sábado, 15 de novembro de 2014

Operação Lava Jato: políticos são os próximos alvos da polícia, diz oposição


A oposição avalia que a sétima fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira (14) e que prendeu executivos de empreiteiras suspeitos de envolvimento com desvios da Petrobras, acaba com a “operação abafa” do governo para invalidar investigações da CPI do Congresso que apura irregularidades na estatal.
Líderes do DEM e do PPS afirmaram ainda que, diante do estágio da operação, os políticos serão os próximos alvos.
 As empresas alvo de ação da Polícia Federal nesta sexta-feira (14), em nova fase da Operação Lava Jato, têm contratos que somam R$ 59 bilhões com a Petrobras.

São Paulo do Potengi promove o PNAIC

Prefeito Naldinho, secretária de Educação Neci e professores Adriano e Darquinha
Realizou-se nesta sexta-feira pela manhã, na Praça Monsenhor Expedito, em nossa cidade, a atividade de encerramento do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, etapa Matemática, promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

32 Professores municipais foram capacitados pelo Programa, que teve como coordenador o professor José Adriano Pereira e como orientadora a professora Maria Ivaneide Nascimento.

O evento constou de apresentações culturais e de uma feira interativa de matemática.
Equipe de professoras participando do evento


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Amanhã tem Potengi Indoor, em nossa cidade


Neste Sábado (15), Feriado da Proclamação da República, ocorrerá o Potengi Indoor, em nossa cidade.

O evento será realizado no Pavilhão do Povo, a partir das 22 horas, e a Animação ficará por conta de "Forró Pegada Com Estilo" e "Guga, o Vaqueiro Diferente". 

A entrada é de apenas 2kg de Alimento não perecível. A senha pode ser adquirida em Alex Supermercados.

Participe!

Polícia Federal prende ex-diretor da Petrobras e executivos de 9 grandes empreiteiras do Brasil


Renato Duque é levado à sede da PF no Rio - Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
Foto: Márcia Foletto - Agência o Globo
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (14) a sétima fase da Operação Lava Jato, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal.

 A Petrobras está no centro das investigações da Lava Jato, desencadeada em março para desmontar um suposto esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões, segundo a Polícia Federal.
Até as 11h, tinham sido cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 14 de prisões temporárias e seis de condução coercitivas no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal.

Um dos detidos nesta sexta pelos 300 agentes federais envolvidos na operação é o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. 

Entre os alvos dos mandados de prisão, estão executivos de grandes empreiteiras, entre os quais os presidentes da Camargo Correa, Dalton dos Santos Avancini, e da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho – até a ultima atualização não havia a confirmação da execução das prisões desses dois executivos.

Indicado para o cargo pelo PT, Renato Duque foi preso em casa, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e conduzido para a superintendência local da Polícia Federal. Em depoimento à PF e ao Ministério Público no mês passado, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada e atualmente cumpre prisão domiciliar, disse ter conhecimento de irregularidades praticadas na Diretoria de Serviços, na época em que foi comandada por Duque.

Em depoimento à PF e ao Ministério Público no mês passado, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada e atualmente cumpre prisão domiciliar, disse ter conhecimento de irregularidades praticadas na Diretoria de Serviços, na época em que foi comandada por Duque.  G1
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-nova-fase-da-lava-jato-pf-prende-ex-diretor-da-petrobras,1592733
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-nova-fase-da-lava-jato-pf-prende-ex-diretor-da-petrobras,15

Hoje (14) é o Dia Mundial do Diabetes

Diabetes

Especialistas alertam no Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje (14), que o excesso de peso e o sedentarismo são as principais causas do diabetes tipo 2, que atinge 90% das pessoas com problemas em metabolizar a glicose.

 De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Sede excessiva, urinar frequentemente, boca seca, ferimento que demora a sarar... são sintomas característicos do Diabetes. Sentindo esses sintomas procure um médico o mais rápido possível.

Dia 10 de dezembro haverá mais uma eleição em São Paulo do Potengi


No próximo dia 10 de dezembro acontecerá mais uma eleição em São Paulo do Potengi. O pleito democrático terá como objetivo eleger a nova direção do Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação local.

Duas chapas se inscreveram para disputar o comando da instituição.

Chapa 01: Professores, José Elias (presidente); Geilson Azevedo (vice-presidente).

Chapa 02: Professores, Judas Tadeu (presidente); Eliane Batista (vice-presidente).

A Rádio Potengi AM está completando hoje 22 anos no ar

Silverio Alves com Silverio Filho no começo da Rádio Potengi
A Rádio Potengi AM, São Paulo do Potengi, o mais importante veículo de comunicação  de massa da nossa região e de boa parte do interior do Rio Grande do Norte está fazendo aniversário.

