sábado, 2 de março de 2013

Os primeiros passos para a criação do Parlamento do Potengi

Vereadores do Potengi reunidos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Realizou-se hoje pela manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Paulo do Potengi, uma importante reunião presidida pelo vereador João Cabral (PT), com a finalidade de criar uma Associação de Vereadores da Região do Potengi, que conte com o total de 101 legisladores.

O objetivo do Parlamento (Fórum) é congregar força política em favor do desenvolvimento da nossa região.

Participaram do evento os vereadores: João Cabral (São Paulo do Potengi), Israel mafra (Barcelona), Eliana Carla (Lagoa de Velhos, que foi representada por Paulo Mafra), Erivaldo (Santa Maria), Francisca Soares (Ielmo Marinho), Maurício Hortêncio (Eloi de Souza), José Adilberto (São Pedro) e Wilde Guedes (Riachuelo) e Maria Elzabeth (Bom Jesus).

Na oportunidade foi formada uma comissão para percorrer as Câmaras Municipais potengienses com o objetivo de sensibilizar os edis a participar do Fórum. Também ficou decidido que será realizado em nossa cidade, no próximo dia 27 de abril, o I Encontro dos Vereadores do Potengi.

Chuva fina na madrugada


O tempo está parcialmente nublado em nossa cidade. Caiu uma chuva fina na madrugada. Deu para ouvir o barulho da mesma no telhado.

Hoje pela manhã os pardais estavam bem mais alegres e festivos na Escola Estadual Maurício Freire. Na foto, a beleza da rosa no jardim daquela escola, esperançosa com a chegada das chuvas.

Parlamento do Potengi

Está acontecendo hoje (02) pela manhã, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Paulo do Potengi, uma importante reunião, coordenada pelo vereador João Cabral (PT), com a participação de vereadores de vários municípios da nossa região. O principal objetivo do evento é articular a criação de uma Associação Potengiense de Legisladores, visando proporcionar uma maior integração dos parlamentares da nossa Ribeira. Teremos outras informações.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Mandato da prefeita de Mossoró é cassado

Claudia regina tem seu mandato cassado

O juiz eleitoral Herval Sampaio cassou os mandatos da prefeita de Mossoró Claudia Regina e do vice Wellington Filho. Eles são acusados de abuso de poder econômico. A decisão já está publicado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).
O magistrado julgou procedente as acusações de uso da máquina administrativa para favorecer a então candidata Cláudia Regina, que era apoiada pela prefeita Fafá Rosado e pela governadora Rosalba Ciarlini. A ação judicial foi impetrada pela coligação da deputada estadual Larissa Rosado, que disputou o pleito pelo PSB.
O magistrado determinou ainda a realização de uma nova eleição na cidade, já que os eleitos e agora cassados obtiveram mais de 50% dos votos válidos.
A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.
Fonte: Panorama Político

Identificada mulher que é mantida refém por foragido na Grande Natal

A mulher mantida como refém dentro de uma residência em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, foi identificada. Familiares dela foram até a rua 31 de Março, onde a polícia armou campana, e lá conversaram com o G1. O nome dela é Jorcinara Cibelle da Silva, de 20 anos, mãe de três filhos. Ela é mantida em cárcere privado desde as 18h desta quinta-feira (28) pelo foragido da Justiça Alexsandro Silva de Lima.

Polícia faz cerco à residência em São Gonçalo do Amarante, no RN (Foto: Jorge Talmon/G1)
Polícia faz cerco à residência em São Gonçalo do Amarante, no RN (Foto: Jorge Talmon/G1)


