quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Feliz Ano Novo, de verdade


O desejo de verdadeiro Feliz ano Novo necessita de algo mais. Urge cultivar a sensibilidade humana e social, desenvolvendo outro estilo de cidadania. O profeta Isaías, para despertar a consciência do povo sobre a novidade do tempo,  fala do sentimento e do propósito de Deus a ser assumido por todos.

 Afirma que o Onipotente, por amor e solidariedade a seu povo, não descansa enquanto não surgir na sociedade, como um luzeiro, a justiça, e não se acender nela, como uma tocha, a Paz. E isso é o novo para o profeta. Deste modo se desenha o caminho para que se possa trazê-lo, na contramão de interesses egoístas, grupais, partidários e até religiosos, algumas vezes mesquinhos e alienantes. 

Para que haja realmente um Ano Novo, vamos reduzir a ansiedade, a insensibilidade, a violência, o pessimismo, o ódio,  e regar de ternura os sentimentos mais profundos. Não podemos nem devemos nos mirar totalmente nos outros. A inveja mina a autoestima, fomenta o ressentimento e abre, no centro do coração um fosso no qual precipita o próprio invejoso.

Em 2016, empenhemo-nos a todo custo por acreditar em nós mesmos, na nossa criatividade, para superar crises e dificuldades, bem como abraçar com esperança os desafios, acreditando que carregamos dentro de nós a força maior do amor e da fé. Esforcemo-nos para estender aos outros as mãos, como pessoas livres e não reféns do egoísmo.

Para que o ano seja realmente  novo, é preciso cuidar daquilo que falamos. Não pronunciemos difamações e injúrias. O ódio destrói a quem o carrega na alma, não o odiado. Troquemos a maledicência pela benevolência. Comprometamo-nos a expressar alguns elogios por dia, em troca de críticas e condenações.

Deixemos que Deus habite em nossa subjetividade e aprendamos a fechar os olhos para ver melhor. Assim teremos um Ano Novo e feliz.

Padre João Medeiros Filho

0 comentários:

Postar um comentário

Sua postagem dependerá do Moderador do Blog.

Não publicamos comentários sem assinatura (Anônimos).

Obrigado pelo comentário. Sua ajuda faz nosso trabalho melhor.
_____________________________
Equipe do Blog do Silvério Alves

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.