sábado, 25 de julho de 2015

Ex-governador do RN é preso no Rio de Janeiro


Do G1

O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire foi preso na manhã deste sábado (25) por agentes da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) do Estado Rio de Janeiro.

Freire foi abordado na orla de Copacabana, área nobre na Zona Sul da cidade, e tinha quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele estava foragido desde 2014.

Fernando Freire foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão, além de 400 dias-multa por desvio de recursos públicos. Segundo as investigações, a prática dos delitos ocorreu entre fevereiro e novembro de 2002, quando Freire foi vice-governador e, depois, governador do Rio Grande do Norte.

A decisão é da 7ª Vara Criminal de Natal, do juiz, José Armanda Ponte Júnior, e pede que a pena seja cumprida em regime fechado. Durante a ação penal, Freire não foi encontrado e o magistrado ordenou a prisão preventiva do acusado. O ex-governador foi ainda condenado a pagar metade das custas processuais.

De acordo com os autos do processo, Fernando Freire desviou recursos públicos mediante o pagamento de 83 cheques-salários em favor de 14 parentes e correligionários do então vereador Pio Marinheiro, contemplando-lhe interesses pessoais e político-eleitorais. No entanto, os beneficiários não eram servidores públicos e não guardavam qualquer vínculo funcional com o Estado e os pagamentos foram feitos sem qualquer respaldo legal e realizados sempre sob a intermediação direta do réu. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 57.832,13 em valores da época.

O empresário Fernando Freire foi vice-governador nas administrações de Garibaldi Alves Filho em 1994 e 1998. Em 2002, último ano do segundo mandato, Freire assumiu o Executivo quando Garibaldi renunciou para disputar uma vaga no Senado.

Filiação partidária vai movimentar a política potengiense


Segundo uma fonte credenciada, nos próximos dias um jovem político, que pretende disputar a prefeitura de São paulo do Potengi, no próximo ano vai se filiar a um importante partido de nossa cidade, fato que acontecendo vai ampliar a movimentação da política local. A fonte também nos garantiu que por enquanto não está autorizada a falar o nome do partido nem do possível novo filiado.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeito Naldinho consegue mais dois PMs para reforçar a segurança em São Paulo do Potengi

Naldinho, acompanhado pelo Coronel Ângelo e por Paulo de Alfeu

Na manhã de ontem (23), o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, acompanhado de Paulo do Alfeu, foi até Natal, onde teve uma audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Ângelo Dantas. 

Na oportunidade, o coronel garantiu mais dois policiais e diárias operacionais para reforçar a segurança pública em nosso município.

Faleceu a professora Josefa Silvestre


A professora Zefinha Silvestre, que trabalhava na Escola Estadual Maurício Freire, em nossa cidade, faleceu ontem à noite, em Natal.

Em sinal de luto, não haverá aula nas escolas municipais e estaduais de São Paulo do Potengi, no dia de hoje.

À família enlutada, o nosso voto de pesar.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Governador Robinson Faria passa no teste do Frasqueirão


Depois de lançar o projeto Ronda Cidadã, nesta quarta-feira (22) no bairro de Mãe Luíza, o governador Robinson Faria fez, tipo…teste de popularidade foite à noite no Frasqueirão.

Antes do início de ABC X Corínthians, Robinson foi convidado a entregar homenagem a Rodriguinho, revelado pelo ABC e que hoje integra a lista dos jogadores de ponta, e atua no clube paulista.

O governador também fez entrega ao presidente do ABC, Rubens Guilherme, de um quadro da campanha do Detran, pela paz no trânsito.

No meio do estádio, o governador foi aplaudido.

E Rodriguinho levou a melhor: bateu o pênalti e marcou o único gol da partida que terminou com Corínthians 1 e ABC zero.

