sábado, 21 de novembro de 2015

Ana Carolina, 1º lugar no show de calouros do Maurício Freire

Professor Jean, entregando um violão a Karolina
Nesta sexta-feira (20) às 15 horas, aconteceu na quadra da Escola Estadual Maurício Freire, em nossa cidade, o show de calouros daquele Educandário, organizado pelo professor Luciano. O evento foi um sucesso.
A comissão julgadora dos calouros qe foram acompanhados por Eudes dos Teclados, ficou assim composta: Silvério Alves, Raíssa, Aprígio Neto, Mara e Davina.

Resultado: 1º lugar: Ana Cerolina. 2º lugar: Kainara. 3º lugar: Rutiane. 

Um bom público prestigiou o evento
Alana entregando o prêmio a Rutinea
Apriginho entregando o prêmio a Kainara
Luciano com Ana Karolina
Professores com a 1ª colocada noshow de calouros

Servidores efetivos do Governo do RN devem realizar o censo previdenciário


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desde o dia 26 de outubro de 2015 realiza o Censo Cadastral Previdenciário do RN.
Aproximadamente 99 mil servidores efetivos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), entre ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Estadual foram convocados a comparecer com a documentação necessária (originais ou cópias autenticadas) para o recadastramento.
A atualização da base de dados de previdência segue até março de 2016. O recadastramento é uma obrigação legal e realizado de forma presencial.
 O servidor ativo ou aposentado que não realizar o censo previdenciário terá o pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior ao período do recadastramento, ficando a liberação condicionada à realização do censo.
Robson Pires

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Será hoje o show de calouros na Feira de Cultura do Maurício Freire

Professor Luciano com a estudante campeã do ano passado
Logo mais a partir  da 15 horas, na quadra da Escola Estadual Maurício Freire, em nossa cidade, encerrando a Feira de Cultura daquele Educandário acontecerá o show de calouros para escolher  a melhor voz estudantil daquela Escola. O evento que contará com a participação de vários concorrentes, previamente classificados é uma organização do professor Luciano.

 O show será aberto ao público.

Teremos outras informações.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Papa afirma que festividades do Natal soam falsas em um mundo em guerra

O papa Francisco afirmou hoje (19), em uma homilia no Vaticano, que as festividades de Natal soam falsas em um mundo que escolheu “a guerra e o ódio”. “Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios, (…) mas é tudo falso.
 O mundo continua em guerra, fazendo guerras, não compreendeu o caminho da paz”, lamentou o pontífice, na homilia da missa matinal, no dia em que foi instalado na Praça de São Pedro um grande pinheiro para as festividades natalinas.
“Existem hoje guerras em toda a parte e ódio. (…) E o que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, tantos mortos inocentes.
 E tanto dinheiro nos bolsos dos traficantes de armas”, completou o papa. Para Francisco, a guerra é a escolha de quem prefere as “riquezas” ao ser humano. “Os que lançam a guerra, que fazem as guerras, são malditos, são delinquentes”, disse o pontífice, para quem não há argumentos que justifiquem a atual situação do mundo.
Robson Pires

A abertura da Feira de Literatura, Ciência e Cultura do Maurício Freire

Mesa das autoridades
Realizou-se na noite desta quarta-feira (18), a abertura solene da Feira de Literatura, Ciência e Cultura da Escola Estadual Maurício Freire, de nossa cidade. Autoridades, professores, alunos, convidados e u bom público prestigiou o evento, que ocorreu na quadra da Escola.

Teatro, dança, música e apresentações culturais fizeram parte da abertura da Feira.  A Exposição, aberta ao público acontece hoje e amanhã no Maurício Freire.
Um bom púlico prestigiou o eventoAdicionar legenda
O grupo de flauta doce (Professor Hélder) se apresentando
Foi bonita a apresentação do grupo de dança da Escola
Alunos do professor Moacir, cantando em  inglês
Equipe da Hipertensão Arterial, apresentando seu trabalho

Alunos com a professora visitando a Feira

Hoje (19) completa 76 anos da Ordenação de Monsenhor Expedito Medeiros


Hoje, 19 de novembro, Dia do Sagrado Coração de Jesus completa 76 anos da Ordenação Sacerdotal do Profeta das Águas, Monsenhor Expedito Medeiros. Ele foi ordenado padre na Catedral de Natal,pelo bispo Dom Marcolino Dantas e rezou a sua primeira missa no dia 20 de novembro na capela do Colégio Marista na capital do RN.

