sábado, 13 de abril de 2013

O Giro do Blog na Caprifeira

Deputada Márcia Maia, acompanhada pelo prefeito Naldinho,  pelo secretário de
Agricultura local, Erivan Isídio, e o adjunto da pasta, Johan Adonis

Os deputados estaduais José Adécio e Márcia Maia visitaram à Caprifeira hoje pela manhã. Foram recebidos pelo prefeito Naldinho.

***

É voz corrente entre expositores e produtores rurais que estão na exposição que uma importante alternativa de como conviver com a seca no semi-árido nordestino é o incentivo a caprinocultura.

***

Briola é uma das atrações da noite de hoje
Logo mais à noite, a partir das 22 horas, haverá festa no Parque de Exposições com Briola e Ferro na Boneca, e Naldinho Ribeiro. Participe!

***
Abaixo, mais fotos da abertura da Caprifeira.

Os blogueiros Herisson e João Paulo acompanhados por duas amigas

A jovem Ingrid também fez uma bela apresentação


A abertura da 16ª Caprifeira foi um sucesso

Prefeito Naldinho ladeado por autoridades 

Ontem (12), às 20 horas, com a participação de um bom público, realizou-se, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, a abertura oficial da 16ª Caprifeira de São Paulo do Potengi. O evento é uma promoção do Governo do RN, Prefeitura local, Ancoc, além de outras instituições parceiras.

Presentes, dentre outras autoridades, o secretário estadual de Agricultura, Júnior Teixeira, prefeito Naldinho, presidentes da Ancoc, Alexandre Confessor, da FETRAF/RN, João Cabral, da FAERN, José Vieira, e a prefeita de Riachuelo, Mara.

Um bom público esteve na abertura da Caprifeira


Todos os oradores parabenizaram a iniciativa corajosa de Naldinho que, enquanto gestor municipal, foi buscar parcerias para promover a exposição, que gera emprego e renda para inúmeras pessoas do nosso município, da região e até além fronteiras. 

Ao usar o microfone, o senhor José Maria, coordenador de eventos da Secretaria de Agricultura do RN, fez um esclarecimento que chamou a atenção dos presentes. Disse o coordenador: "No ano passado não houve a Caprifeira não foi porque o Governo do Estado não quis fazer a exposição, mas sim porque o então prefeito Azevedo não quis realizá-la. Todas as condições foram oferecidas, porém o prefeito não topou", disse.

Os oradores também destacaram a importância do evento como meio de conscientização para que o produtor rural possa buscar novas alternativas para conviver com a seca.

***

O prefeito Naldinho agradeceu a presença de todos, o apoio de todas as instituições parceiras. Parabenizou a competência e a dedicação da equipe organizadora, tendo à frente o secretário local de Agricultura, Erivan Isídio, e o Diretor Regional da EMATER, Barreto, e desejou a todos uma boa festa.

Em seguida, as apresentações culturais no palco com Ingrid (Coletivo das Mulheres do Potengi) e Losa do Acordeon (São Tomé). Logo depois aconteceu o Forró do Bode, com Beto Show e Eudes dos Teclados. 

Outras informações a qualquer momento.


Ministério Público do RN realiza evento em manifestação contra a "PEC da Impunidade"

A Assembleia Legislativa do Rio  Grande do Norte foi palco na manhã de ontem de um ato público contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37), chamada pelo Ministério Público de “PEC da impunidade”, que está em discussão na Câmara dos Deputados. A emenda desagrada ao Ministério Público que alega a perda do poder de investigação  criminal.   De acordo com representantes do Ministério Público, estiveram presentes no espaço de eventos da Assembleia Legislativa destinado a 400 pessoas cerca de 600 representantes da sociedade civil e de pessoas ligadas a outros órgãos que declararam abertamente apoio ao MP no que diz respeito a posição referente a PEC 37. 

