sábado, 13 de julho de 2013

Obrigado! 300 mil Acessos!


O Blog do Silvério Alves completou, hoje, 300 mil acessos. Tal fato muito nos contenta por representar, segundo pensamos, a nossa consolidação no dia-a-dia do povo potengiense, sempre, na medida do possível, veiculando acontecimentos a partir de uma perspectiva moderada, cujo intuito é a credibilidade.

O enquadramento do Blog nesta perspectiva ocorre por estarmos conscientes de que, em tempos de tanta informação em períodos cada vez menores, de tantas opiniões diferentes sobre um mesmo acontecimento,  a credibilidade da notícia é, sim, o maior objetivo a ser alcançado. 

Pensando nisso, tentamos, diariamente, nos despir o máximo possível de nossas ideologias e de nosso apreço por pessoas e instituições. Sabemos da impossibilidade de cumprirmos esta tarefa com toda a eficácia possível, pelo simples fato de que alguns dos fatores acima são inseparáveis do sujeito, enquanto pertencente a uma sociedade e um tempo histórico únicos. 

Entretanto, hoje podemos afirmar que se chegamos aos 300 mil acessos é porque alcançamos um certo nível de confiança com nossos leitores internautas. E isso é o que nos faz continuar. Isso é que nos proporciona o sentimento de que estamos prestando um serviço ao povo potengiense, e nos dá, conseguintemente,  o dever de continuar a fazê-lo.

Obrigado a todos os leitores(as) por suas singulares contribuições. 

E continuem acessando!

Arte de Herissom Bezerra e texto de Silvério Filho.

Governo Federal dispõe mais máquinas para o Potengi

O Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, realizará mais uma etapa de doação de máquinas e veículos a 147 municípios do RN, via o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.

Assim, os municípios do Território do Potengi sendo: São Paulo do Potengi,  São Pedro, Lagoa de Velhos, São Tomé, Riachuelo e Senador Elói de Souza, receberão um caminhão caçamba cada, Barcelona uma pá enchedeira e Ielmo Marinho um caminhão pipa. 

A entrega será realizada no próximo dia 02/08/2013 às 09hs na Escola de Governo do Centro Administrativo, Natal/RN.

Fonte: Blog do Johan Adonis

Francinete Ribeiro pediu exoneração da Secretaria de Educação

A secretária municipal de Educação de São Paulo do Potengi, professora Francinete Ribeiro, alegando motivos pessoais, pediu exoneração do cargo em caráter definitivo.

O pedido foi feito ao prefeito através de uma carta. Nela, Francinete agradeceu ao gestor municipal a oportunidade que lhe foi dada para conduzir mais uma vez os destinos da educação municipal potengiense e disse: "Saio da Pasta com a consciência tranquila do dever cumprido".

Teremos outras informações.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

SINTE faz festa hoje com Os Sensuais do Forró, no Algo Mais

O Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São Paulo do Potengi, presidido atualmente pelo professor Geilson Gomes, realizará hoje (12) a partir das 22 horas no Espaço Algo Mais de nossa cidade, mas uma festa de confraternização da categoria. 

A animação ficará por conta dos Sensuais do Forró. 

O Blog realizará a cobertura completa do evento.

Bom Jesus, Ielmo Marinho, Riachuelo e São Tomé terão prioridade no "Mais Médicos"

O Programa Mais Médicos, lançado pelo Governo Federal nesta semana, ampliará a presença desses profissionais nas regiões mais carentes do país, como os municípios do interior e as periferias das grandes cidades.

Terão prioridade ao programa 1.557 municípios de maior vulnerabilidade social, sendo 1.042 no Nordeste, dos quais 58 no Rio Grande do Norte. Quatro são da Região Potengi: Bom Jesus, Ielmo Marinho, Riachuelo e São Tomé.


Com informações da TN Online

Os 90 anos de vida de Cabo Liro

Cabo Liro ladeado pela esposa e familiares

Ontem (11) quem fez aniversário, 90 anos de vida bem vividos, foi o Cabo Liro, casado com dona Almira (residentes em Bom Jesus). Na data também foi celebrado os 64 anos de matrimônio do casal. 

Ele faz parte de uma das famílias tradicionais do Potengi, a Azevedo. Irmão, de dentre outros, do ex-prefeito de São Paulo do Potengi, Antônio de Oliveira Azevedo (in memorian), tio de César Azevedo, avô de César Augusto e de Arthur (vereador de Santa Maria) e pai de Raimundo Azevedo, esposo de Fabiana, a quem agradecemos o convite da festa.