Há 15 anos, nosso eterno vigário está na Glória do Pai, intercedendo por todos nós, seus paroquianos.

Hoje é o Dia do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro de Riachuelo


Recados para Orkut
Hoje, 19 de novembro é o Dia do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro da cidade de Riachuelo, cujo pároco é o padre Inácio. No final da tarde acontecerá o encerramento da festa  do Padroeiro daquela localidade, com procissão e missa. No mundo inteiro são milhões de devotos do Sagrado Coração do Filho de Deus.

O Sagrado Coração de Jesus tornou-se  Padroeiro de Riachuelo, em homenagem ao dia da Ordenação Sacerdotal do Profeta das Águas,  Monsenhor Expedito \Medeiros.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Imagem da Mãe Aparecida foi para São Pedro


Por volta das 18:30 horas de hoje a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, depois de uma missa de despedida muito bonita, presidida por padre Ramos, com a Matriz de nossa cidade, lotada de devotos da Santa deixou  São Paulo do Potengi em carreata, com destino a cidade de São Pedro.

Comissão da Câmara aprecia orçamento de São Paulo do Potengi para 2016


O Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, que trata sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao exercício financeiro de 2016, está sendo apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça, Finanças e Redação da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi.

Na manhã desta quarta-feira, 18, o presidente Domingos Sávio, e a Comissão se reuniram com o assessores da Câmara, o jurídico, Gaspar Brilhante, e a contábil, Gerlânia Bezerra, para discutirem o projeto.

A LOA estima as receitas e fixa as despesas do Município para o exercício financeiro subsequente.

A matéria de autoria do Executivo Municipal foi recebida pela Casa no dia 21 de outubro, que foi posteriormente encaminhada pelo presidente Domingos Sávio para a comissão analisar e elaborar o parecer.

Após avaliação do projeto e aprovação do parecer da comissão, a matéria seguirá para votação em plenário, que ocorrerá antes do recesso legislativo da Câmara. Convém lembrar que, de acordo com a lei, a Câmara só poderá entrar em recesso no fim do ano após essa aprovação.

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida se despede hoje de São Paulo do Potengi e vai para São Pedro

Depois de quatro dias em nossa cidade, proporcionando aos seus devotos, momentos fortes de evangelização, muita oração, alegria, emoção, pedidos e graças alcançadas...  pela sua intercessão  junto ao seu Filho Jesus Cristo, a Imagem Peregrina da Mãe Aparecida se despede hoje de São Paulo do Potengi, indo para a cidade de São Pedro.

Programação desta quarta-feira em São Paulo do Potengi:


8 horas: Missa e Unção dos Idosos e Enfermos na Matriz de São Paulo


10 horas: Visita da Imagem ao Hospital Regional Monsenhor Expedito.

De 12 às 17 horas: Adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz.

17 horas: Missa de Despedida.

18 horas: Carreata até a cidade de São Pedro, conduzindo a Imagem. Responsáveis: Motoristas ,motoqueiros, Homens do Terço e Devotos de Nossa Senhora.

Teremos outras informações.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Novas imagens da Mãe Aparecida em São Paulo do Potengi

Os devotos tocando na Imagem Peregrina na Matriz de São Paulo
Padre Franklin, pároco de Santa Maria, saudando a Mãe Aparecida na matriz de São Paulo
A Imagem de Nossa Senhora na Matriz de SPP
O senhor Antônio Lâmpada (99 anos) com Ministros da Eucarístia na Matriz
Matriz de São Paulo superlotada de devotos para receber a Santa
Prefeito Naldinho, Jales Azevedo e um amigo na Matriz
O Santíssimo Sacramento abençoando os devotos da Mãe de Jesus
Zé Miguel com a amiga dona Francisquinha (Ielmo Marinho)

A Barragem Campo Grande está praticamente seca


A Barragem Campo Grande, localizada em São Paulo do Potengi, maior reservatório d'água da região potengiense está com menos de 10% da sua capacidade de armazenamento do precioso líquido. Ou seja, pouco mais de dois milhões de metros cúbicos.

Se não chover bem nos próximos quatro meses, pra que ela tome água, a Barragem secará totalmente, fato nuca visto desde 1984, quando o açude encheu pela primeira vez.

