sábado, 8 de agosto de 2015

Faleceu Ticiano Duarte



faleceu neste sábado logo cedo, na Praia de Pipa, onde participava de um Festival Literário, o jornalista, advogado, escritor, líder maçônico, membro da Academia Norteriograndense de Letras, Ticiano Duarte. Ticiano, juntamente com Aluísio Alves, foi um dos fundadores do PMDB no Rio Grande do Norte, faleceu vítima de um ataque cardíaco.

No ano passado, na capital do estado, por ocasião do lançamento da segunda edição do livro Pelos Caminhos do Potengi, de Monsenhor Expedito, de quem era amigo, tive a satisfação de entrevistá-lo. Um homem altamente culto e educado.

Estudante de Rui Barbosa foi eleita a musa dos JERNS em São Paulo do Potengi

A musa dos JERNS com o prefeito Naldinho
Na noite de ontem (7) por ocasião da solenidade de abertura da etapa regional dos Jogos Escolares do RN, que estão acontecendo em Sõ Paulo do Potengi, a estudante Isabele André de Lima, da Escola Estadual Rui Barbosa, da cidade de Rui Barbosa, foi eleita a musa dos JERNS 2015. O concurso que foi bastante concorrido e bem equilibrado contou com a participação de 17 belas garotas.

O 3º lugar ficou com a aluna Ana Beatriz, da Escola Estadual Pedro Alexandrino, São Pedro, o 2º lugar, com a aluna Micarla Marcelino, Escola Municipal Djalma Marinho, São Paulo do Potengi, e o 1º lugar com a  estudante Isabele, EE Rui Barbosa.

Micarla, 2º lugar, ladeada pelos membros da comissão julgadora, Jorian 
Coordenador de esportes de SPP, Adeílton Lira com  o 3º lugar, Ana Beatriz
As concorrentes ao título de musa dos JERNS, etapa regional

Duas mil pessoas na abertura dos JERNS em São Paulo do Potengi

Mesa das autoridades
São Paulo do Potengi viveu na noite de ontem (7), uma grande festa do esporte estudantil potengiense. Falamos da abertura solene da etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, Uma realização do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação, 4ª DIRED, além de outras instituições parceiras.

Comitivas de Bom Jesus, Serra Caiada, São Pedro, Santa Maria, Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento, Barcelona, Rui Barbosa, Lagoa de Velhos  e da nossa cidade participaram do evento que reuniu cerca de duas mil pessoas no Ginásio de Esportes Aluísio Alves. Estiveram presente, dentre outras autoridades, o prefeito Naldinho, o coordenador da CODESP, Gileno Júnior (que representou o secretário de Educação do RN, professor Francisco das Chagas) e o diretor da 4ª DIRED, Silvério Alves.

Uma bela coreografia foi apresentada por alunos da Escola Estadual Maurício Freire e 17 lindas garotas concorreram ao título  de musa dos JERNS.

Teremos outras informações, inclusive sobre o resutado da escolha da musa.

Comitiva da EE Pedro Aexandrino, São Pedro
Comitiva da EE Maurício Freire



Diretor da DIRED fazendo uso da palavra
Equipe da coreografia

Equipe de apoio da DIRED: Míriam, Maria Helena, Francisca, Vera e Genilson

Comitiva do Colégio São José, São Paulo do Potengi

Galera estudantil no Ginásio
Comitiva de São Pedro
Comitiva de Bom Jesus
Um grande público lotou o Ginásio Aluísio Alves
Silvério, Vera, Naldinho, Apriginho, Fabiana e Raimundo (responsáveis pela bonita ornamentação) e Edilandes

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Comitivas de atletas da região estão chegando para abertura dos JERNS


Logo mais a partir das 19 horas, o Ginásio de Esportes Aluísio Alves, de nossa cidade será palco de uma grande festa do esporte estudantil potengiense. Falamos da abertura dos jogos Escolares do Rio Grande do Norte, etapa regional.

Comitivas de atletas de 13 cidades da região já estão chegando a São paulo do Potengi para participar da festa esportiva.

Teremos outras informações.

São Paulo do Potengi inicia projeto de prevenção à Leishmaniose




A Prefeitura de São Paulo do Potengi, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, está realizando uma série de ações voltadas à prevenção e combate à Leishmaniose, doença conhecida como Calazar.

Após reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde no último dia 29 de julho foram repassadas informações para a equipe responsável.