Entidades fazem mobilização na Assembleia Legislativa em apoio ao poder de investigação do MP
Entidades fazem mobilização na Assembleia Legislativa em apoio ao poder de investigação do MP

A parceria foi feita com os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT), Estadual (MP/RN) e do MP junto ao TCE (MPJTCE), além da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, que na última quarta-feira (10) aprovou por unanimidade em sessão extraordinária o posicionamento contrário a PEC 37. Estiveram presentes também no ato público representantes do Conselho do Estadual da Criança e do Adolescente, Federação dos Conselhos Comunitários, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, além de vereadores, deputados e servidores. 

O Ministério Público brasileiro desencadeou a campanha nacional contra a impunidade, “Não à PEC 37”, argumentado ter o objetivo de conscientizar e informar à população sobre os prejuízos à sociedade de eventual aprovação de referida PEC, que caso aprovada, segundo representantes do órgão, irá gerar uma clara perda de efetividade na persecução e punição dos criminosos no País, principalmente, nos casos dos crimes de colarinho branco.


Tribuna do Norte

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cobertura completa da Caprifeira

A equipe deste blog, a exemplo do que vem fazendo com todos os eventos importantes que ocorrem em nossa cidade e região, está dando uma ampla cobertura (em tempo real) à 16ª Caprifeira de São Paulo do Potengi. O evento é uma realização do Governo do RN, Prefeitura Municipal e de outras instituições parceiras.

Logo mais, todos os detalhes da abertura da exposição.

Continue acessando.

Programação da Caprifeira hoje

Vários currais já estão com animais para exposição. (Foto: SPPnews)
A programação de hoje da Caprifeira será a seguinte:

- 17 horas:  haverá o início das atividades da exposição, com inscrição dos animais para o Torneio Leiteiro;

- 19 horas: ocorrerá a abertura oficial do evento;

- 20 horas: apresentações culturais, dança folclórica, Losa do Acordeon e Feras do Forró;

- 22 horas: Forró do Bode, com Beto Show e Eudes dos Teclados.

- 23:59hs: encerramento da entrada de animais no parque.

Teremos outras informações.

Secretário de Agricultura do RN abre a Caprifeira logo mais às 19 horas

O Parque de Exposições está bastante preparado (limpeza, iluminação, stands, currais, barracas, praça de alimentação...) para a realização da 16ª Caprifeira de São Paulo do Potengi, cuja abertura oficial, que ocorre hoje, às 19 horas, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, será presidida pelo secretário de Agricultura do RN, José Teixeira Júnior, e pelo prefeito Naldinho.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Transporte para os estudantes universitários de São Paulo do Potengi

Prestando conta dos seus 100 primeiros dias de governo, o prefeito Naldinho informou ao Poder Legislativo e ao público presente Câmara Municipal, na noite de ontem, que a sua gestão está apoiando os estudantes universitários potengienses, disponibilizando dois ônibus diariamente para que os mesmos possam ir estudar em Natal.

Falou também que o Programa Distribuição de Água nas comunidades rurais já contabiliza 750 cadastros e que já foram colocados 1.386 carros-pipa com o precioso líquido nas cisternas da população daquelas localidades.

Os primeiros 100 dias da Administração Naldinho

Ontem (10) às 19 horas, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho,em companhia do vice-prefeito, Pacelli, secretários e assessores, foi até a Câmara Municipal apresentar ao Legislativo a sua mensagem anual.

Povo lotou a sessão para ouvir a mensagem de Naldinho


Dez vereadores presentes (faltou o vereador Titico) e cerca de 150 pessoas prestigiaram a leitura do prefeito.

No seu discurso, Naldinho destacou (sem olhar para o retrovisor) que apesar das dificuldades de todo início de gestão, muita coisa já foi feita em prol dos potengienses, a exemplo do fim do "pau-de-arara" no transporte escolar, pois os estudantes da zona rural estão sendo conduzidos em ônibus; dos Programas Sociais, que estão funcionando, o mesmo acontecendo com a área da Saúde; da Operação Tapa-Buracos; do Carnaval de Todos; da Distribuição do Peixe na Semana Santa (em parceria com a EMATER).

Enfatizou também o fato de que já foram feitos 9.562 exames laboratoriais, 13.166 visitas domiciliares pelos profissionais de saúde e 5.680 consultas médicas da atenção básica.

