sábado, 14 de dezembro de 2013

Governadora afirma que a ministra do TSE fez justiça

A governadora Rosalba Ciarlini participou ontem, um dia depois de conseguir a liminar no Tribunal Superior Eleitoral para se manter no cargo, da solenidade de premiação aos atletas que se destacaram no Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns). Na ocasião, ela disse que que tem trabalhado com tranquilidade, apesar do processo que tem enfrentado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Governadora Rosalba Ciarlini vai a Mossoró para participar das comemorações da padroeira do município, Santa Luzia

Em sua primeira aparição pública após a decisão do TRE pelo afastamento, Rosalba, antes de compor a mesa de autoridades,  sentou ao lado de auxiliares do Governo em meio aos atletas/alunos que receberiam a premiação de “Atleta Ouro” dos Jerns. O clima foi de tranquilidade e não houve manifestações contra a governadora. 

Antes entrar o auditório da Escola de Governo, Rosalba falou pela primeira vez após o risco de perder o cargo. A governadora disse que a decisão do TRE determinando o afastamento foi surpreendente para ela e para todos os que fazem o Governo do Estado. Apesar de não se prolongar sobre o assunto, Rosalba disse que a decisão da Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte foi injusta e que o melhor para o Estado foi o efeito suspensivo do TSE. “A Justiça foi feita”, disse a governadora.

Da Tribuna do Norte

AABB Comunidade realizou confraternização natalina com os educandos

AABB Comunidade realiza confraternização natalina



O programa AABB Comunidade realizou na última quinta-feira (12), a sua confraternização natalina. Durante o evento foram realizadas várias atividades pelos educandos, como dança (planeta Azul), com presença de Papai Noel, brincadeiras, músicas natalinas, coffee break, entrega de lancheiras e brindes.

O evento contou com lanche para a garotada

Além dos educandos e servidores do programa, a confraternização contou com as presenças da Secretária de Assistência Social, Venus Cavalcante, da Secretária de Educação, Maria Neci, da Secretária Executiva de Assuntos de Gabinete da Educação, Joana Darc, do Professor Zé Elias e do Coordenador de Esportes, Adeylton Lira. 

O programa  AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura e da comunidade. Essa complementação é feita através de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como esporte, saúde, higiene, artes, e possibilitando a construção de conhecimentos e acesso à cidadania. Em São Paulo do Potengi, o programa é coordenado pela pedagoga Paula Cabral.

Do SPPNews

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Criado o Conselho do Orçamento Participativo

Câmara Municipal com uma boa participação popular.

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, a reunião para criação do Conselho Municipal do Orçamento Participativo.

São Paulo do Potengi é o único município do Rio Grande do Norte que aprovou e está implantando o Orçamento Participativo em 2013.

O orçamento participativo é uma iniciativa que visa a participação direta da população nos projetos de orçamento, opinando para as realizações futuras no município.

Estiveram presentes o prefeito Naldinho, o vice-prefeito Pacelli, secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada e de sindicatos, além de representantes das comunidades rurais do município.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Assembleia recebe ofício para posse de Robinson Faria nesta sexta-feira 13

A confirmação do acórdão do afastamento de Rosalba Ciarlini do governo, para esta sexta-feira (13), no Diário da Justiça, será o suficiente para a notificação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte para Assembleia Legislativa, determinando a posse do vice, Robinson Faria.
Com o documento em mãos, o Legislativo Estadual tem até 24 horas para cumprir a determinação. A posse, contudo, deve acontecer ainda nesta sexta-feira (13).

Do Blog do BG

Polícia de São Paulo do Potengi evita roubo de moto e prende quatro suspeitos

Por volta das 18:00h desta quarta-feira, 11 de Dezembro, a Polícia Militar de São Paulo do Potengi evitou um roubo de uma motocicleta e prendeu quatro suspeitos que estavam em um veículo tipo Monza, quando anunciaram o assalto, em uma estrada que dá acesso às "Quatro Bocas", em nosso município.

