sábado, 14 de março de 2015

São Paulo do Potengi comemora o Dia Nacional da Poesia com Furdunço Poético e lançamento de livro


O diretor da 4ª DIREC e editor deste blog, Silvério Alves, com o escritor Aluísio Júnior

O Polo da Universidade Vale do Acaraú, São Paulo do Potengi, realizou na manhã de hoje (14), um Furdunço Poético, organizado pelos universitários do Curso de Pedagogia, com o objetivo de comemorar o Dia Nacional da Poesia.

Professores e alunos da UVA comemorando o Dia da Poesia

Do evento, ocorrido no auditório do Colégio São José, em nossa cidade, participaram a professora Mariquinha, coordenadora do Polo, a professora Geralda Efigênia, da Disciplina Teoria e Prática de Currículo, além de poetisa e escritora, poeta César, cordelista Edivan Santos, escritor potengiense Aluísio Azevedo Júnior, que na oportunidade lançou o seu mais recente livro "Havana", professor Silvério Alves, diretor da 4ª DIREC, estudantes e outros convidados.

Apresentações culturais, recitações de poesias e sorteio de brindes, fizeram parte da programação em homenagem a Dia da Poesia, comemorado neste 14 de março.

Os 80 anos da Escola Estadual de Barcelona



Professora da Escola Estadual ao redor do bolo de aniversário
A cidade  de Barcelona viveu ontem (13), um momento bastante significativo na sua história educacional. Falamos da comemoração dos 80 anos de existência da Escola Estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho, daquela comunidade.

Alunos homenageando os 80 anos da Escola
Para festejar tão importante data, foi celebrada às 20 horas, na capela da localidade, missa em ação de graças, presidida pelo padre Ney Lopes, que contou com a participação de professores, alunos, pais e funcionários daquele educandário além de convidados, a exemplo do professor Silvério Alves, diretor da 4ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura.

No final da missa foi cantado os parabéns e cortado o bolo  que foi servido a todos os presentes. 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Atos no país rejeitam impeachment, mas criticam o governo Dilma

Ricardo Borges/Folhapress
Foto: Ricardo Borges - Folhapress

Centrais sindicais e movimentos sociais que organizaram manifestações nas maiores cidades do país nesta sexta-feira (13) rejeitaram qualquer possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas expressaram insatisfação com os rumos de seu governo e fizeram críticas à sua política econômica.
As manifestações foram lideradas por organizações como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a UNE (União Nacional dos Estudantes), entre outros grupos.
 Os manifestantes apresentaram como bandeiras a defesa da Petrobras e da democracia, dos direitos trabalhistas, da reforma política e da reforma agrária.

 Houve críticas ao ajuste fiscal proposto por Dilma, que restringe o acesso a benefícios previdenciários e ao seguro-desemprego.

As manifestações ocorreram em 23 capitais. Segundo estimativas da Polícia Militar, elas mobilizaram pelo menos 26 mil pessoas. Segundo os organizadores, foram 170 mil pessoas. Em São Paulo, o Datafolha calculou que 41 mil pessoas participaram.

O Palácio do Planalto comemorou a ausência de incidentes nas manifestações de sexta. O temor do governo era que eventuais conflitos nas ruas dessem combustível para os protestos convocadas por grupos anti-Dilma para o domingo (15) em cidades.

Folha

Neste sábado (14) tem Luau Jovem da Obra de Maria


Ocorrerá neste (14) o Luau Estilo Jovem, uma promoção da Comunidade Católica Obra de Maria.

O evento será na Granja Paraíso (Sítio Condessa), município de São Paulo do Potengi, e a saída está marcada para às 19h, em frente ao Colégio São José.

Quem quiser se fazer presente, deverá pagar apenas 2 reais. 

Mais informações nos contatos: 9185-9769 e 9145-07974.

Participe!

Gestão do Programa do Leite será compartilhada entre Emater-RN e Sethas

O Programa do Leite terá gestão compartilhada entre Secretaria de Assistência Social (Sethas-RN) e Emater. Desde 2013, o programa estava completamente sob a responsabilidade da Emater, mas agora será integrado à política de Assistência Social do Governo do Estado, no âmbito da segurança alimentar. 

“O objetivo é fazermos a integração de ações para garantirmos a melhoria desse importante programa, com eficiência e eficácia”, explicou a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria. A mudança foi definida em reunião entre o governador Robinson Faria, a secretária Julianne Faria, o diretor da Emater, César Oliveira, o secretário de Agricultura, Haroldo Abuana, e a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Almeida.

