava bastante organizada, com os estudantes apresentando muito bem seus trabalhos.



Hoje (29) tem Moto Lama em São Paulo do Potengi



Logo mais a partir do meio dia, Zé Luis Bregão realiza o seu 11º Encontro de Motoqueiros de São Paulo do Potengi. Local: Fazendinha Pouso Alegre (João Maria de Mena) pertinho da comporta, em nossa cidade. Motoqueiros de toda região e de outras regiões do RN participarão do evento.

Teremos outras informações.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.