sábado, 23 de março de 2013

Burburinho sobre Wilma de Faria para o governo “corre solto"


Wilma-VII

Se ela vai disputar o governo em 2014, isso ainda não se pode afirmar, mas a visita de cortesia da ex-governadora e atual vice-prefeita Wilma de Faria(PSB) em alguns municípios neste fim de semana, vem dando o que falar.
O burburinho corre solto por onde ela passa:
“Lá vai a guerreira e futura governadora em 2014″, disse um político eufórico.
“Ela só vai ser se Garibaldi Filho deixar”, ressaltou um político da oposição.
“Cuidado, Rosalba pode dar uma revira-volta e tentar a reeleição”, disse um analista da situação.
“Meu povo agente precisa é de políticos novos”, disse um popular atento a cena.
E haja comentário…
Então,vamos aguardar…
A água que correrá por baixo da ponte política ainda não chegou, mas se chover, tudo pode acontecer!
Fonte: Robson Pires

Hoje tem missa de Dom Jaime na Matriz e o Jantar do Ex-aluno no Colégio São José

Dom Jaime celebra a missa logo mais às 19 horas, na Matriz local
Encerrando hoje a programação religiosa e social comemorativa dos 50 anos da Divina Providência e do Colégio São José em São Paulo do Potengi, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, vai celebrar missa logo mais às 19 horas, na Matriz de São Paulo Apóstolo. Em seguida, será realizado no Espaço do Forró, na Praça Monsenhor Expedito, o Jantar do Ex-aluno. Comitivas de todo o RN já confirmaram presença.

Cobertura completa dos dois eventos aqui no Blog. É só acessar!

Força-tarefa vai investigar execuções no RN

Os crimes de execução já se tornaram banais: dois ou três suspeitos chegam em um carro ou moto não identificada, abordam uma pessoa na rua e atiram até que a vítima morra. Este tipo de homicídio, normalmente motivado por acerto de contas ou queima de arquivo, será investigado com mais rigor. É o que promete a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), que criou ontem uma força-tarefa dedicada a desvendar esse tipo de ocorrência, sobretudo a atuação dos grupos de extermínio. Cerca de 80 agentes estarão envolvidos nas operações, que vão contar com apoio operacional do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Centro de Inteligência da própria Sesed e dos Núcleos de Inteligência das polícias Civil e Militar.

Delegada Sheila Freitas vai comandar a equipe de investigação
Delegada Sheila Freitas vai comandar a equipe de investigação

A criação da força-tarefa tem relação direta com o aumento no número de homicídios nos últimos anos, principalmente nos municípios da Região Metropolitana de Natal. Informações oficiais da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal revelam o crescimento médio de 17,9% dos homicídios na capital, e de 13,8% na Grande Natal entre 2011 e 2012. No ano passado, o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), registrou 959 assassinatos. Este ano, o órgão já registra aproximadamente 25% do total do ano anterior. Como se não bastassem as ocorrências, falta a elucidação dos casos. A Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), por exemplo, tem mais de 300 inquéritos para investigar.

Recentemente, o Ministério Público Estadual chegou agrupar alguns promotores para tentar elucidar a atuação de grupos de extermínio, especificamente os homicídios que tiveram como alvo adolescentes infratores. No ano passado, 325 jovens até 21 anos morreram na capital vítimas de crimes com características de execução. "Esses crimes não parecem roubos, nem crimes passionais. Vamos integrar essas forças para combater as execuções", concluiu Aldair. 

Fonte: Tribuna do Norte 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Fotos da Gincana Cultural no dia Mundial da Água no Maurício Freire

Monsenhor Expedito foi bastante lembrado na Gincana do Maurício

Classe estudantil presente no Dia Mundial da Água

Alunos visitando a exposição na Biblioteca

Professora Francinete Ribeiro, secretária municipal de Educação, visitando a Escola

Mensagem dos alunos transmitida pela faixa

Professor Ozias Lélis comandando a Gincana no Dia da Água

Foi intensa a participação de professores e alunos na Gincana Cultural

A bela mensagem das Irmãs da Divina Providência à nossa juventude

As irmãs, acompanhadas por professores do Maurício Freire

Dentro das comemorações do Jubileu de Ouro (50 anos) das Irmãs da Divina Providência e do Colégio São José em nossa cidade, momento forte de evangelização e de ação de graças, vale destacar (sem nenhum demérito às outras atividades religiosas e sociais que estão sendo realizadas) a bela mensagem de evangelização libertadora que as irmãs Joana e Sueli que vieram do Paraná, além de Marfisa e Aninha, estão transmitindo à nossa juventude, percorrendo todas as escolas de São Paulo do Potengi.

