sábado, 16 de março de 2013

Hoje tem amistoso entre a seleção local e ASSEPLAN, no Augusto Gomes da Rocha



Hoje (16), às 16hs, no Estádio Municipal Augusto Gomes da Rocha, em nossa cidade, acontecerá o amistoso entre a Seleção de São Paulo do Potengi e ASSEPLAN (Associação Esportiva Planalto). A entrada é franca.

O ASSEPLAN está montando o elenco e se preparando para jogar a 2ª divisão do Campeonato Potiguar e vem jogar em aqui com o intuito de observar alguns jogadores Potengienses que possivelmente poderiam se integrar e reforçar a equipe do Bairro Planalto de Natal na 2ª divisão estadual.

O time do Planalto é comandado pelo técnico Carlos Gutemberg. A Seleção de São Paulo do Potengi é comandada pelo Técnico Rubinho Valério. 

Fonte: SPP news

Dia 22 de Março e o “BERRO pela ÁGUA”, por Hugo Tavares


Esse mês de março do ano de 2013 é tempo crucial para o campo. O dia 19 é marcado pela esperança, uma vez que os agricultores depositam todas as suas fichas em São José, para que as chuvas cheguem. Caso chova, acontece um ano bom de inverno, o que nos revela o imaginário popular. A meteorologia e seus técnicos dizem diferente: nesse ano de 13, o inverno será menor 40% em relação ao ano de 2012. Independente ou não de datas e crenças começam a ser delineadas as imagens de uma das piores secas dos últimos 50 anos. Isso é um fato. Diante desse quadro a sociedade Potiguar começa a se mobilizar. As instituições ligadas ao campo já começam a botar o nariz nas veredas do sertão. A grita começa por São Paulo do Potengi. Nesse dia 13 de março, realizou-se um ato público chamado “grito pela água”, puxado por uma gama de instituições, como o movimento rural Arquidiocese de Natal, FETARN, FETRAF, Movimento Água para Todos, ABRAÇO POTIGUAR (Associação de Rádios Comunitárias), entre outros. A imprensa do estado começa a noticiar esses movimentos. Repercutiu nas páginas do Jornal a Tribuna do Norte, blogs, Rádios Comunitárias, etc. Esse sentimento aparentemente tem uma conotação de ser do campo, mas não, é urbano também. Esse movimento é uma bandeira de cidadania fincada no solo Potiguar, ainda no século passado (XX), através da ação espetacular do Mons. Expedito Sobral de Medeiros, Coordenador da “Campanha Como Conviver com a Seca”, com auspícios da Arquidiocese de Natal. O movimento das águas acontecido no início dos anos 90 foi vitorioso. Desde a sua primeira grande reunião acontecida no dia 23 de março de 93, em Santa Cruz, que o povo do Rio Grande do Norte sentiu e aprendeu a importância de se lutar pela causas justas e do engrandecimento da alma humana. Nesse dia 23 de março no bronze da história será cunhado 20 anos dessa luta.
O exemplo de Mons. Expedito foi vitorioso, mesmo passadas essas duas décadas, ele ainda está vivo, cobrando soluções para os problemas da falta dágua em nosso estado. Diga-se que o problema não é falta dágua, mas sim, falta de administração dos governantes. Vejamos: a barragem Armando Ribeiro Gonçalves alocada no município de Assú tem capacidade de armazenar 4.400.000.000m³ dágua e pra quê? Faz-se imperativo fazer a pergunta. Pra quê? Segundo informações de entendidos no assunto somente 3% da capacidade daquele reservatório é utilizada para algum fim: Levar água para o baixo Assú pelo canal do Pataxó, abastecer a adutora Sertão Central Cabugí e para a pesca, somente. A barragem Santa Cruz do Apodi: 600.000.000m³. Pra quê? A comunidade do Vale do Apodi espera pelos projetos de irrigação e até agora nada. Existem vários outros mananciais sem utilização nenhuma no Rio Grande do Norte.
Nesses novos tempos em que a luta do Mons. Expedito começa a ser reeditada pelo campo e cidades, reforço a ideia de se construir um canal com as finalidades de irrigação e abastecimento humano para as regiões do Mato Grande e Potengi. Esse sugestão de se construir um canal saindo do município de Itajá, interligado no canal do Pataxó, para o Pico do Cabugi em Angicos e de lá para Serra Azul no município de Riachuelo.