O aniversário foi devidamente comemorado por familiares e amigos, no Espaço de Festa Renovo, localizado no interior do nosso município.

Registramos a presença do prefeito Naldinho e sua esposa Vênus (SPP), do Prefeito Edmundo Júnior e do seu pai Edmundo (Bom Jesus), do deputado estadual Hermano Morais, dona Alzira Zaca e da sua filha Aparecida, de Ambrósio Azevedo, Márcio Brito e sua esposa Cristiane, Alex Azevedo (Alex Supermercado) , doutor Gotardo, o editor deste blog, Silvério Alves, dentre tantos outros.

A festa foi bonita, bem organizada e bastante participativa. Parabéns!

O aniversariante acompanhado pela família

A beleza feminina na festa

O aniversário foi devidamente comemorado

Aparecida, Antônio Sérgio, Dona Alzira e Fabiana

Fabiana, ladeada pelo Cabo Liro e por Alex Azevedo (Alex Supermercado)

Vênus, Naldinho, o aniversariante, Edmundo, Edmundo Jr e César Augusto

César, Márcia Brito, Cristiane, Naldinho, Vênus, César Augusto e sua esposa

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Secretaria de Educação realizou reunião sobre os Jogos Estudantis e o 7 de Setembro

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo do Potengi realizou, hoje pela manhã, no auditório da instituição, uma importante reunião, coordenada pela secretaria Maria Francinete Ribeiro.

O encontro, que contou com as presenças do prefeito Naldinho, diretores de escolas, professores de educação física e coordenadores educacionais, teve como finalidade tratar da realização dos 37º Jogos Estudantis, que acontecerão de 29 de agosto a 6 de Setembro próximo e do desfile do 7 de Setembro.

O evento que foi bastante proveitoso, serviu para troca de ideias e sugestões entre os participantes a respeito dos temas.

Outros reuniões para tratar do assunto ainda serão realizadas.

Professores, coordenadores e diretores de escolas compareceram ao evento


Manifestações e greves param o Brasil, hoje

O Dia Nacional de Luta, comemorado hoje (11), será marcado por manifestações em todo o país. Elas estão sendo organizadas por centrais sindicais e pelo Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST). Também estão previstas paralisações de diversas categorias profissionais nos 26 estados e no Distrito Federal. Metalúrgicos e trabalhadores da construção civil, bem como operários de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vão parar totalmente. Outras categorias devem parar parcialmente, como os bancários e da área de telefonia, de acordo com os organizadores.
As principais reivindicações são pelo fim do fator previdenciário; pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; pela aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e 10% do Orçamento da União para a saúde e pela reforma agrária.
Em Natal, estima-se que cerca de 30 mil pessoas participem das manifestações. Em São Paulo do Potengi, professores da Rede Pública de Ensino (estadual e municipal) paralisam suas atividades hoje, em solidariedade ao Dia Nacional de Luta.


Raposice vence a esperança

A elite política aposta e, tem motivos para acreditar, que vai levar a melhor na queda de braço com a massa que foi às ruas em protestos.
O tró-ló-ló do plebiscito e constituinte enrola a cabeça do povão.
Reforma política não vai sair. De novo vão ficar em rodeios no Congresso Nacional.
Educação, saúde, transportes urbanos e segurança pública são angústias do Brasil contemporâneo. A corrupção e a impunidade são mazelas sem cura.
No próximo ano, as eleições com suas regras e vícios draconianos continuarão privilegiando os mesmos grupos e personagens.
Depois não se queixem se a turba voltar às ruas com fúria, sendo maioria de vândalos.
A raposice vence a esperança.
Do jornalista Carlos Santos

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ônibus tomba após colisão com trem, em Natal

Um ônibus da linha 10/29 Natal Shopping - Campus, da empresa Reunidas, de placas NNL 7944, colidiu com um trem e tombou no começo da manhã desta quarta-feira (10) entre as avenidas Bernardo Vieira e a Coronel Estevam, sentido zona Norte - Centro.  De acordo com informações da Polícia Militar, o estudante Francisco Davi  de A. Teixeira, de 14 anos,  faleceu no local. O jovem estava com o fardamento da Escola Estadual Tiradentes. Segundo relatos de testemunhas, o ônibus estava parado sobre a linha férrea quando o sinal sonoro já estava aceso.

