sábado, 11 de maio de 2013

Aluna do Maurício Freire foi a grande vencedora do Tradicional Concurso de Calouros Escola Versus Escola

Karolainy foi a grande vencedora do Concurso
Foi realizado ontem (10), no Espaço Algo Mais, o Tradicional Concurso de Calouros Escola Versus Escola, de São Paulo do Potengi. 

Na ocasião, a grande vencedora foi a aluna da Escola Estadual Maurício Freire Karolainy Stefany, levando como prêmio para si um Tablet (entregue na hora) e, para a sua escola, um netbook (que será entregue na segunda-feira). A premiação foi uma doação de Teodorico Neto, proprietário da Rádio Potengi.

Muitas pessoas compareceram ao evento, que foi bem organizado e teve como atrações, além da apresentação dos calouros, as Bandas Deixe de Brincadeira e Forró Chegado.

A festa foi uma promoção de Arlécio, Carlos André e Jefinho Potengi.


Cerca de duas mil mães nas homenagens da Prefeitura em São paulo do Potengi

Prefeito Naldinho discursando na
Homenagem às Mães

Na tarde de ontem (10), às 17:30 horas, numa homenagem promovida pela prefeitura de São Paulo do Potengi (através das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde), mais de duas mil mães, das zonas rural e urbana de nosso município, compareceram ao Ginásio de Esportes Paulina Nunes, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, para participar da festa realizada pelo Executivo Municipal.


O Ginásio cheio lotado de mães

Arquibancadas do Ginásio também lotadas

Mães que participam da Saúde da Família, sendo homenageadas na Secretaria de Saúde

Mães sendo homenageadas na Policlínica do Novo Juremal

sexta-feira, 10 de maio de 2013

A senhora, a janela e o horizonte

Por Silvério Filho, estudante universitário

Deparei-me, outro dia, com uma senhora a olhar por uma janela. Mais do que com a senhora, percebi-me ante a sua expressão. Parecia uma daquelas fotos em preto e branco, marcantes, tirada, muitas vezes, após uma boa ajeitada no cenário. Entretanto a senhora estava lá, sem ninguém pedir ou aconselhar. 

Na janela, ela contemplava de modo fixo (creio eu) a imensidão do horizonte à sua frente. Na verdade, não sei se era fixo. Não sei nem se ela o contemplava de fato. Se tivesse que descrever com mais minúcias a cena, diria que não sabia se era ela que olhava o horizonte, ou o horizonte que a contemplava, fixa, estática, inerte.

Na face quase que parada no tempo, trazia uma vida um tanto quanto triste. Talvez o marido já lá não estivesse; talvez dos sete a nove filhos, só dois a visitassem frequentemente; talvez a vida batalhadora que levara tivesse corrompido seu sorriso. Mas são só hipóteses. 

Entretanto, aquela expressão distinta me dava apenas uma certeza: a da força daquela senhora. Uma força que vinha das mazelas e das rugas da vida, que eram como cicatrizes expostas que diziam: "sofri e sofro, mas estou aqui, de pé". 

A senhora vencera. O horizonte, mesmo que incerto, já era ineficaz ante às cicatrizes dela. Sei agora que era ela que o encarava com seus olhos fixos, estáticos, impenetráveis.

Hoje tem Show de Calouros

Será logo mais a partir das 22 horas, no Espaço de Festas Algo Mais de nossa cidade, o tradicional Show de Calouros Escola Versus Escola de São Paulo do Potengi. Evento com mais de duas décadas de tradição, que terá coo principal atração a banda de forró deixe de brincadeira. 

A festa é uma realização de Carlos André, Arlécio e Jefinho Potengi.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Protesto dos agricultores familiares

Neste momento, cerca de 3 mil agricultores familiares do Rio Grande do Norte estão no Centro Administrativo do Estado, em Natal, para serem recebidos pela governadora Rosalba Ciarlini.

Porém, pelas informações que recebemos, nem a governadora nem o secretário de Agricultura estão no local para recebê-los.

Outras informações a qualquer momento.

Sindicato da Agricultura Familiar comemora o Dia das Mães

Realizou-se ontem à noite (8), no auditório da Escola São Francisco, em nossa cidade, a comemoração do Dia das Mães promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de São Paulo do Potengi, presidido por João Maria Ribeiro. O evento, que contou com a participação de cerca de 300 mães, foi animado pela cantora Fátima Santos e teve distribuição de brindes para as mães presentes.

João Maria Ribeiro

Muitas mães compareceram ao evento

Professora de Barcelona ganha viagem a Brasília

A professora Ione foi contemplada com
Encontro em Brasília

O Projeto DESPERTAR é mantido pelo SEBRAE/RN  e Secretaria Estadual de Educação com metodologia voltada para a educação empreendedora, com alunos do Ensino Médio do Rio Grande do Norte.