Mais informações sobre o discurso ainda hoje.

Tudo pronto para a Caprifeira

A partir das 8 horas da manhã de hoje, tem início a entrada dos animais no Parque de Exposições.

O secretário municipal de Agricultura, Erivan Isídio, informou ao blog que os 80 currais disponíveis no parque para caprinos e ovinos estão todos reservados por expositores. inclusive os 20 currais que foram colocados a disposição da nossa região.

Outras informações a qualquer momento.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeitura de São Paulo do Potengi oferece cursos profissionalizantes



Com o objetivo de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho (especialmente a juventude), a Prefeitura de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, numa parceria com o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) e SENAC (Serviço Nacional do Comércio), está oferecendo cursos profissionalizantes  à população.

As inscrições estão abertas desde a última segunda-feira (8) e são feitas na Casada Família de nossa cidade. 

Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de escolaridade. 

Cursos oferecidos: Recepcionista, Garçom, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Cuidador de Idoso, Vendedor, Frentista, Operador de Caixa, Bar Tender, Agente de Alimentação Escolar, Cabeleireiro Assistente, Operador de Computador, Balconista de Farmácia, Porteiro e Vigia.

Naldinho vai hoje à Câmara Municipal

Logo mais às 19 horas, o prefeito Naldinho vai à Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, para apresentar ao Poder Legislativo a primeira mensagem anual da atual gestão. O chefe do Executivo local também vai fazer um balanço dos seus 100 primeiros dias de governo.

Um bom público está sendo esperado na Casa do Povo para ouvir a mensagem do prefeito.

Cobertura completa aqui no blog.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Máscara Negra: Promotora diz que superfaturamento de contratos de shows chegava a 400% no RN


A promotora Patrícia Antunes Martins, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), afirmou, em coletiva à imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira (9), que o superfaturamento na contratação de bandas nos municípios de Macau e Guamaré, localizados na região Costa Branca do Rio Grande do Norte, chegava a 400%. A suspeita levou o MP do RN a deflagrar na manhã desta terça a operação Máscara Negra – que investiga desvios de mais de R$ 3 milhões em contratações fraudulentas de shows musicais, estrutura de palco, som, trios elétricos e decoração para eventos realizados entre os anos de 2008 a 2012 nas duas cidades.
A operação Máscara Negra faz parte da Operação Nacional contra a Corrupção, deflagrada pelo Ministério Público em parceria com diversos órgãos e deve cumprir mandados de prisão, de busca e apreensão, de bloqueio de bens e de afastamento das funções públicas em pelo menos 12 estados. O desvio de verbas públicas sob investigação ultrapassa R$ 1,1 bilhão.
“O superfaturamento variava muito, mas, em alguns casos, chegava a 400% do valor real”, disse a promotora. Ela esclareceu que o dinheiro era desviado com a participação de intermediários na contratação dos shows. “Os shows eram contratados por inexigibilidade de licitação de forma irregular. Para fazer uso da inexigibilidade de licitação a prefeitura teria que contratar o serviço diretamente com o artista ou com o empresário exclusivo da banda e não era isso que acontecia”, disse.
Segundo ela, o empresário recebia parte do pagamento, muitas vezes um valor igual ao cachê pago à banda. “Em alguns casos as bandas apresentaram um contrato com um cachê de R$ 50 mi, por exemplo, e a prefeitura pagou R$ 100 mil. Esse pagamento era efetuado em dois cheques: um era entregue à banda para o efetivo pagamento do serviço, e o outro era depositado em contas, muitas vezes, de servidores dos municípios”, disse.
A promotora esclareceu ainda que há indícios de que, após a compensação do cheque, o dinheiro tenha sido ‘rateado’ entre outros envolvidos no esquema.
 
