sábado, 21 de março de 2015

Choveu 115 milímetros em Angicos


Nesta sexta-feira (20), deu uma chuva de 115 mm na cidade de Angico, região Central do RN, deixando a sua população bastante feliz.

Hoje (21), o dia vem sendo bastante chuvoso em várias partes do nosso estado Em São Paulo do Potengi, choveu bem pela manhã.

Tudo pronto pra grande Caprifeira de São Paulo do Potengi



A Prefeitura Municipal, ultimando todos os preparativos para a realização da 18ª  Exposição de Caprinos e Ovinos de São Paulo do Potengi, que ocorrerá em nossa cidade, de 17 a 19 de abril vindouro.

Fotos: Adeílton Lira

O evento que abre oficialmente  as exposições agropecuária no Rio Grande do Norte, no ano em curso, atrai expositores e criadores de todo estado e até de outros estados do Nordeste, é uma organização do Governo do RN, Prefeitura local, Associações de Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar e de Criadores de Caprinos e Ovinos do Potengi, Trairi, além de outras instituições parceiras.

Robinson garante gestão participativa no 1º Encontro de Prefeitos e Vereadores

robinsonencontro

“Seremos um governo parceiro de todas as prefeituras do Rio Grande do Norte”, destacou o Governador Robinson Faria, durante o 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, realizado ontem, na Escola de Governo, em Natal.

 O líder do executivo estadual ainda garantiu que irá manter diálogo com os gestores de cada região do estado para identificar os gargalos e tentar solucioná-los, a partir de uma administração participativa. “Vamos governar juntos”, assinalou.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Papa diz que pena de morte é fracasso do Estado de Direito


O papa Francisco afirmou hoje (20) que “a pena de morte é o fracasso do Estado de Direito”, em uma carta que entregou ao presidente da Comissão Internacional contra a Pena de Morte, durante audiência no Vaticano.
Francisco, que se reuniu com Federico Mayor Zaragoza e uma delegação da comissão, agradeceu no documento “o compromisso por um mundo livre da pena de morte e pela contribuição para o estabelecimento de uma moratória universal das execuções, tendo em vista a abolição da pena capital”.
Na carta, o papa afirma que para o Estado de Direito “a pena de morte representa um fracasso, porque obriga a matar em nome da justiça” e porque “nunca haverá justiça com a morte de um ser humano”.

Ministro Gilbert Kassab participa hoje de encontro com prefeitos e vereadores do RN em Natal



O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, estará hoje em Natal.

Ele participa logo mais às 15 horas, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, do 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, promovido pelas Federações dos Municípios (Femurn) e das Câmaras (Fecam).

Além do ministro também participará, como palestrante, o governador Robinson Faria.
Toda a bancada federal do RN foi convidada.

A expectativa dos organizadores é que cerca de mil pessoas participem do evento que é gratuito e as inscrições podem ser feitas a partir das 14h no local. 

O encontro de prefeitos e vereadores será marcado ainda pela posse oficial do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior como presidente da Femurn, e do vereador de Mossoró, Jório Nogueira, como presidente da Fecam.

Thaisa Galvão

Do blog. O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, que é o 2º vice-presidente da Federação dos Municípios do RN, participará do evento.

João Cabral faz aniversário hoje (20)


Cabral ao lado da senadora Fátima Bezerra
O vereador de São Paulo do Potengi, João Cabral, ele que preside, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do RN, Parlamento do Potengi, dentre outras atividades públicas, faz aniversário hoje, 20 de março.

A João, feliz aniversário e tudo de bom.

Colégio São José homenageia Irmã Iva Korb e outros benfeitores daquele Educandário

Silvério Alves, prefeito Naldinho e as Irmãs Iva e Isolde

O Colégio São José de São Paulo do Potengi, viveu  um dia todo especial nesta quinta-feira (19), por ocasião da celebração do seu aniversário, 52 anos de existência. Pela manhã foi celebrada missa em ação de graças na Matriz. A noite, no auditório do Colégio, aconteceu o I encontro dos ex-alunos daquele Educandário.



