sábado, 26 de outubro de 2013

Prefeitura de São Paulo do Potengi disponibiliza 7 ônibus para estudantes que vão fazer ENEM

Alunos do Maurício Freire, indo para João Câmara em ônibus da Prefeitura 

A Prefeitura de São Paulo do Potengi (Gestão Naldinho), através da Secretaria Municipal de Educação (titular professora Maria Neci) disponibilizou, nestes sábado (26) e domingo (27), sete ônibus para que cerca de 350 estuantes de nossa cidade pudessem se deslocar até a cidade de João Câmara, onde farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Amigos comemoram novas paternidades

Geilson, João Maria, Hudson, Jair e Silvério.

O registro do Blog na noite desta sexta-feira, dia 25 de outubro, no churrasquinho do Paulo.

Hudson e Geilson comemorando entre amigos ao saber que irão se tornar pais de meninos.

Hudson já está no aguardo da vinda de Murilo.

Genilson conta os dias para a chegada de Gustavo.

Maurício Freire representa o Potengi na CIENTEC

Professor Ozias ladeado por Hevele, Elizete e a professora Joelma da 4ª DIRED

A Escola Estadual Maurício Freire (que desenvolve o projeto de um Ensino Inovador), de São Paulo do Potengi, está participando mais uma vez da XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC com o tema: "Ciência e Esporte". A realização é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com o Governo do Estado, Secretaria de Estado da Educação do RN e outras instituições.

A exposição que começou na última terça-feira (22) e termina nesta sexta-feira (25) está acontecendo no Campus da UFRN em Natal.

Professor Silvério, editor deste Blog, visitando a feira.

O Maurício Freire está presente na CIENTEC com o projeto Pet Ciências: alternativas possíveis para transformar garrafas plásticas em utensílios científicos. O objetivo do projeto é substituir recipientes e tubos de ensaio (caros, frágeis e de difícil acesso) por recipientes feitos de garrafas plásticas.

O Projeto foi o único aprovado na região Potengi pela comissão organizadora da mostra. O mesmo está sendo exibido no stand da 4ª DIRED, contando com a coordenação do professor Ozias Lelis e com apresentação dos alunos do 1º Ano B (Ensino Médio) Elizete Faustino Dias e Hevele Lorrana Franco.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Drama do potengiense Alemão

Alemão sofre com muitas dores e por vezes não consegue dormir

Rodervaldo Nunes, de 30 anos, mais conhecido como Alemão, residente na Rua Leonel Ulisses Dantas, 08, no Bairro do Novo Juremal, por trás do mercadinho de Pletyson, aqui em São Paulo do Potengi. Ele  sofre com uma doença degenerativa e precisa de ajuda. O problema começou quando ele tinha 12 anos, e com o passar do tempo foi se agravando. Existe medicação para retardar a doença, mas não está resolvendo,  e por isso ele sofre com muitas dores pelo corpo e as vezes não consegue dormir.

A Secretaria Municipal de saúde de são Paulo do Potengi está dando toda a assistência necessária, com medicamentos, presença de médico em sua residência e acompanhamentos para a capital do Estado. Alemão está dependendo só de um salário mínimo para sobreviver e disse que sua mãe não pode trabalhar porque tem que cuidar dele, o seu irmão não está conseguindo emprego na cidade, e fica difícil para ajudar financeiramente em casa.

Alemão está precisando de sua ajuda, pois a família dele precisa de alimentos, e dinheiro para o seu sustento.

Alemão precisa fazer um procedimento cirúrgico denominado de 'Artroplastia de Quadril com Prótese do tipo cerâmica',  que custa 45 mil reais, sendo que o SUS (Sistema Único de Saúde) não doa este tipo de prótese pela idade dele.

Pedimos, portanto, que se alguém puder e quiser ajudar, que o faça, pois tal ajuda seria de grande valia para o mantimento daquela família. 

Com dados do Wandinho Amaral

Governo do RN confirma atraso no pagamento de servidores

O Governo do Rio Grande do Norte confirmou na tarde desta quinta-feira (24) o atraso no pagamento de outubro dos 102 mil servidores. 

A expectativa da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com base nos repasses do Governo Federal, é de que 95% dos servidores do funcionalismo estadual  tenham seus salários depositados até o dia 31 de outubro.

