sábado, 25 de abril de 2015

Terremoto no Nepal deixa mais de 1.400 mortos


terremoto

Um terremoto de 7,8 graus de magnitude deixou pelo menos 1.457 mortos no Nepal, e obrigou o país a declarar estado de emergência na manhã deste sábado. O abalo sísmico derrubou prédios e construções históricas como a torre Dharahara na capital nepalesa e foi sentido em países vizinhos, causando mortes também em Índia, Tibete e Bangladesh. Horas após os tremores, o país começou a receber ajuda internacional enviada pela Índia.
O terremoto foi o mais violento a atingir o Nepal em 81 anos, e teve uma profundidade de apenas 2 quilômetros. Terremotos de pouca profundidade são, geralmente, mais perigosos, uma vez que a quantidade de energia liberada se concentra em uma área menor. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores em todo o mundo, o número de vítimas deve passar de mil. O USGS também registrou 17 tremores após o grande terremoto, com intensidades entre 4,2 e 5,5 graus de magnitude.
Foram registradas mortes em todas as regiões, exceto no Extremo Oeste do país. Todos os nossos agentes de segurança foram mobilizados para resgatar pessoas em necessidade — afirmou o subinspetor geral de polícia, Kamal Singh Bam.
Segundo meios de comunicação locais, o terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos, mas foi seguido de dezenas de réplicas. Construída em 1832, a Torre Dharahara era um ponto turístico que esteve aberto ao público nos últimos dez anos. Dos 14 andares da estrutura, apenas a base, de cerca de 10 metros de altura, restou. Vários dos antigos templos hindus da capital nepalesa foram reduzidos a escombros após o tremor.

São Paulo do Potengi vence Tangará por 3x0 pela Copa Estadual Garoto Bom de Bola sub-14



A Seleção de São Paulo do Potengi estreou com vitória na tarde desta sexta-feira (24), pela Copa Estadual Garoto Bom de Bola sub-14. A nossa seleção venceu a Seleção de Tangará por 3 a 0. Os gols foram marcados por Carlos, Levi e Daniel. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Augusto Gomes da Rocha. O prefeito Naldinho acompanhou a partida.

A Seleção de São Paulo do Potengi volta a campo neste sábado (25), desta vez contra a Seleção de São José de Campestre, às 14h00. E no domingo (26), às 8h30, ainda em jogo válido pelo grupo, se enfrentam Tangará e São José de Campestre. Todas essas partidas acontecem no Estádio Augusto Gomes.

Uma vitória neste sábado classifica a Seleção de São Paulo do Potengi. Caso se classifique neste grupo de 3, a nossa seleção enfrentará numa final regional a equipe classificada do outro grupo da região, podendo ser Serra Caiada, Japi ou Passa e Fica, e posteriormente, a equipe vencedora segue para as quartas-de-final da competição.

A Copa Estadual Garoto Bom de Bola é promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer - SEEL em parceria com as prefeituras. 32 municípios de todas as regiões do estado participam da competição.

SPP News

4ª DIRED reativa blog para promover o intercâmbio entre educadores, estudantes e a coletividade



Buscando uma educação de qualidade

A 4ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura, com sede em São Paulo do Potengi, composta pelas escolas estaduais de 13 municípios da nossa região, reativou o blog da 4ª DIRED, com o objetivo de divulgar suas ações e de promover o intercâmbio entre educadores, estudantes e a coletividade em geral.

A instituição tem como diretor atual, o professor Silvério Alves.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Professor Tadeu é o novo presidente do SINTE de São Paulo do Potengi

O presidente Tadeu (1º a direita) com colegas professores

Aconteceu durante todo o dia de hoje (24), a eleição para a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, de nossa cidade. O pleito ocorreu com chapa única, formada pelos professores, Tadeu (presidente) e Eliane (vice-presidente).

Votaram 144 eleitores com o seguinte resultado: Sim, 127 votos, não, 12 votos, nulos, 2 votos, brancos, 3 votos.

O blog parabeniza a chapa eleita com votos de um profícuo trabalho.

A Raposa Política e um possível candidato a prefeito em São Paulo do Potengi



A Raposa Política foi vista recentemente em nossa cidade, tomando banho na chuva e dizendo pra quem quisesse ouvir: "Tem um profissional da saúde cujo nome está sendo lembrado por determinadas pessoas para se candidatar a prefeito em São Paulo do Potengi, no próximo pleito".