A partir de agora serão realizadas reuniões periódicas para definirem as providências no que diz respeito ao novo modelo de gestão do Programa do Leite. Programa Criado na segunda metade dos anos 80, atualmente o Programa do Leite distribui diariamente cerca de 116 mil litros de leite para pessoas cadastradas e instituições filantrópicas e educacionais. Dentre os beneficiários estão gestantes, crianças de dois a sete anos de idade, nutrizes até seis meses após o parto e pessoas com mais de 60 anos de idade.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Sethas e do Diário do Potengi

Papa diz ter a sensação de que pontificado será breve



O papa Francisco disse hoje (13), quando se completam dois anos de sua eleição, que tem a sensação de que o pontificado pode ser breve, de quatro ou cinco anos, mas desmentiu que se sinta “só e sem apoio”.

 Em entrevista à cadeia de televisão mexicana Televisa, divulgada integralmente pela Rádio Vaticano, Francisco respondeu sobre a possível duração do pontificado, que encerra-se com a morte do papa ou com uma demissão.

“Tenho a sensação de que o meu pontificado vai ser breve. Quatro ou cinco anos. Não sei. Ou dois ou três. Dois já se passaram.

 É uma sensação um pouco vaga que tenho, a de que o Senhor me escolheu para uma missão breve. Sobre isso, mantenho a possibilidade em aberto”, afirmou.

Dilma no bunker



Raquel Landim, repórter especial da Folha

Dois anos atrás, um dos analistas mais respeitados e lúcidos do país me disse que Dilma estava entrando num "bunker", palavra utilizada para definir esconderijos de guerra.

Ele utilizou essa metáfora para falar do isolamento da presidente, que já naquela época se apoiava apenas em um pequeno grupo de pessoas. Pouco tolerante com críticas, ela se cercava de gente que não tinha coragem de contradizê-la.

Não conversava com os empresários, com a base aliada no Congresso, nem sequer com seu padrinho político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse tipo de comportamento é muito perigoso. A presidente foi cometendo um erro atrás do outro e transformou a economia numa imensa confusão, que ameaça seu segundo mandato.

Com a inflação beirando 8% e a economia em recessão, Dilma é vaiada onde vai e deve enfrentar domingo manifestações que podem fugir ao controle.

Depois da crise instalada, ela tenta sair do isolamento e atrair novos nomes para o seu governo, mas não consegue. Com a notável exceção de Joaquim Levy, ninguém fora do círculo dos mais próximos quer trabalhar com ela.

A troca de comando na Petrobras é mais um exemplo disso. Nas últimas semanas, o governo procurou com lupa um nome de mercado para comandar o conselho de administração da estatal em meio a sua maior crise. Vários executivos foram sondados, mas recusaram.

Vai então recorrer a Murilo Ferreira, que a própria Dilma colocou no comando da Vale. Ferreira é experiente, mas a carga de trabalho que vai acumular é desumana. Ele só pode ter aceitado o posto por lealdade à presidente.

É urgente que Dilma abandone o bunker, mesmo embaixo de vaias. Mas está cada vez mais difícil encontrar braços que a resgatem de lá. 

Barcelona: Escola Estadual Tertuliano Pinheiro completa 80 anos de existência


A cidade de Barcelona, localizada na nossa região, vive hoje (13), um momento histórico na sua vida educacional. É que o mais importante  e tradicional educandário daquela comunidade, a Escola Estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho, (um dos orgulhos dos barcelonenses) está completando hoje (13), 80 anos de existência.

Para celebrar tão importante data, logo mais às 19:30, na capela da localidade será celebrada uma missa em ação de graças.

A atual diretora daquele estabelecimento de ensino, professora Isabel Cristina Rocha, informou ao blog, que durante todo o ano em curso  vai  ser desenvolvido na Tertuliano um projeto pedagógico cultural para comemorar os 80 anos da Escola Estadual.

Parabéns, vida longa e tudo de bom.

O aniversário de Silvano Alves

Silvano (camisa branca) ao lado de Monsenhor Expedito e do irmão Júnior

Quem está aniversariando hoje, fazendo 41 anos é o irmão do editor deste blog, Silvano Alves, esposo de Elissandra e pai de Mariana e Maria Clara.