Cerca de 200 pessoas, dentre elas, autoridades, professores, alunos, ex-alunos e homenageados compareceram ao evento, que tornou-se num verdadeiro momento de confraternização e de recordações.
Padre Edílson levando a sua mensagem

A palestrante foi Irmã Iva Korb, grande benfeitora da educação potengiense, que foi homenageada, pois o auditório do Colégio recebeu o seu nome. Dona Maria Eugênia, cedeu seu nome para o palco do auditório, professor Totota foi homenageado com seu nome na secretaria da escola, sendo que a sala da coordenação pedagógica passou a ser  chamada de Sala Maria Nini de Araújo Souto.


O espaço da diretoria recebeu o nome de Irmã Selma Verena. Na oportunidade outros espaços do São José passaram a serem nominados com nomes de Irmãs da Divina Providência. A sala dos professores, ganhou o nome do Profeta das Águas, Monsenhor Expedito.

Padre Ramos, fazendo os agradecimentos
No final da solenidade, cujo cerimonial foi conduzido pelo editor deste blog,  padre Ramos, presidente do Instituto Educacional São José, agradeceu a presença de todos e dos seus irmãos sacerdotes, padres, Edílson, Elielson  e Josino.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Imagens da Missa de aniversário do Colégio São José

Padre Ramos com o diretor Erivan e o vice (que aniversaria hoje) Chiquinho

No dia de hoje, 19, dia de São José, pai adotivo do Nosso Senhor Jesus Cristo, o Colégio São José comemora 52 anos de existência.

Em comemoração a esta data, Padre Ramos celebrou, hoje pela manhã, Missa em Ação de Graças.

Estiveram presentes o diretor da instituição, Erivan, o vice-diretor, Chiquinho, alunos, professores e paroquianos.



Parabéns Colégio São José pelos seus 52 anos de existência


Irmãs da Divina Providência,  com vários padres  numa celebração na Matriz de São Paulo

O Colégio São José de São Paulo do Potengi, fundado pelas Irmãs da Divina Providência está fazendo aniversário hoje (19), 52 anos de existência e de serviços prestados aos potengienses, nos campos da educação e da evangelização.

Às 7:30 horas,  padre Ramos celebra missa na Matriz, em ação de graças por tão importante data. 19 horas, acontecerá no auditório do Colégio, o I Encontro dos ex-alunos do São José, com várias homenagens, palestra com Irmã Iva Korb e coquetel. Participe.

Parabéns Colégio São José, vida longa e tudo de bom.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Ministro da Educação pede demissão e presidenta Dilma, aceita

O agora ex-Ministro, apontando o dedo para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Numa sessão hoje à tarde na Câmara Federal, o ministro da Educação, Cid Gomes, chamou deputados da base aliada de Dilma de "oportunistas" e se retirou do plenário. Em seguida foi até ao Palácio do Planalto e entregou o cargo a presidenta Dilma, que aceitou o pedido de demissão do ministro.

Recentemente o ministro havia declarado,que na Câmara dos Deputados existem  vários deputados "achacadores", declaração que gerou descontentamento na base governista.

Batalhão de Choque invade presídio após descoberta de túnel

cad

G1/RN - O Batalhão de Choque da Polícia Militar invadiu o Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal, após a descoberta de um túnel na unidade. A operação foi iniciada na tarde desta quarta-feira (18) e está recebendo apoio de helicópteros. A direção da unidade prisional informou que o túnel começou a ser cavado entre a madrugada de segunda-feira (16) e a manhã de terça-feira (17).
 Nos últimos oito dias, 14 das 33 unidades prisionais do estado e um centro de internação para menores infratores tiveram motins ou rebeliões. Às 16h desta quarta, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), não havia nenhum motim em andamento no sistema prisional potiguar.
Alvo de motins na semana passada, o presídio provisório teve as celas dos dois pavilhões quebradas pelos detentos. “Os presos estão todos soltos. Está um curral”, explica o diretor da unidade, Eider Pereira de Brito. De acordo com Brito, 530 apenados estão encarcerados no presídio provisório, mas a unidade só tem capacidade para 170 presos.
 O túnel foi descoberto em um banheiro do pavilhão 2 na madrugada da segunda. “O guariteiro viu uma movimentação estranha. Oito presos entraram no banheiro e não saíram mais”, afirma Eider Brito. O diretor acrescenta que os detentos usaram areia para esconder o buraco. Sobre a invasão do BPChoque, a direção do Raimundo Nonato informou que não houve confronto entre PMs e presos. “Ninguém ficou ferido”, conclui.