Como parte do evento de comemoração dos dez anos desse Projeto no nosso estado, a diretora e professora formadora do Projeto DESPERTAR da E.E. Professor Tertuliano Pinheiro Filho (em Barcelona, jurisdição da 4ª DIRED), Ione Batista, foi contemplada entre os 18 professores e técnicos escolhidos para participar do Encontro Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo SEBRAE, em Brasília.  

Parabéns!


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Cano estourado provoca grande jato d'água no Juremal

Cano estourado causa transtornos no Juremal

Agora no começo da noite, segundo informações que o blog recebeu de alguns moradores, um caminhão provocou um estouro de um cano da CAERN ao lado do Prédio de Maré, no Novo Juremal. É grande o jato  d'água. É preciso que a CAERN tome as providências urgentes para solucionar o problema.

COMUNICADO: Secretaria Municipal de Saúde de São Potengi anuncia força tarefa emergencial contra DENGUE

Secretaria Municipal de Saúde

Informamos que para o ano de 2013 o Estado do Rio Grande do Norte foi classificado como Estado de Risco muito alto para epidemias de DENGUE. Em São Paulo do Potengi não é diferente o município encontra-se com um índice de infestação predial do Aedes aegypti de 4,0 % índice considerado alto, e registrado em quase todos os bairros, inclusive na zona rural. Já no que tange ao numero de casos notificados, ou seja, aqueles pacientes que procuram o serviço de saúde com suspeita da doença, onde seguimos o protocolo do Ministério da Saúde que diz, que todo paciente com febre de sete dias ou menos e mais dois outros sintomas tais como: dores nas articulações, manchas avermelhadas, dor retro orbital, diarreia, falta de apetite, prostração, náuseas entre outros tem que ser notificados como suspeitos de DENGUE, para que a partir dai seja realizada a investigação dos casos e consequentemente a coleta de material para diagnostico da DENGUE através da sorologia e do isolamento viral.

Até o inicio do mês de maio do corrente ano foram notificados 81 casos, sendo coletadas treze amostras com seis positivas e cinco negativas. Informo que foram realizados até o momento sete bloqueios com o equipamento de UBV “Ultra Baixo Volume” portátil, utilizado perante notificações de casos, continuamos com o serviço de campo realizado diariamente com os Agentes de Endemias do Município através das visitas domiciliares, para tanto, preocupados com uma possível epidemia de DENGUE o Município de São Paulo do Potengi montará uma força tarefa para enfrentamento da doença, evitando assim a epidemia que se anuncia.

Portanto com esta situação que também se assemelha nos Municípios circunvizinhos, a coordenação técnica de Vigilância Ambiental decidiu juntamente com o prefeito municipal aumentar o numero de Agentes de Endemias para enfrentamento da situação emergencial.

Atenciosamente,

Dailva Bezerra da Silva
Secretária Municipal de Saúde

Pedro Florenço da Silva
Coordenador de Endemias

Casal morre em acidente na entrada de Lagoa de Velhos

Ocorreu hoje à tarde, na entrada de Lagoa de Velhos, um grave acidente entre um caminhão baú e uma  moto que vinha no sentido São Tomé São-Paulo do Potengi. O casal que vinha na moto, que é de São Tomé, faleceu no local do acidente. 

Segundo o Blog do Johan, as vítimas fatais foram Cuca e sua esposa, Neire.

Aniversariante do dia: José Miguel

 
 José Miguel acompanhado da sua esposa Zefinha e de sua filha Josiene

Quem está fazendo aniversário hoje é o senhor José Miguel Nascimento.

"Zé Miguel", como é chamado, é o presidente da Sociedade Educadora São Francisco, uma das organizações mais tradicionais da educação potengiense, fundada há mais de 40 anos.

À ele, os parabéns do Blog e os votos de muitos anos de vida.

São Pedro contra as drogas

Está acontecendo durante esta quarta-feira (08), na Câmara Municipal de São Pedro, o I Seminário de Prevenção Contra as Drogas. À realização do evento é da Secretaria Municipal de Educação local, cujo lema do Seminário é "Conhecer para ajudar". Estão participando do evento o RN Vida, PROERD, Fazenda Esperança, além de várias representações daquela comunidade.

Com informações do Blog Atualidades SP

Dra. Lígia reafirma que não permanece no Hospital de São Paulo do Potengi

A médica Lígia Torres esteve ontem à tardinha na Governadoria em Natal, para uma conversa com o secretário de Assuntos Institucionais, Esdras Alves, que repetiu o apelo da governadora Rosalba para que ela permanecesse na direção do Hospital Regional de São Paulo do Potengi. 

Além da conversa com Esdras, Dra. Lígia conversou com a governadora Rosalba por telefone e reafirmou que depois do episódio que ocorreu com o secretário estadual de Saúde não havia mais clima para continuar diretora do hospital.

***

Um fato que que veio à tona é que recentemente o ex-prefeito Azevedo, acompanhado do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), foi ao gabinete da governadora Rosalba, pedir o cargo de Dra. Lígia. Escutaram de Rosalba que a médica só sairia da cadeira de diretora do hospital, quando ela saísse da cadeira da governadora.