Já estão sendo realizados os chamados “inquéritos caninos” (boletins de sangue) e “inquéritos entomológicos” (captura do mosquito vetor). Também estão sendo realizadas borrifações residuais para eliminar os mosquitos.

O mapa de controle abrange a Fazenda Bela Vista, Oiteiros, Pitombeira, Sítio Campo Grande, bairros Juremal e Monsenhor Expedito.

Segundo o Coordenador de Vigilância Ambiental Pedro Florenço “o Município de São Paulo do Potengi é destaque no combate a esse e outros transmissores e, por isso, conseguiu o projeto de encoleiramento de cães. Serão coleiras que exalam inseticidas e inibem o mosquito, combatendo a Leishmaniose desde a fonte”, destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população receba as devidas orientações e coopere para a melhoria da qualidade de vida em São Paulo do Potengi.

Em Brasília, prefeito Naldinho participou de mobilização dos prefeitos



O prefeito Naldinho, de São Paulo do Potengi, participou durante toda esta quarta-feira, 05 de agosto, da Mobilização Permanente em defesa dos Municípios, que ocorreu em Brasília/DF.

Naldinho, que é Segundo Vice Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, viajou acompanhado do presidente, prefeito Francisco José Júnior (Mossoró) de outros prefeitos do RN.

SPP News

Será hoje a abertura dos Jogos Escolares do RN em São Paulo do Potengi



Numa realização do Governo do Estado, Secretaria Estadual de Educação e Diretoria Regional de Educação acontecerá logo mais a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, em nossa cidade a abertura solene dos 45º Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, etapa regional.

1.050 atletas de 32 escolas, estaduais, municipais e particulares de 13 municípios (São Paulo do Potengi, Barcelona, Lagoa de Velhos, Rui Barbosa, São Tomé, Caiçara do Rio do Vento, Riachuelo,Santa Maria, Ielmo Marinho, São Pedro, Bom Jesus, Senador Elói de Souza e Serra Caiada) pertencentes a 4ª DIRED participarão do evento.

A solenidade constará de concentração dos atletas na Praça Monsenhor Expedito, seguida do desfile até o Ginásio Aluísio Alves, fogo simbólico, Hino Nacional, juramento do atleta, coreografia e escolha da musa dos JERNS.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Programação da abertura da etapa regional dos JERN's em São Paulo do Potengi


Nesta sexta-feira (7)  acontecerá a abertura solene dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (etapa regional), em São Paulo do Potengi, tendo como local o Ginásio de Esportes Aluísio Alves, de nossa cidade.

Programação:

18 horas: Concentração de todos os atletas das escolas participantes da competição na Praça Monsenhor Expedito.

18:30 horas: Início do desfile dos atletas até o Ginásio de Esportes.

19 horas: Entrada  dos atletas no Ginásio, em seguida, o fogo simbólico, a execução do Hino Nacional, o juramento dos atletas, apresentação de uma coreografia e a escolha da musa dos JERNS.

Escolas se mobilizam para a escolha da musa dos JERNS em São Paulo do Potengi



Nesta sexta-feira (7) às 19 horas acontecerá no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, em nossa cidade, a abertura solene da etapa regional dos Jogos Escolares 2015. Cerca de 1.050 atletas de 36 escolas de 13 municípios da nossa região, vão participar do evento que tem com uma das principais atrações, a escolha da musa dos JERN'S. Várias alunas já estão inscritas para concorrer ao título.

A competição é uma realização  do Governo do Estado, Secretaria da Educação do RN e da 4ª Diretoria Regional da Educação.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A morte do leão Cecil, o neopaganismo e a decadência moral do ocidente

Homem coleta água em lugar sem tratamento em Harare, capital do Zimbábue
Homem coleta água em lugar sem tratamento, no Zimbábue
Por Silvério Filho

Por Silvério Filho

Um fato comoveu todo o mundo nesta última semana: o assassinato do leão Cecil. O animal vivia sob proteção do Parque Nacional de Hwange, no Zimbábue, onde era monitorado por pesquisadores. Cecil, que além de ser muito querido pela população do país, era considerado um dos símbolos nacionais [1], foi assassinado pelo americano Walter Palmer, após ser atraído para fora do parque, onde a caça era proibida.

O ocorrido teve repercussão negativa mundial, ao ponto de a revista Veja se referir ao americano como sendo um dos homens mais odiados do mundo. [2] Tamanha repercussão, porém, é idiota. Desculpem-me a franqueza. Explicarei.

