sábado, 13 de dezembro de 2014

IBGE aponta que o RN tem maior índice de mortes violentas de jovens


Pesquisa divulgada essa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta que o Rio Grande do Norte tem o maior índice de mortes violentas de jovens homens, no Brasil. 79,3 dos jovens entre 15 e 24 anos são vítimas de mortes violentas no Estado.

Segundo a assessoria do IBGE, os números são de 2013, com base nas estatísticas de registro civil, obtidos por meio de dados dos cartórios. Conforme estudo, em 2013 no RN, 625 jovens foram vítimas de mortes violentas. “As mortes violentas que aconteceram em 2013 no RN, entre jovens, 79,3 foram de forma violenta e não natural. Isso é muito grave e requer todo um cuidado especial para estancar essa sangria”, explicou Ivanilton Oliveira, analista do IBGE.
Para o IBGE, são classificadas como mortes violentas assassinatos, suicídios, afogamentos e acidentes de trânsito.


Pesquisa divulgada essa semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) aponta que o Rio Grande do Norte tem o maior índice de mortes violentas de jovens homens, no Brasil. 79,3 dos jovens entre 15 e 24 anos são vítimas de mortes violentas no Estado.

Segundo a assessoria do IBGE, os números são de 2013, com base nas estatísticas de registro civil, obtidos por meio de dados dos cartórios. Conforme estudo, em 2013 no RN, 625 jovens foram vítimas de mortes violentas. “As mortes violentas que aconteceram em 2013 no RN, entre jovens, 79,3 foram de forma violenta e não natural. Isso é muito grave e requer todo um cuidado especial para estancar essa sangria”, explicou Ivanilton Oliveira, analista do IBGE.

Para o IBGE, são classificadas como mortes violentas assassinatos, suicídios, afogamentos e acidentes de trânsito.
O Mossoroense

Energia poderá subir mais de 30%

luz_apagada2

Com a maioria dos fatores de elevação de custos das tarifas de energia já conhecida, consultorias estimam que, em 2015, os consumidores podem ter de arcar com altas da conta de luz superiores a 30% em alguns casos.
Ao longo dos últimos dois anos diversos fatores confluíram para que a conta de luz disparasse em 2015. Empréstimos,desequilíbrios e desvalorização do dólar foram os principais.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Raposa Política e a sede



A Raposa Política, depois de uns dias ausente de nossa cidade, segundo ela, para descansar, foi vista hoje logo cedo caminhando na parede da Barragem Campo Grande, dizendo para quem quisesse ouvir:

"Quem vai com muita sede ao pote corre o risco de quebrá-lo e ficar sem água pra beber".

Ao ser indagada por outra pessoa que caminhava no paredão sobre o significado da frase, a Raposa Politica saiu faceira, faceira, por entre as brenhas da caatinga potengiense. 

Viixee.

Os nomes para os cargos estaduais no Potengi


Com a proximidade da posse do governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, que ocorrerá no dia primeiro de janeiro de 2015, a imprensa já especula possíveis nomes que ocuparão o secretariado do novo governador.

Aqui no Potengi, também já começa a circular nomes de pessoas que poderão ocupar as diretorias regionais de instituições pertencentes ao RN , a exemplo da Emater, 4ª DIRED, Hospital Regional, IDIARN, Central do Cidadão e Restaurante Popular. Todas elas localizadas em São Paulo do Potengi, cidade pólo da região.

Robinson tem dito com frequência  em entrevistas  concedidas aos meios de comunicação, que a sua gestão será rigorosamente técnica, porém ouvindo a classe política que o apoiou.

Na ribeira potengiense, a  principal liderança política correligionária de Faria, de primeira hora, que lhes deu uma vitória consagradora no seu município e liderou a sua campanha no 1º no 2º turno,  chama-se  Naldinho, prefeito de São Paulo do Potengi.

Voltaremos ao assunto.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Advento e o preparo da colheita

Por Silvério Filho

Como existe a distinção entre espaço comum (aquele que utilizamos para a nossa vida quotidiana) e espaço sagrado (aquele que deve ser utilizado apenas para se relacionar com Deus), também há a distinção entre tempo comum e tempo sagrado. 

O gregos antigos tinham duas palavras para designar o tempo: chronos kairos. O primeiro designaria o tempo cronológico, o suceder de dias, horas etc. O segundo, por sua vez, pode ser entendido como um tempo oportuno. Analogicamente, a vida de uma árvore seria representada pelo chronos, ao passo que o momento da colheita dos seus frutos maduros seria representado pelo kairos.

Deste modo, a época do Advento é kairos, tempo oportuno em que meditamos  e esperamos a visita de Deus, no Natal, onde o Verbo Divino, por amor à humanidade, fez-se carne no Ventre Santo de Maria. 