Maurício Freire promove sua Feira de Cultura de 18 a 20 de Novembro


A Escola Estadual Maurício Freire (Ensino Médio Inovador), São Paulo do Potengi promoverá de 18 a 20 de novembro do corrente ano, sua tradicional Feira de Literatura, Ciência e Cultura, organizada pela Comunidade Educativa daquele Educandário.

A abertura solene do evento, que erá aberto ao público, ocorrerá nesta quarta-feira (18), às 19 horas, na quadra de esportes da referida Escola. Participe.

Teremos outras informações.

Programação religiosa da visita da Imagem da Mãe Aparecida, nesta terça em São Paulo do Potengi


Programação religiosa de hoje (17), na Matriz de São Paulo, em nossa cidade, da visita da Imagem Peregrina  de Nossa Senhora Aparecida a São Paulo do Potengi.

De 8 às 9 horas: Educandários Jesus Menino e Monsenhor Expedito.

De 9 às 10 horas: Sociedade Educadora São Francisco.

De 10 às 11 horas: Colégio São José e SESC LER.

11 horas: Ofício de Nossa Senhora (Comunidade Obra de Maria).

De 13:30 às 14:30 horas: Escolas Municipais.

De 14:30 às 15:30 horas: Escolas Estaduais.

De 1530 às 16:30 horas: Escolas Particulares.

De 16:30 às 17:30 horas: Apostolado da Oração.

De 17:30 às 19 horas: Adoração (Obra de Mari

19 horas: Missa das instituições (Poderes Legislativo, Executivo, Judiciário, sindicatos e associações).


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

"O Potengi e sua pior seca"


Professor Silenildo Lopes

Vivemos a maior e mais severa seca já sentida pelos potiguares. O Potengi, assim como em outras regiões do estado sofre com as consequências do esgotamento dos reservatórios, seja de abastecimento humano ou produtivo. No nosso caso específico, a barragem Campo Grande, encontra-se em situação crítica. Nunca se viu o açude nesta situação. Em 2013 houve redução na vazão da comporta justamente para que o reservatório perdesse menos água. Mas não choveu o suficiente para que o mesmo mantivesse seu volume.

As consequências foram surgindo e se agravaram. Segundo a Semarh-RN, em 17/09/15 a barragem estava com 11,68% de sua capacidade atual (23.139.587,00 m3 e não mais os 34 milhões de m3). Hoje, deve estar com menos de 10%. 


Ao longo destes últimos três anos, pudemos acompanhar a agonia de agricultores e pescadores para manter suas atividades com a pouca água que ainda resta. No entanto, a situação se complica cada vez mais. Esta semana, a situação agravou-se e a comporta da Campo Grande não libera mais água para manter a perenização do rio Potengi. Muitos podem estar imaginando que não dependem da barragem e que esse problema não o afetará. Será? É necessário, portanto, fazer algumas reflexões. Os problemas são vários. Dentre eles, destaco inúmeras consequências ambientais, sociais e econômicas.

Ambiental: redução da biodiversidade local de diversas espécies como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos que dependem diretamente ou indiretamente da água do açude. Outro fator muito preocupante é que sem água corrente no rio e com o lançamento de esgotos sem tratamento no leito os impactos ambientais se agravarão e a saúde da população do entorno e de toda cidade poderá ser prejudicada, pois muitos vetores de doenças se reproduzirão com maior facilidade.

Socioeconômica: se não tem água, não tem peixe, se não tem peixe não tem pesca e falta trabalho. Além da pesca, esse problema atinge diretamente os agricultores familiares que tiram o seu sustento a partir da produção de hortaliças e os criadores de animais que não dispõem de água para os mesmos. Assim, dezenas de famílias estão sem suas principais atividades ou ainda ficarão, se a situação não mudar.


Quando conversamos com agricultores, pescadores e outros populares sábios, percebemos quão grave é a realidade. A estiagem causa não somente impactos na agricultura, mas em toda sociedade. Se não tem água, não tem produção. Não se tem dinheiro e o comércio vende menos. 


