sábado, 7 de março de 2015

Meu pai Pedro Raimundo: "Naquela mesa está faltando o senhor"



Silvério Alves

Meu pai, Pedro Raimundo da Silva, 89 anos de idade, casado há 58 anos, com dona Joana Alves da Silva, com quem teve 12 filhos, 14 netos e um bisneto, somando-se seis genros e quatro noras, nasceu no dia 11 de fevereiro de 1926, no Sítio Boa Vista, em São Paulo do Potengi, sendo filho de Joaquim Raimundo e Tomásia de Azevedo.

Agricultor por vocação, viveu trabalhando na terra, onde constituiu e criou sua família. Ainda jovem, numa época em que o atendimento de saúde era bastante precário, especialmente para os mais necessitados, ele vendo o sofrimento dos mais simples, num curso oferecido pelo Centro Social São Paulo, presidido por Monsenhor Expedito,  aprendeu a aplicar injeção e passou a atender a quem o procurava na nossa comunidade, Boa Vista, e vizinhança, sem cobrar nada.  Ele quando falava do assunto, costumava brincar, dizendo: "Estudei pra ser médico, aprendi a aplicar injeção".

No começo dos anos 60, fez parte de um grupo de agricultores potengienses que fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Paulo do Potengi (o 1º do Brasil), chegando a ser seu presidente. No início dos anos 70, quando chegou a aposentadoria para o homem do campo, ele foi 60 vezes (toda semana) à cidade de Lajes, conduzindo os agricultores para se aposentar, pois era ali que funcionava o Escritório do Governo Federal de Aposentadoria.

Com Monsenhor Expedito Medeiros, de quem era amigo pessoal, juntamente com outros evangelizadores, ajudou a criar e a manter vivas as Comunidades Eclesiais de Base.

 Pertenceu a ACR, Animação dos Cristãos no Meio Rural, movimento católico que existia em todo o Nordeste brasileiro. Fazia Parte do Encontro de Casais com Cristo, era devoto do Santíssimo Sacramento e de Maria Santíssima, não perdia a feira nem uma missa aos domingos. Um homem de bem com a vida, com a família, com os amigos, com a comunidade e com Deus.

Uma pessoa simples, que adorava conversar. Junto com minha mãe, educou os seus filhos, orientando-os para os caminhos do bem, sendo que todos estão seguindo os seus ensinamentos, baseados nos princípios da moral e da ética cristã.

Daqui a meu pai, nossa mais sincera homenagem (de todos os seus filhos, netos, bisneto, noras, genros  e familiares), na certeza de que ele, como disse São Paulo, combateu o bom combate, guardou a fé, e está na presença do Pai de Infinita Misericórdia, contemplando a Glória Eterna, intercedendo por todos nós.

Pra finalizar, cito versos de músicas bastante conhecidas do nosso povo: 

"Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas".

"Meu querido, meu velho meu amigo"

"Naquela mesa está faltando ele e a saudade dele está doendo em mim".

Valeu papai, valeu meu heroi, fique com Deus.

O sepultamento de meu pai será hoje (7) às 16 horas em São Paulo do Potengi

Papai, ladeado por mamãe e Lúcia, minha irmã

O sepultamento de meu pai, Pedro Raimundo, cujo falecimento ocorreu ontem às 14 horas no Hospital Regional, de nossa cidade,  será realizado logo mais às 16 horas no cemitério local, depois de missa de corpo presente que será celebrada na Matriz.

O corpo de papai está sendo velado em sua residência na Rua Manoel Marques, 179, em nossa cidade.


sexta-feira, 6 de março de 2015

Faleceu o senhor Pedro Raimundo, pai do editor deste blog

Papai, eu e Silvério Filho

Comunico aos nossos leitores, familiares e amigos, o falecimento do meu pai, Pedro Raimundo da Silva, 89 anos, ocorrido hoje (6), por volta das 14 horas, no Hospital Regional Monsenhor Expedito, em nossa cidade.

Convidamos a todos para o seu sepultamento no Cemitério de São Paulo do Potengi, que será realizado neste sábado, às 16 horas, depois de missa de corpo presente na Matriz de São Paulo Apóstolo.

O seu corpo será velado na sua residência, na Rua Manoel Marques, 189, em nossa comunidade.

Agradecemos a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade cristã.