A ele, feliz aniversário e tudo de bom.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Nesta sexta (13) tem "Cine Obra de Maria"


A Comunidade Católica Obra de Maria promoverá nesta sexta-feira (13), a partir das 19h, o Cine Obra de Maria, onde será apresentado o filme da história de Santa Rita de Cássia.

O evento será realizado no Centro Social (Igreja Velha) e a entrada custa apenas 2 reais.

Participe!

O aniversário de Dona Nini

A aniversariante, ladeada por convidados, no momento dos parabéns


Ocorreu no dia de ontem (11), na Granja Santa Luzia, o aniversário de Dona Nini, ex-prefeita e dama muito querida da nossa comunidade, esposa de Dr. Gileno, mãe de Gileno Júnior, do vice-prefeito Pacelli e de Edileuza..

Na ocasião, na qual estavam presentes familiares e amigos, houve celebração de Missa, presidida por Pe. Ramos, homenagens à aniversariante, comes e bebes e corte do bolo de aniversário.

Dona Nini, solidariamente, pediu como presente, aos convidados, doações para uma ONG que cuida de crianças com câncer.

Do blog, os votos de parabéns, felicidades e tudo de bom!

Cogestão é a solução para o Hospital Regional de São Paulo do Potengi


 Na última terça-feira (10), uma comitiva de secretários municipais de saúde, vereadores e prefeitos da Região Potengi, teve uma audiência em Natal, com o Secretário de Saúde do RN, Dr. Ricardo Lagreca.

Na oportunidade foi discutida uma saída para os vários problemas que o Hospital Regional de São Paulo do Potengi, além de possibilidade da implantação de um modelo de cogestão no pronto atendimento daquela unidade hospitalar, já aprovado pelos gestores municipais da região.

No final do encontro, o Dr. Lagreca, informou que a Secretaria Estadual de Saúde está elaborando um estudo sobre regionalização e cogestão de todos os hospitais regionais do RN.

No próximo dia 23 de março haverá uma nova reunião na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, para tratar do assunto.

De nossa cidade estiveram presentes na audiência, o prefeito Naldinho, a secretária se saúde, Dailva e o vereador João Cabral.

teremos outras informações.

Agricultores familiares são recebidos pelo governador Robinson Faria


Mais de dois mil agricultores de todo o Rio Grande do Norte saíram em caminhada na manhã desta quarta-feira (11) da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar até o Centro Administrativo, onde foram recebidos pelo governador Robinson Faria. Em seguida, os agricultores seguiram a caminhada com destino ao centro da cidade para realizar um protesto em frente a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), como forma de pressionar o banco no processo de celeridade em relação ao Minha Casa Minha Vida Rural. A manifestação de hoje marcou o início da 11ª Jornada Estadual de Luta da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-RN), que tem como coordenador-geral o potengiense João Cabral.


O coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-RN), João Cabral, explicou que a mobilização  fez parte da jornada de luta da agricultura familiar que acontece todos os anos. “Hoje começamos a nossa caminhada e o processo de negociação com o Governo do Estado e com a Caixa Econômica Federal”, explica.

Uma série de reividicações foram entregues as autoridades competentes, a exemplo do funcionamento da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, que foi inaugurada em Natal há cinco anos e continua fechada, a questão dos recursos hídricos no campo que é um problema sério devido a seca e cerca de 3 mil casas do Minha Casa Minha Vida Rural cujas construções estão paradas.

Fonte: Jornal de Hoje

quarta-feira, 11 de março de 2015

Hoje (11) é o aniversário de Dona Nini

Dona Nini ladeada pelo esposo e filhos

Quem está fazendo aniversário hoje é a senhora maria Nini, esposa de Dr. Gileno, mãe de Gileno Júnior, do vice-prefeito Pacelli e de Edileuza. Uma pessoa do bem, com uma larga folha de serviços prestados aos potengienses, nos campos da política, da administração pública, da educação, da cultura, do desenvolvimento humano.

Dona Nini foi prefeita de nosso município, presidente da Câmara Municipal, Diretora da Dired, dentre outros cargos públicos, que assumiu em nossa comunidade e a nível estadual, exercendo-os com zelo e competência.

Logo mais às 19 horas, na sua residência, na Granja Santa Luzia, familiares e amigos da aniversariante  participarão de missa em ação de graças, celebrada pelo padre Ramos, por tão importante data.

