sábado, 4 de abril de 2015

Realizou-se ontem a Paixão de Cristo em nossa cidade

Encenação da crucificação de Cristo
Realizou ontem (03), Sexta-Feira Santa, na Praça Monsenhor Expedito, num palco montado em frente ao Banco do Brasil, a encenação da Paixão de Cristo, que retrata a paixão, morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo.

A peça, dirigida por Rosinaldo Luna, foi muito bem organizada e apresentada, tendo como atores pessoas da comunidade.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi (Gestão Naldinho), e foi vista por um bom público.



Proposta proíbe uso de celular e tablet em sala de aula


celular_escola


Proposta em análise na Câmara dos Deputados (PL 104/15) proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, nas salas de aula da educação básica e superior de todo o País. O projeto prevê que os aparelhos só serão admitidos em sala se integrarem as atividades didático pedagógicas e forem autorizados pelos professores.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Imagens da Celebração da Quinta-Feira Santa

Padre Ramos repete o ato de Jesus, que lavou os pés dos seus discípulos


Padre Ramos sendo saudado por fiéis, na homenagem ao sacerdócio

Um bom público compareceu à celebração

O pároco levando o Santíssimo à capelinha, onde foi adorado até o início da celebração
da Sexta-Feira Santa

Sexta-Feira Santa: para que a semente de trigo dê frutos, ela precisa morrer

Bento XVI alva cíngulo estola ajoelhado Adoração Cruz Sexta-feira Santa
Bento XVI, adorando o Cristo pregado na cruz

Por Silvério Filho

Hoje (3), Sexta-Feira Santa, estamos no segundo dia do Tríduo Pascal, conjunto de três dias  no qual celebramos a Páscoa do Nosso Senhor, começando com a Celebração da Santa Ceia e concluindo com a Celebração do Sábado de Aleluia. [1] 

Neste dia, nós contemplamos a paixão e morte de Jesus, momento que deve ser de silêncio, de extremo respeito e reflexão sobre o amor incondicional que levou  o próprio Deus, cujo Verbo fez-se homem, a sacrificar-se por nós, para que todo que n'Ele crer tenha a vida eterna (Jo 3, 1).

O Cordeiro de Deus teve que ser humilhado, açoitado, destroçado, ao ponto de sua aparência não ser mais a de um homem, tornando-se irreconhecível, conforme a profecia (Is 52, 14). Viraram-lhe a face, espancaram-no, trataram-no como se fosse um desafortunado, humilhado e golpeado por Deus, desconsiderando ser Ele o próprio Criador, que tomava sobre si nossos pecados e nossas enfermidades, sem abrir a boca (Is 53, 1-7)

É por isso que a Igreja nos convida, neste dia tão distinto, a adorar o Cristo pregado na cruz, símbolo maior do seu amor por nós, recordando-nos que foi não apenas por culpa dos romanos ou dos judeus que Ele morreu daquela forma, mas sim por nós, para que pudéssemos ser perdoados. 

Porém, embora este seja um momento de respeito e de adoração silenciosa, vale lembrar que não é, jamais, um momento de tristeza: ao contrário, devemos nos alegrar por saber que o Filho do Homem nos amou ao ponto de deixar-se, humilde e obedientemente, humilhar-se, para vencer nosso orgulho; morrer, para que pudéssemos vencer a morte.

Deste modo, Cristo nos deixa, no dia de hoje, além da prova maior do seu amor incondicional, o exemplo que devemos seguir. Nos convida a ter coragem de pegar a nossa cruz e segui-lo (Mt 16, 24), pois é na obediência de Jesus ao seu Pai, mesmo sabendo do sofrimento incomensurável pelo qual passaria, que devemos retirar forças para entrar pela porta estreita. 

Sejamos, na adoração de Cristo posto na cruz, como a semente de trigo que precisa morrer para dar frutos (João 12, 24), confiantes de que nossa tristeza se trocará em alegria (João 16, 20). Saibamos que, por mais que o mundo nos aflija, não devemos ter medo, pois ele afligiu muito mais a Jesus, sendo por Ele, porém, derrotado (João 16, 33).