A PM solicita que quem teve sua motocicleta roubada compareça na tarde desta quinta-feira, 12 de Dezembro, para realizar o reconhecimento via fotografia dos acusados. O local para as vítimas comparecerem é a sede do Pelotão da PM, Rua Coronel Freire, em frente a Casa Verde, a partir do meio-dia.

Informações do Tenente Diego

Maurício Freire encerra Oficina de Cultura e promove Aula da Saudade da EJA

Dentro da Programação de encerramento da atual gestão do diretor Silvério Alves, a Escola Estadual Maurício Freire (Ensino Médio Inovador) realizou, ontem (11) à noite, a aula da saudade do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) daquele estabelecimento de ensino, como também uma confraternização da Oficia de Educação e Cultura, coordenada pelas professoras Marilene e Cruzinha.

Alunos do EJA realizam Aula da Saudade

Professores Silvério Alves, Marilene e Cruzinha ladeados pelos alunos
da Oficina de Educação e Cultura

Câmara Municipal encerra ano Legislativo com Plenário climatizado

Todos os vereadores compareceram ao evento

Numa sessão solene bastante concorrida, a Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, presidida atualmente pelo vereador Domingos Sávio, encerrou ontem (11) à noite o Ano Legislativo de 2013. 

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes, dentre elas o vice-prefeito Eugênio Pacelli, que representou o prefeito Naldinho, secretários municipais, o superintendente da Rádio Potengi, Theodorico Neto, além de representantes de diversos segmentos da nossa comunidade e convidados.

Um bom público compareceu à última sessão do ano


Todos os vereadores que formam aquela Casa Legislativa usaram da palavra, fazendo um balanço positivo do ano que está terminando, desejando a todos um  feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Na oportunidade, numa ação da atual gestão, foi inaugurada a climatização do Plenário da Casa do Povo. Em seguida, foi servido coquetel aos presentes.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Concluintes do Ensino Médio Inovador do Maurício Freire realizam homenagem ao diretor Silvério Alves

Alunos do Ensino Médio Inovador do MF realizam homenagem ao diretor

Alunos concluintes do Ensino Médio Inovador da Escola Estadual Maurício Freire, de São Paulo do Potengi, realizaram, no dia de hoje, uma bonita homenagem ao diretor daquela instituição, Silvério Alves. 

A emocionante homenagem ocorreu por força do fato de que Silvério Alves (que também é editor deste blog) está no quarto e último ano do seu mandato à frente da direção daquela escola. 

Silvério Alves ladeado pelos alunos

O reconhecimento dos alunos ao trabalho daquele professor na data de hoje não só o emocionou verdadeiramente, devido a expressão de carinho demonstrado, como também proporcionou a  ele a felicidade de se terminar a gestão logrando um trabalho bem feito.

Concluintes do Maurício Freire se confraternizam

Turma da 3ª Série do Ensino Médio do Maurício Freire

No término do ano letivo 2013 que se aproxima o clima é de confraternização entre a classe estudantil.

Sendo que o momento é de despedidas, principalmente entre os concluintes do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire.

Nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, aconteceu a confraternização pela manhã, à tarde e à noite num verdadeiro clima de festa natalina.


Robinson Faria emite nota sobre afastamento de Rosalba

Robinson Faria deverá ser empossado como o novo governador do Rio Grande do Norte

O "ainda" vice-governador do Rio Grande do Norte emitiu sua opinião sobre o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini na noite desta segunda-feira, 10 de dezembro, via Facebook.

Eis a publicação de Robinson Faria, que deverá assumir o Governo do RN nesta terça-feira, 11:

Reprodução/Facebook

"Tomei conhecimento da decisão dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral com relação ao processo que envolve a inelegibilidade e o afastamento da governadora.

Trata-se de um momento no qual é preciso manter a serenidade. O país e o Rio Grande do Norte têm instituições consolidadas.

