sábado, 9 de março de 2013

Chuva no Potengi

Agora à tarde, caiu uma boa chuva em nosso município. Temos informações que a mesma também contemplou boa parte da  região, a exemplo de São Tomé.

É a esperança do inverno chegando para os potengienses.

Que Monsenhor Expedito, lá do Céu, peça para São Pedro abrir as comportas do céu de forma moderada.

Ex-prefeito Azevedo e o PMDB de São Paulo do Potengi participaram do jantar de Henrique Alves

henrique rosalba jantar
Henrique, homenageado da noite, acompanhado da governadora Rosalba
Um grupo de peemedebistas potengienses, liderados pelo ex-prefeito José Azevedo Lopes (vereadores Lula da Carne, Getúlio, Erinho, Neilson, além de Titico que é do PR e João Maria Campos, diretor da 4ª DIRED), participou ontem (8) à noite, no Boulevard Recepções, em Natal, de um jantar em homenagem ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Alves.

A homenagem foi realizada por entidades representativas de setores produtivos do RN. Federações da Indústria, do Comércio, da Agricultura e das Empresas de Transportes Rodoviários.

Líderes da classe política norteriograndense de todos os lados estiveram presentes, dentre eles a governadora Rosalba Ciarlini, o vice-governador Robson Faria e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Presentes também 5 ministros do Governo Dilma, dentre eles Garibaldi Filho, primo do homenageado.

Deputado João Maia acompanhado por empresários e pelo vereador Titico

No seu discurso, Henrique agradeceu a todos os presentes e disse da sua luta enquanto presidente da Câmara para conseguir obras importantes para o RN junto ao Governo Federal.

Anunciou, com a autorização da presidente Dilma, a duplicação da BR 304 e da Reta Tabajara, a inauguração do aeroporto de São Gonçalo para o próximo ano, obras estruturantes para Natal, dentre outras parcerias.

Dona Salete de Chico de Aurora faleceu

Faleceu ontem às 21 horas, no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, dona Salete, esposa de Chico de Aurora e mãe de, dentre outros filhos, da professora Fábia Isabel, vice-diretora da 4ª DIRED.

Pessoa de família tradicional, bastante conhecida em nossa cidade, por muitos anos trabalhou no Hospital Monsenhor Expedito. Ela sofria de diabetes.

Seu corpo está sendo velado em sua residência, na Rua Júlio Regis, 115, e seu sepultamento será logo mais às 16 horas, no cemitério local, depois de missa de corpo presente, na Matriz.

À família enlutada, a solidariedade do Blog.

O Grito da Água no Potengi será no dia 13 de março

Na próxima quarta-feira, 13 de março, São Paulo do Potengi realizará uma grande movimentação popular intitulada "O Grito da Água no Potengi".

O evento, que tem como objetivo revitalizar a luta do "Profeta das Águas" Monsenhor Expedito em prol de água de boa qualidade para todos, é uma iniciativa de várias instituições parceiras, a exemplo do Fórum do Campo Potiguar, FETRAF-RN, Sindicatos Rurais, Associações Comunitárias, Igreja Católica, dentre outros.

O evento reunirá representações de 11 municípios da região e terá a seguinte programação: 16 horas, concentração em frente à Igreja Matriz, ao redor da estátua de Monsenhor Expedito, onde padre Ramos dará a bênção aos presentes; em seguida, sairá uma caminhada até o Pavilhão do Povo, onde haverá um palco armado. No mesmo, um representante de cada comitiva levará a sua mensagem. Além disso, ocorrerão também apresentações culturais. 

O Blog fará a cobertura completa do evento. Participe!

Teremos outras informações.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Conclave que elegerá sucessor de Bento XVI começa na terça-feira, dia 12

Cardeais brasileiros Dom Odilo Scherer e Dom Geraldo Majella

O conclave, reunião de cardeais que escolherá o novo Papa, vai começar na próxima terça-feira (12), anunciou o Vaticano nesta sexta (8). A data foi escolhida na segunda congregação do dia. Mesmo com a definição, está mantida uma nova congregação a ser realizada no sábado.

