sábado, 11 de julho de 2015

Hoje tem Festival Junino em São Paulo do Potengi


O Grupo Cultura Viva, coordenado por Evilásio, realizará  hoje (11), logo mais a partir das 19 horas, no Ginásio de Esportes Aluísio Alves, de nossa cidade, o 5º Potengi Junino, com quadrilhas estilizadas.

12 arraiás da região e de outras regiões do nosso estado já confirmaram presença no evento. A entrada custa apenas 2 reais.

Teremos outras informações.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

"Um Rei Nasceu no Potengi"


O diretor do Grupo de Teatro Potengiense, Rosinaldo Luna, informando ao blog que o Grupo já está ensaiando o Auto de Natal: "Um Rei Nasceu do Potengi", que será encenado em nossa cidade em dezembro próximo.

O jogo político em São Paulo do Potengi está zero a zero


Segundo um importante observador da política potengiense, em São Paulo do Potengi, o jogo político está zero a zero. Na defesa da sua opinião o observador diz o seguinte: "Em 2008, Azevedo voltou  a prefeitura, tirando Naldinho do poder. Em 2012, ocorreu o contrário, Naldinho que estava fora venceu Azevedo que estava no comando do Executivo Municipal". Continua o analista: "Para que o jogo seja desempatado será preciso que os dois se enfrentem novamente no pleito  eleitoral do próximo ano".

Vamos aguardar os acontecimentos.

Reforma Política diminui tempo de campanha para 45 dias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o texto-base do projeto de lei que reúne propostas da reforma política que não alteram a Constituição.

A votação da proposta foi marcada por impasses que atrasaram em mais de três horas e meia o início da votação do texto. Os destaques apresentados pelos partidos, que são sugestões de mudanças no texto, serão analisados na próxima terça-feira (14).

Com o intuito de reduzir os custos das campanhas eleitorais, o projeto reduz o tempo de campanha de 90 para 45 dias e também diminui o período de propaganda eleitoral no rádio e na televisão de 45 para 35 dias.
 O texto limita ainda os gastos que os candidatos podem ter e proíbe que empresas que executem obras públicas façam doações.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Do prefeito Naldinho: "Vamos deixar a hipocrisia e abraçar a Solidariedade e o Bem Comum"


Na manhã de ontem (8) por ocasião da realização da V Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu na Câmara de vereadores de nossa cidade, o prefeito Naldinho ao usar da palavra, afirmou que o Brasil enfrenta uma grave crise econômica e política. Disse também que o caminho para se sair de tamanha crise é se investir de fato e de direito nos municípios brasileiros, pois o município está mais próximo do povo.

Em seguida o gestor municipal destacou: "Está na hora de deixarmos a hipocrisia de lado e abraçarmos a Solidariedade e o Bem Comum, em prol de um São Paulo do Potengi cada vez melhor para todos os seus habitantes".

Tentativa de assalto frustrada em São Pedro


A Polícia Militar de São Pedro, em conjunto com a Polícia Cívil, abortou uma tentativa de assalto aos Correios da cidade. Segundo o Comandante do policiamento local, Borges, a Polícia recebeu a informação de que bandidos em dois veículos estariam vindo praticar um assalto aos Correios e ficou na expectativa.

Praticamente ao meio-dia a Polícia tentou entrar em contato com o Gerente da agência e como o mesmo não atendeu o telefone, os policiais resolveram entrar em ação acreditando que os bandidos já poderiam estar praticando o assalto, no entanto, ao que tudo indica, os meliantes perceberam a ação policial e não chegaram a praticar o crime, tendo se evadido.

A polícia continua em diligência e tenta identificar ou colher informações sobre os dois veículos usados pelos bandidos, um gol branco e um golf, que foram vistos circulando pela cidade.

AtualidadesSP

O PCdoB terá candidato a vereador em São Paulo do Potengi



Na noite desta quarta-feira (8), no Programa Destaque Político, levado ao ar pela Rádio Potengi-AM, cujo apresentador é o editor deste blog, o proprietário da emissora, o suplente  de senador  Theodorico Neto, afirmou que o seu partido o PCdoB (que está se estruturando em todo Rio Grande do Norte) terá candidato a vereador em São Paulo do Potengi, na eleição municipal do próximo ano.

O partido, que em nosso município faz parte da base  aliada do prefeito Naldinho, pretende indicar o nome do sindicalista Paulo Ananias, para concorrer a uma cadeira no Legislativo potengiense.  