Desses dois relevos naturais a água seria ofertada por gravidade, e por sua vez o Potengi, recebendo água para irrigação e para o consumo humano, sairia do abastecimento que ora é feito pela adutora Mons. Expedito, dessa forma, desafogando o abastecimento para as regiões Agreste/Trairi, que é feito pela Loga do Bomfim em Nísia Floresta. Tenho consciência plena que essas ideias ainda estão no nascedouro, mas tenho convicção de que muitos corações e mentes serão sensíveis a essas esperanças.
O problema da seca no Nordeste não é falta dágua, e sim, falta de administração e determinação política para resolver as agruras da estiagem.
Água no Nordeste existe em grande quantidade. A indústria da seca é quem camufla a sua existência franca no nordeste brasileiro. São muitas as adversidade, entre elas a falta do educação do nosso povo. A CAERN e o SAAE e todos os órgãos que ofertam água tem uma responsabilidade para com as comunidades que são abastecidas por elas. Não basta só f abastecer e mandar a conta no final do mês. É preciso educar também, investindo na introdução de hidrômetros nas torneiras e na formação do povo. Afinal a água é para o povo e o povo, claro, é quem a conta paga. A presença do carro pipa é uma constatação e mesmo assim, as pessoas ainda não tem consciência de que a água é um bem findo e gastam de todo jeito.
Nesse 22 mês de março é comemorado o dia Internacional das águas. É um ótimo dia para se refletir sobre esse bem findo da humanidade. O dia seguinte, o dia 23, é aniversário da primeira grande reunião acontecida em Santa Cruz. Já se foram 20 anos. Nesse dia, no ano de 1993, o Monsenhor Expedito plantou a semente da cidadania pela água e pela solidariedade que devemos ter pelos povos sedentos do Nordeste, do Brasil e do mundo.
A obra da transposição de águas do Rio São Francisco precisa ter solução de continuidade. Milhares de Nordestinos serão beneficiados com a conclusão dessa obra, que causará um impacto em torno de 20% no combate à seca. As políticas de construção de cisternas deverão continuar, poços tubulares, açudagem, construção de canais, barragens submersas, irrigação, etc. A seca é um fenômeno natural, por isso o homem deve aprender a conviver com ela. A classe política do nosso país precisa entender melhor esse contexto e responder com atitudes, permeadas de vontade política e ter compromisso para com todos.
A sociedade deve se organizar mais ainda. Nesse dia 19 de março (dia de São José) haverá em Santa Cruz, mais um agito da água, onde as políticas públicas serão temas debatidos com a participação de professores, estudantes, imprensa, escolas, universidades, sindicatos, igrejas, donas de casas, agricultores, políticos, etc. Cada um deverá se irmanar num grande sentimento de unidade. Os governantes deverão ter papel fundamental nesse processo. O povo deverá ser o condutor de toda essa engrenagem, afinal 2014 é ano de eleições e antes que a copa do mundo cobra todos com o seu véu, o dono da bola ainda é o povo.
Nesse ano de 2013, em qualquer reunião que acontecer não será preciso determinar que “não seja servida água a ninguém” para que todos sintam o que é não ter água pra beber”.
O tempo é inclemente. Ele mesmo anunciou.
Cabe a nós agir e avançar.
Cada um tem que fazer a sua parte.
Viva Mons. Expedito Sobral de Medeiros.
Hugo Tavares Dutra
Pedagogo, funcionário do IBGE,
presidente da ABRAÇO POTIGUAR,
membro do Movimento Água Para Todos
– Um Expeditiano

sexta-feira, 15 de março de 2013

São Paulo do Potengi é destaque na imprensa estadual

São Paulo do potengi, ontem (14) e hoje (15), foi destaque na imprensa da capital do estado, mais precisamente no jornal Tribuna do Norte, principal veículo de comunicação impresso do Rio Grande do Norte com duas reportagens assinadas pelo jornalista Sergio Henrique Santos.