Precisamos ser sensíveis às causas ambientais. O Potengi está gravemente doente, porém não está morto, temos que agir de forma enérgica. Que esta seca faça toda a sociedade e os poderes refletirem, pois São Paulo do Potengi surgiu por causa do rio Potengi, por causa de sua importância e não o contrário. O Potengi é o nosso cordão umbilical que não pode jamais ser cortado. Dependemos dele.
Discutir a situação é fundamental. Ações são de extrema urgência.

Silenildo Lopes, é professor de Biologia, da Escola Estadual Maurício Freire.

Riachuelo e a Festa do Padroeiro, Sagrado Coração de Jesus

Prefeita Mara, participando da Cavalgada do Sagrado
A cidade de Riachuelo, cujo pároco é o padre Inácio vive desde o último dia 11 de novembro, a tradicional Festa do seu  Padroeiro Sagrado Coração de Jesus. O evento religioso e social vem contando com uma significativa participação dos riachuelenses.

zenaide_riachuelo
Naldinho e Vênus, 1º e 2º da direita pra esquerda  e a deputada Zenaide, de blusa branca
neste domingo aconteceu a Cavalgada do Sagrado, com a participação de um bom número de cavaleiros e amazonas. Na missa, entre os padrinhos da noite estavam, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho e sua esposa Vênus,   que logo depois da recepção a chegada da imagem de nossa Senhora Aparecida a SPP, foram até aquela localidade participar da programação religiosa. A deputada federal Zenaide Maia, também prestigiou  a celebração.

Em seguida, aconteceu no largo da matriz, um show louvor com a banda Grão de Mostarda e Padre Nunes.

São Paulo do Potengi: "Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida", até quarta-feira (18)

Padre Ramos conclamando os potengienses a receberem a Mãe Aparecida
São Paulo do Potengi viveu no início da noite deste domingo (15), um momento forte de evangelização com uma intensa participação popular católica. Falamos da chegada a nossa cidade, da Imagem (réplica) Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Jesus Cristo e Padroeira do Brasil.

Milhares de devotos, por volta das 18 horas, concentraram-se em frente a Matriz de São Paulo, para receber a Mãe Aparecida, vinda da cidade de Ielmo Marinho. À frente da comitiva vinha o pároco de Santa Maria, padre Franklin , que foi o pregador na missa presidida pelo padre Ramos, com a Igreja super lotada de fiéis.

A saudar a chegada da Imagem de Nossa Senhora, padre Ramos disse de forma entusiasmada: " A partir de hoje, até a próxima quarta-feira, São paulo do Potengi passa a ser o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, momento ímpar em nossas vidas", recebendo o caloroso aplauso do grande público presente na Matriz.

Teremos outras informações.
Patamar da Matriz super lotado de devotos para receber a Santa
Uma verdadeira multidão de devotos ao lado do Banco do Brasil, esperando pela Imagem Peregrina
A juventude Mariana presente
Devotos de todas as idades, presentes na chegada da Imagem
A Imagem da Mãe Aparecida chegando ao centro de São Paulo do Potengi
A Imagem se aproximando da Matriz, acompanhada de perto, pelos padres Ramos e Franklin
Sob os aplausos, pedidos e agradecimentos da multidão, a Imagem entrando na Matriz de São Paulo

Hoje: O Dia com Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo do Potengi


A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida está desde ontem no início da noite, na Matriz de São Paulo, em nossa cidade. A programação desta segunda-feira (16), com a Santa é a seguinte:

De 8 às 9:30 horas: Escoas Estaduais, Maurício Freire e Dinarte Mariz, IFRN e 4ª DIRED

De 9:30 às 10:30 horas: Todas as Escolas Municipais locais.

10:30 horas: Missa com os Movimentos Marianos. Ministros da Eucarístia, Divina Providência, Obra de Maria e Cenáculos.

11:30 horas. Saída da Imagem para Lagoa Comprida.

12:30 Terço e Consagração a Nossa Senhora.

13 horas: Saída para Lagoa de Velhos.16 horas, missa naquela cidade.

17 horas:  Retorno para São Paulo do Potengi.

18 Horas: Procissão Luminosa saindo da Capela de Nossa Senhora (Terço dos Homens) até a Matriz.

19 horas: Na Matriz de nossa cidade. Hora Santa com a Família (ECC e Pastorais da Família, da Criança e do Dízimo.

Chegada de Nossa Senhora. Ainda hoje aqui no blog, cobertura completa da chegada da Imagem da Mãe Aparecida, em nossa cidade.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.