sábado, 19 de setembro de 2015

O Papa chega a Cuba e afirma: "O mundo precisa de reconciliação"


O papa Francisco chegou neste sábado (19) em Havana, a primeira etapa da décima viagem internacional de seu pontificado e na qual visitará Cuba e Estados Unidos, dois países que estão em pleno processo de retomada de suas relações bilaterais.

Após 12 horas de voo, partindo de Roma, o avião pousou pouco antes das 17h (horário de Brasília) no José Martí, Aeroporto Internacional de Havana, onde o papa foi recepcionado com uma cerimômia. Bispos cubanos, incluindo o arcebispo de Havana, o cardeal Jaime Ortega, estavam presentes, além do presidente cubano, Raul Castro.


Em discurso após o desembarque, o Raul Castro deu as boas vindas ao papa e agradeceu por seu apoio ao diálogo entre os Estados Unidos e Cuba. "O reestabelecimento das relações diplomáticas foi um primeiro passo no processo de normalização dos vínculos entre ambos os países."

O papa Francisco também discursou, e disse que "o mundo precisa de reconciliação", apontando uma "atmosfera de terceira guerra mundial por etapas que vivemos".


O pontífice também citou a retomada das relações do país com os EUA. "Estamos sendo testemunhas de um acontecimento que nos enche de esperanças: o processo de normalização das relações entre dois povos, depois de anos de distanciamento. É um processo. É um símbolo da vitória da cultura do encontro, do diálogo", disse o papa.


Pouco antes de decolar rumo a Havana, o papa Francisco falou a jornalistas sobre os migrantes que têm chegado à Europa, dizendo que eles "fogem da morte e buscam viver". "Hoje, me emocionei muito porque ao me despedir [do Vaticano], na porta de Sant'Anna, vi uma das famílias que estão na paróquia", relatou, segundo a agência EFE.


Durante o voo, o papa disse ainda a jornalistas que "o mundo tem sede de paz" e pediu que "cada um construa pequenas pontes para edificar a grande ponte da paz", informou a France Presse.

Após o discurso no aeroporto em Cuba, o papa deixou o aeroporto no papamóvel e acenou para fiéis durante o percurso. Muitos dos que que se preparavam para cumprimentar Francisco carregavam cartazes com os escritos: "Missionário da misericórdia, bem-vindo a Cuba!", informou a Reuters.
G1

Faltam apenas 8 dias para o Potengi Fé

Padre Ramos com um grupo de jovens no Potengi Fé 2014
São Paulo do Potengi, a nossa regiões outras regiões do RN vivem com grande expectativa a contagem regressiva, em torno da realização do 8º Potengi Fé, que acontecerá no Colégio São José, em nossa cidade, no próximo sábado, 26 de setembro.

DDD uma das atrações do Potengi Fé 2015
Comitivas de toda a ribeira potengiense, de outras cidades do nosso estado e até da Paraíba, já estão se mobilizando para participar do grande evento cristão católico, que é uma promoção da Comunidade Obra de Maria.

O Potengi Fé desse ano, conta pela primeira vez na sua história, com uma atração nacional, o cantor Dunga da TV Canção Nova. E mais: DDD e Marcelo Mariano.

A senha antecipada está custando apenas 15 reais, no dia será 20 reais. Venda no Colégio São José e em outros locais. Participe, leve sua família.

Cobertura completa aqui no blog.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Tribunal de Justiça do RN afasta prefeito de Ielmo Marinho do cargo


Por suposto envolvimento com uma série de irregulares, dentre elas a tentativa de comprar apoio de vereadores, o Ministério Publico Estadual, com o apoio da Polícia Militar, desencadeou hoje (19) pela manhã, a Operação Resistência na busca e apreensão de documentos na Prefeitura de Ielmo Marinho, fato que provocou o afastamento do prefeito daquele município, Bruno Patriota. Afastamento autorizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Com informações do Nominuto.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SPP: Vereador Neilson diz que é pré-candidato a prefeito pelo PMDB

Do SPPNews. O blog conversou anteontem (15) pela manhã com o vereador Neilson (PMDB), que é o líder da oposição na Câmara de Vereadores de São Paulo do Potengi. Sobre as eleições de 2016, Neilson falou que é pré-candidato a prefeito do município.

Na oposição já tem dois nomes pré-candidatos a prefeito: Neilson (PMDB) e Ivan Dantas (PMN). Pelo que se comenta, outro nome que deverá aparecer como pré-candidato nos próximos dias é o do ex-vice-prefeito Zé Luiz (também do PMDB), que seria o nome natural com a ausência do ex-prefeito Azevedo.

