O entardecer de terça-feira, na força da lua cheia, foi de relâmpagos e trovões no Seridó, a chuva forte entrando pela noite, derramando alegria pela alma do sertanejo machucado por uma seca que vem derna do ano passado. Tem chuva de 90 milímetros em vários pontos da região, como a registrada pela Emparn em Cerro Corá, ali onde nasce o Rio Potengi. Será que deu uma cheia no caminho de São Tomé, Barcelona, São Paulo do Potengi? Não deu para ouvir ontem o eco dos blogueiros de São Paulo: Silvério Alves e Johan Adonis.
Mas os blogueiros de Caicó saíram às ruas para festejar as chuvas. Confiro que têm chuvas de 90 milímetros em vários sítios do município. O boletim registra 64 milímetros no entorno do Açude Mundo Novo, e na área da Penitenciária, 52. O blogue de Robson Pires dá 90 milímetros em Riacho do Meio e 30 milímetros no município de Ouro Branco. Em Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, 25. Dudu Melo telefona para dizer que tinha notícia que o Rio Piranhas havia descido com cheia até perto de Jucurutu e que em Acari a chuva foi acima dos 30 milímetros.
No boletim da Emparn a chuva do Acari foi apontada com apenas 5,8 milímetros, a de Cruzeta, ao lado, melhor: 16,8, e a de São José do Seridó, mais adiante, 15, a mesma que caiu sobre o Açude Itans, em Caicó. A Emparn não registra, mas tenho notícias de outras fontes que choveu bem em várias localidades de Currais Novos. Chuvas acima de 70 milímetros. Bom, a de Cerro Corá (que faz divisa com Currais Novos, de onde foi desmembrado), como já se viu e a própria Emparn confirma, foi de 90 milímetros. Em Bodó, já na divisa com Santana do Matos, 55. Em Lagoa Nova, a mesma paisagem, 14.
O boletim da Emparn registra ainda uma chuva de 42 milímetros em Pedro Avelino, sertão do Cabugi. Há notícias avulsas de chuvas em Angicos, finas. Também de chuvas finas no Oeste: Serra do Mel, 11, e Campo Grande, 10. Aqui pelo Agreste, leblinas. Lá no Ceará continua chovendo, já vai fazendo seis dias seguidos. Ontem elas perderam um pouco de intensidade, a maior foi de 49 milímetros, no município de Ipueiras, na região da Ibiapaba, encostada ao Piauí.
As previsões de lá são de mais chuvas nas próximas 48 horas, amém.
Fonte: Jornal do Woden Madruga (Tribuna do Norte)