A do dia 14 tratou da realização do "Grito pela Água" em nossa cidade, ocorrido no último dia 13. Já a matéria de hoje, publicada na página 10 do caderno Natal, trata do Jubileu de Ouro (50 anos) da chegada e permanência das Irmãs da Divina Providência e do Colégio São José no Potengi. Ambas as matérias também foram divulgados na versão online da Tribuna.

[TRIBUNA DO NORTE] Irmãs da Divina Providência comemoram Jubileu de Ouro

Cinquenta anos trabalhando em prol da educação e da religiosidade. A Congregação das Irmãs da Divina Providência completou o Jubileu de Ouro da chegada das freiras ao Rio Grande do Norte. As primeiras freiras foram recebidas com festa pelo pároco de São Paulo do Potengi, na época, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. A programação alusiva à data começou no dia 5 e se estende até o dia 23 de março, com missa e jantar de reencontro de ex-alunos do Colégio São José, fundado pelas religiosas em 1963.

Irmã Isoldi Bittencourt

Ao longo de sua história, as irmãs construíram um legado em favor da educação e da evangelização. O Colégio São José, inaugurado em 5 de março de 1963, foi administrado pelas irmãs durante quase toda sua história. Atualmente, uma congregação Comunidade Obra de Maria, ligada às freiras, mantém a instituição. A escola privada de Ensino Médio atende 380 alunos, e tem mais de 40 professores e colaboradores. 

"Em um passado recente, já passaram pelos bancos do nosso colégio médicos, dentistas, comerciantes locais, sete sacerdotes e além de políticos, como José Azevedo Lopes (ex-prefeito) e José Leonardo Cassimiro (Naldinho, atual prefeito)", lembra a irmã Isoldi Bittencourt, madre superiora da Congregação, em São Paulo do Potengi.

Confira a íntegra da matéria clicando aqui.

Cristinápolis (SE) aposta na prevenção para combater o uso do crack

O Município de Cristinápolis, no interior de Sergipe, faz aniversário de 131 anos no dia 23 de abril, e em meio às comemorações, a gestão local vai lançar um trabalho de prevenção aocrack. O consumo da droga tem assustado o governo municipal nos últimos oito anos. Em entrevista à Agência CNM, o prefeito Raimundo Leal fala das estratégias para combater esse mal.

De acordo com Leal, a prefeitura e o Conselho Municipal AntiDrogas (CMAD) devem promover ações de prevenção ao uso do crack. Serão atividades como a capacitação dos professores, palestras sócio-educativas e a convocação da população para o envolvimento na luta contra as drogas.

“Queremos mostrar os perigos, apresentar vídeos para os jovens tomarem conhecimento desse mal. Quero investir em música, no esporte. Os recursos são poucos, mas a gente faz o que pode”, explica Raimundo Leal.

O prefeito contou à Agência CNM que o Município vive basicamente da agricultura e, nesta época de extrema seca, faltam empregos nas lavouras. Assim, por estarem desempregadas, as pessoas buscam refúgio no crack. “Mas, têm também as pessoas de condição. O Município sempre esteve em vermelho no mapa do Observatório”, diz Leal ao se referir ao Observatório do crack, mantido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Estremecimento entre Garibaldi e Carlos pode ser estopim de rompimento do PMDB


Um caso que vem sendo tratado em canto de página pela mídia do Estado envolve um possível desentendimento entre o atual secretário chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Carlos Augusto Rosado, e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho. O ministro, que está insatisfeito com o governo, teria responsabilizado o marido da governadora por insinuações de irregularidades na Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente (FUNDAC), cuja direção foi indicação do PMDB.
Segundo fontes governistas, o clima entre Carlos Augusto e Garibaldi é de “desconfiança” por conta deste episódio, e isso viria aumentando a chama da discórdia no que diz respeito à tomada de posição do PMDB em relação ao governo Rosalba. Enquanto por Garibaldi o PMDB romperia com o governo, quem vem insistindo na manutenção da aliança é o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves.
Ao mesmo tempo, este clima vem pressionando Carlos Augusto a não ceder os espaços que o PMDB pleiteia na administração. Isso porque, além da desconfiança, Carlos Augusto manifesta a convicção de que o PMDB está fazendo exigências demais de espaços. E o que é pior: o guru político do governo não vê qualquer perspectiva de que o PMDB esteja no palanque de Rosalba em 2014, mas sabe da necessidade de contar com os peemedebistas agora em 2013, para dar sobrevida à administração.
Fonte:  Jornal de Hoje