Moradores da região e motoristas que passavam pelo local explicaram o sinal luminoso e sonoro já havia sido disparado e que a cancela estava prestes a interromper o fluxo de carros. Porém, o motorista passou antes do bloqueio da via, pelo corredor exclusivo de ônibus, mas parte do veículo ficou sobre a linha no sentido zona Sul devido ao fechamento do semáforo e à presença de outros veículos entre o cruzamento e a linha férrea. No corredor exclusivo de ônibus não há cancela para impedir a passagem dos veículos.

Os relatos da população dão conta de que o motorista ainda tentou retirar o ônibus da linha, mas só conseguiu adiantar poucos metros, não evitando o choque do trem, que seguia no sentido Parnamirim, com a parte traseira do veículo, exatamente onde estava o estudante Francisco de Davi A. Teixeira, que morreu na hora.
Ao todo, 14 pessoas ficaram feridas e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os que tiveram casos mais graves foram conduzidos ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Tirol. O motorista do ônibus não foi encontrado pela Polícia Militar após o acidente. Não há informações se ele fugiu ou precisou de atendimento médico.

Fonte: TN Online

Resultado da Enquete sobre a Feira Livre de São Paulo do Potengi

O Blog traz agora o resultado da enquete sobre o melhor dia da semana para a feira livre municipal, que tradicionalmente ocorre no domingo.

Segundo esse levantamento realizado entre os dias 25 de junho e 10 de julho, a maior parte das pessoas que acessaram o Blog gostaria que a feira fosse realizada aos sábados.

Vale ressaltar que esta é uma enquete e não um levantamento estatístico-científico envolvendo todas as parcelas da população. Por exemplo, sabemos que a grande maioria dos agricultores não participou da consulta via Blog.

O que temos aqui é o resultado de uma parcela da população. Aquela que tem acesso à internet, sendo em sua maioria jovens.

A equipe do Blog do Silvério Alves agradece a participação de todos e informa que logo mais teremos outra enquete sobre mais algum tema relevante.

Eis os números:

clique na imagem para ampliar

A hora do espelho

Por Hugo Tavares

Apesar da legitimidade dos movimentos que eclodem pelo Brasil devemos ficar atentos e vigilhantes. Muitas são as tentativas de se desqualificar esses movimentos. Parte da imprensa tem se mostrado irresponsável, divulgando só o que interessa ao sensacionalismo. (um corpo caido sangrando ou morto). Outros veiculos de comunicação mostram-se totalmente omissos, como se não estivesse acontecendo nada. 

A classe política ainda não deu as devidas respostas ao povo. O congresso nacional (câmara e senado) ainda não entendeu o recado. Está se fazendo de doido. Por sua vez as Assembleias Legislativas assitem a cena como se elas não tivessem as suas responsabilidades. 

Os governadores dos estados, indiferentes, ficam por trás dos muros. Não se vê nehuma atitude por parte deles, com exceção do estado de São Paulo. Os senhores e senhoras prefeitas, esses é que estão alheios a tudo. É como diz a canção popular “TÔ NEM AI”, apesar das muitas manifestações, também nas pequenas cidades. As câmaras de vereadores, caladadinhas, delas nada se escuta. Nem um pio.

Todo mundo tá sendo cobrado. A sociedade espera posições firmes da OAB, CNBB, sindicatos, universidades, CNI, CUT, clubes de serviços, etc. Lá no fim do túnel já se percebe alguma manisfestação desses setorores da sociedade, mas ainda com timidez.

E assim o Brasil vai caminhando. O povo na rua e o restante cada um na sua. Será que é assim mesmo? E os partidos politicos? O que fazem? O que dizem? E a classe política?

São muitas as bocas que “apoiam” os movimentos... massssssss, fazem pesadas restrições e censuram os excessos. Nem percebem que vândalos infiltrados nas manifestações são os causadores da baderna. Essas pessoas apontam tanto as ações negativas que esquecem a essência verdadeira cantada (o hino nacional é o maior sucesso), pela grande maioria das pessoas que com brasilidade estão participando desses eventos.

Todo mundo de bom senso sabe que baderna é baderna, e baderna não constrói nada. É fácil demais pra muitos desbulhar o rosário de críticas no que tem de negativo nos movimentos. Esses olhares que “apoiam” , mas que só tem olhos pra bagunça, não enxergam o que tem de positivo nesse momento vivido pelo povo brasileiro.