Alunos do Maurício Freire participando da palestra das irmãs


Inicialmente, é mostrado aos estudantes um vídeo narrando a história de um jovem deficiente físico, que não se deixa vencer pelas dificuldades da vida, vai à luta, tornando-se independente e feliz.

Em seguida, os alunos são levados a falarem o que acharam mais importante no mesmo, proporcionando um debate bastante salutar. Concluindo com as irmãs transmitindo aos  jovens uma mensagem de esperança, paz, autoestima e otimismo, fazendo ver a todos que, com a ajuda de Deus e força de vontade, somos capazes de vencer os obstáculos da vida e sermos felizes.

O Maurício Freire e o Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, é o Dia Mundial da Água, data muito importante para que possamos refletir e agir na defesa do precioso líquido, para que ele não deixe de existir. Sem ele, não há condições de vivermos.

Pensando nisso, durante todo o dia de hoje, a Escola Estadual Maurício Freire, de nossa cidade, realizará uma exposição na sua biblioteca (que será aberta ao público), tratando do assunto e lembrando o "Profeta das Águas", Monsenhor Expedito.

Nas turmas da manhã e da tarde, envolvendo todos os professores e alunado daquele educandário, serão realizadas gincanas culturais, conscientizando os estudantes com relação à importância da água para os seres vivos.

Teremos outras informações.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Grito pela água mobilizou o Trairi

Grande participação do povo no Grito Pela Água em Santa Cruz
Na última terça-feira (19), o Fórum do Campo Potiguar (Focampo) realizou, na cidade de Santa Cruz, o Grito Pela Água. O ato público, que reuniu cerca de 600 pessoas ligadas aos movimentos sociais de todos os municípios do Trairi, teve como foco a questão da seca e da falta d'água naquela região, destacando a Adutora Monsenhor Expedito, como também chamar a atenção das autoridades governamentais para que sejam encontradas soluções para tão graves problemas.

O jantar do ex-aluno promete ser bastante participativo

Anos 60: irmã Odete, primeira diretora do CSJ,
ladeada por três alunas

Todos os preparativos estão sendo providenciados para a realização do jantar de confraternização e do reencontro dos ex-alunos do Colégio São José, que acontecerá no próximo sábado (23), a partir das 21 horas, na quadra de esportes do colégio. 

Temos informações de que um número bastante significativo de ex-alunos de Natal, de nossa cidade, de outras cidades da região e de outras regiões do RN já confirmaram presença no jantar, que também contará com música ao vivo.

A senha custa apenas 15 reais. Contatos pelo fone (84) 3251-2248.

Divina Providência visita o Maurício Freire

Irmãs Iva, Izolde e Jacinta

Dentro da programação festiva alusiva aos 50 anos da Divina Providência e do Colégio São José em nossa cidade, um grupo de irmãs da Congregação durante todo o dia de hoje estarão na Escola Estadual Maurício Freire (a maior escola pública da nossa comunidade e região) realizando palestras para os alunos daquele educandário.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Aniversário de João Cabral

João Cabral e o ex-presidente Lula

Quem está fazendo aniversário hoje é o vereador de São Paulo do Potengi, João Cabral (PT), que também é o atual coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte. Os parabéns do Blog.

Ministra vem a Natal entregar equipamentos para os Conselhos Tutelares, São Paulo do Potengi está incluso

Deputada Fátima e a ministra Maria do Rosário

A Ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos-SDH, Maria do Rosário confirmou agenda em Natal no próximo dia 12 de abril, para solenidade de entrega de equipamentos para os conselhos tutelares de diversos municípios do Rio Grande do Norte.