Thaisa Galvão

Dom Jaime apresentará proposta de visita de Bispos às obras de transposição do Rio São Francisco

Dom Jaime: obras da transposição não podem ser abandonadas

Na segunda quinzena do mês de agosto, em Recife, durante reunião da Comissão Pastoral Regional, do Nordeste 2, da CNBB, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, vai apresentar proposta de visita dos bispos nordestinos as obras do Rio São Francisco. “Queremos realizar essa visita, para ver, de perto, o andamento das obras e a real situação do Rio São Francisco. Será um gesto concreto do episcopado em atenção ao povo de Deus e à questão hídrica”, explica  Dom Jaime.

A visita às obras de transposição foi o primeiro assunto tratado na reunião do Arcebispo de Natal, com representantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa Brasil e Asa Potiguar) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na manhã de ontem, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana de Natal), e foi consequência do Seminário “Nordeste, 60 anos depois: mudanças e permanências”, promovido pela Arquidiocese de Natal, no final do mês de maio.

Com vistas à visita, foi iniciada a interlocução da Igreja junto à secretaria de extrativismo e de desertificação do Ministério do Meio Ambiente, cujos representantes estavam na reunião. Durante o encontro, além de tratar da possibilidade de uma visita dos bispos do Nordeste, às obras de transposição, o arcebispo discutiu a crise hídrica do semiárido, especialmente do Rio Grande do Norte, que possui 10 municípios com o abastecimento de água em colapso e 23 cidades em situação crítica ou de risco.

Defendendo a humanização do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o arcebispo disse que a transposição “é um projeto encarecido, postergado e cheio de polêmicas”, mas seria “lamentável e inadmissível abandoná-lo”. “Temos que zelar para que ele não se transforme num projeto entregue à própria sorte”, afirma o arcebispo.

Pílula para combater criadouros da dengue aguarda aprovação da ANVISA

Comprimido libera um microorganismo que intoxica a larva

Após anos de pesquisa, pílula desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destinada a combater o mosquito da dengue está pronta para ser colocada no mercado pela BR3, empresa associada ao Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP). Para que isso aconteça, é necessária a aprovação do comprimido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O modelo tecnológico que permitiu a criação da pílula foi desenvolvido pela pesquisadora Elisabeth Sanchez, da Fiocruz. O comprimido contém um microorganismo chamado Bacillus thuringiensis israelensis (Bti) que, quando ingerido pelas larvas do mosquito transmissor da doença, impede sua proliferação. O comprimido, colocado em um recipiente com água, inviabiliza o criadouro do mosquito por um período de 60 dias.

O preço estimado do produto, na fase inicial, é R$ 30 por dez doses.

A expectativa é que, em até um ano, o produto esteja disponível no mercado. Mas, antes disso, o produto já estará disponível para prefeituras ou governos.

Tribuna do Norte

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Conselho Tutelar: Divulgado o resultado das provas de conhecimento específico

A Comissão Eleitoral Especial do Processo de Escolha dos Novos Conselheiros Tutelares, criada pela Resolução Nº 012/2015 - CMDCA, torna público resultado da prova de conhecimentos específicos para os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar quadriênio 2016-2019:
Candidatos aprovados:
EDSON ADOLFO VARELA - 15 pontos
VALQUIRIA DE FARIAS - 15 pontos
CELIA MARIA DE LUNA MOTA - 14 pontos
CICERA PIMENTEL DA SILVA - 14 pontos
ANGELA MEDEIROS DE OLIVEIRA - 13 pontos
ALEXANDRA BELIZARIO FERNANDES - 13 pontos
CYANA PATRICIA DE MEDEIROS - 13 pontos
EDIVANIO MEDEIROS DA SILVA - 13 pontos
ANA PAULA DA SILVA OLIVEIRA - 12 pontos
JULIANA BARBOSA DA ROCHA - 12 pontos
***
Candidatos reprovados:
ROMILDO CORDEIRO DE FARIAS - 11 pontos
ADRIANA RAIMUNDO DA SILVA ARAÚJO - 10 pontos
JANETE DARIA DA SILVA - 10 pontos
JOSÉ WEBSON DE MEDEIROS SILVA - 10 pontos
CLAUDIA REGINA LOPES DA COSTA - 09 pontos
MARLUCIA CARDOSO DA SILVA LUNA - 09 pontos
SUENY PATRÍCIO DOS SANTOS - 08 pontos
MARIA JOSIANE DE SOUZA - 08 pontos
JOSÉ JAILSON DA COSTA - 07 pontos
ARITANA CAMPOS SILVA - 06 pontos
A lista também será publicada na edição do dia 24 de julho do Diário Oficial do Município.
ASSECOM da Prefeitura de São Paulo do Potengi