A Rádio, que entrou no ar no dia 14 de novembro de 1992, completa hoje, 22 anos no ar, servindo principalmente aos habitantes de toda a ribeira do Potengi.

Theodorico Neto, proprietário da Potengi no estúdio  da emissora
O empreendimento foi instalado em nossa cidade, pelo na época deputado estadual Tarcísio Ribeiro, anos depois passou a pertencer a também deputada Márcia Maia. 

Atualmente (cerca de cinco anos) a Potengi pertence ao empresário e segundo suplente de senador da senadora eleita Fátima bezerra, Theodorico Bezerra Neto.


Parabéns Rádio Potengi por mais de duas décadas integrando a nossa região a outras regiões do RN e do Brasil, pois a mesma também está na internet. Vida longa e muito sucesso são os votos do blog.

Vale dizer que esse blogueiro há exatos 22 anos apresenta o Programa Destaque Político, de segunda a sexta-feira, na citada emissora, de 18:10 às 19 horas.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Equipe da Secretaria Municipal de São Paulo do Potengi promoveu blitz sobre o Novembro Azul

A equipe com Assis Galvão e Rubens Ferreira
Nesta quinta-feira (13) pela manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, realizou uma blitz de conscientização contra o câncer de próstata, dentro da Campanha Novembro Azul.

O trabalho que aconteceu em frente ao Banco do Brasil, constou de distribuição de panfletos, preservativos, verificação de pressão arterial e conversa com as pessoas.

A equipe fazendo atendimento

O funcionalismo estadual está de "orelha em pé"


Essa história que está circulando nas redes sociais, de que a governadora Rosalba Ciarlini, não dispõe de recursos suficientes para pagar o décimo-terceiro e os salários de dezembro ao funcionalismo público estadual está deixando os servidores estaduais de "orelha em pé".

Fonte: Panorama Político

Chuvas de mais de 100 milímetros chegam ao Nordeste


As chuvas estão chegando a região Nordeste e nos próximos dias devem “bater à porta” do Rio Grande do Norte conforme as previsões dos meteorologistas. 
Uma frente fria na altura da Bahia provocou chuva forte em algumas áreas produtoras do
Nordeste.
 Em Bom Jesus da Lapa, cidade que se destaca pela produção de bananas, e em Ilhéus, os volumes ficaram próximos aos 50 milímetros acumulados.
Já no Maranhão, a cidade de Balsas registrou o maior volume em um período de 24 horas: mais de 100 milímetros, o maior acumulado de chuva do ano nesta cidade. Nesta quinta, dia 13, as chuvas prosseguem sobre a Bahia, sul do Maranhão, do Piauí e oeste de Pernambuco.
 As instabilidades chegam a qualquer hora do dia e acumulam maiores valores no norte baiano.
Robson Pires

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Câmara Municipal Mirim de São Paulo do Potengi realiza hoje sua primeira sessão


Nesta quarta-feira (12) às 19 horas, a Câmara Mirim de São Paulo do Potengi realiza sua primeira sessão ordinária, no Plenário José Ribeiro de Lima, na Câmara Municipal local.


A Sessão será presidida pela vereadora mirim, Demilly Mohanna da Silva, da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho.

O Projeto da Câmara Mirim, que tem como objetivo despertar nos jovens o interesse sobre como funciona o Poder Legislativo e qual a sua finalidade, é de autoria do vereador João Cabral, com o apoio dos demais vereadores daquela Casa Legislativa.

Teremos outras informações.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

A Raposa Política e a "barba de molho"


A Raposa Política, que estava tirando uns dias de descanso num sítio aqui perto, foi vista hoje logo cedo caminhando na parede da Barragem Campo Grande, dizendo pra quem quisesse ouvir:

"Quando a pessoa vê a barba do seu vizinho arder coloca a sua de molho".

E saiu faceira, faceira.

AABB de São Paulo do Potengi reabre bar, restaurante e piscina no próximo sábado (15)

Área de lazer pronta pra receber o público

Depois de passar por uma ampla reforma, a Associação Atlética Banco do Brasil - AABB de São Paulo do Potengi avisa aos seus sócios e comunidade em geral que reabrirá o bar/restaurante e piscina no próximo sábado, dia 14 de novembro.


Há 4 anos sem funcionar, a AABB reabre para voltar a ser a melhor opção de lazer da cidade, com funcionamento aos sábados e domingos, com almoço, cardápio variado, petiscos e bebidas diversas.

Em breve, a Associação também disponibilizará de aulas de hidroginásticas para adultos e, natação para crianças, orientada por profissional da área.