A atitude do americano é reprovável, pois matou um animal que, além de ser objeto de pesquisas científicas, era protegido legalmente. Neste sentido, portanto, a reprovação deve cair sobre o fato de ele ter burlado a lei, e não sobre o fato de ele ter matado o animal. Não é o que vemos na internet e nos demais meios de comunicação. O ódio ao Walter Palmer e a perseguição à sua pessoa têm sido fruto não da desobediência à lei, mas sim da morte do animal. Persegue-se um ser humano em sua própria casa, ameaçando-o, por este motivo, apenas . [3]

Esta inversão de valores salta aos olhos de qualquer pessoa de bom-senso. Os meios de comunicação, em sua maioria, contudo, parecem se preocupar mais com veiculação rápida de uma informação, do que dar atenção à necessidade de se fazer uma crítica minimamente sensata do ocorrido. Foi assim que conseguiu comover o mundo pela morte de um leão, desconsiderando que, no mesmo país onde morreu o animal, morrem pessoas aos milhares na miséria, governados há décadas por um ditador, criminoso, corrupto e que vive na riqueza, enquanto a população morre de fome. O nome do indivíduo Robert Mugabe (que inclusive já recebeu cerca de 250 milhões de reais do BNDES [4]). Mas a mídia preferiu enfatizar à morte de Cecil, em desprestígio do gigantesco sofrimento do povo do Zimbábue.

Isso é muito bem refletido pela indignação de uma moradora do país com a situação, conforme relatado pelo site Uol: " (...)Tem tantos problemas mais urgentes no Zimbábue, passamos por falta de água, não temos eletricidade, nem emprego... e as pessoas fazem esse barulho todo por um leão?". Ou outro que ainda diz: "Um defensor da democracia, Itai Dzamara, desapareceu há mais de quatro meses, mas isso não desperta o mesmo alvoroço internacional" [5]

Por trás dessa inversão de valores feita pela maioria da imprensa está uma concepção ética pagã: dá-se ao homem a mesma dignidade que se dá a um animal. O que não é correto. Ora, se é verdade que o homem não pode ter uma postura destruidora em face da natureza, pois esta também é criação de Deus, é bem verdade também que sua dignidade não pode ser comparada a de um animal, já que só o homem foi feito "a imagem e semelhança" do Criador. Assim, haveria uma hierarquia: Deus exerce soberania sobre o homem, que exerce soberania sobre a natureza, nos moldes permitidos por Deus. O problema é que o ocidente está tirando, irresponsavelmente, Deus, Aquele que tudo criou e tudo sustenta, da equação.

Ao fazer isso, perdemos o norte moral. Não existe certo nem errado. Tudo é relativo. Pode-se sustentar, tanto que a criação pode ser destruída irrestritamente, pois o homem é dono da criação (o que não é verdade), quanto que a criação tem a mesma dignidade do ser humano, já que não existe Deus que o fez à sua imagem e semelhança. Abre-se a porta (ou melhor, escancara-se) para o neopaganismo, para a decadência moral da civilização que foi construída pautada na moralidade e na cultura judaico-cristã. E a repercussão dada ao assassinato de Cecil é um sintoma disto: homens, mulheres e crianças sofrem despercebidamente, enquanto o assassinato de um animal é hipervalorizado. 

Calha bem neste momento uma frase do escritor inglês G.K. Chesterton "quando os homens deixam de acreditar em Deus, não significa que eles passam a acreditar em nada; eles passam a acreditar em qualquer coisa". Abre-se a possibilidade de se chegar ao extremo de Hitler, que matava pessoas inocentes de modo impiedoso, ao passo que não podia suportar a tortura de um animal. [6]

É por essas e outras que não se deve confiar em quem se preocupa mais com bicho do que com gente. 

[1] http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/a-terrivel-historia-do-leao-cecil-morto
[2] http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/cacador-de-cecil-de-dentista-anonimo-a-um-dos-homens-mais-odiados-do-planeta/
[3] http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/07/eua-abrem-inquerito-sobre-morte-do-leao-cecil-no-zimbabue.html
[4] http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2013/09/1345489-brasil-libera-credito-a-ditador-do-zimbabue.shtml
[5] http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/le-monde/2015/08/05/atingidos-pela-pobreza-zimbabuanos-estranham-comocao-mundial-com-morte-de-leao.htm
[6] https://padrepauloricardo.org/episodios/padres-podem-cacar

4ª DIRED realiza aula inaugural do Despertar em Ielmo Marinho

Professor Silvério falando com os jovens emprendedores
Nesta terça-feira (4) às 9 horas aconteceu no auditório da Escola Estadual Ielmo Marinho, na cidade de Ielmo Marinho, a aula inaugural do Projeto Despertar daquele Estabelecimento de Ensino, cujo diretor é o professor Lindemberg.