Estamos na contagem regressiva para a realização do Potengi Fé

São Paulo do Potengi e a nossa região vivem a contagem  regressiva para a realização do maior Potengi Fé da história do evento, que acontecerá no Colégio São José, em nossa cidade no próximo dia 26 de setembro, a partir das 20 horas.

O Potengi Fé, cujo preço do ingresso antecipado está custando apenas 15 reais, esse ano contará com uma atração nacional, o cantor Dunga da TV Canção Nova.

Participe, você não pode perder.

O sepultamento de Valdemar será hoje às 16 horas


O sepultamento de Valdemar de Zé Preto, que faleceu ontem no início da tarde, no Hospital Regional local será realizado logo mais às 16 horas, no Cemitério de São Paulo do Potengi, depois de missa de corpo presente na Matriz  de nossa cidade. O seu corpo está sendo velado na sua residência na rua Manoel Marques.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Aniversário de Stefânia


Quem está fazendo aniversário hoje(16) é a minha prima Stefânia (filha de Silvestre Azevedo e tia Tereza) casada com Aldeci de Lira. Na foto acima, a aniversariante é a primeira à direita, sentada, com um grupo de amigos, dentre eles, Monsenhor Expedito, a quem chamava de padrinho, primeiro à direita, em pé.

A Stefânia, feliz aniversário e tudo de bom.

Faleceu Valdemar de Zé Preto


No início da tarde de hoje (16) faleceu Valdemar de Zé Preto, dono de um mercadinho na sua residência, localizada na Rua Manoel Marques, em nossa cidade, pai dentre outros filhos, de Elenílton, proprietário do Piúba's Bar.

Valdemar, sentiu-se mal em sua casa, sendo socorrido para o Hospital Regional, onde faleceu vítima de um ataque cardíaco.

À família enlutada os nossos votos de sentimento e pesar.

Senador Garibaldi está internado em uma UTI, com infecção urinária

Depois de participar, na noite de ontem (15), de reunião da bancada federal com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o senador Garibaldi Filho sentiu uma indisposição e foi atendido pelo Serviço Médico do Senado Federal. Lá, foi orientado a procurar um hospital. No Hospital Santa Lúcia, passou por exames que constataram uma infecção urinária. Abaixo, segue boletim emitido na manhã de hoje pela equipe responsável pelo seu atendimento.
BOLETIM MÉDICO
Data: 16 de setembro de 2015
Horário: 10h00
Hospital Santa Lúcia
Paciente: Senador Garibaldi Alves Filho
O paciente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, às 22h de ontem (15/09), em caráter de urgência. Após submeter-se a exames complementares, foi constatado quadro de sepse urinária.
A Tomografia Computadorizada (CT) de abdômen constatou litíase ureteral à esquerda com quadro obstrutivo e dilatação uretero-calicinal e borramento da gordura peri-renal. No momento, o paciente apresenta melhora clínica, sem febre e já aceitando dieta oral. Não há previsão de alta.
Dr. Alvaro Achcar Junior – Chefe de UTI do Hospital Santa Lúcia
Dr. Frederico Messias – Médico urologista do Hospital Santa Lúcia
Observação – Esse boletim médico só foi divulgado após autorização por escrito dos assessores do paciente.
Assessoria de Imprensa
Hospital Santa Lúcia

Insatisfação no PMDB de São Paulo do Potengi com a saída de filiados históricos da legenda


Segundo uma fonte credenciada, setores do PMDB local estão insatisfeitos com a direção do partido, devido as frequentes saídas de filiados históricos da legenda para outras agremiações políticas locais, visando o pleito municipal do próximo ano.

As primeiras desfiliações  foram de Toinho Godoia e de Bosquinho, que passaram a fazer parte do grupo político liderado pelo prefeito Naldinho. Recentemente também deixaram a legenda pmdebista, o blogueiro Vandinho Amaral e o suplente de vereador Carlinhos de Genival, que obteve mais de 300 votos no pleito passado. Ambos já estão fazendo parte do grupo  do pré-candidato a prefeito, Ivan Dantas de Farias.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dilma diz que governo fará tudo para impedir 'processos não democráticos'

BRA500. BRASILIA (BRASIL),15/09/2015.-La mandataria brasileña, Dilma Rousseff, recibe hoy, martes 15 de septiembre de 2015, en el Palacio del Planalto de Brasilia, a los diputados de la base del Gobierno en el Congreso brasileño. Seis partidos de la base que apoya a la presidenta divulgaron un manifiesto en "defensa de la democracia", frente al empeño de la oposición por promover un juicio con miras a la destitución de la mandataria. El documento fue firmado por legisladores de los partidos de los Trabajadores (PT), del Movimiento Democrático Brasileño (PMDB), Comunista do Brasil (PCdoB), Progresista (PP), Social Democrático (PSD) y Republicano del Orden Social (PROS), todos miembros de la coalición gobernante. EFE/Fernando Bizerra Jr. ORG XMIT: MDF

Cinco dias após os principais partidos de oposição lançarem um movimento pelo impeachment, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (15) que o governo vai fazer "tudo para impedir que processos não democráticos cresçam e se fortaleçam". Segundo Dilma, o Palácio do Planalto "está atento" a todas as tentativas de "produzir instabilidade" no país.