Confira a programação dos 52 anos do Colégio São José de São Paulo do Potengi


Nesta quinta-feira (19), Dia de São José, esposo de Maria Santíssima e pai adotivo de Jesus Cristo, o Colégio São José de São Paulo do Potengi, fundado pelas Irmãs da Divina Providência, celebra 52 anos de existência, servindo aos potengienses nos campos da educação e da evangelização.

Para comemorar tão importante data acontecerá a seguinte programação:

  • 7 horas - missa em ação de graças na Matriz.
  • 19 horas - 1º Encontro de ex-alunos do Colégio São José, no auditório daquele educandário. 
  • 19:30 -  palestra com Irmã Iva Korb
  • 20:00 -  homenagem a Irmã Iva e a outros personagens importantes que ajudaram a construir a história  daquele estabelecimento de ensino. 
  • 20:30 - Apresentação da nova diretoria e de projetos do São José. 
  • 20:45 - Coquetel de encerramento.
O Colégio, atualmente, está sendo administrado pelo Instituto Educacional São José, cujo presidente é o padre Ramos, e o diretor, Erivan Francisco de Moura.

A direção do Instituto convida toda a comunidade potengiense para participar da programação festiva.

Teremos outras informações.

Celulares e outros objetos foram encontrados nas celas da CDP de SPP. Presos já foram transferidos



Segundo informações que chegaram ao blog, através de um minuciosa revista feita por policiais nas celas do Centro de Detenção Provisória, em São Paulo do Potengi, após o motim que ocorreu naquela unidade prisional, foram encontrados celulares, carregadores, além de outros objetos.

Devido a destruição de celas no CDP, foi autorizada na tarde de ontem(17), sob forte esquema de segurança, a transferência de vários detentos para os presídios das cidades de Santa Cruz e Currais Novos.

terça-feira, 17 de março de 2015

A atitude correta do Governador Robinson Faria diante da crise no sistema prisional


Túlio Lemos - Jornalista

O que ocorreu na noite desta segunda-feira em Natal foi um protesto de bandidos soltos que receberam ordem de bandidos presos para tocar o terror e demonstrar força através do pânico que geraria na população. Dessa forma, criaria as condições para fazer exigências ao Governo.

As primeiras medidas tomadas pelo governador Robinson Faria e pela secretária Kalina Leite, foram corretas. Mais ainda pelo fato de que tiveram a coragem de dizer que não haverá negociação com bandidos. Uma demonstração de firmeza diante de um momento grave e que requer postura firme.

As primeiras medidas tomadas pelo governador Robinson Faria e pela secretária Kalina Leite, foram corretas. Mais ainda pelo fato de que tiveram a coragem de dizer que não haverá negociação com bandidos. Uma demonstração de firmeza diante de um momento grave e que requer postura firme.

A presença do procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, do presidente do TJ, Cláudio Santos e do presidente da OAB, Sérgio Freire, na reunião com o Governo e na entrevista coletiva, reforçam o clima de unidade de forças institucionais em busca da solução para um problema sério.

