sábado, 9 de maio de 2015

Mais de 100 prêmios foram sorteados na homenagem as mães de São Paulo do Potengi


Naldinho entregando uma gealadeira a uma mãe contemplada
Nesta sexta-feira (8), a partir das 18 horas, realizou-se no Ginásio de Esportes Alves, em nossa cidade, a festa das mães promovida pela Prefeitura Municipal.

Muitas mães marcaram presença no evento

Homenagens, apresentações culturais e sorteio de mais de 10 prêmios entre as mães presentes, fizeram parte da programação festiva. Na oportunidade o prefeito Naldinho levou a sua mensagem a todas as mães do nosso município.

Fotos: Adeílton Lira

Vice-prefeito Pacelli entregando o prêmio a uma mãe sorteada
Secretária de Assistência Social, Vênus, entregando um tanquinho a uma conemplada

A Raposa Política, o Papangu e a bala que matou Kennedy


A Raposa Política foi visto hoje logo cedo na feira de São Paulo do Potengi, tomando um caldo de cana com pão doce, dizendo pra quem quisesse ouvir:

"O Papangu  que já se considera uma liderança, anda se achando a bala que matou Kennedy".

Foi aí que alguém que também saboreava um caldo perguntou: "Raposa, quem é o Papangu?" A Raposa de bate pronto, respondeu: "Cuidado que pode ser você" e saiu faceira, faceira.

Viixxe!

Esse ano até agora choveu apenas 349 mm em São Paulo do Potengi


Barragem Campo Grande
As chuvas de abril no Rio Grande do Norte ficaram muito abaixo do normal, com predominância de seca, frustrando as expectativas dos meteorologistas, que previam uma precipitação mais regular. O acumulado do mês, no entanto, não chegou nem a 50% do esperado. Os agricultores já começam a calcular o percentual de perdas nas safras de milho, feião e sorgo, que pode chegar a até 80%.
Agravada pelos últimos três anos de estiagem, a situação atinge, além da agricultura, o abastecimento de água. Atualmente, 116 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o equivalente a 69%, estão em situação de emergência, dependendo de carros-pipa. A média do nível dos reservatórios do Estado baixou de 35% para 24%, em comparação ao mesmo período de 2014.
Em São Paulo do Potengi, um dos principais municípios do nosso estado, a situação não é diferente, pois o quadro é de inverno bem abaixo da média,  pois segundo os meteorologistas estamos enquadrados na categoria muito seco. No ano passado choveu 761 milímetros em nossa comunidade. Esse ano, até o momento, as chuvas ainda não ultrapassaram os 349 mm.
A Barragem Campo Grande, principal reservatório da ribeira potengiense e que está com menos de 20% da sua capacidade, ainda não tomou água esse ano.
Com informações da Tribuna do Norte

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CPI do Sistema Carcerário debate situação das penitenciárias do RN‏

Foto: Divulgação
A CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados, promoveu audiência pública nesta quinta-feira (07), para debater as dificuldades do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Essa audiência contou com a participação da secretária nacional de segurança pública, Regina Miki, da secretária estadual de segurança, Kalina Leite, do juiz da Vara de Execuções Penais de Natal e Nísia Floresta, Henrique Baltazar, e da diretora da cadeia pública de Natal, Dinorá Simas. Os deputados Beto Rosado (PP) e Felipe Maia (DEM) também participaram do debate.
Em sua fala, a secretária Kalina Leite fez um detalhamento do trabalho realizado para combater a onda recente de rebeliões, ressaltando o apoio que tem recebido da secretária nacional Regina Miki. Já o juiz Henrique Baltazar apresentou um histórico do sistema penitenciário estadual nas últimas décadas, reforçando que a situação atual é resultado da falta de investimentos durante muitos anos.
O deputado Beto Rosado aproveitou a audiência para defender que os repasses do governo federal na área de segurança ocorram da mesma forma que são feitos os repasses da saúde e educação, “fundo a fundo”. “Assim como existe o Fundeb na Educação e os repasses carimbados da saúde, o ideal é que os recursos para a segurança e o sistema carcerário sejam diretamente repassados para um fundo próprio, pois o estado não tem condições de realizar mais investimentos, remanejando do seu orçamento”.
Ele também aproveitou para citar o projeto de lei Nº 1281/2015, de sua autoria, que obriga as empresas de telecomunicações a instalar bloqueadores de sinais de celular nas penitenciárias de todo o país, podendo ser reembolsadas com os recursos do Fundo Nacional Antidrogas. “Embora existam legislações estaduais sobre o tema, ainda não foi aprovada uma regra federal para regulamentar essa questão, daí a importância do projeto. Esses aparelhos facilitam em muito a comunicação dos detentos com quem está fora dos presídios, articulando crimes e rebeliões”, destacou Beto Rosado.
Os membros da CPI do Sistema Carcerário pretendem realizar uma visita técnica a presídios do estado para conhecer a realidade local. A data ainda será definida.