Esses equipamentos estão sendo adquiridos com recursos de emenda da deputada Fátima Bezerra (PT), no OGU de 2012. Inicialmente 70 municípios receberiam um automóvel cada, porém um estudo da SDH revelou que as deficiências dos Conselhos Tutelares vão muito além das dificuldades de locomoção dos conselheiros em diligências. 

Falta aos conselhos a infraestrutura básica para atendimento à população. Dessa forma, a ministra determinou que os conselhos deveriam receber um kit de equipamentos incluindo um automóvel, cinco computadores, uma impressora, uma geladeira e um bebedouro.

Em virtude do aumento dos custos dessa medida, a SDH comunicou à deputada que, nesse momento serão .equipados 62 conselhos, sendo quatro na capital e mais 58 outros municípios.

No Potengi os contemplados são os seguintes:
Ielmo Marinho; São Paulo Potengi; São Pedro; São Tomé e Senador Eloi de Souza.

Com informações da Assessoria Parlamentar da deputada federal Fátima Bezerra e do Blog do Johan Adonis

Circuito Saúde será realizado em São Paulo do Potengi


A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi informa a todos sobre o evento que será realizado no dia 26 de março denominado "Circuito Saúde" em parceria com o SESC.

O Circuito terá início às 8h da manhã com encerramento previsto para as 16h.

Na ocasião haverá ações de prevenção e promoção à Saúde:

- Teste de Glicemia
- Verificação de Pressão Arterial
- Verificação de IMC e orientações nutricionais
- Atividades recreativas direcionadas
- Exercícios laboriais físicos
- Teste rápido para AIDS
- Exposição e orientações sobre vetor da dengue
- Palestra sobre violência sexual
- Oficina de bijouteria
- Oficina de dança
- Saúde bucal
- Imunização

Durante o evento serão contempladas ações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher. O Circuito Saúde acontecerá na Praça Monsenhor Expedito e conta com a presença de todos.

Secretaria Municipal de Saúde - São Paulo do Potengi/RN

Dilma prestigia missa de entronização do Papa

O papa Francisco fez ontem um apelo, na homilia da missa de inauguração de seu pontificado, aos cristãos e a todas as pessoas que ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político e social, para que cuidem dos bens da natureza, do meio ambiente e de todos os seus irmãos, especialmente os mais pobres. "Não devemos ter medo da bondade nem da ternura", advertiu o papa, ao recomendar vigilância sobre os sentimentos e o coração, "porque é dele que saem as boas intenções e as más, aquelas que edificam e as que destroem".

Em nome dos brasileiros, a presidenta Dilma Roussef cumprimenta o papa logo após a missa de entronização, celebrada no Vaticano
A presidente Dilma cumprimentando o Papa, logo após a missa de entronização 

Francisco falou durante 15 minutos, lendo um texto em italiano, diante de representantes de 132 países e instituições mundiais - incluindo 6 monarcas, 44 chefes de Estado, 3 príncipes herdeiros e 12 chefes de governo. Ao convidar essa audiência seleta e cerca de 200 mil pessoas que enchiam a Praça São Pedro e ruas vizinhas, numa manhã ensolarada e temperatura de 10 graus, Francisco incluiu-se entre aqueles que devem se comprometer a proteger a humanidade e a criação, com particular atenção aos pobres. "Eis um serviço que o bispo de Roma (ele, como papa) está chamado a cumprir, mas para o qual todos nós estamos chamados, fazendo resplandecer a estrela da esperança", enfatizou.

O exemplo a seguir é São José, santo de sua devoção, cuja festa se comemora em 19 de março. Francisco comentou o trecho do Evangelho que narra como Deus escolheu José para guardar (proteger) Maria e seu filho Jesus. A missa durou uma hora e 20 minutos, rigorosamente dentro do ritual previsto. O povo já enchia a praça quando Francisco chegou no papamóvel às 8h50 e deu várias voltas entre a multidão, antes de se dirigir à sacristia, ao lado da capela da Pietá, para vestir os paramentos litúrgicos. A maioria das autoridades já se encontrava em suas cadeiras, de um lado e de outro do altar, quando os sinos da Basílica de São Pedro começaram a repicar, às 9 horas.