Diferentemente do conclave, em que só participarão os 115 cardeais com direito a voto, as congregações têm participação de todos os cardeais que estão no Vaticano.

Na manhã de terça deverá ser celebrada uma missa e, à tarde, começam as votações. A eleição ocorre em um sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos.

do G1

No Ensino Superior do RN, 60% são mulheres

Mãe solteira, trabalhadora e estudante, a gari Ana Cristina da Silva Santos, de 42 anos, representa fielmente o perfil da mulher potiguar identificado na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados indicam que as mulheres potiguares têm estudado mais, adentrado no mercado de trabalho e estão, cada vez mais, chefiando suas famílias. O PNAD também revela que, apesar dos avanços, os homens permanecem tendo um rendimento salarial maior.

No trabalho, dois itens estão sempre com ela: o perfume e o batom
Ana Cristina: mãe solteira, dona de casa, gari e estudante

Com um filho de 12 anos para criar, Ana Cristina se reveza entre os afazeres domésticos, o namorado, o trabalho na Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) que desempenha há seis anos, a musculação e os estudos. Ela faz cursinho e pretende ingressar em uma graduação de Serviço Social, no próximo ano, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Mulheres ainda  ganham menos que os homens

O levantamento feito do IBGE também constatou a inserção do púbico feminino nas  universidades. De acordo com a pesquisa, do total de 96 mil estudantes do ensino superior do Rio Grande do Norte, 60% são mulheres. Quando fatiada-se a parcela de universitários de instituições privadas, os números atingem 70%. Segundo a socióloga Berenice Bento, doutora em Sociologia e professora do departamento de Ciências Sociais da UFRN, a maior participação da mulher nas sociedade é evidenciada pelos cargos públicos que elas têm assumido no Estado. 


A pesquisa ainda apontou que os homens ainda chefiam a maioria das famílias do Rio Grande do Norte, no entanto esses números sofreram uma queda desde a última PNAD. Em 2011, a representação masculina como chefe de família era de 63,8% do total, mas em 2009 o índice era de 64,1%. Segundo o analista do IBGE Ivanilton Passos, também são os homens que, apesar dos avanços femininos,  permanecem tendo um rendimento salarial maior.


Violência

O Rio Grande do Norte possui cinco delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Caicó, Mossoró,  Parnamirim e duas em Natal, sendo uma na zona Norte e uma na Ribeira). Segundo informações repassadas pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm), o número e homicídios registrados nas especializadas subiu de 12 para 27 entre 2011 e 2012 no Estado.  Na cidade de Caicó, onde no ano passado não se havia registrado nenhum caso, este ano foram contabilizados 12 assassinatos contra mulheres. Em 2011, foram instaurados 1.050 inquéritos para investigar todos os tipos de crimes contra as mulheres nas cinco especializadas, entre ameaças, assassinatos, lesões corporais e estupro.  O número de inquéritos instaurados subiu para 2.535. Somente da delegacia localizada na Ribeira, o número subiu de 119 para 855.

Fonte:  Tribuna do Norte

Homenagem às mulheres

Hoje,  8 de março, é o Dia Internacional da Mulher, onde se comemora a importância que todas elas têm para a sociedade, como também a luta delas por mais direitos, oportunidades e respeito.

Em homenagem à data, trazemos uma música de Ivan Lins, que reflete bem a força da alma feminina, notadamente a brasileira.

Coragem, Mulher

Essa firmeza nos teus gestos delicados
Essa certeza desse olhar lacrimejado
Haja virtude, haja fé, haja saúde
Pra te manter tão decidida assim

Que segurança pra dobrar tanta arrogância
Que petulância de ainda crer numa esperança
Quem é o guia que ilumina os teus dias?
E que te faz tão meiga e forte assim

Coragem, coragem, coragem, mulher
Coragem, coragem, coragem, mulher

Como te atreves a mostrar tanta decência?
De onde vem tanta ternura e paciência?
Qual teu segredo, teu mistério, teu bruxedo
pra te manter em pé até o fim?