Boas noticias sobre o Concurso Público de São Paulo do Potengi



Em conversa com a Procuradoria Geral do Nosso Município (Assessoria Jurídica), o blog foi informado de que algumas  possíveis intercorrências  existentes no Concurso Público de São Paulo do Potengi, realizado recentemente, são  totalmente sanáveis e  que as providências  já estão sendo tomadas em tempo hábil junto ao Tribunal de Contas do RN.

A Procuradoria informou também  que nos próximos dias os aprovados no referido certame começarão a serem chamados para ocupar as suas funções.

Teremos outras informações.

Hoje (8) é o aniversário de Celso Alves

Celso (1º a direita)  sentado ao lado de seu pai Pedro Raimundo, de sobrinhos e do seu cunhado Johan

Quem está fazendo aniversário hoje, 8 de maio é o irmão deste blogueiro, Celso Alves, que é Oficial do Grupo de Fuzileiros Navais, na reserva.  A ele muita paz, saúde, prosperidades, feliz aniversário e tudo de bom.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Encontro dos Governadores do Nordeste começa às 8h desta sexta-feira


governadores
O Rio Grande do Norte será a sede do 3º Encontro dos Governadores do Nordeste, evento que objetiva discutir uma pauta única de desenvolvimento para toda região. Esta edição será realizada nesta sexta-feira (08), no Centro de Convenções de Natal. Além dos nove governadores, já confirmaram presença o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ministro para assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.
Entre os temas que serão tratados, está o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e questões relativas à previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.
Programação:
8h – Credenciamento
9h – Recepção às autoridades
9h30 – Abertura do evento
9h40 – Fala do anfitrião – Governador Robinson Faria
10h – Palestra do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy
11h – Fala dos governadores
13h – Intervalo para almoço
15h – Palestra do Ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger
16h – Reunião fechada – (Elaboração da Carta dos Governadores Eleitos)
17h – Divulgação da Carta e encerramento
Robson Pires

Para refletir: "A honra alheia não justifica audiência alguma"


Em tempos de calúnias publicadas por toda parte (principalmente na internet), notícias infundadas, vidas (muitas vezes inocentes) enlameadas, execradas, destruídas publicamente, na maioria das vezes de forma anônima, covarde... sem apurar com isenção e responsabilidade, a verdade dos fatos, vale a pena refletir sobre a frase de um dos melhores jornalistas do RN na atualidade, Rubens Lemos Filho: "A honra alheia não justifica audiência alguma".

O Mês Mariano em São Paulo do Potengi



Desde o último dia 4 de maio, como ocorre todos os anos, a \Paróquia de São Paulo Apóstolo, todas as noites, sempre às 19 horas, na Matriz de nossa cidade realiza a celebração dedicada a Nossa Senhora. Cada noite um grupo de noiteiros diferentes cuida da homenagem a Maria Santíssima.

Hoje (7),  o louvor a Maria estará a cargo das Irmãs e dos Mensageiros da Congregação da Divina Providência.

Greve de servidores da Justiça completa 51 dias

A greve dos serventuários do Poder Judiciário (PJ) entra, hoje, para o seu 51º dia sem que o Sindicato da categoria tenha recebido, ainda, a notificação sobre a confirmação de ilegalidade da paralisação dos serviços por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, publicada ontem (6). Porém, o  presidente do Sisjern, Bernardino de Sena Fonseca, confirmou que a entidade vai recorrer da sentença, que negou seguimento a uma reclamação constitucional.

Servidores fizeram ato público ontem em frente à sede do TJRN

“A assessoria jurídica do Sindicato já está elaborando a peça do recurso, que deverá ser julgado na Primeira Câmara do STF”, disse Bernardino de Sena. Os serventuários da Justiça realizaram um ato público ontem de manhã, em frente à sede do TJRN, na praça 7 de Setembro, na Cidade Alta e, hoje (7), eles estarão em frente ao Fórum Judiciário Seabra Fagundes, em Lagoa Nova,  para novo ato público contra as medidas de contenção de gastos com pessoal tomadas pelo presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos.