De acordo com a irmã de Jorcinara, ela é usuária de crack e é moradora de rua. A irmã também disse que a mãe não aceita Jorcinara em casa por causa do vício. Ela é viciada em drogas há sete anos e tem três filhos, um de cinco anos, outro de dois e outro de três, todos de pais diferentes.
Erica Cristian, tia de Jorcinara, afirmou que ela esteve na casa da mãe por volta das 10h desta quinta (28), na companhia de Alexsandro Silva. Erica também contou que Jorcinara pediu R$ 5,00 à mãe, que negou. “Ela disse à mãe que Alexsandro iria zombar dela, caso não conseguisse o dinheiro”, detalhou. “Ela aparentava estar drogada e ele bêbado, com duas latas de cerveja na mão”, acrescentou a tia.
Em seguida, ainda segundo os parentes, Alexsandro chamou a jovem para ir em embora, dizendo para ela “não baixar a cabeça pra mãe”. Depois disso, os familiares não a viram mais.  “A gente sabia que ia dar nisso. Drogas só leva à morte ou à prisão”, lamentou Erica.


Entenda o caso

O cerco à casa onde Alexsandro mantém a mulher como refém começou por volta das 18hdesta quinta-feira (28), quando a PM recebeu informações de que Alexsandro estaria dentro de uma residência na rua 31 de Março.
Ao chegar no local, os militares se depararam com o suspeito, que abriu fogo, atirando contra a polícia. Homens do BPChoque e da Rocam foram acionados e cercaram a casa. Desde então, Alexsandro permanece no interior do imóvel acompanhado de uma mulher.
Segundo a polícia, a fúria de Alexsandro começou depois que o tio dele foi morto em confronto com a polícia na terça-feira (26). Henrique Eduardo Angelo da Silva, de 25 anos, que apesar de ser mais novo é tio de Alexsandro, era foragido do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, onde cumpria pena por assalto à mão armada.
Fonte: G1RN

Raposa


A Raposa Política foi vista recentemente observando a sequidão da Barragem Campo Grande, dizendo pra quem quisesse ouvir: "criticar, fazer oposição, apresentar sugestões de maneira ética e responsável é um direito democrático de todos que ajudam a construir uma coletividade melhor".

"Porém, caluniar, torcer pra dar errado... não faz sentido, pois em nada contribui para o desenvolvimento da comunidade". Vixe...

Nicolelis dá largada para criar "uma rede de cérebros"

O Rio Grande do Norte está definitivamente no mapa da ciência mundial. O trabalho desenvolvido no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (INN-ELS) foi publicado ontem na Scientific Reports, uma revista do grupo Nature. O estudo liderado por Miguel Nicolelis e mais quatro cientistas (Miguel Pais-Vieira, Mikhail Lebedev, Carolina Kunicki e Jing Wang), envolvendo uma colaboração entre o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke e pesquisadores do IINN-ELS, descreve o funcionamento da primeira interface cérebro-cérebro (brain to brain interface - BTBI), que permite a transferência direta, em tempo real, de informações sensoriais e motoras entre os cérebros de pares de ratos.

Parte da terceira fase da pesquisa, apresentada ontem, foi desenvolvida com participação de pesquisadores do INN-ELS, em Natal
Parte da terceira fase da pesquisa, apresentada ontem, foi desenvolvida com
 participação de pesquisadores do INN-ELS, em Natal

A existência do instituto de Natal já havia sido registrada no mapa da ciência mundial em diversas revistas científicas ao redor do mundo - em dezembro de 2012 a revista Science destacou o desenvolvimento das carreiras científicas dentro do INN-ELS como uma das mais importantes da atualidade. Mas a recente publicação destaca o trabalho desenvolvido no instituto. "A repercussão vai ser mundial e todas as manifestações sobre esse trabalho vão incluir o instituto de Natal", afirma.

O nome do INN-ELS está, de fato, girando o mundo desde a manhã de ontem, quando os resultados de uma série de experimentos que podem permitir, em um futuro distante, a comunicação entre pessoas apenas através do pensamento foi divulgado. O estudo recente foi norteado pelo questionamento em torno da possibilidade de o cérebro assimilar informações geradas por sensores vindos de um corpo diferente já que foi comprovado, em estudo anterior, que o cérebro pode assimilar sinais sensores artificiais. "Nossos estudos anteriores com interfaces cérebro-máquina tinham nos convencido de que o cérebro é muito mais plástico do que pensávamos", disse Nicolelis. Nos estudos anteriores, realizados pela equipe do neurobiólogo paulista, foi identificado que o cérebro foi capaz de se adaptar facilmente e aceitar estímulos vindos de fora do corpo e até mesmo aprender a processar luz infravermelha gerada por um sensor artificial.