Papa Francisco vem ao Brasil dia 25 de julho


Papa vem ao Brasil  em Julho para Jornada Mundial da Juventude
O papa Francisco deverá participar de pelo menos quatro atividades da Jornada Mundial da Juventude, principal evento da juventude católica, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o vice-presidente do Comitê Organizador Local da Jornada, dom Antônio Augusto, o primeiro pronunciamento do pontífice deverá ocorrer na Praia de Copacabana, no final da tarde do dia 25.
O pronunciamento deverá ocorrer em um palco montado na praia, onde o papa será oficialmente recebido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. “Dom Orani saudará o papa. Haverá também os jovens representantes de cada continente, que irão cumprimentá-lo. Depois haverá um momento de oração”, disse dom Antônio.
Fonte: Robson Pires

quinta-feira, 14 de março de 2013

Polícia prende assaltantes da Fábrica Iracema de São Paulo do Potengi

Policiais Civis da cidade de São Paulo do Potengi prenderam na tarde desta quarta-feira (13) dois dos responsáveis pelo assalto à Indústria de Beneficiamento de Castanhas Iracema, ocorrido no último sábado (09). Na noite de sábado quatro assaltantes armados invadiram o local, renderam os dois vigilantes que estavam fazendo a guarda da empresa e levaram 7 computadores, câmera fotográfica entre outros objetos.

Após um intenso trabalho de investigações, liderado pelo agente Gustavo Albuquerque, a Polícia Civil de São Paulo do Potengi desbaratou a quadrilha composta por Wilton Carlos de Lima, 31 anos, e Rafael da Silva Medeiros, 20 anos, conhecido como Rafinha - ambos presos na tarde de hoje - e outros dois membros que foram identificados como Pedro e Ricardo, esses últimos permanecem foragidos.

Com a prisão de Wilton e Rafinha todos os objetos roubados no último sábado foram recuperados. Eles prestaram na Delegacia Regional de São Paulo do Potengi. Wilton estava cumprindo o regime condicional por um assalto cometido no bairro de Felipe Camarão.

Com informações da DEGEPOL e da Tribuna do Norte

Cerca de 600 pessoas participaram do Grito da Água

Cerca de 600 pessoas da nossa cidade e de outras cidades da região participaram ontem à tardinha em São Paulo do Potengi do Grito da Água no Potengi. O movimento tem como objetivo revitalizar a luta de Monsenhor Expedito e chamar atenção das autoridades governamentais, que é preciso medidas urgentes, para garantir água de boa qualidade para os potengienses e para todo o RN.

A seguir, fotos do evento.

Hugo Tavares, prefeito Naldinho e Ambrósio Azevedo

Padre Ramos abençoando o movimento 

O público na calçada da Igreja Matriz

Público de várias cidades da região presente na Praça Monsenhor Expedito

Representantes de comunidades do campo, com faixas e cartazes

Moacir, Raimundo Baé, João Maria, João Cabral e Erivaldo

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeais foram escolher novo Papa 'no fim do mundo', diz Francisco

Papa Francisco acena para a multidão depois do anúncio na sacada (Foto: Gregorio Borgia/AP)
Papa Francisco 



O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, Francisco, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada apesar da chuva, o argentino, afirmou que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.
Em tom sério, ele pediu aos cerca de 1,2 bilhão de católicos do mundo a "empreender um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização".
Ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, em um gesto sem precedentes na Igreja moderna: um Papa agradecendo a um antecessor vivo.
"Rezem por mim, e nos veremos em breve", disse, acrescentando que, nesta quinta, pretende rezar para Nossa Senhora.
"Boa noite a todos e bom descanso", finalizou, na varanda da Basílica de São Pedro, sob aplausos da multidão.
Fonte: G1

Grito da Água presente na coluna do Jornalista Woden Madruga

Saiu hoje na coluna do jornalista Woden Madruga, na Tribuna do Norte, a seguinte nota, divulgando o movimento Grito da Água, que terá início hoje à tarde, em nossa cidade.