Bernardino de Sena confirmou que embora houvesse a determinação do corte de ponto dos servidores em greve, como não há decisão transitada em julgado a respeito da ilegalidade da greve, o setor de pessoal e recursos humanos do TJRN realizou o pagamento dos salários de abril dos servidores em uma folha suplementar. 

Tribuna do Norte

Este sábado é o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe


Neste sábado, 9 de maio será o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Em São Paulo do Potengi a vacina estará sendo aplicada nas Unidades Municipais de Saúde do Novo Juremal, Santa Clara, Santos Dumont e na Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 17 horas.

Poderão ser vacinados, crianças menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas renais, no coração, respiratórios, imunológicos... mulheres com resguardo de até 45 dias.

Se você pertence ao público alvo não deixe de se vacinar, pois vacinação é um ato de amor.

Natal: Polícia descobre túnel de 50 metros que daria acesso a cofre

Polícia descobriu túnel ontem e revelou que estrutura foi escavada por quadrilha de assalto a bancos
A Divisão Especializada de Investigação e de Combate ao Crime Organizado (Deicor) descobriu ontem (6) um túnel com aproximadamente 50 metros de cumprimento e seis metros de profundidade, escavado de uma residência até a sede da transportadora de valores Brinks, no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Civil, além da estrutura subterrânea, com sistema de ventilação, na casa foram encontrados centenas de sacos de areia, equipamentos específicos como cordas, pás, enxadas, madeiras. 

Os policiais da Deicor apreenderam os materiais, mas,  até o momento, ninguém foi preso. Em nota à imprensa, a empresa informou que “está colaborando com as investigações e continua a disposição das autoridades locais que conduzem o caso afim de que o ocorrido seja esclarecido”. O túnel daria acesso à sala onde fica o cofre da empresa
.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Recursos para o Fies estão esgotados



Com 252 mil novos financiamentos, demanda é reorientada para cursos de melhor qualidade
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que estão esgotados os recursos disponíveis para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fieis) neste semestre.

As inscrições para etapa atual foram encerradas na última quinta-feira (30) e, apesar da decisão de Justiça, não devem ser reabertas. De acordo com o ministro, uma nova edição  no segundo semestre ainda não certa e vai  depender da capacidade orçamentária da União.

Tribuna do Norte

Dilma: ‘Panelaço é algo normal numa democracia’

dilma_panela

A presidenta Dilma Rousseff disse que as manifestações ocorridas ontem (5) à noite, durante o programa do PT na televisão, são normais em um país democrático como o Brasil.
“[Vi o panelaço] da mesma forma que eu vejo outras manifestações. Em outros países, manifestações assumindo a forma de panelaço ou qualquer outra forma não são consideradas normais.
 No Brasil, elas são normais. Nós construímos a democracia. Então, respeitar a manifestação livre das pessoas é algo que conquistamos a duras penas. Vejo como mais uma manifestação de uma posição diferente da outra”, disse.
Perguntada por jornalistas sobre o motivo de não ter gravado uma mensagem no programa da legenda, a presidenta respondeu: “Nem sempre eu participo do programa do PT”.

Ex-prefeito de Senador Elói de Souza é condenado a devolver quase um milhão de reais


A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) condenou, durante sessão realizada nesta terça-feira (05), o ex-prefeito de Senador Elói de Souza, Adilson de Oliveira Pereira (Adilson Bilú), a restituir o valor de R$ 980.294,01 por conta de irregularidades na execução orçamentária de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), no ano de 2003.
A condenação, ocorrida em processo relatado pelo conselheiro Marcos Antônio de Moraes Rego Montenegro, se deu porque o gestor não prestou de contas do dinheiro recebido, embora tenha sido notificado a fazê-lo em diversas ocasiões. 
De acordo com o relatório do Corpo Instrutivo do TCE, identificou-se ausência de documentos comprobatórios de despesas, tais como folha de pagamento mensal; contratos e convênios pagos com recursos do fundo; documentos relativos a processos licitatórios; atos formais de dispensa ou inexigibilidade de licitação; e de Parecer Anual do Conselho de Acompanhamento e Controle Social.
Robson Pires

terça-feira, 5 de maio de 2015

Paulo Roberto Costa queimou Renan Calheiros

Presidente do Senado Renan Calheiros
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras nesta terça-feira (5) que teve contato com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e outros parlamentares em “situações irregulares”.