A presidenta Dilma Rousseff chegou com os quatro ministros de sua comitiva. Sentou-se numa cadeira da primeira fila, enquanto os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Aloizio Mercadante (Educação), Helena Chagas (Comunicação Social) e Antônio Patriota (Relações Exteriores) se colocavam ao lado, um pouco atrás.

Fonte: Agência Estado

Assembleia dos Professores em Santa Maria

Segundo informações que chegaram ao blog, logo mais às 09 horas, na cidade de Santa Maria, os professores da Rede Municipal de Ensino daquela localidade, que estão em greve, realizarão uma Assembléia para decidir os rumos do movimento. 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Regional participará do evento.

Parlamento do Potengi se reuniu em São Pedro

Vereadores da Região reunidos na Câmara Municipal de São Pedro

Ontem à noite (19), a Comissão de Vereadores, tendo a frente João Cabral, Erivan (São Paulo do Potengi), Israel Mafra (Barcelona), dentre outros, esteve na Câmara Municipal da cidade de São Pedro, sensibilizando os edis daquela Casa Legislativa com o objetivo de criar o Parlamento do Potengi.

Irmã Iva

Irmã Iva, uma educadora bastante querida e respeitada em nossa comunidade e região, grande colaboradora da educação potengiense nos anos 80 e 90, formadora de inúmeros professores e professoras no Colégio São José (inclusive este blogueiro, que também é professor), proferirá, logo mais às 15:30, no educandário já mencionado, uma palestra que faz parte da programação comemorativa dos 50 anos da instituição.

Choveu 33 milímetros no Potengi Pequeno

No dia de ontem (19), dedicado a São José, choveu em 42 municípios do RN. Boas chuvas no Seridó, a maior delas em Caicó, 77 mm. 

Na comunidade de Potengi Pequeno, em nosso  município, de uma tacada só, a chuva foi de 33 mm, deixando os agricultores esperançosos por um bom inverno.

terça-feira, 19 de março de 2013

Governadora entrega ração para produtores do Potengi

Prefeita Nica (Ruy Barbosa), governadora Rosalba, prefeito Naldinho junto com agricultores

Quem esteve na manhã desta terça-feira em São Paulo do Potengi, por volta das 10 horas da manhã, foi a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Agricultores colocando a ração nos sacos

No Centro de Exposições Agropecuárias Francisco Bezerra de Brito (Caprifeira), a governadora entregou oficialmente ração animal para produtores rurais dos municípios potengienses.

Nessa primeira etapa foram entregues 123 toneladas de ração. A 2º etapa começará nos próximos 15 dias.

Governadora com a comitiva de Barcelona

Rosalba foi recebida pelo prefeito municipal Naldinho, pelo diretor geral da EMATER, Dr. Ronaldo e pelo diretor regional Barreto, além de outras autoridades e agricultores.

Naldinho, Barreto, Nica e Dr. Ronaldo

"Estamos vivendo um momento muito difícil devido à grande estiagem que estamos atravessando, porém, precisamos nos unir e nos dar as mãos para vencermos juntos tão grave situação", disse Rosalba.

Governadora sendo recebida pelo prefeito Naldinho

"O nosso governo não está medindo esforços para ajudar o homem do campo a conviver com a seca", ressaltou a governadora.

Assembleia Legislativa homenageia Ordem DeMolay

Plenário da Assembleia Legislativa com DeMolay's e Maçons

Jovens que compõem a Ordem DeMolay na região Oeste do Rio Grande do Norte receberam homenagem na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (18), em comemoração ao Dia Nacional da Ordem DeMolay. Trata-se de uma sociedade de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade entre os 12 e os 21 anos. A sessão solene foi de autoria do deputado Kelps Lima (PR), que já integrou a organização. “Tenho que fazer um agradecimento público, pois hoje me sinto um vencedor, tanto no aspecto pessoal quanto profissional e a Ordem DeMolay foi fator decisivo”, declarou.