Referências
Bíblia Sagrada
http://www.acidigital.com/fiestas/pascoa/triduo.htm
http://www.soucatequista.com.br/a-espiritualidade-da-sexta-feira-santa-2.html
http://diretodasacristia.com/home/heri-et-hodie/sobre-os-ritos-da-semana-santa/
http://liturgia.cancaonova.com/
http://cleofas.com.br/sexta-feira-da-paixao/

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Sobre a Quinta-Feira Santa e as promessas de Cristo


Por Silvério Filho

A Semana Santa é o período em que vivemos a época litúrgica mais importante do ano, pois é o momento em que celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, fundamento maior da nossa fé. [1]

Este período especial começou com a entrada simples, mas triunfal, de Cristo em Jerusalém, sendo acolhido por pessoas que, portando ramos e matos, clamavam: “"Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38 – MT 21, 9)". Na ocasião, Nosso Senhor começava a sua última caminhada, montado na simplicidade de um jumento (Mc 11, 7-11), conforme previu o profeta (Zacarias, 9, 9), durante a celebração da Páscoa Judaica, para culminar com a Páscoa Cristã.

Por sua vez, na Quinta-Feira Santa, por nós vivenciada no dia de hoje, comemora-se a instituição da Santíssima Eucaristia, na Santa Ceia do Senhor. O evangelista que melhor retrata esta passagem é São João, dedicando a ele 5 capítulos, desde o Lava-Pés até a oração sacerdotal de Jesus.[2]

É neste momento que Jesus, já sabendo que seria traído por um dos seus e que viria a morrer no dia seguinte, confirma, mais uma vez, a simplicidade e a beleza do seu amor por nós, quando humildemente, mesmo sendo Deus, faz as vezes que eram atribuídas aos escravos, lavando os pés dos seus apóstolos.

Depois disso, o Senhor promete que não nos deixará sós, pois mandará o Espírito da Verdade (João 14, 16-17), que nos acompanha até os dias de hoje, por meio da Igreja.

Demonstrando seu amor incondicional, naquele dia Cristo institui o Sacramento da Santíssima Eucaristia (onde se faz presente), ao oferecer ao Deus-Pai seu corpo e seu sangue, sob a espécie de pão e vinho, e os entregar aos seus apóstolos,  para que comessem e bebessem, mandando que continuassem a fazê-lo em memória dele (fundação do sacerdócio).

Tais promessas se renovam na Missa, na celebração da Eucaristia, onde, pelas mãos do padre, um simples pão se torna o próprio Corpo do Senhor.

Cientes deste amor e destas promessas, e confiantes de que Cristo continua presente entre nós por meio do seu corpo mistico na Terra (a Igreja), cabe-nos, nesta Quinta-Feira Santa, estar abertos a este chamado que Deus nos faz, compreendo que todo amor Dele parte e para Ele deve ser direcionado, de forma simples, mas sincera, para que possamos congregar com nossos irmãos e com Ele num só corpo: o Corpo de Cristo. [3].

[1] 1 Coríntios, 15, 14. "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé".
[2] https://www.youtube.com/watch?v=jsvTq2BRavU 
[3] Ubi Caritas : https://padrepauloricardo.org/aulas/quinta-feira-santa-ubi-caritas?utm_content=bufferc9565&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Governador concede entrevista ao Blog sobre a Caprifeira de São Paulo do Potengi

O governador ladeado por Naldinho e Zé Dias

Nesta quarta feira (1º de abril), por ocasião do lançamento dos Eventos Agropecuários do Governo do Rio Grande do Norte para o ano de 2015, solenidade que ocorreu no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim,

Comitiva de São Paulo do Potengi

O Governador  Robinson Faria concedeu uma breve entrevista ao editor deste blog, confirmando a sua presença na Caprifeira  de nossa cidade.