Professores do Maurício Freire se solidarizaram com professores do Paraná


Solidários com os professores paranaenses vítimas da violência promovida pela Polícia Militar daquele estado, no qual o governador é Beto Richa (PSDB), os educadores e alunos da Escola Estadual Mauricio Freire, de São Paulo do Potengi, tiraram fotos nesta segunda-feira (4) trajados de preto.

Na foto, o professor Luciano segura um cartaz que diz: "A Educação sozinha não transforma a sociedade. Sem ela tampouco a sociedade Muda". E a professora Anailda segura um cartaz que Diz: "Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o Mundo".


Na foto, o professor Luciano segura um cartaz que diz: "A Educação sozinha não transforma a sociedade. Sem ela tampouco a sociedade Muda". E a professora Anailda segura um cartaz que Diz: "Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o Mundo".

O confronto entre professores (em greve) e policiais militares paranaenses, aconteceu na última quinta-feira (30), em Curitiba, capital daquele estado, onde cerca 200 educadores ficaram feridos, alguns em situação grave. A atitude por demais violenta da PM, repercutiu no Brasil e no mundo inteiro, provocando protestos indignados dos mais diferentes setores da sociedade organizada.

Fonte: SPP Notícias

Em Tempo. Os professores da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, de nossa cidade, também se solidarizaram com os colegas paranaenses.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Raposa, os aviões de carreira e uma novidade política nos céus do Potengi


A Raposa Política foi vista leve e faceira, montando um cavalo baio na cavalgada realizada no último 1º de maio, em nossa cidade, dizendo pra quem quisesse ouvir:

"Algo mais do que os aviões de carreira está voando pelos céus do nosso Potengi".  Foi aí que uma amazona que também participava da cavalgada perguntou: "Raposa, explique melhor a sua observação?"

A Raposa, que não se fez de rogada, disparou: "Falo de uma possível novidade política que está prestes a acontecer em São Paulo do Potengi".

Viixxe!

ABC Futebol Clube realizará evento em São Paulo do Potengi

A diretoria do ABC Futebol Clube, único representante do estado na Série B do Campeonato Brasileiro, realizará um evento social nesta terça feira, 05 de maio em São Paulo do Potengi. O evento faz parte do calendário de eventos do ano do centenário e tem como objetivo associar novos torcedores além de firmar a implantação do Consulado do clube na cidade de São Paulo do Potengi. 

A cidade será a primeira de várias outras do interior do estado onde o ABC estará presente durante o ano do seu centenário. O evento acontecerá na Câmara de vereadores de São Paulo do Potengi, a partir das 19 horas. Aqueles que comparecem irão concorrer ao sorteio de uma camisa oficial. Os sócios torcedores irão receber o kit sócio torcedor com direito a camisa do centenário além de participar de sorteio de camisas oficiais entre os associados. 


Confira o convite abaixo:




CONVITE


Saudações torcedor alvinegro!

O ABC Futebol Clube completa 100 anos e quer que você faça parte dessa história. Nesta terça-feira, dia 05 de maio, a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores de São Paulo do Potengi, o Mais Querido estará mais perto de você e apresentará o seu programa Sócio Torcedor para os presentes e firmar a implantação do Consulado do clube na cidade de São Paulo do Potengi.

O presidente Rubens Guilherme e vários membros da diretoria, além de alguns jogadores estarão presentes no evento.

Haverá sorteio de camisas oficiais.

O ABC é conhecido por sua história, seus títulos e principalmente pela sua torcida. Esse ano tem um motivo mais especial ainda: é o ano do centenário. Se tornando sócio você só tem vantagens e ainda impulsiona e fortalece seu clube de coração. Faça a diferença e seja parte dessa linda história. Mostre o seu amor pelo ABC!

ABC Futebol Clube

Novas regras da Caixa para compra de imóveis começam a valer hoje

Regras para financiamento passam a valer a partir desta segunda-feira
Começam a valer nesta segunda-feira, 4, as novas regras para financiar a casa própria pela Caixa Econômica Federal. Em geral, tornou-se mais difícil financiar o imóvel e especialistas já têm apontado o consórcio como uma opção.

Três medidas da Caixa causam impacto direto na decisão de quem pretende tomar crédito. A primeira delas é o limite de financiamento de imóveis novos, que passou a ser de 90% do total do valor. Além disso, para usados, o teto passou a ser de 50% do total do imóvel, dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou seja, imóveis que valem até R$ 750 mil nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Nos demais Estados, o valor máximo é de R$ 650 mil.