A ação
Segundo ação movida pelo MP do Rio Grande do Norte, as Prefeituras de Macau e Guamaré foram responsáveis por desvios de mais de R$ 3 milhões em contratações fraudulentas de shows musicais, estrutura de palco, som, trios elétricos e decoração para eventos realizados entre os anos de 2008 a 2012. A A ação objetivou o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensões e 14 mandados de prisões temporárias expedidos pela comarca de Macau.
Na nota, o MP revela que, “só no ano passado, a Prefeitura de Guamaré gastou mais de R$ 6 milhões em festividades, enquanto que a de Macau chegou à cifra de R$ 7 milhões entre 2008 e 2012. Esses gastos com contratações de bandas e serviços para festas compreendem mais de 90% do recebido em royalties no período e mais de 70% do recebido em FPM (Fundo de Participação dos Municípios)”.
“Os elementos colhidos pela Justiça dão conta de que eram desviados recursos das prefeituras por meio de contratações com superfaturamento de preços e mediante uso de intermediários não exclusivos e de laranjas. Estima-se que aproximadamente R$ 3 milhões foram desviados por ordem dos então prefeitos e demais agentes públicos a empresários do ramo artístico, a pretexto de fomento da economia local”, acrescenta a nota.
“As provas apontam que empresários do ramo artístico atuavam na região, alternando-se na fraude aos procedimentos licitatórios e fornecendo suas empresas e bandas aos superfaturamentos”, complementa.
Em Guamaré, o MP aponta que o suposto grupo criminoso era liderado por familiares do ex-prefeito, que controlava os principais cargos políticos do Poder Executivo municipal. Já em Macau, o esquema tinha como líderes o então chefe do executivo e o presidente da Fundação Municipal de Cultura. Na nota, o Ministério Público não divulgou os nomes dos envolvidos.
Fonte: Blog do BG

Abastecimento da Adutora Monsenhor Expedito deve ser racionado

As três principais lagoas que abastecem Natal e a Adutora Monsenhor Expedito, que conduz água para municípios da região Agreste potiguar, estão com a capacidade volumétrica em níveis considerados preocupantes para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Com isto, a Secretaria sugeriu à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que adote o mecanismo de racionamento para que o sistema de abastecimento não sofra um colapso em breve. Em contrapartida, através da assessoria de comunicação, a Caern informou que, se não chover nos próximos 15 dias o suficiente para recuperar o potencial hídrico destes reservatórios, irá realizar uma reunião para discutir a melhor medida para sanar o problema.


Abastecimento da Adutora Monsenhor Expedito está comprometido

No município de Nísia Floresta, a Lagoa do Bonfim, principal fonte de abastecimento para a Adutora Monsenhor Expedito, está com a capacidade pluviométrica num nível considerado “muito baixo” pela Semarh. Dos 84,2 milhões de metros cúbicos possíveis de serem concentrados no reservatório, atualmente estão disponíveis pouco mais 50 milhões. As cinco escalas de medição do volume hídrico da lagoa, posicionados em pontos diferentes ao longo da margem próxima à Estação de Bombeamento I da Caern, refletem o quanto a água já recuou com o passar do tempo, acentuada com o agravamento da estiagem no litoral.  É de lá que sai a água que abastece 14 cidades do interior potiguar, a maioria delas no Potengi, cuja oferta do líquido já foi reduzida em 30% desde o mês passado.

Com informações da Tribuna do Norte

A 16ª Caprifeira de São Paulo do Potengi



Tudo pronto para a realização da 16ª Caprifeira de São Paulo do Potengi, uma promoção do Governo do Estado, Prefeitura local e de outras instituições parceiras.

A abertura oficial do evento será na próxima sexta-feira (12), às 19 horas, no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito. Haverá apresentações culturais e o Forró do Bode, com Beto Show e Eudes dos Teclados.

Naldinho apresentará mensagem na Câmara



Nesta quarta-feira, às 19 horas, o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, vai ler a sua primeira mensagem anual da atual gestão, na Câmara Municipal de nossa cidade. Na oportunidade, o prefeito também vai fazer uma avaliação dos primeiros 100 dias da sua administração.

Teremos outras informações.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bom Jesus e Lagoa de Velhos têm recursos da saúde suspensos

Ao todo 539 Municípios do Brasil tiveram suspensas as transferências de recursos para a manutenção de equipes dos Programas Saúde da Família, de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde. A lista foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (05), por meio da Portaria 546/2013.