A Dona  Nini, feliz aniversário e tudo de bom.

terça-feira, 10 de março de 2015

Governador Robinson Faria reúne secretários para avaliar administração

Governador Robinson Faria pede que equipe do primeiro escalão não seja pessimista
O governador Robinson Faria (PSD) fez ontem uma reunião com o secretariado. Em pauta, um balanço dos dois primeiros meses de gestão. O encontro, na Escola de Governo, foi a portas fechadas. A reunião começou pela manhã e foi encerrada por volta das 20 horas. Essa foi a primeira reunião de Robinson Faria com todos os auxiliares de primeiro escalão. Durante o encontro, cada secretário expôs o trabalho que foi realizado durante os dois primeiros meses, mostrando a realidade encontrada nas pastas, como as dívidas herdadas da gestão Rosalba Ciarlini.

RN registra chuva em 95 municípios

A previsão do tempo do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) é de continuação das chuvas, hoje (10),  devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical sobre a Região Nordeste, que favorecerá a predominância de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado. 

No fim de semana choveu em 95 dos 167 municípios potiguares, sendo que o maior índice pluviométrico ocorreu em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, onde choveu 118,3 milímetros entre a sexta-feira e o amanhecer de ontem (9), período monitorado pela Emparn.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton Figueiredo de França, alertou que as chuvas do meio e do fim da semana passada, “apenas molharam o  chão” para o começo do plantio, mas em relação às grandes barragens monitoradas pela Semarh. O secretário confirmou que somente a do Boqueirão, em Parelhas tomou água,  no entanto não se tem o quanto os 43,5 centímetros acrescidos à lâmina de água representou no volume acumulado.

Tribuna do Norte

Representantes potengienses terão audiência hoje (10) com o Secretário de Saúde do RN, a respeito do Hospital Regional Monsenhor Expedito


Logo mais às 16 horas, o secretário de saúde do Rio Grande do Norte, Dr, Ricardo Lagreca, receberá em audiência, em Natal, um grupo de secretários municipais, prefeitos e vereadores da Região do Potengi, para tratar de medidas práticas e urgentes, visando melhorar o atendimento do Hospital Regional Monsenhor Expedito, localizado em São Paulo do Potengi. A unidade hospitalar atende a população da nossa região e até de outras regiões do RN e está enfrentando dificuldades.

O encontro está sendo mobilizado pela secretária de saúde de nosso município, Daílva Bezerra, vereador João Cabral, presidente do Parlamento do Potengi, e pelo prefeito Naldinho. 

Teremos outras informações. 

segunda-feira, 9 de março de 2015

MST bloqueia três rodovias federais em quatro cidades do RN

Representantes do MST bloquearam cinco trechos em três rodovias federais no RN
Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) interditaram quatro trechos de rodovias federais na manhã desta segunda-feira (9) no Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as manifestações acontecem nos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz, na Grande Natal, além de Mossoró, na região Oeste do estado.

Segundo a PRF, a primeira interdição registrada foi no quilômetro 25 da BR-304 em Mossoró. Na sequência, foram registrados bloqueios no km 163 da BR-406, em São Gonçalo do Amarante, no km 68 da BR-101, em Extremoz e no km 281 da BR-304, desta vez em Macaíba.

De acordo com a PRF, em Macaíba cerca de 50 manifestantes bloquearam completamente o km 296 da BR-304.

Segundo David do Nascimento, representante do MST que coordena o protesto no km 281 da BR-304, o movimento ocorre em 23 estados do Brasil e tem por objetivo protestar contra as políticas de uso de agrotóxicos aplicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pasta que tem como titular a ministra Kátia Abreu. "Os empresários usam hoje agrotóxicos que são proibidos na Europa e nos Estados Unidos, porque prejudicam a saúde das pessoas. É um protesto nacional que visa conscientizar a sociedade", disse ele.

Ainda de acordo com o coordenador da manifestação, o grupo está liberando parcialmente os trechos interditados. "Liberamos por cinco minutos a passagem de carros para não prejudicar quem está nas estradas e estamos negociando com a PRF a liberação total", explicou David. O líder da manifestação contou ainda que a liberação total das vias só será feita após a chegada de equipes de TV nos locais dos bloqueios.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a PRF informou que por volta das 11h30 o trecho bloqueado no km 281 da BR-304, em Macaíba, foi liberado pelos manifestantes. Já perto do meio-dia, foi liberado o trecho do km 163 da BR-406, em São Gonçalo do Amarante. Às 12h21 foi confirmada a liberação do trecho da BR-101, no km 63, em Extremoz

Tribuna do Norte

A todos o nosso agradecimento


A todos os nossos familiares, parentes, amigos... que se solidarizaram conosco, das mais diferentes formas, pelo falecimento do meu pai Pedro Raimundo, ocorrido na última sexta-feira (6), o nosso mais sincero agradecimento, em nome de minha mãe e de toda a família.