Neste período, refletimos sobre uma dupla espera: a do nascimento de Cristo, na simplicidade de uma manjedoura, e a da sua Volta Gloriosa (segundo Advento). Nos dois casos, a Igreja nos convida a orar, refletir, vigiar e, acima de tudo, ter esperança, virtude fundamental, enquanto aguardamos a vinda de Jesus.

A virtude da esperança é dom de Deus que é como uma chuva que cai numa lavoura, frutificando-a. Como neste exemplo, para que a chuva faça frutificar o solo, é necessário que haja uma lavoura plantada. 

Neste momento sagrado do Advento, portanto, devemos cultivar nossa lavoura,  vigiando e preparando-nos para o dom da esperança, que desembocará no Natal, momento em que Deus nos visita por meio do nascimento do Seu Filho, e nos visitará novamente, através da sua volta definitiva no encerrar dos séculos.

É tempo de agirmos segundo o desejo de São Paulo, direcionado aos tessalonicenses: "Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente e que tudo aquilo que sois (espírito, alma, corpo) seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!" (1Ts 5, 23).

Bomba: Vão faltar 150 milhões para pagar os salários de dezembro do funcionalismo estadual



O Governo Rosalba Ciarlini "espera garantir" o 13º salário a todos os servidores, no próximo dia 19, mas já sabe que não terá recursos para honrar de forma integral a folha salarial de dezembro.

Cerca de 150 milhões de reais ficarão para o governador eleito Robinson Faria, que toma posse em primeiro de janeiro, a pagar.


A informação foi repassada à equipe de transiçao pelo secretário de Planejamento, Obery Rodrigues. 

Tribuna do Norte

Do blog. Isso acontecendo e tudo indica que vai acontecer será um forte golpe na já combalida economia norteriograndense. Sem contar que boa parte do funcionalismo estadual que sobrevive exclusivamente de seu salário vai entrar o ano novo liso, sem poder cumprir com seus compromissos. Uma lástima e um grande abacaxi pra Robinson descascar.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Lagoa Comprida diploma costureiras pelo SENAR

Presidente do SENAR, José Vieira, entregando o diploma a uma cursista

A comunidade de Lagoas Comprida, zona rural de São Paulo do Potengi, através da Associação daquela localidade, presidida pela senhora Joana, realizou na sexta-feira 5 de dezembro, na sede da instituição, uma solenidade para entregar os diplomas do Curso de  Corte e Costura realizado pelo SENAR - Serviço Nacional Rural -  a 15 mulheres da comunidade.

Do evento participaram o presidente da Federação da Agricultura e do SENAR - RN, o senhor José Vieira, prefeito municipal Naldinho, vereador Alysson Lindaúrio, concluintes e convidados.

Fátima de Anísio foi a professora do curso.

Todos os oradores que fizeram uso da palavra destacaram a iniciativa da Associação na capacitação profissional das mulheres do campo, buscando criar alternativas de geração de emprego e renda para as cursistas e suas famílias.

Em seguida, foi servido um lanche aos presentes.  

Cursistas com as autoridades presentes

Fátima, dona Joana, Zé Vieira, prefeito Naldinho e Allysson

Instituto Educacional assume o Colégio São José de São Paulo do Potengi

Os pais participando da reunião
Na noite desta terça-feira (9), às 19 horas, uma nova instituição denominada Instituto Educacional São José (formada na sua maioria por ex-alunos), assumiu a gestão administrativa e pedagógica do Colégio São José de São Paulo do Potengi.

A reunião, bastante participativa, para a apresentação da nova equipe gestora, que contou com a presença de pais, alunos, professores e funcionários, aconteceu no auditório do Educandário.

Na oportunidade, a atual diretora, Simone, da Obra de Maria, disse que está tudo bem com o Colégio, porém que a Obra vai seguir com a sua principal missão, que é a Evangelização. Simone agradeceu a todos que das mais diferentes formas ajudaram a Comunidade a conduzir o São José por cerca de 10 anos.

Professores e funcionários participando da reunião
O novo diretor administrativo e pedagógico  daquele Estabelecimento de Ensino, professor Silvério Alves, apresentou para a Assembléia a Carta Proposta Pedagógica 2015, cujo tema é: "Ensinando o jeito certo de aprender desde 1963".

O tesoureiro Erivan falou das matrículas (que começam no próximo dia 15), além de outras informações ligadas ao setor financeiro.

O presidente do Instituto, Padre Ramos deu as boas vindas ao novo grupo e a todos os presentes.

"Juntos, somos mais, venham somar conosco nesta obra que é de Deus. Hoje, O Instituto Educacional São José, conta com sua adesão para ser mais forte e decisivo na formação dos nossos filhos e filhas.  Confiamos na Providência Divina que nos conduz hoje e sempre. Amém". Disse o sacerdote.