Este blogueiro entrevistando o Governador

Blog: Governador,  A Caprifeira de São Paulo do Potengi, que acontecerá de 17 a 19 de abril é um evento importante para o Agronegócio potiguar?

Governador:  A Caprifeira de São Paulo do Potengi, é uma exposição tradicional, muito importante para a economia da região e do RN.  Já me reuni na última segunda-feira (30), na Governadoria, com o prefeito Naldinho, onde autorizamos um Convênio com o Município, dando o nosso apoio a Caprifeira .que gera emprego e renda para os potengienses.

O evento é muito valioso, pois fortalece um setor da economia rural, que é a caprinocultura, portanto estamos dentro, apoiando algo tão significativo para a região e para o estado.

A Páscoa da EJA-PTA na 4ª DIREC em São Paulo do Potengi



Na última segunda-feira (30), às 19 horas, realizou-se na sede da Diretoria Regional da Educação e da Cultura, em nossa cidade, a celebração da Páscoa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, Programa Trabalhando e Aprendendo. Participaram do evento, o diretor daquela instituição, Silvério Alves, professores e alunos do Programa.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Lançamento do Calendário de Eventos Agropecuários do RN

Na manhã desta quarta-feira, 1° de abril, uma comitiva de São Paulo do Potengi, liderada pelo prefeito Naldinho, se deslocou para a cidade de Parnamirim para acompanhar o lançamento do Calendário Oficial do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias do RN 2015.

O evento ocorre no Parque Aristófanes Fernandes e conta com a presença do governador Robinson Faria, prefeitos e representantes de associações de criadores.

Sobre o aumento dos remédios

A charge é de Brum, publicada na Tribuna do Norte de hoje

Os remédios poderão ficar mais caros a partir desta terça-feira (31) em todo o país. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) fixou em até 7,7% o ajuste máximo permitido este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos.
A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira.

Governador Robinson Faria decreta ponto facultativo para a Quinta-feira Santa

O governador Robinson Faria decretou ponto facultativo para amanhã, quinta-feira. No Diário Oficial do Estado, edição de hoje, foi publicado o decreto número 25.058.
“Fica declarado ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado, no dia 02 de abril, quinta-feira, excetuando-se aquelas atividades que sejam consideradas essenciais”, diz o documento.

CCJ da Câmara dos Deputados aprova proposta que reduz maioridade penal

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-aprova-pec-que-reduz-maioridade-penal-de-18-para-16-anos,1661469
A sessão da CCJ teve também a participação de manifestantes favoráveis à PEC (Foto: Renan Ramalho/G1)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (31) a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Trata-se do primeiro passo para o andamento da proposta na Casa, no qual os deputados avaliam que o texto está de acordo com a própria Constituição.
O placar da votação na CCJ foi de 42 deputados favoráveis à PEC e 17 contrários.
O texto permite que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. Hoje, qualquer menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional.
Para avançar, a proposta agora precisa passar pela análise de uma comissão especial de deputados, que analisam o mérito (conteúdo) da PEC. Essa fase deve durar 40 sessões, o que leva aproximadamente dois meses.

No fim da tarde desta terça, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou em plenário a criação do colegiado. A instalação da comissão, com a designação de membros e escolha de presidente e relator, deverá ocorrer no próximo dia 8.

Se aprovada na comissão, a proposta vai ao plenário, onde são exigidos 308 votos, do total de 513 deputados, para aprovação, em duas votações. Depois, a proposta precisa passar pela CCJ do Senado e mais duas votações no plenário, onde são exigidos 49 votos entre os 81 senadores.
A PEC foi apresentada em agosto de 1993 e ficou mais de 21 anos parada. Neste ano, a CCJ da Câmara retomou as discussões, encerradas nesta terça após várias tentativas de adiamento por parlamentares contrários, em minoria na comissão.
G1

terça-feira, 31 de março de 2015

Árvore cai e deixa trânsito parado na Av. Hermes da Fonseca, em Natal

Com a queda de uma árvore, dois carros foram atingidos
Uma árvore caiu e interrompeu o trânsito na avenida Hermes da Fonseca, na altura do bairro do Tirol, na zona Leste de Natal. O tráfego no sentido Centro/Zona Sul ficou completamente parado.