Coragem, coragem, coragem, mulher
Coragem, coragem, coragem, mulher

Como te atreves a mostrar tanta decência?
De onde vem tanta ternura e paciência?
Qual teu segredo, teu mistério, teu bruxedo
pra te manter em pé até o fim?

Coragem, coragem, coragem, mulher
Coragem, coragem, coragem, mulher

quinta-feira, 7 de março de 2013

Polícia confirma overdose de ‘Chorão’


A Polícia Civil de São Paulo já está convencida de que “Chorão”, o vocalista da banda Charlie Brown Jr, morreu mesmo vítima de overdose entorpecente. Os policiais encontraram grande quantidade de cocaína no apartamento dele, além de latas e garrafas vazias de bebidas alcoólicas.
Investigadores mais experientes suspeitam que os móveis quebrados e a bagunça verificada no apartamento podem ter sido produzidos pelo próprio “Chorão”, em surto de agressividade provocado pelo uso excessivo de cocaína.

Escolas públicas e privadas têm até o dia 15 de março para concluir o Censo

A Secretaria de Estado da Educação faz um alerta aos gestores de todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte. Termina no dia 15 de março, o prazo para inserção dos dados da segunda etapa do Censo Escolar 2012, para apresentação da trajetória dos alunos durante o ano letivo. O trabalho é feito através do Educacenso, plataforma on-line que realiza o mapeamento de estatísticas sobre as redes de ensino do país.

Das 3.925 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte, apenas 42% realizaram o censo até agora, embora essas unidades sejam responsáveis por 70% dos alunos potiguares. Segundo a coordenadora do Censo Escolar no Estado e responsável pelo setor de estatística da secretaria, Senise Doriana, as escolas com o maior atraso no envio das informações são as municipais.

Alunos do Colégio São José realizam trabalhos em comemoração aos 50 anos

O ex-aluno Platini acompanhado de estudantes do CSJ
Começou ontem e vai até amanhã (08) um conjunto de apresentações de trabalhos feitos por alunos do Colégio São José em homenagem aos 50 anos da instituição. Ontem, seguindo o cronograma, um grupo de estudantes do 2º ano da escola realizou, pela matéria de Educação Física, duas entrevistas com ex-alunos e ex-professores, e recolheram depoimentos de ex-atletas da escola que se recuperam de lesão física.

Foto: Nós, alunos do CSJ queremos agradecer pela sua presença Edeilson Felix ! Sua participação foi mais do que especial para todos nós. Comovente e emocionante sua história de vida, mas todos nós entendemos e desejamos a você força e fé, pois sabemos que você é capaz ! Muito obrigado :) CSJ agradece !
O ex-atleta Edeilson acompanhado por alunos e professores do CSJ
O entrevistados foram o editor deste Blog (que já foi aluno, professor, bibliotecário, coordenador pedagógico e vice-diretor do CSJ) e Dona Nini (que foi aluna, professora e grande colaboradora daquele educandário). Ambos responderam a perguntas sobre o progredir histórico do São José.

Dando o depoimento de como funcionavam o esporte nas suas respectivas épocas, Edeilson (que se recupera de problema na coluna) e Platini (que se recupera de cirurgia no joelho) foram os ex-atletas homenageados. 

Do Blog: 

No próximo dia 23 de março, às 20 horas, na quadra do Colégio São José, haverá o jantar de confraternização dos ex-alunos. A senha custa apenas 15 reais. Participe!

Mais informações pelo fone 3251-2248.

Médicos do estado acatam decisão e põem fim a greve


Os médicos servidores do estado resolveram acatar a determinação da Justiça e acabaram com a greve da categoria que durava mais de dez meses. De acordo com nota assinada pelo presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Geraldo Ferreira, além do fim da greve, a Justiça determinou que o sindicato e o Governo do Estado realizem três rodadas de negociações no mês de março para a discussão da pauta de reivindicação.

Entre as reivindicações dos médicos estão melhores qualidade de trabalho, infraestrutura dos hospitais e abastecimento das unidades de saúde. "Denunciamos o governo estadual desde delegacias de polícia à corte interamericana de direitos humanos", afirma Ferreira.