Já o restante, 5% dos servidores, deverão receber o salário somente na semana seguinte. O Estado também informou que na próxima segunda-feira (28), em entrevista coletiva em horário a ser definido, o secretário de Estado do Planejamento, Obery Rodrigues, irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto.


TN Online

Calendário de pagamento de outubro dos servidores estaduais apenas na próxima semana

A crise financeira do Governo vem ficando cada vez mais embaraçosa e cheia de incertezas. O bendito calendário de pagamento dos servidores do mês de outubro, com expectativa de divulgação até esta sexta-feira (25), ficou para a próxima semana.
Como no calendário do mês passado, existe uma grande possibilidade que parte dos servidores receba seus salários acima o dia 5. Na próxima semana, o Governo também deve realizar uma coletiva, nos moldes do mês passado, informando sobre os próximos vencimentos, que podem ser alterados até o fim do ano, inclusive, com incerteza sobre data ao suado décimo terceiro.
Enquanto isso, o funcionalismo aguarda a próxima semana para anúncio o calendário, quando, em sua normalidade, deveria estar com o dinheiro na conta. O inconformismo ainda se agrava com o anúncio da Prefeitura do Natal, também em situação financeira delicada, mas que surpreendeu e conseguiu antecipar do pagamento dos servidores para esta sexta-feira (25).

Blog do BG

A Banda Renascer em Santana do Matos

A convite do padre Josino, pároco de Santana do Matos, a Banda Renascer, de São Paulo do Potengi, estará naquela cidade, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), abrilhantando a festa religiosa de Frei Galvão. 

A banda, que é uma organização de Aprígio Neto e vem se destacando onde se apresenta, irá acompanhada de palco e som.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novo Diretor se apresenta na 4ª DIRED

Novo diretor da DIRED Ítalo (na ponta direita) acompanhado por representantes
das escolas estaduais do Potengi

Hoje (23) pela manhã, realizou-se na sede da 4ª DIRED, em São Paulo do Potengi, uma importante reunião com todos os diretores de escolas estatuais da jurisdição e uma equipe da Comissão de Controle Interno da Secretaria de Educação do RN, com o intuito de tratar sobre algumas orientações no que diz respeito a prestações de contas.

Na oportunidade o novo diretor daquela instituição, professor Ítalo Dantas de Farias, foi apresentado aos gestores e aos funcionários da casa. Em suas palavras, ele conclamou a todos para, de mãos dadas,  trabalhar pela Educação Pública do Potengi. "Todos os diretores que por aqui passaram deram a sua contribuição para melhorar e fazer avançar a educação pública potengiense. Com a ajuda de todos vocês, vamos nos empenhar para fazer a nossa parte também", disse o novo gestor.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ielmo Marinho inaugura Beco Cultural

O Blog recebeu convite da Coordenadoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Ielmo Marinho para participar da inauguração do Beco Cultural daquela cidade. O evento acontecerá nesta quarta-feira (23), a partir das 17 horas, ao lado da Câmara Municipal local. 

Haverá muitas atrações: lançamento de cordel, concurso de cordéis, feira de artesanato, gastronomia, shows, bumba-meu-boi e muito mais.

A autora do belo convite, em forma de cordel, é Rosângela Lima Santos, do setor de Projetos e Eventos Culturais.

A iniciativa tem como objetivo consolidar as políticas públicas de cultura, sendo uma realização da Prefeitura daquele município.

Novo Diretor da 4ª DIRED

Aproveitando as nomeações da governadora Rosalba Ciarlini sobre São Paulo do Potengi, a edição desta terça-feira, 22, traz também a nomeação do novo diretor da 4ª DIRED. Sai o professor João Maria Campos e entra o professor Ítalo Farias.

Segue a nomeação do Diário Oficial do RN:

RIO GRANDE DO NORTE


A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições constitucionais,
  
R E S O L V E nomear ÍTALO DANTAS DE FARIAS para exercer o cargo de provimento em comissão de Diretor da 4ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos – 4ª DIRED, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em São Paulo do Potengi/RN.
  
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 21 de outubro de 2013, 192º da Independência e 125º da República.