O Projeto Despertar, uma parceria da Secretaria Estadual de Educação com o SEBRAE, tem como principal objetivo, despertar no alunado do Ensino Médio, a vocação dos jovens pelo empreendedorismo.

 60 alunos participaram da aula, que foi ministrada pelos professores Patrício e Valério e pelas técnicas pedagógicas da DIRED, Vera Lúcia e Míriam Fernandes. O diretor da Diretoria Regional da Educação, professor Silvério Alves, também participou do evento.

Jovens do Ensino Médio participando da aula inaugural do Despertar
Vera (DIRED) fazendo  palestra
Professora explicando o significado do Despertar aos alunos

Governador Robinson Faria convoca 807 professores para a Rede Estadual de Ensino


O Diário Oficial do Estado publicou na manhã desta quarta-feira (5) a convocação e nomeação de 809 professores e especialistas efetivos em educação. Os profissionais aprovados fazem parte do mais recente concurso público realizado em 2011 e serão nomeados por ordem de classificação.

No último dia 30 de julho, o Governo do RN já havia convocado 167 professores temporários para ocupar as vagas de educadores que por algum motivo tenham se afastado da sala aula, como, por exemplo, licenças médicas, mudança de função ou necessidades do quadro.

A abertura dos JERN'S em São Paulo do Potengi será na próxima sexta-feira (7)


Numa realização do Governo do RN, Secretaria Estadual de Educação, 4ª Diretoria Regional de Educação e de outras instituições parceiras, na próxima sexta-feira (7), às 19 horas, no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, em nossa cidade acontecerá a abertura  dos 45º Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Etapa Regional).

O evento que conta com a participação  de 1.050 atletas de 36 escolas de 13 municípios da nossa região constará de desfile dos atletas, fogo simbólico, Hino Nacional, coreografia e escolha da musa dos Jogos. A solenidade será abertura ao público.

Teremos outras informações.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

São Pedro: centenas de romeiros visitaram o Monte da Pedra Branca


Foi, mais uma vez, uma grande romaria ao Monte Sant'Ana, localizado na zona rural de São Pedro, nesta primeira segunda-feira de agosto.

 Como acontece todos os anos, milhares de romeiros da cidade, do interior do município e de outros municípios, estiveram presentes para pagarem promessas, assistirem as missas, realizarem negócios, reencontrar amigos, visitarem, enfim, participarem desta belíssima festa religiosa e social, realizada no Distrito de Pedra Branca.

Atualidades SP

Coordenador Adeylton Lira fala sobre Regional do JERNs e Jogos Estudantis de SPP

O Coordenador Municipal de Esporte de São Paulo do Potengi, Adeylton Lira, falou sobre a etapa regional do JERNS -  Jogos Escolares do RN, que acontecerá em São Paulo do Potengi de 7 a 14 de agosto, e sobre o Jogos Estudantis do município, que acontecerá de 29 de agosto a 06 de setembro.

"Este mês de agosto será um mês especial para o desporto escolar da Região Potengi e principalmente para o nosso município. De 7 a 14 de agosto sediaremos a 2ª edição da etapa regional do JERNS, e neste ano os números mostram que a competição será maior do que no ano passado, pois passamos de 800 atletas inscritos para mais de 1.000, e de 26 escolas inscritas para 32. Aqui teremos disputas no Futsal, Futebol, Voleibol de Areia, Voleibol de Quadra, Karatê, Judô, Xadrez, Badminton, Futebol Society e Tênis de Mesa, uma semana bastante cheia. Será um grande evento e São Paulo do Potengi receberá todos de braços abertos." - disse Adeylton.

Sobre o Jogos Estudantis do município, ele destacou a grandeza do evento. "O nosso Jogos Estudantis será realizado de 29 de agosto a 06 de setembro. Teremos 15 modalidades esportivas e 6 categorias, com a participação de 6 escolas e quase 1.000 atletas. São 9 dias de competição, sempre com as praças esportivas recebendo bons públicos, movimentando bastante a nossa cidade. É por tudo isso que não tenho dúvida que os Jogos Estudantis de São Paulo do Potengi é a maior competição municipal de desporto estudantil do interior do nosso estado."