O incidente ocorreu por volta das 10h30 em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, próximo ao shopping Midway Mall. Dois carros que passavam pelo local no momento que a árvore caiu acabaram sendo atingidos.

A Prefeitura de Natal recomenda que os motoristas evitem entrar na avenida Senador Salgado Filho, no trecho entre as avenidas Bernardo Vieira e Alexandrino de Alencar.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) deve ir até o local para orientar os condutores. Ainda não há previsão para retirada da árvore.

Trânsito ficou bloqueado, mas ninguém se feriu

Árvore será retirada por equipe da Prefeitura do Natal

Tribuna do Norte 

Forte relâmpago causou susto à população no dia de ontem


Segundo foi presenciado pela própria reportagem do Blog e conforme relatos de populares, um forte relâmpago ocorreu sobre São Paulo do Potengi no dia de ontem.

Na ocasião, o relâmpago causou um clarão intenso para as pessoas que se encontravam fora de casa, sendo acompanhado por um trovão muito forte, causando uma certa apreensão a quem presenciou o fato. Como consequência do ocorrido, diversas casas tiveram aparelhos eletrodomésticos queimados, como também ocorreu com parte das lâmpadas dos postes da Praça Monsenhor Expedito e com a transmissão de internet de alguns provedores. 

Segundo relato de algumas pessoas de certa idade que ouvimos, nunca tinha acontecido um fenômeno similar na Ribeira Potengiense.

Há quem diga que teve gente até que se mijou. rsrsrs

Na tarde de ontem (30) ocorreu a maior chuva do ano em São Paulo do Potengi

Entrada do Bairro Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades do Riacho dos Porcos
São Paulo do Potengi registrou na tarde desta segunda-feira, 30 de março, 66,2 mm de chuva, a maior do ano. A chuva provocou a enchente do Riacho dos Porcos, no centro da cidade, bem como de outros riachos no município.

Esta só não foi a maior chuva do ano, como também foi a maior chuva dos últimos anos. O blog tem dados de todas as chuvas de 2013, 2014 e 2015, e conferimos que esta foi a maior chuva desses anos citados, superando a chuva do dia 9 de setembro de 2014, quando choveu 65 mm. 

Os registros das chuvas foi-nos cedido pela Secretaria Municipal de Agricultura, que coleta os dados no pluviômetro oficial da EMPARN no município.

Com essa chuva, já somam 329,7 mm no acumulado do ano em São Paulo do Potengi, sendo 47,2% maior que o acumulado do ano passado no mesmo período, de janeiro a março, quando choveu 155,7 mm.

Durante todo o ano passado, 2014, choveu 503,9 mm. Isso significa dizer, que em 2015, com os 329,7 mm acumulados nos três primeiros meses do ano, já choveu 65,4% em relação ao que choveu durante todo o ano de 2014.

Do SPPnews

segunda-feira, 30 de março de 2015

Fies passa a exigir média mínima de 450 no Enem

Estudante terá de nota mínima de 450 pontos para conseguir o Fies

A partir de hoje (30) o estudante que tiver média inferior a 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá se inscrever para uma bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além da média mínima, o candidato também não pode ter nota 0 na redação. As inscrições seguem até o dia 30 de abril.

Em fevereiro foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

A regra de exigir a média mínima no Enem foi estabelecida em portaria do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2014, e gerou descontentamento entre estudantes e representantes de instituições privadas de ensino superior. Instituições estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies.

Agência Estado

Governo do RN começa a pagar salários dos servidores hoje

O Governo do Estado começa a pagar os salários dos servidores inativos e pensionistas nesta segunda-feira (30), a partir das 11h. A informação foi confirmada pelo secretário estadual de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, que garantiu o pagamento dos funcionários ativos para amanhã (31). Para esse mês, o Executivo também utilizará recursos da previdência para garantir o cumprimento das obrigações.