Teremos outras informações.

Confraternização natalina do Sindicato do Comércio de São Paulo do Potengi

Da esquerda pra direita: Marcelo, Naldinho, Antônio e Fernandes, diretor do SENAC
Realizou-se na última segunda-feira (8), no Espaço Algo Mais em nossa cidade, a confraternização natalina do Sindicato do Comércio Varejista de São Paulo do Potengi em parceria com o Sistema Fecomércio-RN.

Participaram do evento, dentre outras autoridades, o presidente da Federação do Comércio do RN, Marcelo Queiroz, prefeito Naldinho, suplente de senador eleito, Theodorico Neto e o presidente do Sindicato local, Antônio Franciscisco, além de convidados.

O pagamento do funcionalismo do Rio Grande do Norte


Hoje (10), o Governo do Estado paga os salários de novembro de quem ganha acima de dois mil reais (ativos e inativos) que ainda não receberam.

Os ativos o salário entra nas contas a partir do meio dia, os inativos, a partir das 17 horas.

No próximo dia 19, será pago o 10º terceiro de todo funcionalismo, sendo que os salários de dezembro, segundo informações do próprio Governo serão pagos no dia 30. 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Governadores eleitos do Nordeste se reúnem e divulgam a "Carta da Paraíba"



Os governadores eleitos do Nordeste se reuniram durante a manhã e o início da tarde desta terça-feira, dia 09 de dezembro, em João Pessoa/PB, para tratar de diversos assuntos administrativos, dentre eles, os desafios para os próximos 04 anos no Nordeste Brasileiro.

Ao final, os governadores divulgaram a "Carta da Paraíba", documento que elenca 15 pontos de urgência para o desenvolvimento da região, desde aprovações de projetos relacionados no Congresso até julgamento da ação que está no Supremo Tribunal Federal sobre a redistribuição dos royalties de petróleo.

A reunião, que começou pouco mais das 10h, terminou às 13h40. Assinaram o documento o governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), o governador eleito de Alagoas, Renan Filho (PMDB), o governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), o governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT), o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o governador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT) e o governador eleito de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSB).

Fotos do encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição em Potengi Pequeno e no Novo Juremal

A Capela de Potengi Pequeno ficou lotada de fiéis na missa celebrada pelo padre João

A matriarca dona Joana ladeada  por Naldinho e familiares na missa em Potengi
Capela do Novo Juremal lotada de fiéis no encerramento da festa da Imaculada Conceição
Ministério de Música da Obra de Maria na missa de encerramento no Novo Juremal

Devotos de Nossa Senhora com a imagem da Santa na procissão no Novo Juremal
Devotas do Coração de Jesus na Festa da Imaculada Conceição no N. Juremal

Moacir Farias lança livro online

A seguir, texto enviado pelo amigo Moacir Farias para nosso Blog sobre seu livro lançado há alguns dias.



Porque resolvi escrever e lançar o livro eletrônico intitulado: 

AS AVENTURAS DE UM PEÃO DO TRECHO

Entre as décadas de 60 e 80, a construção civil no Brasil deu um salto espantoso. As grandes obras iniciadas com a construção da ponte Rio Niterói, trazendo na sequencia, a Hidrelétrica Itaipu bi-nacional, e as irmãs gêmeas Ferrovia do Aço e Ferrovia dos Carajás, seguidas por inúmeros outros empreendimentos que impulsionaram o Brasil, lançando esse país gigante, definitivamente no grupo dos países em desenvolvimento e sendo um dos BRICS, juntamente com Russia, India, China e África do Sul. Todo esse movimento, teve a importante ação de um trabalhador totalmente esquecido tanto pela mídia quanto pela própria sociedade. O cara que pegou no pesado, que carregou o carrinho de concreto, que deixando sua família a milhares de quilômetros de distancia, se aventurou por esse País continente e até saiu dele, como foi o caso do Fabrício que subiu a Cordilheira do Andes Bolivianos agarrado à corda de construção de uma estrada, em meio à plantação da matéria prima que possibilita a fabricação da cocaina, cuja produção acontecia na própria floresta ao sopé dos Andes, onde o tráfico rolava solto. 

Você consegue visualizar e ler 10% do livro gratuitamente, acessando o site:Acesse o link abaixo. 


Fico muito grato Obrigado e um beijo no coração! Feliz Natal e próspero ano novo.

Assistência Social de São Paulo do Potengi está entre as 50 melhores do Brasil

A primeira dama Vênus ao lado do prefeito Naldinho
A Secretaria de Assistência Social de São Paulo do Potengi, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, está entre os 50 melhores municípios brasileiros no cumprimento das ações junto a população no campo da Assistência , com relação a 2014.