"Final da tarde de hoje, na cidade de São Paulo do Potengi, acontece o lançamento do movimento 'O Grito da Água no Potengi', o clamor popular que pretende se espalhar por todo o Rio Grande do Norte. É a continuação da luta do Monsenhor Expedito Medeiros, a luta pela água, que é a luta pela vida. Lideranças comunitárias de toda a região estarão presentes".

A pressão é grande por emprego

Segundo uma fonte que tem conversado com o prefeito Naldinho, a grande pressão desse início de gestão é por emprego. O gestor municipal tem comentado que se existissem 2 mil postos de trabalho na Prefeitura, ainda não daria para atender a todos que batem na porta da mesma na busca de um emprego. 

Segundo a fonte, a saída gradativa é buscar atrair empreendimentos alternativos para o nosso município que possam gerar emprego e renda para os potengienses. E, de acordo com a informação  que chegou ao Blog, Naldinho já vem trabalhando com empenho na busca dessas alternativas.

Jornal Gazeta do Potengi

Depois de um merecido recesso de início de ano, a Gazeta do Potengi estará circulando nos próximos dias, com a sua primeira edição de 2013. A mesma já esta sendo preparada. O jornal completará em setembro próximo 16 anos de existência.

Vamos Gritar por água para todos

Vai ser logo mais a partir das 15 horas na Praça Monsenhor Expedito, de São Paulo do Potengi, O Grito Pela Água no Potengi, movimento que visa resgatar a luta do "Profeta das Águas". Representações de 11 municípios da nossa região estarão presentes no evento, que está mobilizando toda a nossa ribeira. 

Padre Ramos vai proferir a benção aos participantes do Grito e em seguida sairemos em caminhada até o Pavilhão do Povo, onde haverá um ato público e apresentações culturais.

Nesse momento de mobilização tão importante, vale lembrar os versos do poeta Hugo Tavares: "Monsenhor Expedito, meu amigo, meu irmão, o seu exemplo de vida é uma grande lição". "Água é pra se beber,  sonho é pra se sonhar, vida é pra se viver, e viver é se doar". 

Participe!

terça-feira, 12 de março de 2013

Primeira votação tem fumaça preta, e conclave ainda não elege novo Papa


Os cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina, no Vaticano, não conseguiram escolher o novo Papa na primeira votação realizada nesta terça-feira (12).
A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde acontece a reunião secreta dos cardenais, por volta das 19h40 locais (15h40 de Brasília), durante vários minutos, indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessárias para eleger o novo pontífice.
A fumaça preta indica que a Igreja Católica ainda não tem um novo líder

O público que estava na Praça de São Pedro, sob chuva e frio, e que esperava a fumaça branca e os sinos que indicariam a escolha de um novo Papa, recebeu a fumaça preta produzida pela queima dos votos dos cardeais com lamentações.
Com o fracasso da primeira votação, os cardeais seguem confinados na Casa de Santa Marta, e o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI continua nesta quarta-feira, com duas votações pela manhã e outras duas à tarde, ou até que um dos participantes obtenha os 77 votos necessários ou mais para ser escolhido o novo Papa.
Fonte: G1

O Grito Pela Água mobilizará toda a Região Potengiense

Parte da equipe organizadora do Grito Pela Água

Com o objetivo de revitalizar a luta de Monsenhor em prol de água de boa qualidade para todos, o Focampo (grupo de instituições ligadas ao campo) e o povo do Potengi realizarão nesta quarta-feira, 13 de março, às 15 horas, na Praça Monsenhor Expedito, em frente à Matriz, o Grito pela Água no Potengi.

O evento, que contará com a participação de comitivas de 11 municípios da região, terá a seguinte programação: 15 horas, concentração ao redor da estátua de Monsenhor Expedito, onde padre Ramos vai proferir a bênção aos presentes. Em seguida, sairá uma caminhada ate o Pavilhão do Povo. No local, um palco vai está armado com estrutura de som, sendo que alguns representantes do movimento levarão a palavra e haverá apresentações culturais.

Faremos a cobertura completa do evento.