Na ocasião, o representante da Ordem dos DeMolays, Kleber Cavalcante foi homenageado com uma placa e falou em nome dos jovens que estavam nas galerias da Casa. “Estendo esta homenagem a todos vocês que vieram de longe para festejar este dia aqui. Fazer parte da Ordem é ser um jovem comprometido em ser uma pessoa melhor. Hoje, temos cerca de 700 capítulos em todo o Brasil, com uma média de 35 mil jovens. E mais de 200 mil já passaram pela Ordem DeMolay. Este é o maior projeto da Maçonaria e nós não podemos deixar a chama se apagar”, declarou.

Galeria da Assembleia ficou lotada por DeMolay's de todo o estado

Outras autoridades participaram da sessão solene, entre elas o secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa – que também foi da Ordem DeMolay -; o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremern), Jeancarlo Cavalcante e o presidente da Comissão de Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Hallrison Dantas.

O Capítulo Mensageiro da Paz de São Paulo do Potengi foi representado por uma comitiva de 15 jovens. Dentre eles, o mestre conselheiro, Paulo Roberto Macedo, o consultor do Capítulo e maçom da Loja Acácia do Potengi, Cleiton Marques e o secretário nacional de comunicação da instituição, Herisson Bezerra.

Com informações do Portal da Assembleia Legislativa

Dia de São José

Hoje (19 de março) é o Dia de São José, esposo de Nossa Senhora, pai adotivo de Jesus Cristo e um dos mais queridos santos do mundo cristão católico. Padroeiro do trabalho, do bom inverno, de todas as causas.

No semi-árido nordestino, que vem atravessando uma das piores e mais prolongadas secas de sua história, o sertanejo redobra sua fé no santo, na esperança da chegada das chuvas e de uma boa safra. Na cidade de Angicos (Região Central do RN) milhares de devotos participam hoje pela manhã da tradicional missa do  seu Padroeiro.

Em São Paulo do Potengi, o Colégio São José, fundado pelas Irmãs da Divina Providência, atualmente administrado pela Obra de Maria, está em festa, comemorando seu Jubileu de Ouro. Logo mais às 19 horas, na Matriz de São Paulo Apóstolo, o Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre, presidirá a missa em ação de graças pelos 50 anos do Colégio

PMDB de São Paulo do Potengi vai renovar diretório


Segundo uma fonte credenciada que conversou o Blog, as lideranças e filiados do PMDB em São Paulo do Potengi vão se reunir no próximo final de semana para traçar os novos rumos do partido em nosso município.

Escolha do novo diretório municipal, novas filiações, preparação da próxima convenção, decisão de quem será o líder do partido na Câmara Municipal, já que o mesmo conta com quatro vereadores naquela casa.

A fonte nos garantiu também que existe um grupo dentro da agremiação partidária peemedebista defendendo a renovação na condução da mesma, abrindo espaço para lideranças jovens.

Professores de Santa Maria entraram em greve

Segundo informações que chegaram ao blog, os professores da Rede Municipal de Educação de Santa Maria entraram em greve. A categoria cobra da atual gestão o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Salários. O Blog vai ouvir ambas as partes. 

Teremos outras informações.

Hoje tem a Quermesse do Colégio São José

Vai ser logo mais, a partir das 20:30 horas, a quermesse pelos 50 anos do Colégio São José na Praça Irmã Dominícia, por trás da Matriz. Haverá música ao vivo, serviço de bar e comidas típicas. Toda a comunidade potengiense está convidada a participar da mesma.

segunda-feira, 18 de março de 2013

PM orienta sobre menores pilotando motos em São Paulo do Potengi


Transferir 01 Menor em moto.jpg (19,7 KB)
A Polícia Militar, em São Paulo do Potengi, vem a orientar aos pais que não autorizem seus filhos a pilotaram Motos ou motonetas de 50 cilindradas(cinquentinha), incluem nessa cilindrada as Traxx e Jonny, sob pena de apreensão do veículo e representação do responsável por via JUDICIAL.

Muito é discutido na cidade sobres essas motocicletas, a Polícia vem a informar que apenas maiores de idade podem conduzir esses veículos, pois precisam de CNH ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) e apenas os Penalmente Imputáveis (maior 18 anos), podem obter esta autorização, desta formar fica proibido a circulação de pessoas com idade inferior a 18 anos  com as referidas motocicletas.