A piscina está pronta para atender os banhistas na AABB
SPP News

O Inverno vai começar mais cedo


A seca que castiga o interior do Estado deve dar uma trégua a partir do próximo mês. De acordo com previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a quadra chuvosa – que geralmente inicia no mês de março e segue até o mês de junho – pode ter início na segunda quinzena de dezembro.
 No entanto, as chuvas previstas ainda para este ano não serão suficientes para abastecer os reservatórios que estão em colapso. O prognóstico é baseado em observações das frentes frias e temperatura do Oceano Atlântico.
A informação é do chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot. Segundo o especialista, o Atlântico Norte tem apresentado, nos últimos meses, condições favoráveis para formação de chuvas na região Nordeste. 
“Há uma anomalia no Oceano com águas mais frias. Isso é importante para que haja uma influência no vento e possa fazer com que a zona de convergência desça para o Nordeste”, contou. Ao mesmo tempo, a região Sudeste do país presencia a formação de frentes frias que favorecem o surgimento de chuvas.
 Essas frentes, já atuam também no Sul de alguns Estados do Nordeste, como Piauí, Maranhão e Bahia. Algumas chuvas já foram registradas nesses locais.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Robinson vai conversar com deputados e já deve assumir com maioria na ALRN

56i6i33i67i
O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), irá à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta semana, provavelmente na próxima quarta-feira, para uma visita de cortesia aos deputados. Assim como com os demais órgãos do Estado, a exemplo do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público, visitados na semana passada, o governador eleito quer manter uma boa relação com o Poder Legislativo Estadual.
Ao chegar à Casa que presidiu por quatro vezes – o recorde – Robinson irá encontrar um Parlamento que vive a expectativa de saber qual será, oficialmente, o tamanho da bancada governista, a que dá apoio ao governo. Além disso, o futuro chefe do executivo também respirará um pouco o clima de debates internos sobre a sucessão da Mesa Diretora da Casa, que será eleita em fevereiro pelos próprios parlamentares, após a posse de eleitos e reeleitos.
O governador eleito se encontrava, ainda nesta manhã, em São Paulo, segundo informações repassadas à reportagem por integrante da equipe de transição governamental. A vinda do futuro chefe do executivo estadual para Natal estava prevista para esta terça-feira. Em São Paulo, Robinson descansou com a família, com direito a uma aparição no programa Teleton, do SBT, apresentado por Silvio Santos, avô do neto de Robinson, fruto do relacionamento entre o deputado federal Fábio Faria e a apresentadora Patrícia Abravanel, filha do dono do SBT.
Nos bastidores, especula-se que a bancada de Robinson na Assembleia Legislativa poderá chegar ao número de 16, de 24 parlamentares. Ao menos 14 deputados já estariam certos de compor a base governista, oito além dos que já fazem parte. Os parlamentares eleitos ou reeleitos que apoiam a gestão Robinson Faria são José Dias (PSD), Galeno Torquato (PSD), Dison Lisboa (PSD), Fernando Mineiro (PT), Cristiane Dantas (PC do B) e Carlos Augusto Maia (PC do B). No segundo turno, aderiram a Robinson os deputados Gustavo Carvalho (PROS) e José Adécio (DEM). Ainda não se sabe quem são os oito deputados que passariam a integrar a bancada de 16 deputados.
Jornal de Hoje

Governo do estado paga salários de aposentados nesta terça (11)

dinheiro real


As secretarias estaduais de Planejamento e Finanças e da Administração e Recursos Humanos e o Instituto de Previdência do RN (IPERN) informam que o depósito dos salários de 14.704 inativos do Governo do Estado, referentes a outubro programado para esta segunda-feira (10), será feito nesta terça-feira (11), no início do expediente bancário.

Robson Pires

Do Blog. Queira Deus que sim, pois hoje durante todo dia, eram muitos os aposentados estaduais, tentando receber seus salários nas agências bancárias a exemplo da nossa, e nada do dinheiro cair nas contas.

Gazeta do Potengi já está circulando na região


O Jornal Gazeta do Potengi, editado por este blogueiro, começou a circular na manhã de hoje (10) ,com a sua mais nova edição, em nossa cidade e em toda a ribeira potengiense.

O jornal, que completou 17 anos de existência no último mês de Setembro, dentre outros assuntos e reportagens, traz uma matéria completa a respeito do resultado das urnas no Potengi.

Você pode adquirir a Gazeta por apenas dois reais, com Assis Galvão ou na Loja Hélder Variedades, no centro de São Paulo do Potengi.

Gabaritos do ENEM sairão até a próxima quarta-feira


Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ser divulgados até quarta-feira (12) no site http://portal.inep.gov.br/enem. Já os resultados individuais da avaliação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão disponibilizados em janeiro, mediante inserção do número de inscrição ou CPF e senha do candidato.

As provas foram aplicadas no fim de semana em 1,7 mil cidades brasileiras. Mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame.