Silvério Alves

O Seridó registrou chuvas de até 180 mm


Resultado de imagem para imagens de chuvas no serido rn

Segundo informações de vários pontos do Seridó, as precipitações pluviométricas de ontem (05) chegaram a 180 mm, como é o caso do sítio Pedra Redonda, em Equador. Confira os registros:
180 mm: Sítio Pedra Redonda (Equador)
170 mm: Sítio Bolandeira (Equador)
100 mm: Saco da Cruz (Santana do Seridó) e Sítio Cobiçado (Equador)
97 mm: Sítio Cajueiro (Parelhas)
90 mm: Sítio Quintos (Parelhas)
80 mm: Sítio Quintos do Meio (Parelhas)
55 mm: Comunidade Quintos de Baixo (Parelhas)
54 mm: Santana do Seridó na zona urbana 54 milímetros
50 mm: Comunidade São Bento (Santana do Seridó)
40 mm: Sítio Várzea do Barro (Parelhas)
43 mm: Sítio São Bento (Santana do Seridó)
32 mm: Sítio Malhada Vermelha (Parelhas) e Florisbela (Parelhas)
27 mm: Sítio Pinturas (Carnaúba dos Dantas)
16 mm: Parelhas (zona urbana)
7.5 mm: Sítio Malacacheta (Parelhas)
Robson Pires

Modelo filha de São Paulo do Potengi vai brilhar nas passarelas do Brasil



Segundo o SPP News, a  jovem Maria Clara de Holanda, filha de Shalme Pereira e Vilma Alves de Holanda, São Paulo do Potengi, teve uma brilhante participação na 21ª Convenção Nacional de Modelos e Atores/Atrizes, do Projeto Passarela. O evento aconteceu em Santos/SP, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Mendes Convention Center.

O acontecimento foi o maior encontro de novos modelos e atores da América Latina, onde estiveram presentes as 10 maiores agências de modelos do Brasil, além de diretores e produtores das mais importantes emissoras brasileiras de TV e convidados.

Entre 2 mil candidatos(as), Maria Clara foi selecionada por quatro agências, a Ieda Ribeiro Casting, do Rio de Janeiro, Eh! ModelsPequeno Gênio, e a Dior Kids, essas três de São Paulo.

Para participar da Convenção Nacional em Santos/SP, Clara foi escolhida numa seletiva ocorrida em agosto do ano passado, no Hotel Pestana, em Natal/RN. 

quinta-feira, 5 de março de 2015

Potengiense é morto a tiros em Santo Antônio do Salto da Onça

Manoel Dantas, de 64 anos (Foto: Arquivo da família)


O irmão do presidente do ABC Futebol Clube, Rubens Guilherme Dantas, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (5) na cidade de Santo Antônio, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Manoel José Guilherme Dantas, de 64 anos, é dono de uma revenda de água para caminhões-pipa, e estava em seu estabelecimento quando foi assassinado. A Polícia Militar acrescentou que o comerciante estava deitado em uma rede no momento do crime.

Segundo o tenente Éverton Vinício, da PM em Santo Antônio, o comerciante foi abordado por um homem e os dois chegaram a conversar antes do crime acontecer. “Foi um funcionário da vítima, que estava em um caminhão, disse ter visto o homem, que tem aproximadamente 50 anos, conversando com ele próximo da rede. Após os disparos, uma outra testemunha também disse ter visto um homem,  também aparentando ter a mesma idade, sair a pé do estabelecimento.
Ainda de acordo com o oficial, Manoel chegou a ser socorrido para o Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, na própria cidade, mas não resistiu aos ferimentos.O tenente informou ainda que a polícia não tem pistas sobre a motivação do crime.
G1RN
Do Blog. Manoel Guilherme, era filho do senhor Leonel Dantas (in memorian) e de Dona Antonieta, irmão dentre outros, de João Maria da Casa Verde, de família tradicional de São Paulo do Potengi.
.A família enlutada,  os nossos votos de sentimento e pesar .

Diretor da DIREC participou hoje (5) de reunião na Secretaria da Educação do RN a respeito da convocação de professores concursados



O diretor da 4ª Diretoria Regional da Educação e Cultura, com sede em São Paulo do Potengi, Silvério Alves, participou hoje (5) em Natal, de uma importante reunião com a equipe da Secretaria de Educação do RN, com o objetivo de tratar da distribuição  dos professores concursados que foram convocados pelo Governador Robinson Faria.

Inúmeras escolas estaduais pertencentes a nossa jurisdição passarão a contar  o mais rápido possível, com novos educadores em seus quadros, proporcionando melhores condições de aprendizagem ao alunado.

Prefeitura Municipal, Governo do RN, ACLAP E ASCCO vão promover a 18ª Caprifeira de São Paulo do Potengi

Prefeito Naldinho em reunião de planejamento da Caprifeira

Com o objetivo de alavancar a Caprinovinocultura na nossa região, tendo também como finalidade  abrir oficialmente  as Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte no ano em curso, de 17 a 19 de abril próximo será realizada em nossa cidade a 18ª Grande Caprifeira de São Paulo do Potengino, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito.