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MST fecha acesso a aeroporto de São Gonçalo do Amarante


Bloqueio impede chegada e saída ao aeroporto
Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam a via de acesso ao aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na manhã desta segunda-feira (3). O bloqueio ocorre nos dois sentidos da avenida Ruy Pereira dos Santos, próximo à rotatória utilizada por quem vai ou sai do aeroporto. A manifestação faz parte de uma série de protestos realizados pelo MST no Brasil. 

Para realizar o bloqueio, os manifestantes do MST utilizaram galhos e pneus, garantindo que só deixarão o espaço após negociação com representantes do Incra. Não há, contudo, a confirmação sobre quais as condições impostas para que o grupo que bloqueia o acesso ao aeroporto deixe a via. A Polícia Militar está no local e negocia a saída do grupo, que ainda não tem horário para ocorrer.

Motivação

Em Brasília, membros do MST ocuparam desde as 5h20 a sede do Ministério da Fazenda, com bandeiras do movimento e faixas pedindo urgência na reforma agrária, além da saída do ministro Joaquim Levi. O grupo protesta contra os cortes orçamentários e o reajuste fiscal anunciados recentemente pelo governo.

"Viemos aqui criticar e nos mobilizar contra a política econômica do governo de uma maneira geral, que tem atingido, através do reajuste fiscal, os trabalhadores e trabalhadoras e também o Orçamento, no que diz respeito à reforma agrária", disse Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST, em Brasília.

Segundo Mafort, cerca de 100 mil famílias ligadas ao MST aguardam a reforma agrária em acampamentos por todo país e que o ajuste fiscal representou um corte de 50% no orçamento destinado para este fim, que era R$ 3,5 bilhões. "Temos hoje, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, R$ 1,8 bilhão para a reforma agrária. Esse número é irrisório diante da necessidade", disse.

Os manifestantes afirmam que ficarão no local até que haja uma sinalização por parte do governo. 

Tribuna do Norte

Prefeito Naldinho está reunido com seu secretariado



Segundo uma fonte credenciada, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, realiza reunião hoje à tarde com todo o seu secretariado. O encontro que já está acontecendo no gabinete do gestor, na sede da  prefeitura, tem como objetivo fazer um balanço da atual administração nos primeiros sete meses do ano em curso. Assim como orientar todos os secretários municipais, a respeito da grave crise econômica que os municípios brasileiros estão enfrentando, com as constantes quedas que estão ocorrendo no Fundo de Participação dos Municípios.

A ordem é diminuir despesas sem comprometer os serviços prioritários  que são prestados pela municipalidade, a nossa população.

Teremos outras informações.

Polícia Federal prende José Dirceu pela Operação Lava Jato

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil do governo Lula) foi preso pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira, 3, em Brasília, na 17ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco.  Dirceu é alvo de prisão preventiva decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz as investigações.
Além de Dirceu, foram presos também seu irmão, Luiz Eduardo Oliveira e Silva, que era sócio na empresa de consultoria e seu ex-assessor Roberto Marques, conhecido como Bob.
A Polícia Federal de batizou de Pixuleco a 17ª fase da Operação Lava Jato em alusão ao termo usado pelo empreiteiro Ricardo Pessoa, presidente da UTC Engenharia, para denominar propinas recebidas em contratos. Pessoa é apontado pela força-tarefa da Lava Jato como o “presidente” do clube de empreiteiras que teriam, mediante pagamento de propinas a agentes públicos, formado cartel para obter vantagens em contratos junto à Petrobrás.
Nesta segunda, cerca de 200 policiais federais cumprem ao todo 40 mandados judiciais, sendo 26 de busca e apreensão, três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e seis de condução coercitiva. Os mandados estão sendo cumpridos nos Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Também foram decretadas medidas de sequestro de imóveis e bloqueio de ativos financeiros.
De acordo com a PF, esta fase da operação se concentra no cumprimento de medidas cautelares referentes a “pagamentos de vantagens indevidas oriundas de contratos com o Poder Público, alcançando beneficiários finais e ‘laranjas’utilizadas nas transações”. Entre os crimes investigados estão corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
O ex- ministro está sob investigação por suposto recebimento de propinas disfarçadas na forma de consultorias, por meio de sua empresa, a JD Assessoria e Consultoria, já desativada. Dirceu será transferido ainda hoje para Curitiba, sede da Lava Jato.
Estado de São Paulo

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.