Foi aí que uma pessoa que também se banhava na chuva perguntou: "E aí, Raposa, quem é esse provável candidato?"

A Raposa matreiramente respondeu: "Depois do Dia das Mães eu lhe digo".

E saiu faceira, faceira.

Viixeee.

A potengiense Daílva Bezerra é a nova Secretária de Articulação do CONSEMS - RN

Prefeito Naldinho ladeado pelo Dr. Lagreca e pela senhora Salete

Realizou-se ontem (23), às 18 horas, no Hotel Praia Mar, em Natal, a solenidade de posse  da nova diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte, tendo como presidente a Secretária Municipal de Saúde de São José do Seridó, a senhora Ângela.


Daílva (blusa vermelha) com a comitiva de São Paulo do Potengi

Várias autoridades, dentre elas o Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, prefeitos e convidados participaram do evento. São Paulo do Potengi está muito bem representado na importante instituição que defende o Sistema Único de Saúde, na pessoa da nossa competente Secretária Municipal de Saúde, Daílva Bezerra, que ocupa o cargo de Secretária de Articulação no CONSEMS.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Está chovendo no Potengi


Desde as primeiras horas da madrugada de hoje(23), que chove alternadamente, em São Paulo do Potengi e em parte de nossa região. Neste momento, 10:35 hs, dá pra se ouvir o ronco dos trovões e se presenciar os relâmpagos cortando os céus do Potengi.

A solenidade de posse dos acadêmicos fundadores da Academia Potengiense de Letras e Artes

Os acadêmicos empossados com padrinhos, escritores e autoridades. Clik para ampliar
Numa solenidade bastante concorrida, realizou-se na noite desta quarta-feira (22), na Câmara Municipal de nossa cidade, a solenidade de posse dos acadêmicos fundadores da Academia Potengiense de Letras e Artes de São do Potengi, cujo presidente é o escritor Aluísio Azevedo Júnior e a vice-presidente, a professora Maria do Carmo Dantas

Dr. Manoel Onofre entregando o diploma a Naldinho

Do evento participaram, dentre outras autoridades, o vice-presidente da Academia Norteriograndense de Letras, Dr. Manoel Onofre, prefeito Naldinho, Secretária Adjunta de Estado da Educação, professora Socorro Batista, representantes de Academias de Letras de Mosssoró e Ceará-Mirim, além de escritores e convidados.

Francinete Ribeiro recebendo seu diploma das mãos da representante da Academia de Ceará-Mirim


Ao usar da palavra, o imortal Manoel Onofre destacou: "Essa noite é muito importante para todos nós, pois é uma noite de se saudar com as melhores palavras". E acrescentou: "Parabéns aos idealizadores e fundadores desta instituição de cultura tão significativa para os potengienses".

Silvério Alves recebendo o diploma de Aluísio Júnior
Vinte e cinco acadêmicos receberam seus diplomas de membros fundadores da APLA, dentre eles, o editor deste blog, Silvério Alves, prefeito Naldinho, Dona Nini, Cleyton de Luizinho, Maria da Cruz, Francinete Ribeiro, João Maria Campos, Professor Chiquinho,  Jobson Magno, Moacir Gomes, poeta César, Tiãozinho, Adriano, Leonardo, Eugênia Efigênia, dentre outros.

No final de solenidade foi servido um coquetel a todos os presentes.


Maria da Cruz recebendo seu diploma

Moacir Gomes recebendo o diploma


Silvério Filho, Silvério Alves, Herisson e Cleyton

O professor Chiquinho ladeado pelos irmãos Lúcia e Azevedo

Tiãozinho, Dona Nini, Gileno Júnior e Nericivan

Naldinho, Aluísio Júnior, a Secretária Socorro e duaas convidadas

Pai e filho

Os acadêmicos Silvério e Leonardo

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ezequiel assume compromisso pela retomada de obras da Estrada da Produção ligando o Potengi ao Seridó

ezequiel estrada

Ao considerar que a Estrada da Produção é de grande importância para o desenvolvimento do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) assumiu na tarde desta quarta-feira (22), em reunião em seu gabinete com uma comissão de representantes das regiões Potengi e Seridó, o compromisso da Casa em desenvolver ações para a retomada das obras naquela rodovia.
“Esse é um sonho da região Central e da Serra de Santana. É uma rodovia pautada no que deve ser feito no Rio Grande do Norte que tem grande importância para o desenvolvimento, não só dessas regiões, mas para o Estado. Essa é uma preocupação de todos os deputados e tenho certeza que também do Governador” afirmou o deputado.
Ezequiel disse que vai agendar a participação do governador Robinson Faria (PMDB) em uma audiência pública em Cerro Corá ou Lagoa Nova, ou mesmo uma reunião da Comissão que reivindica a retomada das obras, na governadoria para a discussão do assunto.
Robson Pires