Começa a sucessão na igreja

Os principais veículos da imprensa italiana, como os jornais Corriere Della Sera e o La Republica, apostam em três candidatos como os mais prováveis entre os 115 cardeais a suceder o papa emérito Bento XVI.  Na relação estão o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, de 63 anos; o cardeal canadense Marc Oullet, de 68 anos, e o italiano Angelo Scola, de 69 anos. Mas também são apresentados nomes alternativos. Tradicionalmente, os principais veículos de imprensa na Itália mantêm vaticanistas - especialistas em temas da Igreja Católica Apostólica Romana - entre seus comentaristas e consultores.

D. Odilo Scherer, ao lado de D. Raymundo Damasceno e Geraldo Majella Agnelo, é forte candidato a ocupar o Trono de São Pedro
Dom Odilo (ao centro) é considerado forte candidato ao papado

No Corriere Della Sera, a reportagem principal faz um perfil dos três cardeais, apontados como prováveis candidatos à sucessão de Bento XVI. O canandense é descrito como o mais aberto. O brasileiro dom Odilo como o candidato que conta com o apoio de um elevado número de cardeais, principalmente da América do Sul. O arcebispo de Milão, Angelo Scola, é apoiado pelos europeus e, naturalmente, pelos italianos que têm mais votos no conclave, segundo o Corriere Della Sera.

Porém, para o La República o nome que reúne mais votos é o do italiano Angelo Scola. Ele, segundo o jornal, é considerado um cardeal moderado e sua escolha pode representar a abertura da Igreja, na busca por mudanças internas, no momento de denúncias de casos de pedofilia e desvio de recursos no Vaticano.

Fonte: Agência Brasil

Colégio São José: 50 anos de história

Alunos do Colégio São José
Está pronta a programação religiosa e social, alusiva às festividades dos 50 anos de existência das Irmãs da Divina Providência e do Colégio São José em São Paulo do Potengi. A programação festiva organizada pela Divina Providência, Comunidade Obra de Maria, Paróquia e outros setores da nossa comunidade vai de 14 a 23 de março próximo.

Dia 14, acolhida das irmãs vindas do Sul e de outras regiões do Brasil em nossa cidade. Dia 15, encontro com a juventude no Centro Social São Paulo. Dia 23, 19 horas, missa de encerramento das festividades, presidida pelo arcebispo dos Dom Jaime Vieira. 21 horas, jantar de reencontro dos ex-alunos no Colégio São José, cuja senha custará 15 reais.

Teremos outras informações.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dona Nini celebra hoje 74 anos de vida

Dona Nini (de verde) acompanhada por familiares 
Quem está fazendo aniversário hoje (11) é a senhora Maria Nini, ex-prefeita do nosso município, esposa de Dr. Gileno, mãe de Gileno Júnor, do vice-prefeito Pacelli e de Edileuza.

Uma pessoa do bem que, juntamente com seu esposo e família, tem uma larga folha de serviços prestados aos potengienses. Um exemplo de vida, dignidade, fé em Deus, ação e esperança para vencer obstáculos e construir a vida. Uma missionária da educação, da cultura, do desenvolvimento humano e da política voltada para o bem comum. 

Dona Nini está fazendo hoje 74 anos de existência. A ela, os nossos parabéns e a nossa homenagem.

O jantar de Henrique Alves e o Potengi II

Do jantar promovido por entidades empresariais (sexta-feira passada, em Natal) em homenagem ao presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, também participaram, do Potengi, os seguintes prefeitos e suas comitivas: Gutemberg Pereira (São Tomé), Igor Araújo (Lagoa de Velhos), Kerginaldo (Eloi de Souza), Maria Aparecida (Rui Barbosa) e Carlos Zamith (Barcelona).

Ultrapassamos os 220 mil acessos

Em menos de 13 meses no ar, nosso blog ultrapassou ontem (10) a casa dos 220 mil acessos. Graças a você, leitor, que nos honra com a sua valiosa leitura e à equipe deste veículo de comunicação digital, que vem pautando o seu trabalho com moderação e credibilidade. 

Continue acessando!