Informações cedidas pelo Tenente Diego, comandante da PM local

Anvisa determina retirada de sucos AdeS das prateleiras por suspeita de contaminação


Os supermercados de Natal irão seguir determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre retirar todos os lotes de diversos sucos AdeS por suspeita de contaminação. A afirmação é de Eugênio Medeiros, dono de supermercado e membro da diretoria da Associação de Supermercados do RN (Assurn). "A decisão envolve praticamente todos os produtos", disse Eugênio. Este confirmou que os supermecados já foram orientados a retirarem o produto das prateleiras.

Sobre a decisão publicada hoje (18) no Diário Oficial da União, ele afirma que "os supermercados irão seguir as determinações da Anvisa, mas querem ouvir o outro lado e esperam que a Unilever [fabricante do produto] se pronuncie sobre os encaminhamentos das mercadorias". Ele diz que a decisão de empresa pode ser de que os supermercados devolvam os sucos suspeitos de contaminação, mas também pode ficar decidido que as mercadorias sejam mantidas nos estoques de supermercados, até que se descubra a contaminação ou não dos sucos.

A decisão de retirada dos produtos AdeS das prateleiras de supermercados ocorreu após publicação no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (18), na qual a Anvisa suspende desde a fabricação até o consumo de todos os lotes de 32 produtos da marca.

TN Online

Rosalba admite apoiar a reeleição de Dilma Rousseff para Presidenta



A governadora Rosalba Ciarlini aposta nas parcerias com o Governo Federal para executar, neste ano, obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte. Ela afirma que, nos dois primeiros anos da administração, as dificuldades financeiras, combinadas com a ausência de projetos foram os principais entraves para firmar os convênios que garantem investimentos ao Rio Grande do Norte. Rosalba apresentou uma vasta lista de obras numa entrevista na Tribuna do Norte de hoje, a maioria envolve construção ou melhorias em estradas, reforma de aeroportos regionais, construção de barragens, instalação de adutoras e redes de saneamento básico. Em Natal, estão alguns destes principais investimentos, como a ampliação da rede de coleta de esgoto para 80% das residências. Não esqueceu de destacar o Aeroporto de São Gonçalo e a Arena das Dunas.

Fonte: Riachuelo em Ação

Monsenhor Expedito, pioneiro da Campanha da Fraternidade no Brasil

O jornalista Woden Madruga,  que há muitos anos escreve no Jornal Tribuna do Norte, que é proprietário em Lagoa de Velhos, foi amigo pessoal de Monsenhor Expedito e que todos os domingos frequenta a feira de São Paulo do Potengi, onde participa de uma conversa descontraída com um grupo de amigos, começando sempre pela Livraria de Luizinho e terminando no Comércio de Pedrinho de Lagoa de Velhos.

Monsenhor Expedito, o pioneiro da Campanha da Fraternidade

Ontem (19), este blogueiro recebeu do Dr. Woden uma edição do Jornal de Hoje (Natal) de 07 de fevereiro passado, onde foi publicado um artigo com o título: "Origem das Campanhas da Fraternidade", de autoria do padre e escritor João Medeiros Filho. 

O padre afirma, com conhecimento de causa, que Monsenhor Expedito é o pioneiro da Campanha da Fraternidade no Brasil. "Numa reunião realizada na cidade do Açu com militantes da  Juventude Agrária Católica (JAC), no dia 11 de fevereiro de 1958 (ano de grande seca), onde também estavam presentes vários padres das Dioceses de Natal, Caicó e Mossoró, membros da JAC questionavam o silêncio da Igreja e o que poderia ser feito pelas vítmas da estiagem. Monsenhor Expedito tomou a palavra e sugeriu que cada militante da JAC doasse o equivalente a um dia de seu salário para os flagelados da seca. Todos aceitaram a ideia. Monsenhor realizou, em São Paulo do Potengi, na Semana Santa de 1958, a primeira Coleta da Fraternidade. Assim aconteceu até 1962, quando Dom Eugênio Sales, Bispo de Natal, passou a organizar a campanha a nível de Arquidiocese, que em seguida foi assumida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)".