Senador Garibaldi filho pede rapidez na transposição do Rio São Francisco


O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) cobrou nesta quarta-feira (8) do governo federal rapidez na conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. “Nós não podemos abrir mão da transposição das águas do Rio São Francisco. As obras têm que ganhar certa aceleração, porque nós não podemos ficar à mercê de mais um ano irregular, de mais um ano de seca”, afirmou.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Tribunal mantém Carlos Zamith como prefeito de Barcelona


 Julgamento de uma ação rescisória, anunciada hoje,  no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, assegura a permanência do prefeito de Barcelona, Carlos Zamith,  no cargo.
A decisão do  desembargador federal Paulo Machado Cordeiro foi baseada em uma ação impetrada na época pelo advogado Eduardo Nobre, do Escritório Nobre Falcão Advogados Associados.
Carlos Zamith reassumiu a prefeitura do município em janeiro quando o Tribunal Regional Federal e o Tribunal de Justiça concederam liminares que o deixaram em  condições legais de reassumir o cargo para o qual foi constitucionalmente eleito.
O prefeito foi afastado do cargo, em 2014, por causa de uma ação de   improbidade administrativa devido a irregularidades na realização de um convênio firmado em 2001 com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Ana Ruth Dantas

Bonita jovem de Riachuelo vai disputar o título de Miss Rio Grande do Norte


Dia 17 de julho as atenções do Rio Grande do Norte se voltarão para a capital potiguar que sediará mais uma vez a escolha da Miss RN, que será a representante do Estado na disputa pela faixa e coroa de mulher mais bonita do Brasil. Esse ano o concurso será realizado no Centro de Convenções e promete ainda mais glamour. Na passarela, 25 candidatas – eleitas/nomeadas em seus municípios – concorrerão ao título de Miss RN 2015.

 A riachuelense Rosália Medeiros está entre as 25 candidatas que irão  disputar o titulo Miss norte riograndense. A cidade de Riachuelo estará muito bem representada por essa belíssima jovem.

Fonte: Riachuelo em Ação. Foto: Givaneide Silva.

Naldinho consegue meio milhão de reais para saúde de São Paulo do Potengi


Na manhã de hoje (8), por ocasião da abertura da V Conferência Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, que está acontecendo na Câmara Municipal local, o prefeito Naldinho disse ao público ali presente que conseguiu recursos de emendas parlamentares da ordem de 530 mil reais, para melhorar ainda mais a saúde pública do nosso município.

Com esse objetivo, o deputado federal Fábio Faria, destinou emenda de 300 mil reais e a senadora Fátima Bezerra, de 230 mil.

A Conferência teve como palestrante a Secretária Adjunta da Saúde de Natal, Terezinha Rêgo, e dela participaram pessoas ligadas à saúde local e a sociedade organizada potengiense.


Foi-se maneiro, como aquele que o inspirava

Por Silvério Filho

Hugo e Monsenhor Expedito
 7 dias falecia Hugo Tavares Dutra, grande amigo do meu pai, Silvério Alves, e que com ele compartilhava uma admiração singular por aquele que mais fez por essa cidade: Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros.

Expeditiano, como se autodenominava, o poeta Hugo, católico leigo, muito se preocupava com as causas sociais. Adequava-se às palavras de São João XXIII, que dizia que a luta social da Igreja fazia parte da própria concepção cristã de vida [1].


Era reconhecido no círculo de amigos, tanto na época do padre Expedito quanto após a sua partida, como aquele que proclamava uma “fúria santa” (nas palavras do jornalista Paulo Sérgio), uma indignação contundente em face das injustiças sociais. Se tal comportamento às vezes era interpretado pelos amigos, de modo bem-humorado, como ranzinza, nunca deixou de  se reconhecer a importância da sua energia em momentos cruciais. Era a personificação, de modo enérgico, do método consagrado por São João XXIII: “Ver, Julgar e Agir”. [2]

No campo da cultura popular, dava-se para aplicar a Hugo os dizeres de Zé Preto direcionados ao Pe. Expedito, relatados no livro “Pelos Caminhos do Potengi”: “A gente compreende tudo o que  o senhor ensina, porque o senhor fala na língua da gente” [3]. Era assim, falando de modo simples, que ele seguia na esteira do padre, orientando o povo sobre seus direitos, cidadania, política (e não politicagem) e cultura, de preferência em versos de cordel postos em música. 

Foi com esta conduta que cultivou até seus últimos momentos a memória e os ensinamentos do “Profeta das Águas”, levando, em suas atitudes, a exaltação trazida na Carta Encíclica Mater et Magistra (que foi muitíssimo bem-recebida pelo Monsenhor): a de que cabia ao católico leigo a luta social em defesa dos menos favorecidos, à luz do Evangelho de Cristo. 

Este comportamento ficou claro no depoimento dado pelo prefeito Naldinho, na Missa de Corpo Presente, relatando que Hugo, já nos últimos dias, pediu que, se ele não pudesse continuar com a luta, que continuassem por ele. 

Cumpriu-se o primeiro aspecto do seu pedido. No dia 01 de julho, partiu, acabou sua guerra. Foi-se como expeditiano que era, após lutar o bom combate, com a figura do padre estampada na camiseta que usava, com a conhecida boina e o característico colete. 