Jornal de Hoje

Ordem para incendiar micro-ônibus partiu de Alcaçuz, revela suspeito

Entre o material apreendido com o grupo estava um galão, drogas e armas
Entre o material apreendido com o grupo estava um galão, drogas e armas

Um dos suspeitos de atear fogo em um micro-ônibus na noite de ontem (16) em Parnamirim, afirmou que a ordem para a ação partiu de um traficante que está preso na penitenciária de Alcaçuz. Erick Orially Dantas Bernardo, 18 anos, foi preso no início da tarde de hoje e disse que receberia uma recompensa por ter ateado fogo no veículo. "Eu toquei fogo. Foi Pito quem mandou. Eu ia receber R$ 200, mais 50 gramas de maconha. Fiz isso para quitar uma dívida com um traficante".

Pito, segundo Erick, é um traficante que está em Alcaçuz. Em depoimento na 1ª DP de Parnamirim, ele se mostrou arrependido e pediu desculpas ao motorista no micro-ônibus. Durante a ação, ele teve queimaduras de segundo grau nas pernas.

Além de Erick, outras quatro pessoas foram presas por envolvimento no incêndio: Ana Priscila Sena da Silva, 22 anos, Fernando Emílio da Silva, 19 anos, Jucilene Alves de Souza, 21 anos, e um adolescente.

De acordo com o delegado Ronaldo Gomes, da 1ª DP de Parnamirim, durante as investigações a polícia recebeu a informação de que o grupo teria se reunido em uma boca de fumo, ontem a noite, antes do ataque ao micro-ônibus. No local indicado, as duas mulheres foram presas e identificaram os autores do incêndio.

Entre o material apreendido com o grupo estavam revólveres, uma faca, um galão, dinheiro fracionado, drogas e celulares. Ana Priscila e Jucilene negaram envolvimento com drogas e o incêndio. Elas afirmaram que conheciam os outros envolvidos, mas não atuaram junto com eles.

Tribuna do Norte

Presos do CDP de São Paulo do Potengi se rebelaram, mas motim já foi controlado


 Presos do Centro de Detenção Provisória de São Paulo do Potengi, localizado no Novo Juremal, se rebelaram na manhã de hoje, quebrando celas, instalações, além de outras destruições.  Agentes penitenciários com o apoio das Polícias Civil e Militar local e da região controlaram a rebelião. Nenhum preso conseguiu fugir.

Segundo informações que chegaram ao blog, a CDP tem capacidade para abrigar 30 detento e está com 45 presos, tornando a situação naquela unidade prisional difícil.

Outras informações a qualquer momento.

Homens da Força Nacional começam a chegar na capital potiguar


Em estado de calamidade pública no Sistema Penitenciário, Natal começa a receber reforços da Força Nacional de Segurança. Um avião C130 da Força Aérea Brasileira, com capacidade de 90 passageiros e 10 toneladas, aterrissou na Base Aérea de Natal, na manhã desta terça-feira (17). Ao todo, 79 homens da Força Nacional desembarcaram.

Os homens desembarcaram junto com equipamentos que deverão ser utilizados nas operações para conter a onda de violência nas unidades prisionais do Estado. Os militares estão sendo transportados em quatro ônibus do Governo até o CAIC e, em seguida, serão redirecionados para os presídios que tiveram motins durante ontem e hoje.

Ao todo, serão 200 policiais militares da Força Nacional de Segurança atuando no Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte

‘Não vamos negociar com preso’, diz secretária de Segurança do Rio Grande do Norte



“Não há possibilidade de negociação com os presos”. A afirmação foi dada ao G1/RN pela secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Leite Gonçalves, e foi dada na noite desta segunda-feira (16) após uma nova onda de rebeliões em unidades prisionais do estado.
“O que o poder público tem que fazer é garantir os direitos constitucionais. Agora, nenhuma possibilidade de negociação com preso. 
O preso tem uma norma a seguir, que é através do processo judicial. Ele tem que ficar encarcerado com as normas da lei de execução penal. O poder executivo não pode intervir de forma alguma. Isso é a cargo do Ministério Público e do Poder Judiciário.
 A progressão de pena, a avaliação do processo judicial, de forma nenhuma o estado pode transigir nessas questões. O Poder Público tem que garantir os direitos”, afirmou Kalina, em entrevista à Inter TV Cabugi.