De acordo com a lista, 10 municípios são do Rio Grande do Norte: Assu, Alexandria, Bom Jesus, Caicó, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Mossoró, Santa Cruz e Timbaúba dos Batistas.

Confira a portaria emitida pelo Ministério da Saúde:



Fonte: Blog do Wallace

Os 85 anos de Dona Tereza

Dona Tereza (de óculos) ladeada por familiares e amigos

Ontem à noite, 7, no Ginásio de Esportes Paulina Nunes, de nossa cidade, quem comemorou os seus 85 anos de vida foi a senhora Tereza Félix, mãe de, dentre outros filhos, dos professores Josefa e João Soares.

Familiares e amigos compareceram à confraternização para cumprimentar a aniversariante que estava bastante feliz e muito animada.

Conceição Lisboa é a nova prefeita de Caiçara do Rio do Vento


ceiça lisboa
A candidata Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (Ceiça), apoiada pela coligação “Unidos por uma Caiçara melhor”, integrada por PR/PSDB/DEM/PSD/PP, é a nova prefeita do município de Caiçara do Rio do Vento.
Ceiça foi eleita neste domingo, 7, por ocasião das eleições suplementares realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN. Ela obteve 1.719 votos (56,31%), contra 1.334 (43,69%) votos do seu adversário Arnaldo Aciole, do PMDB. Foram apurados 5.153 votos, desses, 3.053 foram votos válidos, 23 brancos, 77 nulos. A abstanção foi de 296 votos, ou 8,58%
O que provocou a eleição suplementar em Caiçara do Rio do Vento foi o fato do candidato Felipe Muller ter seu registro de candidatura indeferido em virtude do seu pai ter exercido o cargo de prefeito por dois períodos consecutivos, o que contraria a Constituição Federal por caracterizar um terceiro mandato por pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.
Fonte: Robson Pires

domingo, 7 de abril de 2013

Casamento Gay de Daniela Mercury é destaque nas revistas nacionais Veja e Época


Capa de revista
Depois de surpreender o público com a notícia de um casamento gay, Daniela Mercury falou da decisão de tornar público o seu relacionamento com a jornalista baiana Malu Verçosa e ganhou algumas capas de revistas nacionais. Em entrevista à revista Veja desta semana, a cantora explicou que não queria ficar escondida e ser alvo de fofocas e, por conta disso, resolveu tratar com naturalidade. “Quis ter minha dignidade preservada. Como todo mundo, quero ser aceita, ter liberdade, ser respeitada”, disse.
Daniela contou também como informou a família sobre seu novo relacionamento. Segundo ela, teve uma conversa com cada um, mas que o mais difícil foi falar para o pai. “Para o meu pai, eu telefonei, e disse que tinha me apaixonado por Malu. Ele me perguntou: ‘Minha filha, não é um pouco cedo para você viver essa relação?’. Eu disse que não, e que queria levar Malu para ele conhecer. No fim da ligação, ele disse que não conseguia entender direito, mas que me amava”, lembrou a cantora.
Fonte: Blog do BG

A festa de Babá

Babá acompanhado da sua esposa, Marílda

Cerca de 4 mil pessoas compareceram ontem à noite ao pátio da fazenda Barra, em São Tomé, para participar da grande festa e cumprimentar o aniversariante do dia, o ex-prefeito Babá.

Lideranças políticas, a exemplo do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, do deputado estadual Gustavo Carvalho, do proprietário da Rádio Potengi, Teodorico Neto, do ex-prefeito de Barcelona Vavá, dentre tantos outros. Além do povo, que marcou presença de maneira maciça.

A principal atração da noite ficou por conta do cantor Amazan. 

Babá, acompanhado da família, muito feliz, recebendo e agradecendo a todos que chegavam para parabenizá-lo e participar da festa.

Babá recebendo presentes das pessoas que iam chegando na festa

Teodorico Neto (Rádio Potengi) ladeado pelos blogueiros Silvério Alves e Johan Adonis

Senhor Nêgo (pai do aniversariante), deputado Gustavo, Rogério Marinho e Vavá

Três amigas participando da festa

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.