Renovação no PMDB em São Paulo do Potengi



Segundo um pmdebista de quatro costados, com quem o blog conversou recentemente, possíveis mudanças e renovações no Diretório do PMDB em São Paulo do Potengi, são vão acontecer, depois que as lideranças locais do partido conversarem com o presidente estadual da legenda, ministro Henrique Alves. 

Nova fuga em Alcaçuz, 34 presos fugiram na madrugada de hoje

Detentos fugiram por túnel cavado no pavilhão 2 de Alcaçuz
Detentos fugiram por um túnel cavado no Pavilhão 2 de Alcaçuz. Foto: Emanoel Amaral

A Coordenação da Administração Penitenciária (Coape) confirmou a quantidade de presos que fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz: 34 detentos deixaram a unidade na madrugada de hoje (22). Até o fim da manhã, havia a confirmação que dois presos haviam sido recapturados. A fuga foi a maior da história de Alcaçuz.

Antes da fuga que ocorreu na manhã de hoje, a maior fuga registrada na unidade prisional era a que ocorreu no dia 6 de abril, quando 32 detentos deixaram a unidade prisional. Antes das fugas de abril, maior havia ocorrido em 6 de novembro de 2000, quando o bando do assaltante Valdetário Carneiro invadiu e libertou ele e mais 28 detentos. 

A maior fuga do sistema prisional potiguar foi registrada em janeiro de 2012, quando 41 detentos conseguiram escapar do presídio Rogério Coutinho Madruga, o chamado Pavilhão 5, mas que tem administração independente de Alcaçuz.

A fuga
 
Para deixarem a unidade prisional na madrugada de hoje, os presos de Alcaçuz utilizaram a mesma entrada do túnel descoberto em 6 de abril, quando 32 presos deixaram o presídio. Hoje, no entanto, os presos usaram um caminho diferente para deixar o presídio. A Coape confirmou a informação, mas não detalhou como os presos conseguiram escapar.

A unidade é uma das três do sistema prisional potiguar que conta com vigilância da Força Nacional. Ao todo, as duas fugas tiveram 66 presos deixando Alcaçuz em 16 dias, com pelo menos oito recapturados e dois mortos em confronto com a Polícia Militar.


Tribuna do Norte

A Academia Potengiense de Letras e Artes será fundada hoje (22) em São Paulo do Potengi


O presidente da Academia Aluísio Júnior e Silvério Alves

Hoje, 22 de abril, logo mais as 19 horas acontecerá na Câmara Municipal de nossa cidade, a solenidade de fundação e de posse dos acadêmicos da Academia Potengiense de Letras e Artes de São Paulo do Potengi.

O presidente da Academia é o escritor Aluísio Azevedo Júnior e a vice-presidente, a professora Maria do Carmo Dantas. O editor deste blog será um dos acadêmicos.

Congresso aprova cerca de 900 milhões de reais anuais para partidos políticos



Diante de uma crise política, moral e econômica sem precedentes na história do país, o Congresso Nacional aprovou verba para o fundo partidário dos partidos políticos no valor anual de 867, 5 milhões de reais. A verba que em relação a atual foi triplicada será sancionada pela presidenta Dilma.

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, assim se pronunciou sobre o fato no twitter: "É um escárnio. Para que doações das empresas privadas?"

terça-feira, 21 de abril de 2015

A Raposa Política e o quebrador de amarras


A Raposa Política, depois de um bom tempo em retiro para descansar, foi vista no último final de semana, passeando pela Caprifeira, olhando os currais dos animais, tomando uma lapada de cana com bode assado na telha, dizendo pra quem quisesse ouvir:

" Esse menino de Mamede é mesmo um autêntico quebrador de amarras".

Foi aí que alguém que ia passando perguntou: "Cite exemplos Raposa?"