Governador decreta estado de calamidade no sistema prisional do RN



A edição de hoje do Diário Oficial do Estado também publicou o decreto 25.017/15, que declara o estado de calamidade pública no sistema prisional potiguar. O documento foi assinado pelo governador Robinson Faria.
Segundo o decreto, os rebelados destruíram espaços para 250 presos no Presídio de Parnamirim; 300 presos na Cadeia Pública de Natal; e 450 presos em Alcaçuz. Ainda segundo o decreto, 7.700 presos estão ocupando espaços que deveriam ser destinados a apenas 3.666 presos, mais que o dobro.
Dentre as medidas apresentadas está a contratação de empresas para reparos emergenciais nas unidades; instituiu a Força Tarefa; remanejar recursos de outras pastas para a Sejuc; e aumentar efetivo nos presídios através da nomeação de agentes aprovados no último concurso.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pânico se alastra em Natal e governador pede ajuda da Força Nacional



O governador Robinson Faria postou em sua conta no Instagram que conversou há pouco com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, a quem solicitou ainda para hoje (16), a presença da Força Nacional em Natal.

 O clima de insegurança transbordou dos presídios para as ruas depois que as rebeliões nas penitenciárias se generalizaram, com os presidiários exigindo a mudança no comando do sistema.

Até o momento, quatro ônibus já foram incendiados e diferentes pontos da capital. Um suspeito já foi preso. 

Fonte: Robson Pires e Thaisa Galvão

Ônibus é incendiado na avenida Hermes da Fonseca, em Natal

O incêndio aconteceu na avenida Hermes da Fonseca
Um ônibus da linha 39, da empresa Santa Maria, que faz o trajeto Cidade Nova/Ribeira, via Tirol, foi incendiado na avenida Hermes da Fonseca por volta das 19h54 desta segunda-feira (16). Três homens estavam na parada e pediram sinal para que o veículo parasse em frente ao colégio Maria Auxiliadora. Um dos homens estava armado com um revólver calibre 38. 

Além do cobrador e do motorista, havia um passageiro estava no interior do ônibus. O trio ordenou eles descessem, espalharam gasolina que estava em um botijão e atearam fogo no veículo. 

De acordo com o cobrador da linha, os três homens disseram que não queriam dinheiro. "Eles falaram assim: 'A gente não quer dinheiro de vocês. A gente só está aprontando uma onda'". Contou o cobrador. 

O motorista, Manoel Gomes, também comentou o fato. "Eles pediram parada e disseram para todos descerem, não pegaram nada de ninguém e disseram que era represália a atitudes contra amigos", disse.

De acordo com a Polícia Militar, os homens fugiram em direção à Mãe Luiza, onde estão escondidos. Os policiais informaram que seis homens participaram da ação; um segurou o motorista, dois espalharam o combustível e os outros três deram cobertura na parte externa do ônibus. A PM confirmou que este atentado tem ligação com os motins que aconteceram na tarde de hoje. 

O Corpo de Bombeiros está no local e atua no controle das chamas, além de trabalharem para resfriar o tanque de combustível do ônibus a fim de evitar uma explosão. Devido ao calor das chamas, os pneus do veículo explodiram. Não houve feridos. 

O trânsito está interrompido nos dois sentidos da via.