A imensidão de cartazes levados pelas mãos do povo tais como: saúde melhor, educação de qualidade, segurança pública digna, reforma política e eleitoral, o ato médico, moralidade no poder judiciário, respeito no serviço público, reforma judiciária, melhores serviços no transporte coletivo e revisão das tarifas de ônibus, passe livre, reforma agrária, além do voto facultativo, tempo de mandato, financiamento de campanha, reeleição, etc. É um verdadeiro caldeirão de reivindicações. Todas essas questões estão sendo colocadas aos berros pelas vozes roucas das ruas do Brasil. É factual que essas reivindicações em sua maioria são antigas, mas que ao longo do tempo foram esquecidas pelos parlamentares e governos que já (des)governaram esse país. 

As muitas reivindicações incomodam. Muitas delas foram tiradas do fundo do baú pelo povo. É verdade que a corrupção é uma das práticas que mais compromete a classe política e quem administra o que é público nesse país. (com raras exceções ). 

As prefeituras municipais estão inchadas de cargos comissionados. Em vez de se fazer concurso público, continua mantida a velha política do compadrio. Por sua vez o ministério público faz vistas grossas. Não vê. Quem sabe se ele em retribuição ao povo pela luta contra a PEC 37, resolva funcionar melhor, com mais transparência e agilidade. 

Muitos privilégios estão sendo colocados em cheque. Aqueles que vivem dos benesses do que é público com certeza não estão dormindo direito. O povo ainda não tirou da cartola outras questões como por exemplo a reforma do poder judiciário. Talvez a partir daí se saiba por que a justiça é tão lenta. Diga-se de passagem: pra uns poucos privilegiados. O mensalão e seus atores... como vai ficar esse entulho jurídico? Outras questões como o voto facultativo, reeleição, tempo de mandato, eleição para juiz deverão vir à tona.
Quem apostar que esses movimentos serão calados irá perder. Eles são legítimos e oriundos do coração do povo brasileiro.

É chegada a HORA DO ESPELHO. Todos temos que olhar pra dentre de nós e dizer que, se não fizemos nada até agora, ainda podemos fazer. Se ainda não nos tocamos com o brado retumbante das ruas, tá na hora de se ligar. Se a ficha ainda não caiu, basta só você se olhar no espelho. Você verá que se nada ou pouco foi feito, reflita sobre o que você é capaz de fazer, para que o Brasil seja um país limpo, justo e soberano, embalado por uma sociedade que não foge a luta.

Vejamos o exemplo do futebol, aliás em boa hora. A seleção brasileira deu a sua contribuição vencendo a Copa das Confederações. Você se lembra quando o Felipão foi escolhido para técnico da seleção? Parte da imprensa taxou-o de ultrapassado. Você se lembra como andava a seleção brasileira? Desacreditada e numa posição bem inferior no ranking da FIFA. 

Pois bem, foi desse estado de coisas negativas que o Felipão arrumou a casa. Botou moral e ordem. Ouviu, teimou, gritou, ousou, convocou, trabalhou duro e construiu uma linda página para o futebol brasileiro. Cabe aqui o exemplo da ave Fênix da mitologia grega.
O Brasil não é diferente. O povo quer que o Brasil tome jeito. Quer que o Brasil acorde. O povo acordou!!! Quem sabe também se o Brasil, sim, acordou!?

E você? Demarque também a sua HORA NO ESPELHO, antes que um bagunceiro qualquer atire duas pedras: uma no espelho e outra em você.

* Pedagogo, pesquisador e pós graduado em História do Nordeste(UFRN)

terça-feira, 9 de julho de 2013

Racha político em Riachuelo

Segundo informações que nos chegaram de Riachuelo (a exemplo das notícias publicadas no Blog Riachuelo em Ação) está havendo um racha político no grupo que elegeu a atual prefeita daquele município, Mara Lourdes Cavalcanti. Segundo o que se comenta naquela localidade e nas redes sociais, afastaram-se da base aliada da prefeita o vereador Joca Basílio, o atual vice-prefeito Caetano e o ex-prefeito Júnior Bernardo.

O racha já gerou desdobramentos políticos, a exemplo da exoneração do secretário municipal do Meio Ambiente, Rêmulo Araújo Basílio. Exoneração assinada por Mara e publicada hoje no Diário Oficial dos Municípios do RN. Rêmulo é irmão do vereador Joca Basílio. 

Por outro lado, o vereador Júnior Camaleão, eleito pela oposição, já passou a fazer parte da base de sustentação política da atual gestora municipal.