A Caprifeira vai sediar uma etapa  nacional do ranking da Raça Santa Inês

Esse ano, o evento, que é um dos maiores do nosso Estado, será realizado pela Prefeitura local, Governo do RN, Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras do Litoral e Agreste Potiguar e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Potengi e Trairi.

A decisão foi tomada democraticamente em reunião realizada no último dia 2 de março, na Secretaria Estadual de Agricultura, em Natal, com as presenças do secretário Haroldo Abuana, prefeito Naldinho e os representantes das citadas Associações.

A Caprifeira  também vai sediar uma das etapas do ranking nacional da Raça Santa Inês.

Teremos outras informações.

quarta-feira, 4 de março de 2015

UFRN revela que água da Caern tem menor índice de coliformes fecais do que a mineral


7t6o76oo

Roberto Campello

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Laboratório de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Larhisa), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que realiza um trabalho permanente de investigação na qualidade da água do Estado, traz um alerta em relação à água utilizada em Natal para consumo humano. O levantamento apontou que 10% das amostras de água da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) continham presença de coliformes fecais, enquanto que nas águas minerais analisadas este índice é ainda mais assustador: 40%. O monitoramento feito pelo laboratório já indicava que, nos últimos anos, a qualidade da água servida pela Caern vem melhorando, enquanto que a água mineral vinha perdendo qualidade. Apesar dos dados apresentados na pesquisa, a Vigilância Sanitária do RN, órgão responsável por fiscalizar a qualidade de água comercializada, garante que a água mineral potiguar é livre de coliformes fecais.
A pesquisa foi realizada em Natal, em todas as regiões administrativas, através de critérios estatísticos, onde é sorteado o bairro, através de setorização, e um novo sorteio indica o domicílio a ser investigado. O pesquisador foi até a residência e coletou uma amostra de água servida pela Caern, colhida diretamente da torneira, e outra amostra de água mineral, colhida da mesma forma como o usuário retira a água, quer seja diretamente do garrafão, de um suporte ou do gelágua. O levantamento foi realizada em 50 domicílios. A pesquisa também foi motivada pelas inúmeras reclamações feitas pelos consumidores ao PROCON em relação a qualidade da água mineral.
Jornal de Hoje

terça-feira, 3 de março de 2015

Theodorico Neto: “Robinson será um governo diferente. RN apostou certo”

theodorico neto

Segundo suplente da senadora Fátima Bezerra (PT), o empresário Theodorico Neto (PC do B), que assumiu a Presidência da Central de Abastecimento do Estado (CEASA), acredita que a atual gestão do Rio Grande do Norte, sob a liderança do governador Robinson Faria (PSD), é diferente.
 Primeiro, segundo ele, por ser um governo eleito com a força dos excluídos e dos anônimos do Estado. E, segundo, por estar cumprindo as promessas feitas durante a campanha. “O governo Robinson é um governo diferente.
 É um governo que ganhou com os excluídos, os anônimos, e é um governo que está a cada dia colocando em prática os compromissos assumidos na praça pública do Rio Grande do Norte”, afirmou Theodorico, durante entrevista ao programa “Jornal da Cidade”, da FM 94.
A melhoria do atendimento no setor de Segurança Pública nesses 60 dias de nova gestão, acrescenta Theodorico Neto, é visível nas ruas. “A gente já sente hoje uma diferença na área da segurança. Se vê a Polícia nas ruas, coisa que não acontecia antigamente. 
Ontem à noite eu fui na Avenida Campos Sales e tinha muita gente caminhando e você sentia uma segurança porque você via vários carros de Polícia dando garantia àqueles cidadãos que estavam caminhando, coisa que não se via anteriormente.
 Eu estive sábado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na casa de um amigo, e ele me disse que também já se sente a segurança na zona Norte, coisa que se não via anteriormente. 
Então, eu acho que Robinson está começando a cumprir as promessas e as propostas que ele fez na praça pública do Rio Grande do Norte”, analisou Theodorico Neto.
 “São quatro anos de administração. Agora que está nascendo o governo eu acho que vai ser um governo diferente e o Rio Grande do Norte apostou certo”, arrebatou.

Jornal de Hoje

Câmara Federal cancela "vale passagem" para esposas de deputados



Depois de uma forte pressão da opinião pública de todo Brasil, só nas redes sociais foram mais de 300 mil assinaturas protestando. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), voltou atras e retirou mais um benefício concedido recentemente, com o dinheiro do povo aos deputados federais, ou seja, o direito das esposas dos parlamentares viajarem de avião a Brasília com passagens pagas pelos brasileiros.

A medida  custaria anualmente aos cofres públicos, cerca de 155 milhões de reais.

Valeu a pressão democrática e soberana da sociedade brasileira contra tamanho absurdo.