Na tarde desta quarta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) divulgou uma nota afirmando considerar a decisão da Justiça uma "medida protetiva dos direitos do usuário do Sistema único de Saúde (SUS)" e que está aberta para dialogar com os profissionais. No texto, a Sesap ainda citou que vem realizando melhorias nas unidades hospitalares.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 6 de março de 2013

O grito pelas águas

Aconteceu hoje pela manhã na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo do Potengi, uma reunião preparativa em prol da organização do "Movimento Grito Pelas Águas" que pretende mobilizar todo o Rio Grande do Norte, conscientizando os potiguares de que a luta do saudoso Monsenhor Expedito em favor de água suficiente e de boa qualidade para todos e de soluções alternativas e eficazes de como conviver com a seca, precisa ser revitalizada.


A jornada que ocorrerá em várias regiões do RN, terá início no próximo dia 13 de março em nossa cidade. Acontecerá também em Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Açu, sendo encerrada no dia 19 de março, dedicado a São José, na cidade de Angicos.

Representantes de vários sindicatos de trabalhadores rurais da região e de associações comunitárias, vereadores (Lula da Carne, Savinho, João Cabral, Alysson e Erivan), educadores e outras pessoas colaboradoras do movimento estiveram presentes no encontro.

 Na oportunidade foi escolhida uma comissão organizadora para preparar e coordenar o evento aqui no Potengi, assim formada: padre Ramos (nosso pároco), João Maria (presidente do SINTRAF), Johan Adonis (Território da Cidadania), João Cabral (Focampo), Savinho (presidente da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi),  Silenildo (Secretaria Municipal de Agricultura).

Teremos outras informações.

RN: média é de 3,7 homicídios diários

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou 235 homicídios no Rio Grande do Norte do dia 1º de janeiro deste ano até ontem, o que representa 24,50% do total registrado em todo o ano de 2012 (959). Foram 102 ocorrências em janeiro, 118 em fevereiro e mais 15 nos quatro primeiros dias de março. A média é de 3,7 homicídios por dia, o que representa um aumento de 41,76% em relação à média registrada em 2012 - 2,61.

Os registros são disponibilizados diariamente no site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), e foram contabilizados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Segundo os dados do Itep/RN, somente nos dias 9 e 29 de janeiro não ocorreram assassinatos. A maioria das vítimas é homem, com idade variando entre 20 e 30 anos de idade. E os homicídios, em sua maioria, são provocados por disparos de arma de fogo. 

A crescente taxa de mortalidade provocada por mortes violentas, especificamente assassinatos, vem sendo evidenciada através dos registros numéricos no decorrer dos anos. Entre 2000 e 2010, o aumento no número de casos  foi de 157%, quando o crescimento populacional chegou a apenas 14%.

Fonte: Tribuna do Norte

Dom Jaime celebrará missa pelos 50 anos do Colégio São José


O arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira, estará em São Paulo do Potengi no próximo dia 23 de março para presidir, na Igreja Matriz (19h), a missa em ação de graças pelos 50 anos de existência do Colégio São José e de permanência das Irmãs da Divina Providência em nossa cidade.

Depois da missa, será realizado o jantar de confraternização dos ex-alunos na quadra do Colégio. A senha custa apenas 15 reais. Haverá música ao vivo.

A luta pela água e como conviver com a seca

Logo mais às 8:30h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de nossa cidade, acontecerá uma importante reunião para tratar da organização do evento que será realizado em São Paulo do Potengi no próximo dia 13 de março. O encontro organizado pelo Focampo (grupo de instituições ligadas ao campo) e outros parceiros, tem como objetivo resgatar a luta do "Profeta das Águas" ,Monsenhor Expedito.

Teremos outras informações.

Juiz confirma que Cláudia Regina permanece no cargo

A prefeita de Mossoró Cláudia Regina, que foi cassada por decisão do juiz Herval Sampaio Júnior, permanecerá no cargo até o trânsito em julgado do processo ou uma determinação de um órgão colegiado, como o Tribunal Regional Eleitoral. A decisão foi do magistrado Pedro Cordeiro, que substitui Sampaio na 33ª Zona Eleitoral. Ao decidir no embargo de declaração, uma espécie de recurso com pedido de explicação sobre a decisão, o juiz Pedro Cordeiro observou que a cassação da gestora não ocorre de imediato. 