Silvério Alves
Herisson Bezerra
Silvério Filho

domingo, 10 de março de 2013

Dom Odilo reza missa em Roma a dois dias de início do conclave

O brasileiro Dom Odilo Scherer, cotado como potencial candidato para suceder Bento XVI como Papa, segundo a imprensa italiana, rezou uma missa na Igreja de Santo André no Quirinal neste domingo (10) em Roma, na Itália, a dois dias do conclave, que acontece na próxima terça (12).

Brasileiro Dom Odilo Scherer reza missa em Roma neste domingo (10) (Foto: Gabriel Bouys/AFP)
Dom Odilo presidindo missa neste domingo

"Que maravilha, veio muita gente hoje", disse Dom Odilo após saudar os jornalistas, que eram maioria, no início da missa. Ele lembrou o grande interesse que a Igreja tem gerado no mundo por conta da presença dos cardeais em Roma. Apesar da missa ter sido realizada em italiano, Dom Odilo agradeceu em português o embaixador do Brasil na Santa Fé, Almir Franco de Sá, que estava presente no local.
Além de quase toda a imprensa brasileira que está em Roma, a missa de Dom Odilo foi acompanhada por dezenas de jornalistas de outros países – italianos, norte-americanos,  e espanhóis, por exemplo. Assim como o cardeal brasileiro, os outros cardeais também são titulares de uma igreja na capital italiana, e muitos celebraram missas ao longo do domingo.
Realizada no quarto domingo do período da Quaresma, que precede a Páscoa, o assunto geral dos textos lidos e também do sermão feito por Dom Odilo foi a misericórdia e a reconciliação com Deus. O cardeal brasileiro estava sereno e tranquilo, e sorriu em muitos momentos da missa – mesmo a celebração tendo sido filmada e fotografada.
"Tem muita gente que vive como se Deus não existisse ou não tivesse importância", afirmou durante o sermão que durou 22 minutos. "Convido a orar para a Igreja fazer bem sua missão nesse tempo. Seguramente um tempo difícil, mas também alegre".
No momento da comunhão, Dom Odilo e outros padres se posicionaram para entregar a hóstia consagrada aos fieis. A fila para receber a comunhão das mãos do cardeal, um dos que escolherá e poderá se tornar o novo Papa, foi muito maior que a dos outros padres, o que fez com que o momento se prolongasse um pouco.
A missa, entretanto, não atraiu apenas jornalistas. Estavam presentes também muitos religiosos – brasileiros e italianos – além de fiéis que costumam frequentar a Igreja. Alguns até fizeram uma pequena viagem. Foi o caso da freira brasileira Maria Salete de Oliveira, da congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Terezinha do Menino Jesus.
Fonte: G1

O grito de um homem do campo

Por Silvério Alves

Hoje pela manhã, na feira de São paulo do Potengi, ouvi de um produtor rural do nosso município o seguinte pedido, em forma de desabafo: "Homem, coloque na internet, no seu jornal, que nós produtores rurais não estamos suportando mais ter que comprar ração cara para o nosso rebanho, para não ver o gado morrer de fome. A situação a cada dia que passa fica mais braba, pois a seca está prolongada, nosso prejuízo é imenso e não temos para quem apelar". E continuou: "As poucas migalhas que nos chegam dos órgãos governamentais, quando chegam, são insuficientes para resolver, pelo menos em parte, o grave problema que estamos enfrentando".

Na foto, momento singular em que homem divide garrafa de água com animal

Está mais do que na hora da classe política (prefeitos e vereadores, igrejas, segmentos sociais...) organizarem um movimento (sem conotação político-partidária), botarem a boca no trombone, visando cobrar dos governantes estaduais e federais, soluções concretas e suficientes que cheguem sem tanta burocracia e obstáculos aos homens do campo, para ajudá-los a salvar o que ainda não foi destruído pela seca.

Onde estão os nossos deputados estaduais, federais e senadores que de quatro em quatro anos percorrem nosso municípios, fazendo discursos bonitos na busca do voto, se dizendo nossos representantes legítimos? Com pouquíssimas exceções, ninguém escuta uma palavra, uma defesa, uma voz... em favor dos castigados pela estiagem.

Enquanto isso, é triste, lamentável, vergonhoso se observar tantos escândalos envolvendo o dinheiro público, enchendo o mar da corrupção, sem que esses recursos possam socorrer quem de fato precisa deles.

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.