O importante é que, seja qual for a conjuntura, não tomarei nenhuma decisão ou atitude que provoque um ambiente deinsegurança administrativa ou jurídica. Cumprirei o meu papel constitucional.

É oportuno que fique claro que não me move o revanchismo, não me motiva a mesquinhez política, não me orientam as disputas eleitorais extemporâneas, não tenho interesses partidários menores.

Cumpro e cumprirei sempre o papel que a Constituição me atribui, com as prerrogativas que a lei me garante, e pronto para contribuir com as instituições democraticamente constituídas.

Robinson Faria"

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Barcelona: Zamith é condenado por enriquecimento ilícito

Uma ação de autoria do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação do atual prefeito de Barcelona, Carlos Zamith de Souza, por improbidade administrativa. Em um mandato anterior, ele depositou parte dos recursos de um convênio federal na conta de sua própria empresa, Acumuladores Max Light Ltda., que também foi condenada, assim como a Horebe Comércio e Serviços Ltda., supostamente responsável pelas obras previstas no convênio. Os réus já apelaram da decisão.
Carlos Zamith já foi condenado, em outra ação que transitou em julgado, à suspensão dos direitos políticos. O Ministério Público Federal, inclusive, solicitou recentemente o cumprimento da sentença e a consequente perda do mandato do prefeito de Barcelona (confira detalhes ao final do texto).
A nova sentença contra o prefeito inclui multa e a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos, a contar do trânsito em julgado da ação.
Além da inexecução de grande parte das obras, as investigações apontaram que um cheque de R$ 52 mil foi depositado na conta da Acumuladores Max Light Ltda., empresa que tem como sócio-administrador o próprio Carlos Zamith e que atua na área de comercialização de baterias de automóveis, sem qualquer relação com o convênio entre a Prefeitura de Barcelona e a Funasa.
Do Blog do BG

URGENTE: TRE decide pelo afastamento da governadora Rosalba Ciarlini


Da Tribuna do Norte:

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) dicidiu, por cinco votos a um, pelo afastamento imediato da governadora Rosalba Ciarlini. Ela é acusada de abuso de poder político e econômico ao ter desembarcado 17 vezes em Mossoró durante a campanha eleitoral de 2012.

O relator, juiz federal Marco Bruno Miranda, votou pela inelegibilidade da governadora Rosalba. Mas a divergência foi aberta pelo juiz Nilson Cavalcanti, que defendeu o afastamento imediato. Ele foi seguido pelos outros juízes: Carlo Virgílio, Artur Cortez, Verlano Medeiros e o desembargador Virgílio Medeiros.

O afastamento deve acontecer assim que o acórdão for publicado no Diário da Justiça Eletrônico. Por maioria, a corte definiu pela posse do vice-governador Robinson Faria.

Naldinho está em Brasília


O prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, está em Brasília, onde, em companhia do deputado federal Fábio Faria, está percorrendo vários órgãos federais, na busca de liberação de convênios para o nosso município.

Teremos outras informações. 

Secretário do Governo do RN tem contas bloqueadas pela Justiça

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da comarca de Nísia Floresta, determinou o bloqueio de R$ 930 mil, diretamente de contas existentes em nome do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz Costa. O valor deve ser mantido bloqueado até que sejam colocadas integralmente luzes no em pavilhão na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Segundo o Tribunal de Justiça, a decisão se deu em face do descumprimento de um acordo homologado pela Justiça, firmado entre o Estado e o Ministério Público Estadual, que estipulou, no dia 1º de março de 2011, um prazo de 60 dias para a colocação de luzes no pavilhão de adaptação.

Na decisão, o magistrado aponta que, uma vez expirado o prazo, "impõe-se o bloqueio de valores com o fim de compelir o Estado ao cumprimento do acordo estabelecido". O juiz Marcus Vinícius destaca que, ao assumir a pasta da Secretaria de Justiça e Cidadania, Júlio César de Queiroz assumiu todos os ônus e bônus decorrentes do cargo de secretário. Além disso, observou que o acordo deveria ter sido cumprido até o dia 9 de maio de 2011, mas que até o momento já passaram-se 930 dias sem que isso ocorresse.