Cláudia Regina fica na Prefeitura e entra com recurso para anular decisão de primeira instância
Cláudia Regina fica na Prefeitura e entra com recurso para anular decisão de primeira instância

O que o juiz ainda não respondeu foi ao pedido, também feito no embargo de declaração, de nulidade de todo processo. O argumento da defesa da prefeita Claudia Regina é que a governadora Rosalba Ciarlini, supostamente denunciada nos atos de abuso de poder econômico, não foi citada no processo e nem lhe dado o direito de defesa. 

O processo número 31375.2012.620.0033, que tramita na 33ª Zona Eleitoral, está na fase de aguardar a manifestação da coligação "Frente Popular Mossoró Mais Feliz", que teve Larissa Rosado como candidata à Prefeitura. O magistrado ofereceu o prazo de três dias (a contar de hoje, quando a decisão será publicada) para o autor do processo apresentar alegações sobre o pedido de nulidade do processo. 

Na decisão, o juiz Pedro Cordeiro observou que a chamada Lei da Ficha Limpa, que amparou a determinação do magistrado Herval Sampaio,  cogita da possibilidade de execução imediata de sentença proferida em primeiro grau de jurisdição.

O magistrado que respondeu ao embargo de declaração observou que a informação veiculada nas redes sociais apontando para o afastamento imediato da prefeita Claudia Regina e do vice Wellington Filho não prospera. " fica evidente que a decisão embargada não tem o condão de produzir efeitos imediatos no tocante ao afastamento dos recorrentes dos cargos de que são detentores, daí porque deverá aguardar o transito em julgado ou sobrevenha decisão proferida por órgão colegiado, em grau de recurso", escreveu o juiz Pedro Cordeiro na decisão.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 5 de março de 2013

Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas.
A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.
"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.
Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.
Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília).
Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54%.
Fonte: G1

Morre Hugo Chavez


Agora há pouco, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou oficialmente, em coletiva de impressa, a morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que lutava contra um câncer.

Chávez era conhecido por ser um governante polêmico que rotineiramente travava embates ideológicos  com os Estados Unidos e que pretendia lançar a Revolução Bolivariana em seu país. 

"Decisões locais (do PT) estão subordinadas ao projeto nacional"

Quando transitar em julgado e sair a sentença, aí vamos analisar com os advogados se recorremos ou não à Corte Penal Internacional ou de Direitos Humanos
O ex-ministro da Casa Civil e fundador do PT, José Dirceu confirmou ontem, em Natal, que a estratégia do partido para as eleições de 2014 terá como prioridade as alianças nacionais. Os interesses dos petistas nos Estados estarão subordinados a esse projeto. Ele participou de evento promovido pelo PT do Rio Grande do Norte, que marcou os dez anos do partido no comando do Governo Federal. Réu condenado no processo do Mensalão, José Dirceu afirmou que recorrerá da sentença do STF e garantiu que poderá ir, inclusive, a tribunais internacionais. "Sou inocente", reafirmou o ex-ministro. Sobre a aliança com o PMDB, ele disse que o ideal seria a manutenção da chapa Dilma Rousseff para presidente e Michel Temer para vice. No entanto, ele ponderou que isso também depende do PMDB. Já sobre a política local, José Dirceu acenou com a possibilidade do PT ter candidato próprio ao Governo, mas também não descartou a deputada federal Fátima Bezerra se lançar ao Senado.

Antes de chegar à Assembleia Legislativa, José Dirceu esteve no Palácio Felipe Camarão, onde foi recebido pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT). Hoje ele se reunirá com a vice-prefeita Wilma de Faria (PSB). Antes do ex-ministro chegar à Assembleia, um grupo de cinco jovens protestou contra a corrupção, mas José Dirceu não se encontrou com os manifestantes, porque preferiu usar a entrada alternativa para ingressar no Palácio José Augusto, sede do Legislativo estadual. Veja os principais trechos da entrevista que o ex-ministro concedeu, pouco antes de começar a palestra para os petistas.