A terceira medida engloba imóveis mais caros. Para usados acima de R$ 750 mil, enquadrados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o limite de financiamento passa a ser de 40% do valor total do imóvel.

As medidas foram anunciadas pelo banco público no fim do mês passado com o objetivo de driblar a falta de recursos no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, utilizados para liberar crédito pelo Sistema de Amortização Constante (SAC). Na prática, a Caixa passa a liberar menos dinheiro para as operações, principalmente no caso de imóveis usados e mais caros.

Vale lembrar que, no caso do financiamento popular (Minha Casa, Minha Vida), as regras anteriores permanecem inalteradas. O mesmo vale para empréstimos concedidos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS). No caso das operações feitas pela tabela Price, em que as parcelas aumentam progressivamente, o limite de financiamento pelo SFH já havia sido reduzido para metade do valor do imóvel.

Ministro do STF nega reclamação contra ilegalidade de greve do TJRN


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) afirmou, nesta segunda-feira (4), que o ministro Gilmar Mendes, do Superior Tribunal Federal (STF), negou seguimento à Reclamação feita pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (Sisjern) contra a declaração de ilegalidade do movimento grevista. Na decisão feita em 30 de abril, Mendes destacou que ficou prejudicada a análise do pedido liminar feito pela entidade, com base no artigo 21, §1º, do Regimento Interno do STF, que dispõe sobre as competências do relator do processo.

A greve foi iniciada em 17 de março e a ilegalidade foi declarada em 16 de abril pelo desembargador Glauber Rêgo. . Relator do processo referente à greve, Rêgo determinou o retorno imediato dos servidores ao trabalho, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10 mil.

A medida foi tomada após o Estado do Rio Grande do Norte pedir a antecipação de tutela, requerendo liminarmente a determinação para a imediata suspensa do movimento paredista. No voto proferido na sessão do Pleno, do dia 29, o relator manteve os argumentos externados quando da decisão inicial e ressaltou que o direito de greve não é algo absoluto e não pode ser exercido por tempo indeterminado.

Tribuna do Norte

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje


A partir de hoje (4), postos de saúde em todo o país iniciam a Campanha de Vacinação contra a Gripe. Devem receber a dose crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.
Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
Em São Paulo do Potengi, a Secretaria Municipal de Saúde já está com a sua estratégia montada para atender o público alvo, que pode se vacinar nos postos de saúde da nossa cidade.

domingo, 3 de maio de 2015

“Estou um pouco velho e doente”, diz Papa Francisco


Em seu primeiro compromisso na paróquia Regina Pacis em Óstia (Roma), neste domingo (03), o Papa Francisco pediu orações a um grupo de jovens por estar “um pouco velho e doente”. “É bonito estar neste local onde crianças e jovens jogam e onde há os idosos.
 Agradeço ao Senhor que nesta comunidade se curam os idosos e os doentes. Eu agradeço pelo o que vocês fazem pelos pobres de Deus e vos peço que rezem por mim. Estou um pouco velho, um pouco doente. Mas, não muito, né?”, afirmou o Pontífice aos adolescentes.
O Santo Padre, fez questão de cumprimentar cada uma das pessoas que recebem atendimento no local e ressaltou a sabedoria dos mais velhos. 
“Eles têm a sabedoria da vida, a sabedoria da dor, da paciência, uma sabedoria que nós esquecemos tanto”, disse o sucessor de Bento XVI ressaltando que na paróquia local eles são “privilegiados” porque tem um papel e são acolhidos pela comunidade eclesial.

Chacina em Tangará, três pessoas são mortas a tiros na madrugada deste domingo

tangara1

G1/RN – Três pessoas foram executadas a tiros na madrugada deste domingo (3) na cidade de Tangará, na região Agreste do Rio Grande do Norte. As mortes aconteceram após duas casas do bairro Nossa Senhora de Fátima serem invadidas por homens armados. As informações são do Comando de Policiamento do Interior.
Em uma das casas as vítimas foram Sonali Serafim Santana, de 14 anos, e Gilberto Marinho da Silva, de 18 anos. O casal foi morto a tiros. Na outra casa, a 200 metros, outro casal foi alvo de disparos de arma de fogo. O homem morreu e a mulher foi socorrida em estado grave para Natal. 
Nenhum dos dois foram identificados. A Polícia Militar não sabe se os crimes têm relação. Nenhum dos suspeitos dos crimes foram encontrados. A Delegacia Regional de Santa Cruz deve investigar o caso.

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.