Barragem Campo Grande está com seu nível abaixo dos 50%

A Barragem Campo Grande (São Paulo do Potengi), o maior reservatório d'água da região, está com o seu nível de armazenamento do precioso líquido abaixo dos 50% da sua capacidade. A situação vem se agravando a cada dia que passa, principalmente devido as poucas e finas chuvas que caíram nas cabeceiras do Rio Potengi e dos seus afluentes, este ano.

O fato vem preocupando principalmente pescadores, hortifruticultores e produtores rurais que precisam da mesma para ganharem seu sustento

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Estrangeiros só vão ocupar vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros, diz Dilma

O Programa Mais Médicos para o Brasil, que será lançado hoje (8) pelo governo federal, terá como prioridade levar profissionais de saúde às periferias das grandes cidades, aos municípios do interior e àqueles mais distantes, principalmente do Norte e do Nordeste.
De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, serão abertos dois editais: um para selecionar os municípios que querem receber profissionais e outro para que os profissionais brasileiros possam se inscrever e escolher a cidade para onde querem ir. Caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas por médicos brasileiros, o governo vai autorizar a contratação de estrangeiros.
Ao participar, nesta segunda-feira, do programa semanal Café com a Presidenta, Dilma ressaltou que se trata de uma medida emergencial para garantir que essa parcela de brasileiros tenha atendimento “o mais rápido possível”. Ela destacou que o governo tem trabalhado para ampliar as vagas nos cursos de medicina, mas ressaltou que a formação de um especialista leva, em média, dez anos. A presidenta também enfatizou que a vinda de médicos estrangeiros não vai tirar emprego dos profissionais brasileiros nem significa arriscar a saúde da população.
“Essa convocação de médicos para trabalhar nas regiões mais pobres de nosso país é a resposta que estamos dando para o problema da falta desses profissionais nas nossas unidades de saúde. Quem precisa de atendimento médico não pode esperar e é por isso que estamos autorizando a vinda de médicos estrangeiros. Trata-se de uma medida emergencial”, disse.
Ela explicou que, entre os estrangeiros, serão contratados apenas médicos “bem formados, experientes, que falem e entendam” nossa língua. Eles deverão trabalhar exclusivamente nos postos de saúde, fazendo o atendimento básico da população, por pelo menos três anos. Eles serão supervisionados pelas universidades públicas no trabalho, que também os avaliará, por três semanas, antes do início das atividades. “Os médicos estrangeiros só vão ocupar as vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros. Daremos prioridade aos nossos médicos, aos médicos formados aqui no Brasil, que são altamente qualificados”, disse.
Fonte: Blog do BG

Estado não terá concurso para reforçar segurança

O Governo do Estado não terá como fazer concursos para reforçar a PM e a Polícia Civil até a Copa de 2014. O esquema de segurança exigido para o Mundial terá que ser montado com a ajuda da Força Nacional, PMs remanejados dos serviços administrativos e das corporações de outros Estados onde não ocorrerão jogos. Bombeiros e Iteps também têm dificuldades de pessoal. A boa notícia é que o Estado já recebeu metade dos R$ 70 milhões de investimentos previstos para a segurança da Copa.

Da Tribuna do Norte

A volta as aulas no Potengi

Maurício Freire (SPP) também retoma as aulas hoje
Todas as cidades da nossa região ganham um colorido todo especial a partir de hoje (8) com a volta dos seus estudantes às aulas depois do recesso escolar do meio do ano.

domingo, 7 de julho de 2013

Giro do Blog neste Domingo

Humanitária a ação da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, que com uma equipe médica (no último dia 2 de julho)foi até a cadeia pública local, onde fez tratamento dentário, vacinas, consultas e exames médicos em 55 apenados ali custodiados.

***
A enquete que está sendo realizada por este Blog sobre a mudança ou não do dia da nossa feira está a todo vapor. Mais de 600 leitores já deram a opinião. Ainda há tempo de votar.

***
Nesta segunda-feira (8), recomeçam as aulas na nossas escolas. Acabou o recesso do meio do ano.

***
Com o movimento "vem pra rua", a população brasileira vem dando demostrações de que está acordando para o descaso dos poderes constituídos para com a saúde, educação, segurança, combate à corrupção, além de outras políticas públicas que precisam ser melhoradas urgentemente. 

***
Porque hoje é domingo, vale a reflexão sobre a frase tão atual de Geraldo Vandré: "Vem, vamos embora, quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Um bom domingo para você amigo(a) leitor(a).

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.