Fonte: Tribuna do Norte

50 anos da chegada da Divina Providência no Potengi

Primeira equipe das irmãs em nossa cidade, dentre elas irmã Dominícia (Foto: arquivo Elias Fabião)
Hoje, 5 de março, é uma data histórica muito importante para todos nós potengienses: faz 50 anos da chegada das Irmãs da Divina Providência a São Paulo do Potengi.

Meio século evangelizando, educando e desenvolvendo a comunidade potengiense.

Uma grande programação festiva está sendo preparada (de 14 a 23 de março próximo) para celebrar os 50 anos da permanência das irmãs e do Colégio São José em nosso meio.

Teremos mais informações.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Estudantes tomam conta da cidade

Alunos em frente à Escola Djalma Marinho na manhã de hoje

Com o início das aulas das escolas municipais no dia de hoje, já que as escolas particulares e estaduais já haviam iniciado o ano letivo, São Paulo do Potengi ganhou um colorido todo especial nesta segunda-feira, formado por um número ainda maior de alunado, tomando conta da cidade e formando-a mais alegre e juvenil. O mesmo está acontecendo com outras cidades da nossa região.

Resgate da luta do Monsenhor Expedito

Focampo (grupo de instituições ligadas ao campo)
 pretende resgatar luta de Monsenhor
Monsenhor Expedito Medeiros, pároco de São Paulo do Potengi, um homem à frente do seu tempo, que fez da sua missão a missão de construir uma época nova em favor do rebanho de nosso senhor Jesus Cristo, especialmente os menos favorecidos.

Monsenhor, que assumiu a sublime bandeira de lutar pelo projeto de proporcionar água de boa qualidade para o seu povo. Luta que se concretizou com a construção da Adutora da Lagoa do Bonfim, que leva o seu nome e a Adutora Sertão Central Cabugi, com água da Barragem do Açu. São milhares de pessoas contempladas.

Passada mais de uma década da luta do "Profeta das Águas", esse sentimento precisa ser resgatado.

Um grupo de federações, sindicatos, cooperativas, grupos, sociedade organizada... está articulando um movimento que pretende sacudir todo o Rio Grande do Norte, mostrando aos potiguares que a luta do padre Expedito precisa ser reativada.

João Cabral (Coordenador da Federação da Agricultura Familiar/RN), Hugo Tavares (expeditiano de quatro costados), padre Ramos (nosso pároco), dentre outros estão na organização do resgate, cujas primeiras mobilizações serão dia 12 em Lages Pintadas e dia 13 em São Paulo do Potengi, pela água e como conviver com a seca.

Teremos outras informações.

As aulas da Rede Municipal começam hoje

O pau-de-arara foi abolido como transporte escolar em nossa cidade
Em São Paulo do Potengi, todas as escolas pertencentes à rede municipal de ensino começam suas aulas relativas ao ano letivo 2013 no dia de hoje.

Temos informações que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, aboliu o pau-de-arara como transporte escolar. Ônibus e vans são os veículos que estão conduzindo os alunos da zona rural à cidade.

domingo, 3 de março de 2013

O aniversário de Silvério Alves

O editor deste Blog e diretor da Escola Estadual Maurício Freire, Silvério Alves, está completando hoje 55 anos de vida. Ele agradece em primeiro lugar a Deus pelo presente da vida, assim como a seus pais, seu Pedo e dona Janete, a todos os demais familiares, aos muitos amigos e a sua terra, que lhe serviu de berço, São paulo do Potengi.

Hoje pela manhã, o professor e jornalista, em companhia de seus pais, da sua esposa Vera, do filho Silverinho, das irmãs Cenira e Lúcia, da tia Zulmira e das primas Fabrina e Fabiana, participou da missa em ação de graças, na Matriz, presidida pelo padre Ramos. 

O aniversariante agradece o registro do aniversário e as palavras do sacerdote, o artigo escrito por Silverinho e publicado neste Blog, e os cumprimentos de todos os familiares e amigos. 