Assim como o Monsenhor dizia que partiria, conforme relatado em “Pelos Caminhos do Potengi”, partiu Hugo, “seu amigo e seu irmão”: maneiro e sem nenhuma preocupação material.[4]

Para nós, que aqui ficamos, em especial os católicos, resta cumprirmos o segundo aspecto do pedido feito por ele ao prefeito Naldinho: o de que continuássemos a sua luta. Esta, agora, é nossa luta. 

Que seu legado reste firme em nossas lembranças.


[1] Mater et Magistra, 1961, parágrafo 221.
[2]Mater et Magistra, 1961, parágrafo 235
[3]  Pelos Caminhos do Potengi, página 41.
[4] Pelos Caminhos do Potengi, Página 52.

Prefeitura de São Paulo do Potengi está recuperando e construindo pequenos açudes



Com o objetivo de contribuir com o agricultor familiar no armazenamento d'água da chuva, principalmente para o rebanho, a Prefeitura de São paulo do Potengi (gestão Naldinho), através da Secretaria Municipal de Agricultura está recuperando e construindo pequenos açudes na zona rural do município. Essa semana o trabalho está sendo feito na Comunidade de Cabaço.

Fonte: SPP News

terça-feira, 7 de julho de 2015

Do governador Robinson Faria: "Segurança Pública: um Pacto pela Paz"!

Robinson Faria: “Vamos enfrentar o acordão com serenidade, sem raiva. Fazer uma campanha construtiva, propositiva”. Foto: Divulgação


Segurança Pública: um Pacto pela Paz!

Governador Robinson Faria

Quando sonhei em me candidatar ao Governo do Estado já sabia qual a minha prioridade: a segurança pública. Não existe mudança de compromisso entre o candidato e o governador eleito pela vontade do povo. A minha prioridade é devolver a segurança aos potiguares e tenho trabalhado todos os dias para dar as respostas que a sociedade precisa e exige.

As cobranças por segurança ecoam no meu dia a dia com a força da ação. Determinam cada escolha, quando na solidão do “poder”, é preciso decidir entre o importante e o fundamental. É com a fé e a força de Deus, o único operador dos milagres que precisamos, que sigo determinado e otimista para melhorar essa realidade! Não temos outro caminho que não seja a união. Governador, equipes da segurança, educação, cultura, ação social, áreas técnicas e toda sociedade, juntos, pela paz!

Entendemos a segurança pública de forma abrangente e integrada. São ações a curto, médio e longo prazos, que retrato para vocês, com o sentimento de quem está do mesmo lado do povo, não aceita a violência como algo corriqueiro e trabalha para mudar essa realidade.

• Colocamos, imediatamente, a polícia na rua. Comprometendo os recursos do tesouro estadual com o pagamento das diárias operacionais na capital e no interior, de maneira contínua.
• Nosso Governo fez a maior promoção da história da polícia, contemplando de uma só vez mais de 1300 praças e também Oficiais e Policiais Civis; 
• Diminuímos os índices de Violência;
• Convocamos 800 policiais cedidos a outros órgãos;
• Renovamos contrato de 200 viaturas;
• Viabilizamos R$ 27 milhões para reformas das delegacias. Entre outras ações.

É suficiente? Respondo com a responsabilidade que me faz reconhecido pelos potiguares como uma pessoa de palavra e credibilidade: Não! Ainda não.

Nos próximos dias, vamos anunciar o funcionamento do Ronda Cidadã. O tempo foi necessário para oferecer um programa sustentável. A polícia de proximidade vem para oferecer segurança, enquanto o Estado proporciona práticas de cidadania e emprego e renda.

Ser o governador da segurança é mais que uma meta pessoal. É a minha missão! Vamos juntos vencer esse desafio. Nosso Pacto é pela paz!

Missa de 7º dia de Hugo Tavares em Santa cruz se transformou em celebração cultural


Os amigos e familiares de Hugo Tavares se reuniram na sede da Rádio Comunitária Santa Rita FM para celebração dos ritos católicos da Missa de 7º dia, mas uma grande confraternização cultural ocorreu ao final de todo o protocolo. O Padre Vicente presidiu a missa e exaltou a dor da partida de Hugo, porém lembrou das virtudes e exemplo do “Poeta das Águas” como fato marcante de sua história.


Rabequeiro, cantadores de viola, capoeira e o grupo cultural Arte Viva participaram das homenagens que foram encerradas com os agradecimentos da viúva, Dailva Bezerra. 

A emoção tomou conta de todos com a canção “Fabião das Queimadas, o poeta da liberdade”, de autoria de Hugo, com uma grande celebração da vida, pois nesta data Ele estaria comemorando 59 anos. O natalício e seu grande exemplo se transformaram em celebração da vida e da cultura popular.