"O Brasil conquistou uma democracia a duras penas, eu sei o que estou dizendo, quantas penas duras foi para conquistar a democracia. Nós não vamos, em momento algum, concordar, ou, faremos tudo para impedir que processos não democráticos cresçam e se fortaleçam", declarou a presidente após participar de evento no Palácio do Planalto.

Momentos antes da cerimônia para entrega do Prêmio Jovem Cientista, Dilma recebeu presidentes de partidos aliados e líderes da base na Câmara, dos quais recebeu um manifesto em apoio a seu mandato. O objetivo do encontro era que Dilma pedisse apoio dos parlamentares ao pacote de ajuste fiscal anunciado pelo governo nesta segunda-feira (14), com cortes de R$ 26 bilhões mais aumento e criação de impostos.

Folha

Governo do RN prorrogará o estado de calamidade nos presídios do RN

Tatiana Mendes Cunha:  “Realidade anterior à publicação do primeiro decreto não foi alterada”

O Governo do Rio Grande do Norte irá editar um novo decreto de calamidade pública no Sistema Penitenciário. O documento deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de amanhã, mesmo dia em que o Decreto nº 25.017 assinado após as rebeliões que destruíram 16 unidades prisionais, terá sua validade expirada. De acordo a secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, a edição de um novo decreto reconhecendo a manutenção do estado de calamidade nas casas carcerárias foi determinado pelo governador Robinson Faria. O chefe do Executivo atendeu ao titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc), Edilson França, que oficializou a necessidade da  nova decretação no dia 25 de agosto passado.

Por mais seis meses, período de vigência do estado de calamidade, o Executivo Estadual tentará destravar a liberação dos recursos federais teoricamente garantidos a partir da assinatura de convênios com o Ministério da Justiça. O objetivo dos convênios é a melhoria da realidade prisional local, mas a liberação do dinheiro é considerada muito lenta. “A situação continua muito crítica. Vai ser prorrogado. Já está decidido”, confirmou Tatiana Mendes Cunha. Ela comentou, ainda, “que a realidade anterior à publicação do primeiro decreto não foi alterada”, por isso a necessidade de uma nova decretação de estado de calamidade no sistema prisional potiguar.

Tribuna do Norte

Arquidiocese de Natal ganhará sete novos padres

O clero da Arquidiocese de Natal ganhará sete novos membros, nesta quinta-feira (17). Em cerimônia realizada na Catedral Metropolitana de Natal, às 17h, sete diáconos serão ordenados presbíteros pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.
Cacilda Medeiros
Sete diáconos serão ordenados presbíteros, nesta quinta-feira, na Catedral MetropolitanaSete diáconos serão ordenados presbíteros, nesta quinta-feira, na Catedral Metropolitana

Os neo-sacerdotes são: Antônio Roberto Gomes de Lima, Francisco de Assis da Silva, Hugo Marcelo Marcelino Galvão, Rodrigo Fernandes de Souza Paiva, Marcondes Eduardo Alexandre, Gilmar Pereira Victor da Silva e Robson Paulo de Oliveira Silva.

Dom Jaime só anunciará a função que cada padre irá assumir após a ordenação, no entanto, os dias e locais em que celebrarão suas primeiras missas já foram divulgados.


Tribuna do Norte

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Robinson Faria visitou Bento Fernandes, onde se reuniu com lideranças do Mato Grande e Potengi

O governador no Clube de Bento Fernandes com correligionários
o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria esteve ontem (13) na cidade de Bento Fernandes, a convite do líder político daquela localidade, José Robenilson, onde participou de dois eventos, um administrativo e outro político.

Na Escola Estadual Senador João Câmara, o governador participou da entrega de 300 cestas básicas a famílias carentes locais, através do programa Cesta Alimentação e fez uma avaliação da sua gestão para o público ali presente. "Estamos trabalhando incansavelmente para reconstruir o nosso estado, buscando colocá-lo no caminho do desenvolvimento, visando melhorar a qualidade de vida dos norteriograndenses", disse Robinson.