PM de São Paulo do Potengi apreende três menores portando drogas


Polícia Militar de São Paulo do Potengi apreendeu 3 menores infratores com 7 pedras de crack e uma trouxinha de maconha em uma abordagem de rotina feita pelo Tenente Diego e o Cabo Calixto no Bairro de Santa Clara, em São Paulo do Potengi.
Vandinho Amaral

Do Blog. Deixamos aqui os parabéns a mais uma abordagem exitosa da PM local, que, de acordo com suas possibilidade, vem fazendo um bom trabalho ostensivo em nosso município.

Homem é preso em flagrante por estelionato em São Paulo do Potengi

Segundo o Blog do Vandinho Amaral, os policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Polícia de São Paulo do Potengi prenderam um homem com um RG falso, no qual constava o nome de João Maria Felizardo da Silva. quando o real nome do indivíduo é Edson da Silva Correia, pertencente a uma quadrilha de Tangará.

Após funcionários desconfiarem e acionarem a polícia, o homem foi preso em flagrante ao tentar fazer um empréstimo no Banco do Brasil de nosso município, sendo autuado por estelionato.

Estudantes de Riachuelo visitam a Marinha do Brasil em Natal

Prefeita Mara, 2ª a esquerda, com a comitiva de Riachuelo
Segundo o Blog Riachuelo em Ação, na manhã de ontem (21), estudantes da Rede Municipal de Educação e da Escola Estadual Manoel Severiano, da cidade de Riachuelo, em companhia da prefeita Mara e de professores visitaram a Marinha do Brasil, em Natal.

Os alunos que participaram  do passeio foram os melhores colocados no Concurso de Redação sobre os 150 os da Batalha Naval de Riachuelo (Guerra do Paraguai) comemorados esse ano.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Estrada da morte faz mais duas vítimas fatais em Barcelona


acidentebarcelona_2
Foto: José Carlos Nery
No final da tarde desta terça-feira (21) aconteceu mais um grave acidente na RN, que liga São Paulo do Potengi a São Tomé. No Arisco, município de Barcelona, um veículo tipo Gol, com dois ocupantes, desgovernou-se, bateu numa casa, sendo que um ocupante morreu na hora e  o outro faleceu a caminho do Hospital Regional Monsenhor Expedito, em nossa cidade.

Com informações do Chaguinha Net

Ambrósio Azevedo participa de homenagens promovidas pela Marinha do Brasil

Ambrósio, de terno preto, participando da homenagem. Fotos: Nataly Pessoa
O ex-combate Ambrósio Azevedo (que defendeu a nossa pátria, pela Marinha do Brasil na Segunda Guerra Mundial), a convite participou hoje em Natal, das homenagens da Marinha, aos combatentes brasileiros que perderam suas vidas no oceano na Grande Guerra, assim como das comemorações dos 150 anos da Batalha de Riachuelo na Guerra do Paraguai, vencida pelo Brasil.


10486417_889163411149692_5316043073602089214_n

Ambrósio, dentre outras homenagens participou da Cerimônia das Flores, quando marinheiros conduzidos por um navio atiram flores no mar, em homenagem aos que perderam a vida em defesa da nossa nação.

Ambrósio, filho de São Paulo do Potengi, com muito orgulho vem participando anualmente desta importante solenidade promovida pela Marinha Brasileira.

Tarde chuvosa em São Paulo do Potengi



Confirmando o que vem prevendo a Meteorologia, julho segue com boas chuvas, principalmente no Litoral e Agreste Potiguar. A tarde desta terça-feira, está sendo bastante chuvosa em nossa cidade. Neste momento (14:20 horas) cai uma moderada chuva em São Paulo do Potengi.