De acordo com Gustavo Nogueira, ainda não há a definição sobre os valores que serão utilizados do fundo previdenciário para o pagamento dos salários dos servidores, mas a tendência é que os valores sejam menores do que o mês de fevereiro, quando foram sacados R$ 45 milhões e repostos R$ 40 milhões.

Tribuna do Norte

Naldinho convidou Woden Madruga para participar da Caprifeira



Na manhã deste domingo (29), em companhia do prefeito Naldinho, fui até Queimadas, município de Lagoa de Velhos, mais precisamente a fazenda do jornalista Woden Madruga, também criador de cabras, ovelhas e gado, sendo o local um verdadeiro paraíso de preservação da natureza.

Doutor Woden, que está bastante esperançoso com a normalidade do inverno, nos recebeu com a cordialidade e alegria de sempre, sendo que a conversa girou principalmente em torno de temas voltados para o campo.

Na sua biblioteca, entre muitos livros, trofeus, imagens e outros objetos, podemos contemplar  duas fotos do amigo pessoal do doutor, o Profeta das Águas Monsenhor Expedito.

O jornalista, grande incentivador da caprinovinocultura, como faz todos os anos, confirmou sua presença na Caprifeira de São Paulo do Potengi, que ocorrerá de 17 A 19 de abril vindouro.

domingo, 29 de março de 2015

ACLAP completa 5 anos de existência com almoço de confraternização

Membros da ACLAP com o prefeito Naldinho

Neste sábado (28), o editor deste blog, em companhia do prefeito Naldinho, Leandro e Jadson foi até a comunidade de Arenã, município de São José de Mipibu, para participar  de um almoço de confraternização pelos cinco anos de existência da Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar, cujo atual presidente é Luis Carlos.

A ACLAP é uma das instituições organizadoras da 18ª Caprifeira de São Paulo do Potengi, que ocorrerá de 17 a 19 de abril vindouro.

Participaram do evento diretores e associados

Leandro, Luis Carlos, Hugo (criador de cabras), Naldinho e Jadson

Chuva de bala deixa sete suspeitos mortos na madrugada de hoje (29) em Currais Novos


 Por volta das 02:30 da madrugada deste domingo (29), uma operação da Secretaria de Segurança Pública do RN, coordenada pela DEICOR e BOPE, em Currais Novos, resultou numa grande troca de tiros e 07 suspeitos de planejar assaltos a bancos, mortos.

 Um taxista de Natal que conduzia os assaltantes sobreviveu. O confronto aconteceu na entrada da cidade, em frente a empresa VVC Distribuidora. 05 revólveres, 01 pistola, uma escopeta calibre 12 e muito material explosivo (usado para estourar caixas eletrônicos) foram apreendidos com a quadrilha.

Novelas da Globo são um festival de maus exemplos


globo 2014

A colunista Barbara Sacchitiello, do site Meio&Mensagem, lembra que as novelas do horário mais nobre da Globo viraram um festival de maus exemplos:
Teve filho que matou o pai (Comendador), o irmão (Félix) que jogou a sobrinha na lixeira; a mulher (Carminha) que deu o golpe no marido e jogou a enteada no lixão, a filha disputou o namorado com a mãe, irmão tentou matar o irmão etc e muito mais.
Sem contar que a mais nova novela das 21 horas da emissora, tem  duas senhoras de idade avançada, vivendo juntas, namorando e se beijando.
A família brasileira que vem sendo  destruída por tantas mensagens negativas, que são levadas ao ar cotidianamente, tentando colocar na cabeça das pessoas, que tudo pode e que  é normal, precisa urgentemente ter um olhar mais crítico em relação a tantos absurdos.

Hoje é Domingo de Ramos



Hoje é Domingo de Ramos, data em que Jesus Cristo entrou em Jerusalém montado em um jumento, dando início a sua Paixão, Morte e Ressurreição

Ás 7 horas e às 17 horas,  padre Ramos  realizará a bênção dos ramos e celebrará a missa na Matriz de São Paulo, em nossa cidade.

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.