No clube local, completamente lotado de correligionários, o governador participou da filiação de várias lideranças que ingressaram no seu partido, o PSD. "Com a ajuda de todos vocês, vamos eleger o maior número de prefeitos da história do RN, no próximo ano", disse Faria. Lideranças políticas de diversos municípios do Mato Grande e do Potengi acompanharam a visita de Robinson a Bento Fernandes.
O governador com Naldinho, prefeito de SPP e Júnior, ex-prefeito de Riachuelo
Hélio (3º a esquerda) pré-candidato a prefeito de Santa Maria e comitiva com o governador 
Severino Ribeiro com o genro e a filha que é pré-candidata a prefeita de Lagoa de Velhos
Comitivas de Riachuelo, Santa Maria e São Paulo do Potengi
Sec. do gov. Hudson, Júnior, ex-pref. de  Riachuelo, ver. Hélio, Sta. Maria, pref. Naldinho e ver. Lula da Carne

A posse do escritor José Ferreira na Academia Potengiense de Letras

Da esquerda pra direita: Ambrósio Azevedo, Naldinho, Maria do Carmo, Aluísio Júnior e José Ferreira
realizou-se neste domingo (13), às 10 horas, no auditório do Colégio São José, em nossa cidade, numa solenidade bastante concorrida, a posse do mais novo membro da Academia Potengiense de Letras, o escritor José Ferreira da Rocha, autor dentre outros livros de "Saberes com Sabores do Eterno".

O evento, que foi presidido pelo presidente da APLA, escritor Aluísio Azevedo Júnior, contou com a presença de autoridades, a exemplo do prefeito Naldinho e do diretor da 4ª DIRED, Silvério Alves, de acadêmicos e convidados.

A recém-fundada Academia Potengiense de Letras e Artes, ganha muito com a chegada do professor de Letras e Latim(um dos mais notáveis do Rio Grande do Norte), escritor e articulista, José Ferreira da Rocha, aos seus quadros. Parabéns a Academia e a seu mais novo membro.
O escritor Ferreira ,proferindo o seu bonito e rico em conteúdo discurso

Maurício Freire inicia projeto sobre a avaliação da qualidade das águas do Rio Potengi

Na última quinta-feira (11) realizou-se na Biblioteca da Escola Estadual Maurício Freire, em nossa cidade, o início do projeto de pesquisa, intitulado "Avaliação da qualidade das águas do Rio Potengi, como ferramenta de Educação Ambiental", numa parceria da FAPERN, CNPQ e Universidade federal do Rio Grande do Norte. Oito alunos do Ensino Médio (Amanda Gabrieli, Amilton Mesquita, Glauber Cassiano, Hévele Horrana, Lucas Tavares, Maira Caroline, Márcia Eduarda e Pablo Andrew) foram escolhidos para participar do projeto que é coordenado pelo professor Silenildo.

Participaram do evento, a direção do Maurício Freire, o diretor da 4ª DIRED, Silvério Alves, uma equipe da UFRN, professores, pais , os alunos e convidados. 

domingo, 13 de setembro de 2015

A expectativa é grande com a aproximação do Potengi Fé 2015


A expectativa da população da região é grande com relação à aproximação o Potengi Fé deste ano. O evento, que é organizado pela Comunidade Católica Obra e Maria, ocorrerá no próximo dia 26 de Setembro na quadra do Colégio são José, em São Paulo do Potengi e terá a participação de uma atração de nível nacional, o cantor Dunga, da Canção Nova.

Confira as atrações:
  • Dunga (Canção Nova)
  • Doidin de Deus (DDD)
  • Marcelo Mariano
As senhas antecipadas estão pelo valor simbólico de 15 reais. 

Mais informações com o celular (84) 9-9185-9769.

Participe!

Neste domingo, o governador Robinson Faria abona fichas de novos filiados em Bento Fernandes


O prefeito Naldinho vai se encontrar hoje (13) com o governador, em Bento Fernandes
Logo mais a partir das 11 horas, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria,estará em Bento Fernandes, num evento político, assinando fichas de novos filiados do PSD naquela cidade.

De São Paulo do Potengi, o prefeito Naldinho lidera comitiva para participar do evento.

Teremos outras informações.

Escritor José Ferreira toma posse na Academia Potengiense de Letras

O escritor Dedé Ferreira ladeado pelos amigos, Altamir e Naldinho
Em solenidade que acontece hoje (13) às 10 horas, no auditório do Colégio São José, em São Paulo do Potengi, o escritor José Ferreira, que tem como patrono, Dom José Adelino Dantas (in memorian)  toma posse como o mais novo membro da Academia Potengiense de Letras.

O escritor potengiense é irmão de Tiãozinho da Farmácia.

Teremos outras informações.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.