Adutora Monsenhor Expedito ficará sem água até sexta-feira (24)



Dois vazamentos detectados na adutora Monsenhor Expedito, embaixo da ponte localizada no distrito de Timbaúba, entre Monte Alegre e Lagoa Salgada, serão consertados nesta quarta feira (21), pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Em virtude disso, o abastecimento de água será suspenso para 30 cidades e comunidades rurais atendidas pela adutora, com previsão para restabelecer o serviço na noite de sexta-feira, (23).

O gestor da Unidade de Abastecimento da Regional Litoral Sul, Dídimo de Oliveira Dantas, informou que a equipe deve realizar o conserto das 7h às 17h30 da quarta-feira. Entretanto, como a tubulação de 600 milímetros fica localizada sob a ponte, podem ocorrer imprevistos, daí a necessidade de ampliar a margem para recuperação total do fornecimento de água.

 Caso ocorra dentro do tempo programado, o bombeamento será ligado após 17h30 e as primeiras cidades já comecem a receber água na noite da quarta-feira.

As cidades atendidas pela adutora Monsenhor Expedito são: Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D’Anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Elói de Souza, Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, Lajes Pintada, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Japi, Campo Redondo, Monte Alegre e Jaçanã.

Fonte: Lígia Cortez, ACS, CAERN

Márcio Brito convida vaqueiros e a população para participar da Grande Vaquejada de São Paulo do Potengi


Da esquerda pra direita: Márcio Brito, César Augusto e o prefeito Naldinho
Márcio Brito convida corredores e a população, da nossa região e de outras regiões do Rio Grande do Norte, para participar da Grande Vaquejada de São Paulo do Potengi, que acontecerá no Parque Potengi, em nossa cidade, nos dias 31 de julho e 1 e 2 de agosto próximo. O evento que é um dos maiores do nosso estado, reunirá centenas de corredores de todo Nordeste  e milhares de pessoas vindas de toda parte.

Márcio informou ao editor deste blog, que todos os preparativos estão sendo providenciados para que a festa mais uma vez seja um verdadeiro sucesso. A nossa cidade também já se prepara para a realização do seu maior evento.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

domingo, 19 de julho de 2015

Jovem é morto a tiros no Santa Clara, em São Paulo do Potengi



Na noite deste domingo, por volta das 19 horas, mais um jovem foi morto a tiros em nossa cidade. Segundo informações que chegaram ao blog, dois homens armados chegaram a residência de José Dioclécio de Lima (Baby), 16 anos, no Conjunto Santa Clara e fizeram cinco disparos contra o jovem que morreu na hora.

Com Dioclécio já são seis os jovens assassinados esse ano em São Paulo do Potengi.

“Henrique tem que pensar como ministro em ajudar ao estado”, disse Robinson

currais_robinson
Em entrevista à imprensa do Seridó, hoje (18) em Currais Novos, o governador Robinson Faria cobrou uma postura mais do ministro do Turismo, Henrique Alves, no sentido de aproveitar o cargo estratégico junto ao governo federal. “Henrique tem que pensar, como ministro em ajudar ao Estado e não fazer política. A campanha terminou e a hora é de desarmar o palanque e criar uma grande aliança pelo RN”, salientou o governador.

Robson Pires

Do blog.  O governador Robinson Faria esteve ontem em Currais Novos, participando de festa da padroeira daquela cidade, S'Ana.

PMDB de Barcelona volta para o comando do prefeito Zamith

Resultado de imagem para simbolo do pmdb


Notícias vindas de Barcelona dão conta de que depois de conversar com o ministro Henrique Alves e o senador Garibaldi Filho, o prefeito daquele município, Carlos Zamith voltou ao comando do PMDB naquela localidade. A Comissão Provisória da legenda foi formada por cinco membros da inteira confiança do atual gestor barcelonense

O PMDB em Barcelona deixou de ser controlado pelo atual vice-prefeito Neto Mafra.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.