Tribuna do Norte

Barragem campo grande está praticamente seca


Devido à forte e prolongada estiagem que se abate sobre a região (uma das maiores dos últimos 50 anos), o principal reservatório de água do Potengi, com capacidade para 34 milhões de metros cúbicos do precioso líquido, está praticamente seco.

Falamos da Barragem Campo Grande, que é fonte de renda para muitas famílias através da pesca, da irrigação, etc., que está com menos de 20% da sua capacidade de armazenamento. A água está escura, "pesada", com cheiro forte, o peixe desapareceu e muitas áreas já estão totalmente descobertas.

É preciso que as lideranças políticas e a sociedade organizada da nossa região iniciem um movimento, urgentemente, junto às autoridades estaduais e federais para que seja realizado um trabalho de recuperação do reservatório, que está bastante aterrado.

Por outro lado, há a esperança de todos nós potengienses de que o próximo ano seja de bom inverno e que a barragem volte a "sangrar".

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Novo Juremal encerra Festa da Padroeira com procissão

O Bairro Novo Juremal, de nossa cidade, encerrou ontem, às 19 horas, as festividades da sua padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O padre João Batista celebrou missa na Capela, que ficou lotada de devotos da Santa.

Em seguida,  houve uma procissão que percorreu algumas ruas daquele bairro.

Após a Missa, houve procissão em algumas ruas do Novo Juremal

A capela ficou lotada para a Missa da Imaculada Conceição

Começou em São Paulo do Potengi o Curso de Educação Inclusiva

Numa parceria do Ministério da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Educação, teve início neste sábado (7), pela manhã, no auditório da Escola Estadual Maurício Freire, o curso de aperfeiçoamento: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva - 2013.

Cerca de 100 educadores das redes municipal e estadual de ensino de nossa cidade, São Tomé, Barcelona, São Padro, Caiçara do Rio do Vento etc. participarão da capacitação, que terá a duração de 8 meses.

A nível local, a coordenadora do curso é a professora Maria José Martins, e a nível de UFRN o mesmo é coordenado pela professora Érica Soares.

O curso é uma parceria da Prefeitura Municipal como o Governo Federal

Cerca de 100 educadores do Potengi participam do curso

domingo, 8 de dezembro de 2013

Aniversário de Expedito

O aniversariante ladeado pela esposa e um grupo de amigos e alunas

Ocorreu ontem, com familiares e amigos, a devida comemoração do aniversário do professor Expedito. Ele havia completado ano no último dia 3.

Parabéns!

São Paulo do Potengi recebe médica cubana


Através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, numa parceria com a Prefeitura local, São Paulo do Potengi recebeu neste sábado (7) a médica que veio de Cuba, Maria Caridad. Ela, que já está residindo em nossa cidade, é cínica geral e vai atuar no Bairro Santos Dummont. O convênio tem a duração de três anos.

Na foto, a médica, o prefeito Naldinho e a secretária de Saúde, Daílva.

A festa de Nossa Senhora da Conceição mobiliza o Potengi


Hoje (8 de Dezembro) é o dia de Nossa Senhora da Conceição, Mãe de Jesus Cristo, Salvador do mundo e de todos os pecadores. 

A Imaculada Conceição é muito querida no mundo cristão católico, reunindo milhões de devotos por todo o planeta.

Aqui na nossa região são várias as comunidades que têm em Nossa Senhora a sua padroeira, a exemplo do Bairro Novo Juremal (São Paulo do Potengi), as cidades de Santa Maria, Lagoa de Velhos e São Tomé, além da comunidade de Potengi Pequeno. Todas elas encerram as suas programações religiosas no dia de hoje. 

Logo mais às 19 horas haverá missa e procissão no Novo Juremal. À tardinha ocorrerá procissões em São Tomé e Santa Maria.

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.