Que Deus abençõe e recompense a todos.

Silvério Alves

domingo, 8 de março de 2015

Papa Francisco: "Mundo que marginaliza as mulheres é estéril"

papaangelus

O Papa Francisco recordou, após o Angelus de hoje, que neste domingo comemora-se do Dia Internacional da Mulher. Ele fez uma saudação a todas as mulheres que diariamente buscam construir uma sociedade mais humana e acolhedora.
 “Hoje, 8 de março, uma saudação a todas as mulheres! Todas as mulheres que todos os dias procuram construir uma sociedade mais humana e acolhedora”, disse.
Francisco afirmou, ainda, que esta é uma ocasião para reafirmar a importância das mulheres e a necessidade da sua presença na vida.
 “Um mundo onde as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não somente trazem a vida, mas nos transmitem a capacidade de ver além, elas veem além.
 Elas nos transmitem a capacidade de compreender o mundo com olhos diferentes, de sentir as coisas com um coração mais criativo, mais paciente, mais tenro”, disse o Papa.

Ao meu avô, deixo a confiança de Tertuliano

Pedro Raimundo e sua esposa Janete, com todos os netos, nas Bodas de Ouro do casal

Silvério Filho

O meu avô Pedro, pai do meu pai, faleceu na última sexta-feira, aos 89 anos. Católico convicto, quando a consciência falhava por força da idade avançada, poderia esquecer de tudo, mas não esquecia de clamar pela Misericórdia de Deus e pela Santa Intercessão da Virgem Imaculada.

A dor da perda de um ente querido é inevitável. Perdemos uma pessoa que muito nos ensinou com sua sabedoria e simplicidade, e com sua fé inquebrantável em Deus, em Nossa Senhora e nos ensinamentos da Igreja. Porém, justamente por termos recebido tais ensinamentos, é que devemos também nos alegrar por sua partida, afinal é na morte que Deus chama o homem a si.

Como bom cristão, meu avô cria na vitória do Messias sobre a morte. Compactuava com um importante padre dos tempos antigos, Tertuliano, segundo quem "a confiança dos cristãos é a ressurreição dos mortos; crendo nela, somos cristãos". 

Deste modo, temos que sentir por nosso ente querido o que São Paulo sentiu em Fl 1, 23, ou seja, que ele partiu para estar com Cristo. Temos que compreender que, como bem disse Santa Tereza do Menino Jesus, não se morre, entra-se na vida.

Sendo assim, não devemos ficar tristes. Creiamos no que o próprio Pedro Raimundo cria e que nos ensinou desde sempre; acreditemos na promessa de Cristo, muito bem expressa na Santa Liturgia: "Senhor, para os que creem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. Desfeito nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível".

Para terminar, faço a pergunta que São Paulo fez em 1 Coríntios, 15, 55: "Onde está, ó morte, a tua vitória?". Respondo: não há vitória da morte, pois Cristo a venceu para que nós também pudéssemos vencê-la. Não tenho nenhuma dúvida que meu avô, que educou toda a família na fé católica, que amava a Deus e a Maria Santíssima, por graça de Cristo também venceu a morte e já está na presença de nosso Senhor.

Ordem DeMolay distribui rosas na feira livre em homenagem ao Dia da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que é comemorado hoje (8), o Capítulo Mensageiro da Paz da Ordem DeMolay, de nossa cidade, realizou, no dia de ontem (7), entrega de flores a mulheres presentes na feira livre de nosso município. 

Na ocasião, os membros ressaltaram a importância da presença feminina na construção da nossa sociedade, defendo o respeito ao sexo feminino como um favor fundamental na nossa civilização. 



8 de março: A nossa homenagem a todas as mulheres do Planeta Terra


"Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores". Cora Coralina.

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a todas as mulheres do nosso planeta, a nossa homenagem, especialmente a todas aquelas, que independente de raça, posição econômica, social, política, religiosa, cultural.. lutam das mais diferentes formas pela construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.