A  nível de Brasil, nosso município está em 22º lugar, a nível de RN, em 1º lugar.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Vênus, está na Bahia, Costa do Sauípe, participando do 7º Congresso Nacional de Gestores da Assistência Social, onde receberá em nome da nossa Comunidade,  o prêmio de reconhecimento pelas metas alcançadas no Setor.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Confraternização Natalina dos Estudantes do IFRN

Pessoal do Grêmio Monsenhor Expedito

Realizou-se no último sábado no espaço de eventos da Caprifeira, em nossa cidade, a confraternização natalina dos estudantes do IFRN de São Paulo do Potengi. 

O evento, que foi bem organizado pela direção do grêmio estudantil daquela instituição, que leva o nome de Monsenhor Expedito, contou com uma boa participação da direção, dos professores, funcionários e alunado do IFRN.

Prefeitura realiza vacinação contra Febre Aftosa em 1.700 animais

Vacinação ocorreu em todas as comunidades rurais de São Paulo do Potengi. Foto: SEMAPE/SPP

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou a vacinação do rebanho bovino contra a Febre Aftosa, beneficiando os pequenos criadores do município. A ação faz parte da 2ª Etapa 2014 de imunização do rebanho contra a doença em todo o RN. Durante a campanha a equipe da Secretaria de Agricultura visitou todas as comunidades rurais do município e vacinou 1.700 animais bovinos.

A ação foi um sucesso, graças a essa contribuição da prefeitura em parceria com IDIARN, EMATER e o SINTRAF. 

A campanha de vacinação do rebanho contra a Febre Aftosa vem acontecendo em todo o RN sempre nos meses de Mio e Novembro, sendo necessária para manutenção do Estado na condição de área livre de aftosa com vacinação.

Site da Prefeitura de São Paulo do Potengi

O Dia de Nossa Senhora da Conceição na Região Potengi



Hoje, 8 de dezembro, é o Dia de Nossa Senhora da Conceição, Mãe de Jesus Cristo e do todos nós pecadores.

A Região do Potengi, onde a Mãe de Jesus é a Padroeira de várias comunidades, está em festa nesta data tão importante para os católicos.

Na cidade de São Tomé, onde o pároco é o padre Ney Lopes, às 17 horas haverá procissão com a participação de milhares de fiéis. No mesmo horário, será realizada procissão na cidade de Santa maria, cujo pároco é o padre Franklin.

Em Potengi Pequeno, padre Ramos celebrará missa às 16 horas . Às 19 horas, em Lagoa de Velhos. As duas comunidades tem a Santa como Padroeira.

Em nossa cidade, o Bairro Novo Juremal, encerrará suas festividades com missa na capela, celebrada pelo padre João Batista, em seguida ocorrerá procissão pelas ruas daquele Bairro.

O aniversário de Ambrósio Azevedo

Padre Ramos ladeado pelos aniversariantes Ambrósio e Chaguinha


Neste  domingo (7) quem completou 87 anos de vida foi Ambrósio Azevedo. Quem também mudou de idade, foi 'Seu" Chaguinha da Mercearia e seu irmão Assis, que fizeram 80 anos de vida.

'Seu' Ambrósio  e 'Seu' Chaguinha, pela manhã participaram de missa em ação de graças na Matriz de nossa cidade.

Aos aniversariantes os parabéns do blog e tudo de bom.
Ambrósio ladeado pelo genro Toinho, pelo prefeito Naldinho e pelo filho Neílson

domingo, 7 de dezembro de 2014

Hoje (7) é o aniversário de Ambrósio Azevedo



Quem está fazendo aniversário hoje, 7 de dezembro é o nosso amigo Ambrósio Azevedo, ele que está comemorando 87 anos de vida.

Ambrósio, seminarista, ex-combatente na II Guerra Mundial, dono de cinema, comerciante, proprietário de serviço de som, que por muitos anos foi a rádio da nossa cidade, político de posições firmes e radicais, vereador, Presidente da Câmara Municipal, nosso parceiro por vários anos no Programa Destaque Político levado ao ar pela Rádio Potengi, um exímio contador de histórias, uma pessoa sempre muito bem humorada.

Ambrósio, que Monsenhor Expedito (seu amigo pessoal)  dizia "ser o embaixador de São Paulo do Potengi, poe ser capaz de representar a nossa comunidade em qualquer situação," é um Patrimônio vivo das História de São Paulo do Potengi, nos últimos 87 anos.
  

Logo mais à 7:30 horas, na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, seus filhos, netos, bisnetos, familiares e amigos, celebrarão juntos na missa presidida pelo padre Ramos, os seus 87 anos de existência. 

Ao aniversariante, os parabéns do blog e tudo de bom.

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.