Colégio São José de São Paulo do Potengi tem nova direção administrativa pedagógica


Pais e professores recebendo o anúncio da nova direção do Colégio São José

O Colégio São José de São Paulo do Potengi, "Ensinado o jeito certo de aprender, desde 1963", atualmente administrado pelo Instituto Educacional São José, com a saída do professor Silvério Alves, da gestão daquele Educandário, para dirigir a 4ª DIRED, desde ontem (2), passou a contar com uma nova direção.

Erivan Francisco de Moura é o novo diretor e José Francisco de Azevedo (Chiquinho) é o vice-diretor. A dupla dispensa comentários. Erivan trabalha há 28 anos no setor financeiro do São José e o professor Chiquinho, tem uma larga folha de serviços prestados a educação dos potengienses.

A apresentação dos novos gestores,  que foi recebida calorosamente pelos pais dos alunos, aconteceu nesta segunda-feira à noite, numa reunião de pais e professores.

Aos novos diretores os nossos votos de sucesso a frente da nova missão educacional.

Ao Silvério Alves, os meus sinceros agradecimentos


Por Silvério Filho

“Entre o neto que foste e o avô que serás, que pai terás sido?”, indagava  José Saramago, exaltando a importância da paternidade.

Eu, particularmente, tenho a sorte de ter um pai e mentor que me educou para a sabedoria, sob as noções de respeito e empatia pelo próximo. 

Tenho a sorte de ter um pai professor, tanto no sentido literal quanto no sentido poético, que me mostrou a importância  dos estudos como também do aprendizado que a nós é trazido pela vida quotidiana. 

Tive a sorte de ter um pai que me emprestou seus olhos, no início da minha vida, para que com eles eu pudesse ver o mundo, ao passo que, pouco a pouco, ensinava-me a usar os meus próprios. 

Por tudo isso, agradeço a Deus pela vida do meu pai, e meu maior professor,  que hoje faz 57 anos de vida. A ele, os meus sinceros agradecimentos e votos de muita paz, saúde e tudo de bom!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Zenildo Campos toma posse como Venerável Mestre da Loja Maçônica de São Paulo do Potengi

Aldecir recebe placa em sua homenagem

No último sábado, dia 28 de fevereiro, a Loja Maçônica Acácia do Potengi Nº10 promoveu uma sessão especial para a instalação e posse da sua nova Diretoria.

Na oportunidade, tomou posse como Venerável Mestre (Presidente da Loja) o maçom Zenildo Campos, como 1º Vigilante o maçom Aldecir Araújo de Azevedo e como 2º Vigilante o maçom Rafael Pinheiro Borges.

Maçons presentes na cerimônia

A sessão também foi a despedida de Aldecir Araújo de Azevedo como Venerável Mestre. Foram realizadas diversas homenagens ao agora ex-presidente, aproveitando que no mesmo dia foi comemorado seu aniversário.

A cerimônia foi realizada no Templo da Loja e foi fechada ao público. Após a parte fechada, maçons, DeMolay's, samaritanas e amigos foram até a residência de Aldecir onde foi servido um jantar.

domingo, 1 de março de 2015

Ato contra a presidenta Dilma em São Paulo do Potengi contará com um candidato a prefeito no palanque


Segundo uma fonte, que conversou com o blog e que faz parte da equipe organizadora do evento,  um grupo de pessoas de nossa cidade está organizando um ato de protesto contra o Governo Dilma, que vai ocorrer em nossa no próximo dia 15 de março.

A fonte nos garantiu também  que um possível candidato à prefeitura local pela oposição, no pleito vindouro, estará no palanque do protesto.

Perguntamos o nome do provável concorrente ao Executivo Municipal. A fonte respondeu: "Depois eu digo".

Novas delações da Lava Jato ampliam clima de apreensão em Brasília

A notícia de que dois executivos da Camargo Corrêa fecharam acordo de delação premiada na operação Lava Jato ampliou o ambiente de apreensão instalado no mundo político em Brasília. Isso porque Dalton Avancini e Eduardo Leite são os primeiros executivos de uma grande empreiteira que aceitam colaborar com as investigações.
O temor entre parlamentares em Brasília é que isso estimule a delação de outros empreiteiros que já estão dispostos a falar. Entre eles, Ricardo Pessoa, da UTC, que está sendo pressionado pela família e que tem se queixado do abandono de autoridades de quem era próximo no passado.As novas delações apontam para uma nova frente de investigação dentro da Lava Jato. Com isso, começa a ficar claro para políticos da capital federal que a abertura de inquéritos que será pedida pelo Procurador-Geral da República não será o ponto final dessa história.
 Isso tem ampliado o ambiente de suspense no Congresso Nacional.
Por Gerson Camarotti, no G1

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.