ROSALBA CIARLINI
Betânia Leite Ramalho

Nova Diretora do Hospital de São Paulo do Potengi

A Governadora Rosalba Ciarlini nomeou, na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Rio Grande do Norte, a exoneração de Dra. Lígia Torres e a nomeação da senhora Euzanira Xavier Figueredo para o cargo de diretora do Hospital Regional Monsenhor Expedito, de São Paulo do Potengi.

Eis a publicação:

RIO GRANDE DO NORTE
   

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições constitucionais,

RESOLVE nomear EUZANIRA XAVIER DE SOUZA FIGUEREDO para exercer o cargo de provimento em comissão de Diretor de Unidade de Saúde – DUS IV, com atribuições de Diretor Geral do Hospital Regional de São Paulo do Potengi/RN, unidade integrante da rede assistencial da Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 21 de outubro de 2013, 192º da Independência e 125º da República.

ROSALBA CIARLINI
Luiz Roberto Leite Fonseca


Henrique e Calheiros garantem apoio a reivindicações dos prefeitos do RN

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, participaram de encontro com prefeitos do Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira (21), no SOS Municípios, que ocorreu na sede social do América. Na reunião, ambos garantiram que vão contribuir para acelerar ações que beneficiarão as prefeituras, como o incremento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Henrique e Renan Calheiros garantiram que vão dar celeridade às matérias no Congresso Nacional

Na abertura do encontro, que também teve a participação da governadora Rosalba Ciarlini, do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, do senador José Agripino e de outras lideranças políticas, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, falou sobre os problemas que as prefeituras vêm enfrentando devido à diminuição dos repasses. Para ele, a situação dos prefeitos está insustentável. "As prefeituras nunca estiveram tão pobres e, do jeito que está, é quase impossível governar", disse Benes Leocádio, que é prefeito de Lajes.

Os dois pontos principais de reivindicação dos prefeitos foram a aprovação da PEC 29, em tramitação no Congresso Nacional e que visa incrementar em mais 2% o FPM, e a redefinição da política de reajuste do piso do magistério. Além disso, os parlamentares também pediram que os líderes políticos apelassem para que a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, analisasse rapidamente o processo sobre a partilha dos royalties do petróleo do país. 

TN Online

Rosalba confirma que haverá 'reprogramação' de calendário de pagamentos até o fim do ano

A governadora Rosalba Ciarlini confirmou que o calendário de pagamentos dos servidores do Rio Grande do Norte precisará passar por reprogramação. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira (21), antes do SOS Municípios, encontro de prefeitos com os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros. Não há, no entanto, a confirmação sobre datas.



Rosalba voltou a afirmar que a dimininuição dos repasses referentes ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) vai demandar a reprogramação. Segundo a governadora, o Executivo aguardava uma melhora no valor dos repasses deste mês. Contudo, houve a frustração de aproximadamente R$ 52 milhões na verba destinada ao Rio Grande do Norte.

Segundo o secretário de Planejamento e Finanças do RN, Obery Rodrigues, as quedas sucessivas no FPE no ano já chegam a R$ 300 milhões no Rio Grande do Norte. Para se pagar a folha mensal do Estado, o custo é de R$ 297,8 milhões.

A governadora Rosalba Ciarlini disse que as reuniões com a equipe técnica do Governo ocorrerão durante a semana e, nos próximos dias, haverá uma definição sobre o calendário de pagamento.

Tribuna do Norte

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Acidente deixa oito mortos em Ceará-Mirim


Um acidente envolvendo um Kadett vermelho e uma caminhonete Hilux SW4 de cor preta resultou em oito mortes, na manhã desta segunda-feira (21), na BR-406, em Ceará-Mirim. De acordo com informações preliminares, dez pessoas pessoas estavam envolvidas no acidente. Um bebê de seis meses foi arremessado do carro e morreu, enquanto uma criança de 4 anos foi a única sobrevivente e está internada em Ceará-Mirim.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu no quilômetro 144, próximo ao estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, por volta das 11h25. O Kadett era utilizado para transporte clandestino de passageiros e tinha nove pessoas a bordo no momento do acidente. Ele seguia no sentido Taipu, quando resolveu cruzar a pista para chegar ao acesso ao assentamento Espírito Santo. O motorista não observou a aproximação da Hilux, que sequer freou e atingiu a lateral do Kadett. 