Com informações da Thaísa Galvão

terça-feira, 7 de maio de 2013

Começa a construção da unidade do INSS

Modelo padrão de agência do INSS

Começou a construção de mais uma obra de grande importância para São Paulo do Potengi e para toda a região potengiense.

Falamos do prédio que vai sediar a unidade do INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social, em nossa cidade.

A construção está sendo realizada ao lado da 4ª DIRED.

Agricultores do RN promovem mobilização em Natal no próximo dia 09


No próximo dia 09 de maio, cerca de 1.800 agricultores familiares de 50 municípios de várias regiões do Estado – Oeste, Seridó, Mato Grande, Potengi, Trairi e Área Canavieira virão a Natal participar de uma caminhada até a Governadoria. Eles se concentrarão na Central de Comercialização da Agricultura Familiar localizada na esquina da Rua Jaguarari e Avenida Mor Gouveia, no bairro de Lagoa Nova, a partir das 8h. Às 10h seguem em caminhada para tentar ser recebidos pela governadora Rosalba Ciarlini e discutir uma pauta de reivindicações para o convívio com a estiagem. A própria Central de Abastecimento, construída há três anos e que nunca funcionou, é um dos alvos da ação.

Segundo o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (FETRAF-RN), João Cabral, as chuvas que têm caído aliviam a situação, mas não resolvem os prejuízos contabilizados pelos pequenos agricultores, que perderam o gado e a plantação por causa da seca. “Todos sabemos que a cada oito a 10 anos, enfrentamos uma grande seca, então, precisamos nos preparar para esse convívio com a estiagem, nos prevenindo para os períodos sem chuva: precisamos de providências imediatas e a médio e longo prazos”, aponta Cabral.

Fonte: Blog do Johan Adonis

Do Blog: Sindicatos de Agricultores Familiares de várias cidades do Potengi estão organizando comitivas para participar do evento. De São Paulo do Potengi, irá uma boa representação.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como fica a sucessão estadual em São Paulo do Potengi?

Silvério Alves

Faltando cerca de um ano e meio para a sucessão estadual de 2014, o clima político em torno da mesma já toma conta de todo o estado, e em São Paulo do Potengi não é diferente.

Vários nomes (apesar de alguns desmentidos) já estão sendo citados como possíveis candidatos à sucessão de Rosalba Ciarlini. São eles: a própria governadora (reeleição), os primos Garibaldi Filho e Henrique Alves, o vice-governador Robson Faria e a ex-governadora Vilma de Faria.

Em São Paulo do Potengi, o prefeito Naldinho é correligionário de Vilma e de Robson, um dos dois sendo candidato a governador terá o apoio dele.

O ex-prefeito Azevedo é correligionário da governadora e do PMDB. Se por ventura houver um rompimento entre Rosalba e os Alves, como fica a oposição local, que no estado é situação?

E o Partido dos Trabalhadores (PT) que em nosso município é situação, no RN, oposição, e a nível nacional é parceiro do PMDB na sustentação política da presidente Dilma?

Se o PMDB romper com Rosa e se unir com o PT lançando os nomes de Garibaldi ou Henrique para o governo e de Fátima Bezerra para o Senado, como fica a situação local?

E se houver um grande acordo com as principais lideranças do RN, formando uma só chapa (pois em política tudo pode acontecer) como fica o palanque em São Paulo do Potengi?

Brevemente publicaremos a segunda parte deste artigo.

domingo, 5 de maio de 2013

São Paulo do Potengi, São Tomé e São Pedro contemplados com retroescavadeiras

Municípios do Potengi entre os beneficiados com retroescavadeira 
Na última sexta-feira (3), por ocasião do encontro promovido pelo Governo do Estado com ministros da presidente Dilma com prefeitos de todo o RN, 23 municípios norteriograndenses foram contemplados com máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do Governo Federal. Detre eles, receberam retroescavadeiras São Paulo do Potengi, São Tomé e São Pedro.

Prefeitos do Potengi estavam presentes em reunião com ministros do Governo Dilma

Ocorreu, na última sexta-feira (03), na Escola de Governo, em Natal, a reunião organizada pelo Governo Rosalba Ciarlini com prefeitos do RN e ministros da presidente Dilma. Do Potengi, estiveram presentes os seguintes gestores municipais: Naldinho (São Paulo do Potengi), Igor (Lagoa de Velhos), Celina (Santa Maria), Nica (Rui Barbosa), Rubenice (São Pedro), Bruno (Ielmo Marinho), Gutemberg (São Tomé) e Kerginaldo (Eloi de Souza).

Padre Ramos participa de Romaria da Canção Nova

Padre Nilton celebrou as missas desse final de semana

O nosso Pároco padre Ramos, em companhia de uma equipe da Obra de Maria e de diversos católicos potengienses, está em romaria à Comunidade Católica Canção Nova, Cachoeira Paulista (São Paulo). 

Neste final de semana, as missas na Matriz de São Paulo Apóstolo estão sendo celebradas pelo padre Nilton, que trabalha no Seminário São Pedro, em Natal.

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.