Hoje (07) à noite, em São Paulo do Potengi, acontecerá outra missa que celebrará os sete dias de vida eterna de Hugo Tavares, unindo o Trairi e o Potengi numa saudade e reconhecimento da luta de um grande homem.

Blog do Wallace

segunda-feira, 6 de julho de 2015

O aniversário de Amanda Macedo

Na foto, Hugo Tavares, sua esposa, Daílva, e Amanda

Quem faz aniversário hoje é a jovem Amanda Macedo, filha de Ana Lúcia, estudante de Farmácia, que completa 19 anos. A ela muita paz e tudo de bom.

Quem também faria aniversário hoje, se estivesse vivo, era o nosso amigo e irmão Hugo Tavares, que se encontra na foto acima, e por quem Amanda nutria enorme carinho. 

Convite: Missa de 7º dia em sufrágio da alma de Hugo Tavares



Os familiares de Hugo Tavares convidam parentes e amigos para participarem da missa de 7º dia, que mandam celebrar em sufrágio de sua alma, hoje logo mais às 19 horas na Rádio Comunitária Santa Rita, na cidade de Santa Cruz. Amanhã (terça-feira) a missa será celebrada, também às 19 horas, na Matriz de São Paulo do Potengi.

A família de Hugo agradece antecipadamente a todos que comparecerem a esse ato de solidariedade cristã.

Se estivesse vivo, Hugo completaria hoje 59 anos.

domingo, 5 de julho de 2015

Sem falar de impeachment, FHC diz: 'estamos prontos'


Em um discurso duro, no qual não cita o nome da presidente Dilma Rousseff, mas menciona o de Lula, Fernando Henrique Cardoso acusou o PT de "quebrar" o Brasil.

Sem falar em impeachment, o ex-presidente afirmou neste domingo (5), durante a convenção do partido realizada a poucos quilômetros do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente da República, que o PSDB tem a receita para "passar o país a limpo".

"Estamos prontos, sim (...), para assumir o que vier pela frente", disse FHC. E seguiu em tom cifrado. "Precisamos ir até o fim para que o Brasil seja passado a limpo." O ex-presidente continuou: "Seja qual for o caminho pelo qual tenhamos que passar, o PSDB e seus aliados terão um caminho", concluiu.

O tucano afirmou que "o rumo foi perdido", "o Brasil foi quebrado pelo PT, pelo "'lulopetismo'".
Nos bastidores, correligionários afirmavam que Fernando Henrique se sentia algo "vingado" por ter tido um governo melhor avaliado que o de Dilma hoje.

 Um trecho de seu discurso indica isso. "Eu perdi a popularidade algumas vezes. Popularidade se perde e se ganha. O que eu nunca perdi foi a minha credibilidade". A plateia vibrou. 

Folha

Participe da Campanha Sintonia do Bem


A campanha Sintonia do Bem é um projeto da Rádio Rural Natal AM 1090 para torná-la em primeira FM Católica de Natal, assim vem recheada de programações para toda a comunidade cristã. E a abertura da campanha será dia 08 de Agosto no espaço do Arena das Dunas com um show do "Padre das multidões", Pe. Reginaldo Manzotti.
     O site juntamente com as demais mídias da Paróquia de São Paulo Apóstolo irão divulgar as novidades e em breve estará com a venda das camisetas para o show.

Camisetas para show do Padre Manzotti podem ser adquiridas a partir do dia 8 de Julho
     As camisetas que darão acesso ao show do Padre Reginaldo Manzotti poderão ser adquiridas a partir da próxima quarta-feira, 8, das 9 às 17 horas, no salão de eventos do Centro Pastoral Pio X, situado no subsolo da Catedral Metropolitana, no centro de Natal. A camiseta custa R$ 30 reais e também poderá ser adquirida com os comissários credenciados, nas paróquias. O evento acontecerá dia 8 de agosto, na área externa da Arena das Dunas, um espaço com capacidade para 30 mil pessoas.
Site da Paróquia de São Paulo Apóstolo.

A crise se agrava e Dilma poderá sofrer impeachment



A crise em torno da Operação Lava Jato que investiga o escândalo na Petrobras e com a delação do empresário Ricardo Pessoa (homem bomba), dono da UTC, preso pela Polícia Federal, que se dispôs a contar tudo o que sabe em termos de propina, diante da possibilidade de ver sua pena reduzida está complicando cada vez mais a vida da presidenta Dilma, no comando do Palácio do Planalto.

Os principais veículos de comunicação do país  estão noticiando que a oposição voltou a se animar com um possível impeachment e que as principais forças políticas do Brasil já discutem a hipótese de Dilma ser afastada ou deixar o cargo antes do término do mandato.

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.