A Gazeta do Potengi, também editada por este blogueiro, publicará o artigo na íntegra, na edição de março, que circulará nos próximos dias.


domingo, 17 de março de 2013

Assembleia Legislativa homenageará a Ordem DeMolay

Assembleia Legislativa do RN homenageia Ordem DeMolay nesta segunda

Nesta segunda-feira, dia 18 de março de 2013, às 10h, a Assembleia Legislativa do RN fará homenagem a Ordem DeMolay – organização juvenil para rapazes, patrocinada pela maçonaria universal. A homenagem foi proposta pelo Deputado Kelps Lima, que também é DeMolay, por ocasião da passagem do dia municipal, estadual e nacional da Ordem DeMolay, comemorado em 18 de março. 

Existem diversas personalidades de nossa sociedade que também são DeMolays, entre eles: Jean Carlos (presidente do Conselho Regional de Medicina do RN), Raniere Barbosa (vereador e secretário municipal de Natal), Naldinho (prefeito de São Paulo do Potengi), Flaviano Monteiro (prefeito de Apodi), entre tantos outros.

O nome da Organização é uma homenagem ao Cavaleiro Templário, Jacques DeMolay, que foi o último Grão-mestre da Ordem medieval

Nos capítulos DeMolays os jovens se desenvolvem e tem a oportunidade de aprender e se preparar para o a vida adulta. Eles exercem funções administrativas, sociais e ritualísticas, discutem projetos, propostas, debatem ideias, desenvolvem a oratória, e criam laços de amizade fraterna. As suas atividades são sempre acompanhadas e supervisionadas por experientes maçons, que se dedicam a aconselhar os DeMolays. Os ensinamentos da Ordem se baseiam nas sete virtudes cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, pureza, fidelidade e patriotismo. 

A ordem conta com mais de 35 mil jovens atuando em todo o Brasil, em mais de 600 capítulos. No RN existem mais de 600 jovens em atividade, em 20 capítulos que atuam nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Assú, Pau dos Ferros, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Areia Branca, São Paulo do Potengi, São João do Sabugi, Jucurutu, Martins, São José de Mipibu, Alexandria e São Miguel. 

Diversas comitivas de todo o RN estarão presentes na sessão solene.

Com informações de O Jornal de Hoje

Barcelona

Na sexta-feira (15) à noite, aconteceu uma conversa descontraída no Bar do Paulo Sales, em nossa cidade, entre o prefeito de Barcelona, Carlos Zamith (que está no seu 5º mandato), o vereador Natelmo (presidente da Câmara daquela cidade), Paulo Mafra, o diretor da 4ª DIRED, João Maria Campos, e o editor deste blog.

Política, estiagem, rompimento ou não do PMDB com o Governo Rosalba, as inúmeras dificuldades dos atuais prefeitos em início de mandato, além de outros assuntos, fizeram parte do bate-papo.

Programação do Jubileu de Ouro da Divina Providência e do Colégio São José

Hoje, dentro da programação das comemorações dos 50 anos das Divina Providência e do Colégio São José em São Paulo do Potengi, as irmãs realizarão visitas, durante todo o dia deste domingo, às famílias da comunidade do Cabaço. Sendo que à noite haverá a celebração da Palavra naquela localidade.

A partir desta segunda-feira (18) até sexta-feira (22), a partir das 4 horas da manhã, haverá caminhada penitencial, partindo de vários pontos da cidade até a Matriz, onde padre Ramos celebrará missa às 5 horas da manhã.

Polícia de São Paulo do Potengi prende assaltantes


Os bandidos que roubaram os frequentadores de um bar e subtraíram todos os pertences na noite de última quarta-feira (13), foram presos em flagrante.

Após recebimento da notícia crime, foi realizada diligências e, de posse das cateterísticas, foi verificado que os bandidos seriam da cidade de São Tomé. A polícia se deslocou ao município vizinho acarretando na prisão de dois acusados e recuperando parte do material roubado. 

A Polícia solicita que as vítimas vão a Delegacia de Polícia Civil para reconhecimento, a identidade será preservada, quanto mais vítimas comparecerem mais tempo atrás das grades eles ficarão.

Fontes: Ten. Diego Souza e Blog do Johan Adonis

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.