Tribuna do Norte

Protestos mostram que 'valeu a pena' lutar por democracia, afirma Dilma



Um dia após os protestos contra o governo em várias cidades do país, a presidente Dilma Rousseff se emocionou ao falar do assunto durante cerimônia de sanção do novo texto do Código de Processo Civil, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Com a voz embargada, a presidente, ex-presa política durante a ditadura militar, disse que "valeu a pena" lutar por liberdade e democracia.
"Ontem, quando eu vi centenas e milhares de cidadãos se manifestando, não pude deixar de pensar que valeu a pena lutar pela liberdade, valeu a pena lutar pela democracia. Este país está mais forte que nunca", declarou.
Segundo a presidente, o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil torna o país “cada vez mais impermeável ao golpismo e ao retrocesso”.
“Um país amparado na separação, independência e harmonia dos poderes, na democracia representativa, na livre manifestação popular nas ruas e nas unas se torna cada vez mais impermeável ao preconceito, à intolerância, à violência, ao golpismo e ao retrocesso”, afirmou.
“É assim a nação que todos nós queremos fortalecer. (...) Eu tenho certeza de que o que nós queremos é um lugar em que todos possam exercer os seus direitos pacificamente sem ameaça às liberdades civis e políticas”, acrescentou.
G1

Presos fazem novos motins em Alcaçuz e João Chaves


Complexo Penal João Chaves ficou com celas totalmente destruídas
Foto: Magnus Nascimento
As rebeliões nos presídios do Rio Grande do Norte continuam. No fim da manhã de hoje (16), detentos dos presídios de Alcaçuz e João Chaves iniciaram os motins. Ainda não há a confirmação sobre quais os motivos para o movimento. Na zona Norte de Natal, um agente ficou ferido e um preso precisou de atendimento médico.

As rebeliões nos presídios do Rio Grande do Norte continuam. No fim da manhã de hoje (16), detentos dos presídios de Alcaçuz e João Chaves iniciaram os motins. Ainda não há a confirmação sobre quais os motivos para o movimento. Na zona Norte de Natal, um agente ficou ferido e um preso precisou de atendimento médico.
Tribuna do Norte

Governador Robinson Faria estará em São Paulo do Potengi na abertura da Caprifeira


Prefeito Naldinho, ladeado pelo deputado federal Fábio e pelo governador Robinson Faria

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria estará em nossa cidade, no próximo dia 17 de abril, para participar da solenidade de abertura da 18ª Caprifeira de São Paulo do Potengi, que abrirá oficialmente as exposições agropecuárias do ano em curso, em nosso estado.

Teremos outras informações.

Santa Rita de Cássia visita São Tomé, Barcelona, Rui Barbosa e Lagoa de Velhos


A imagem de Santa Rita de Cássia, uma das santas mais queridas pelos católicos, foi recebida neste domingo a tardinha, na cidade de São Tomé, pelo padre Ney Lopes e por uma multidão de devotos. Hoje (16), a imagem visitará as cidades de Barcelona (10 horas), em seguida irá para Rui Barbosa e a tarde desta segunda-feira chegará a Lagoa de velhos, onde será recepcionada pelo padre Ramos e pelos fieis daquela comunidade.

A peregrinação de Santa Rita, nas localidades citadas, faz parte da programação  comemorativa aos 180 anos de fundação da Paróquia de Santa Cruz-RN, cuja festa acontecerá no próximo dia 29 de março. Vale dizer que as referidas comunidades já pertenceram a Paróquia de Santa Rita, com sede na capital do Trairi. 

domingo, 15 de março de 2015

1 milhão de pessoas protestam na Avenida Paulista contra o Governo Dilma


Lucas Pontes/UOL

Segundo cálculos da Polícia Militar, l milhão de pessoas participou neste domingo a tarde na Avenida Paulista, em São Paulo-SP, de um protesto pacífico contra o Governo da presidenta Dilma.


manifestoSP

Pessoas do povo, artistas e famosos estiveram presentes no evento, cobrando o fim da corrupção e melhorias para a nação brasileira. A cor verde a marela predominou no protesto e o Hino Nacional Brasileiro foi cantado várias vezes pela multidão.

Hoje (15) tem protesto em todo Brasil



Hoje, 15 de março, haverá protestos em todo Brasil. 

Os protestos são basicamente contra a corrupção desvendada na Petrobras e contra as "as medidas impopulares" tomadas pela presidente Dilma, medidas essas que por ela foram veementemente combatidas durante a campanha eleitoral, mas que, logo após empossada, começou a aplicá-las. 

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.