A Raposa de bate pronto respondeu:  "O menino do Riacho Salgado, tirou o carnaval do Clube pra rua, tornando-o uma das maiores e melhores festas carnavalescas do interior do nosso estado".

Continuou a Raposa: "Num diálogo com a Comunidade, levou a feira de São Paulo do Potengi, do domingo para o sábado e está dando muito certo". Acrescentou: "E agora, percebendo que a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do RN, coordenadora das Caprifeiras em terras potiguares, não estava dando a atenção merecida a nossa Exposição, rompeu com a instituição e juntamente com a ACLAP e a ASCCO, contando com o total apoio do Governo Robinson Faria, promoveu a maior e mais bem organizada  Caprifeira da história do Potengi".

Em seguida, a Raposa saiu faceira, faceira.

Viixxe.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Resultado final do Torneio Leiteiro da Caprifeira de São Paulo do Potengi


Segue abaixo o resultado final do Torneio Leiteiro da Caprifeira 2015, que nos foi enviado pela Secretaria Municipal de Agricultura do Município.


Resultado Final do Ranking do Torneio Leiteiro
Da XVIII Exposição de Caprinos e Ovinos da Região do Potengi
São Paulo do Potengi – RN


Resultado Estadual


- Categoria Novilha:


Clas.
Num
Nome
Expositor
Propriedade
Total
01
Tereza
Haroldo José Bezerra da Paz
Faz. Beira Rio II
4,160


- Categoria Cabra Jovem:

Clas.
Num
Nome
Expositor
Propriedade
Total
04
04
Hugo José Oliveira e Silva
Vivenda de Orion
5,045
08
08
Rodrigo Silva
Vivenda de Orion
4,585
06
06
Hugo José Oliveira e Silva
Vivenda de Orion
3,795
02
Jamila
Luiz Carlos Correia Dantas
Rancho Colorado
3,135
09
Princesa
Pedro Nolasco Lopes Pontes
Rancho Semedão
2,480



        - Categoria Cabra Adulta


Clas.
Num
Nome
Expositor
Propriedade
Total
05
Erika
Haroldo José Bezerra da Paz
Faz. Beira Rio II
9,370
08
Adriana
João Paulo Soares de Oliveira
Sítio Imbé
8,345
06
Fabiola
Haroldo José Bezerra da Paz
Faz. Beira Rio II
7,610
02
Queluz
Jefferson Marinho Santos
Capril Barrenta
7,520
01
Hortência
Jefferson Marinho Santos
Capril Barrenta
7,275


Resultado Final do Ranking do Torneio Leiteiro
Da XVIII Exposição de Caprinos e Ovinos da Região do Potengi
São Paulo do Potengi – RN



Resultado Final


- Categoria Novilha

Clas.
Num
Nome
Expositor
Propriedade
Total
02
Francisca
José Tinoco da Silva
Faz. Cachoeirinha
5,780
06
Caramelo
Rivaldo Ferreira (Dado)
R. Alto do Potengi
2,525
05
Verão
Jorge da Silva Soares
Sítio Tijuaçú
2,380
07
Nambí
Bernardete Dantas
R. Alto do Potengi
2,035
04
Miúda
Josélia Maria da Silva
Faz. Cachoeirinha
1,740


- Categoria Cabra Jovem

Clas.
Num
Nome
Expositor
Propriedade
Total
01
Natália
José Tinoco da Silva
Faz. Cachoeira
4,155
14
Bel
Márcio Andrade de Lima
Faz. Tanque de Cima
3,250
12
Azeitona
Rivaldo Ferreira (Dado)
R. Alto do Potengi
3,120
05
Noviça
Márcio Andrade de Lima
Faz. Tanque de Cima
2,620
15
Paloma
José Andrade de Lima
Faz. Tanque de Cima
2,520


- Categoria Cabra Adulta


Clas.
Num
Nome
Expositor
Propriedade
Total
09
Carinhosa
José Tinoco da Silva
Faz. Cachoeira
7,865
33
Chocolate
Rivaldo Ferreira (Dado)
R. Alto do Potengi
5,325
27
Mandacaru
Jorge da Silva Soares
Faz. Tijuaçú
3,830
14
211
Aristófanes Medeiros da Costa (Faninho)
Faz. Nossa Senhora das Graças
3,310
12
225
Aristófanes Medeiros da Costa (Faninho)
Faz. Nossa Senhora das Graças
2,880

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.