Que Deus abençoe a todos.

O aniversariante ao centro, acompanhado pelos pais, sua esposa e seu filho

Silvério Alves, ladeado por Silverinho e Vera

Três gerações reunidas na foto: Pedro Raimundo, Silvério Alves e Silvério Filho

O orgulho de um filho



Por Silvério Filho

“Entre o neto que foste e o avô que serás, que pai terás sido”, já dizia José Saramago ao exaltar a importância da paternidade. É o pai, juntamente com a mãe, que apresenta o mundo ao filho. São eles que, no início da vida, são os olhos do filho, são a sua compreensão do horizonte, visto que a criança ainda não pode fazê-lo por si. É a partir dessa visão dada pelos pais que começa a construção do caráter daquele ser que deles é oriundo. A maneira como é desenvolvida essa relação é, assim, de suma importância no progredir da construção familiar.

Eu, particularmente, agradeço todos os dias os pais que Deus me deu, a ponto de parafrasear o Gonzagão, ao dizer: “Se eu nascesse de novo e pudesse escolher, outra vida eu não queria ter”. Um dos motivos para essa minha gratidão é justamente os olhos que meus pais me deram desde pequeno. A compreensão da vida que, paulatinamente, eles me ajudaram a ter.

Não prescindindo da importância da minha mãe (que amo tanto) na minha vida, venho hoje restringir um pouco mais minha mensagem ao senhor Silvério Alves, editor deste Blog e meu pai.

Desde a época de criança, meu pai, com suas atitudes e considerações, foi moldando minha personalidade, sempre a partir de uma perspectiva humana e cristã. Desde novo me ensinou a chamar os mais velhos de senhor(a), pedir a benção todos os dias ao acordar e ao dormir e a tratar as pessoas bem. Para essa última consideração, ele sempre utilizava uma máxima atribuída ao meu tio-bisavô Manoel Raimundo: “Tratar bem não traz prejuízo”. De fato, não traz.

Pensando bem, diversas foram as citações ditas por ele no meu processo de educação. Na lista estavam, dentre outros: Jesus, Drummond, Fernando Pessoa, meu avô Pedro, meu bisavô Cirilo etc. Mas talvez o mais citado tenha sido o eminente Monsenhor Expedito. Tantas foram as vezes que ele recorreu ao Monsenhor, que mesmo sem ter convivido com este diretamente, me sinto um dos seus aprendizes.

Outro fato interessante é que meu pai nunca precisou bater em mim para que eu o obedecesse. Salvo uma ocasião, que levei uma palmada, mas a bem da verdade eu mereci (rsrs). Mesmo sem a utilização da coerção física, há um campo em torno da nossa relação que eu não vejo como posso ultrapassar: o do respeito.

Respeito hoje ainda mais retificado pelo fato de eu entender o quão importante foi o incentivo que ele me deu desde novo à leitura. Costumava dizer: “Não tenho dinheiro e provavelmente morrerei sem tê-lo, mas deixarei para você a educação”. Tanto foi a insistência que eu tomei gosto pela coisa e hoje estudo por prazer. Vale dizer, hoje eu é que o incentivo a continuar o processo de leitura e aprendizado (inclusive com citações, rsrs).

Eu poderia me estender aqui eternamente, mas já enfadei demais os nossos leitores. Para terminar, queria dizer que o que eu sou e o que eu virei a ser terá contribuição essencial do meu velho e toda a sua gama de ensinamentos, de modo que, quando tiver um filho, estarei satisfeito em ser para ele metade do que o velho Silvério é para mim. De fato, tenho muito orgulho do meu pai. Parabéns!

Os 15 anos de Isadora

Isadora acompanhada por seus pais, Pacelli e Geisa
Quem está fazendo aniversário hoje, 15 anos de vida, é a jovem Isadora, filha do casal vice-prefeito Pacelli e sua esposa Geisa.

A data está sendo devidamente comemorada por familiares e amigos.

À Isadora, neste belo dia, desejamos muita paz, saúde e tudo de bom!

Arquivo

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.

.

.

.

.