Pastor Ivanildo lançará seu livro hoje, na Câmara Municipal


O Pastor da Assembleia de Deus de nossa cidade, Ivanildo Dias, lançará oficialmente hoje (10) o livro Combates Reflexivos, na Câmara Municipal de nossa comunidade, ocasião em que também comemorará o seu aniversário.

O início do evento está marcado para as 20h.

Ao Pastor Ivanildo, parabéns pela sua data natalícia e os votos de sucesso com  o seu livro.

Participe.

domingo, 9 de novembro de 2014

A Elias "Barbeiro", com pesar e solidariedade

Por Silvério Filho

Recebi hoje à tarde, com muita tristeza, a notícia que Elias "Barbeiro", com quem eu "fiz o cabelo" nestes últimos 8 anos, havia falecido num acidente de moto, que ele havia comprado há pouco, com o dinheiro do suor do seu trabalho.

Elias era um típico homem rústico e "bruto" de interior, mas que era uma boa pessoa. Com poucos estudos, sempre demonstrava em nossas conversas que tinha vontade de crescer. Exibia com orgulho no seu salão o certificado do curso técnico que havia feito para cortar cabelo, e sempre comentava sobre as aulas que tinha na EJA, frisando seu esforço e a presença inconveniente de colegas de sala mais novos "que não queriam nada com a vida". 

Além de cabeleireiro e barbeiro talentoso, ele levava jeito com eletricidade. Na última vez que eu fui tirar o cabelo, semana passada, comentou mais uma vez do seu desejo de fazer um curso técnico na área, mostrando-me até algumas apostilas que havia conseguido. Disse que tinha dificuldade com a teoria, mas, caso tivesse a oportunidade, iria fazer esforço para "pegar o fio da meada". 

Elias sempre gostou de beber com os amigos e de "farrear" segundo suas próprias palavras. Há cerca de 3 anos, porém, ele havia me surpreendido com a súbita conversão ao protestantismo. Das músicas de forró que tocavam no seu salão, restaram apenas as músicas gospel; a Bíblia, com diversas marcações (característica de quem realmente ler tentando entender), estava, agora, sempre na extremidade do banco dos clientes. 

Após a conversão, as conversas da hora do corte haviam mudado. Conversávamos a partir sobre os filhos dele (em especial sobre a filha que estava pensando em se casar), sobre os cultos que ele ia nas comunidades rurais, sobre estudos e sobre a felicidade que ele tinha de ter parado de beber. Embora eu fosse católico, sempre o incentivei na caminhada evangélica, por ver o quanto isso o estava fazendo bem. 

Para a minha tristeza, Elias acabou se afastando da Igreja Evangélica, depois que passou por alguns problemas pessoais. Sempre que eu ia "tirar o cabelo", perguntava se ele tinha voltado. Ele, por sua vez, sempre dizia que estava se preparando para voltar, sabia que estava errado, mas sempre andava com Deus no coração. 

Semana passada, quando fui cortar o cabelo, recebi a notícia de que ele estava frequentando o Terço dos Homens, grupo da Igreja Católica do qual faço parte. Mais uma vez, surpreso, incentivei que persistisse e continuasse participando, comentei que eu também frequentava e que qualquer dia a gente iria se ver por lá. Infelizmente esse momento não chegou. 

A ele, homem trabalhador, batalhador, pai e temente a Deus, deixo essa singela lembrança, que, embora feita num momento de tristeza,  faço-a na esperança de que Elias terá o descanso da vida eterna.


"Deus que tem poder de dar a vida depois da morte, o descanso do trabalho; não ha outro Deus diante de Vós, nem pode haver outro além de Vós mesmos, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis cujo Reino não terá fim", Trecho da oração de São Leão XIII.

Cerca de 400 alunos de São Paulo do Potengi estão fazendo Enem

Alunos do Maurício Freire estão fazendo o ENEM
Cerca de 400 estudantes da nossa comunidade estão fazendo (ontem e hoje) as provas do ENEM, porta de entrada da universidade.

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi (gestão Naldinho) disponibilizou 8 ônibus para que os nossos alunos pudessem se deslocar até a cidade de João Câmara, para fazer as provas.



A seresta de Assis Galvão foi um sucesso

O casal Toinho Germano e Francisca com o promoter Assis Galvão
O promoter Assis Galvão, especialista em organizar eventos sociais em nossa cidade, promoveu neste sábado, no Algo Mais, a Última Seresta da Sociedade Potengiense de 2014.

Um bom número de pessoas marcou presença no evento, que foi abrilhantado pelo Zíngaros MPB e pelo cantor Joãozinho.

Lurdinha Gabriel, aniversariante de hoje, comemorando a data com amigos na seresta. Parabéns

 JohanAdonis, Ana Márcia (IFRN) e o esposo 
Pindura com o filho e a nora

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.