No choque, o carro foi arremessado para o acostamento. Oito pessoas morreram no local. O motorista da Hilux só teve escoriações leves e recebeu atendimento médico também em Ceará-Mirim. A criança de 4 anos que estava na lotação teve fratura em uma das pernas e foi socorrido por um médico que passava pelo local. Ele acionou o Samu, que levou o menino ao hospital. A vítima está fora de perigo.

Tribuna do Norte

PSB não adotará verticalização nacional, Wilma de Faria admite aliança com partidos que não apóiam Eduado Campos


Presidente estadual do PSB, a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria afirmou que o partido não seguirá verticalização nacional nas alianças locais. Ela disse que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional da legenda, já confirmou que respeitará os cenários e composições locais.
“Ele (Eduardo Campos) não vai verticalizar a posição tomada a nível nacional. Cada Estado tem a sua história, aproximações”, comentou Wilma de Faria.
Sobre o posicionamento já anunciado pelos líderes potiguares do PT que defendem alianças apenas com os partidos que apoiarão a reeleição de Dilma Rousseff, a vice-prefeita de Natal disse que “achou estranho” e prefere aguardar a resolução nacional que virá do comando petista. “O PT sempre decide através de resolução, orientando o que o partido deve fazer em relação aos demais partidos”, comentou.
Ela disse que não recebeu qualquer comunicado do diretório estadual do PT sobre o posicionamento de restringir alianças aos partidos que apóiam a reeleição de Dilma Rousseff.
Panorama Político

Prefeitos do Potengi participam de ato público em Natal

Deputada Fátima ladeada por alguns dos prefeitos do Potengi, que
provavelmente participarão do ato público

Prefeitos de todo o Rio Grande do Norte participam hoje (21), pela manhã, de um ato público na sede social do América F.C., em Natal. O objetivo do evento é protestar contra a frequente queda dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, fato que vem prejudicando bastante as atuais gestões. 

Confirmaram presença no ato, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o ministro Garibaldi Filho e a governadora Rosalba Ciarlini. 

Temos informações que alguns dos prefeitos(as) do Potengi participarão do protesto, dentre eles, Naldinho (São Paulo do Potengi).

domingo, 20 de outubro de 2013

Programa Bolsa Família reduz a pobreza, mas é alvo de fraudes

O Bolsa Família, principal programa de transferência de renda e combate a pobreza do governo federal chega aos dez anos com saldo positivo e alguns vícios ainda não corrigidos. Enquanto conseguiu reduzir a extrema pobreza em 28%, a concessão do benefício permanece passível de desvios de recursos. No Rio Grande do Norte, tramita no Ministério Público Federal cerca de 250 procedimentos investigativos envolvendo possíveis irregularidades do programa. Ainda há registros de outras dez ações tramitando na Justiça Federal - algumas já com sentença definitiva - e 94 outros procedimentos, em geral inquéritos policiais. 

No RN, em uma década, o número de famílias cadastradas no programa Bolsa Família cresceu 175%. Saindo de 130 mil famílias assistidas em 2003 para 359,5 mil até setembro deste ano, de acordo com dados do MDS. O salto é maior se observado a evolução dos recursos repassados de 23 vezes superior - de R$ 20,6 milhões em 2003 para R$ 475,5 milhões hoje. 

O que redunda em ações criminais ou de improbidade administrativa são situações extremas, explica o procurador da República e coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/RN, Kleber Martins de Araújo. Casos de pessoas que prestam declaração falsa ao poder público ou falsificam documentos para simular o preenchimento do perfil financeiro do programa, além de grupos de funcionários municipais que cadastram como beneficiários quaisquer pessoas que se disponham a lhes pagar propina. 

Uma das ações trata de vereador de Apodi  figurava na lista do Tribunal de Contas da União (TCU) como favorecido pelo Bolsa Família. Há ainda, na esfera criminal da Justiça Federal do RN, casos de estelionato majorado com o recebimento indevido do benefício, apropriação indevida de cartões para saques, falsidade ideológica.


Da Tribuna do Norte

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.