Fonte: Tribuna do Norte

Deputados aprovam lei que reajusta piso salarial dos professores

Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram à unanimidade o projeto que reajusta o piso do professor, equiparando aos valores ao Piso Nacional da categoria. O aumento será de 7,97% e serão contemplados os professores e cargos de suporte como direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação. Com o reajuste o vencimento básico da categoria passa para R$ 1.175,27.

Os líderes partidários dispensaram a tramitação do projeto nas comissões, para que a matéria fosse votada em regime de urgência em plenário. Com a aprovação, os vencimentos básicos dos cargos de professor e de especialista  da rede estadual de ensino serão calculados de forma proporcional, com base no valor da hora-aula. 
PAGAMENTO

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, explicou ontem que a decisão do Supremo Tribunal Federal, que definiu o ano de 2011 como o marco da obrigatoriedade para o pagamento do Piso Nacional do Professor, não trará qualquer mudança para o Governo do Estado, já que neste ano o Executivo estadual começou a pagar integralmente o Piso. 

Fonte: Tribuna do Norte

Bento XVI se despede dos fiéis

Encontro com 144 cardeais abre programação de despedida e Bento XVI  sugere ao colégio cardinalístico que aja como uma orquestra no processo de escolha do novo papa
Cidade do Vaticano (AE) - Eram exatas 20 horas quando os sinos em Castelgandolfo soaram. Os dois representantes da Guarda Suíça que protegiam o palácio episcopal fecharam os imensos portões e deram por concluída, pelo menos temporariamente, uma missão que já dura séculos. O homem que eles tinham a responsabilidade de proteger já não era mais papa. Ontem, Bento XVI deu adeus ao seu pontificado e ao mundo, prometendo "obediência incondicional" ao próximo pontífice após ter aberto as portas da Igreja para sua primeira renovação em mais de 30 anos.

Joseph Ratzinger foi eleito em 2005 e, nos oito anos de pontificado, o caráter conservador prevaleceu em suas decisões e declarações. Mas a renúncia já começa a ser vista como uma das maiores reformas na Igreja em décadas porque, na prática, a decisão obrigou a instituição a se renovar.

A despedida começou pela manhã, quando Bento XVI recebeu cardeais na Sala Clementina, em seu palácio. Voltou a apontar para a dificuldade de seu pontificado e insistiu que era a hora de a Igreja se unir, em mais uma insinuação de que as disputas de poder estão minando a credibilidade da instituição. "Que o Colégio de Cardeais trabalhe como uma orquestra, onde a diversidade - uma expressão da Igreja universal - sempre trabalhe para um acordo elevado e harmonioso."

Para os 144 cardeais presentes na despedida, o recado foi claro: este não é o momento de criar divisões ainda mais profundas; o conclave deve ser usado para reunificar as forças da Igreja.

Em seguida, do alto de seu trono, Bento XVI fez uma das declarações que ficarão marcadas: "Entre vocês está o próximo papa, a quem eu prometo minha reverência e obediência incondicional". Segundo o próprio Vaticano, jamais na história um papa havia feito tal declaração. "Foi algo muito profundo e muito inovador", destacou Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.

Fonte: Agência Estado

Receita começa a receber hoje declarações do imposto de renda


A Receita Federal começa a receber, nesta sexta-feira (1º), a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012. O praszo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
declaração poderá ser enviada pela internet, por meio da utilização do programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento por meio de formulário de papel foi extinta em 2010.
Obrigatoriedade
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 24.556,65 em 2012 (ano-base para a declaração do IR de 2013). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.

Também estão obrigados a apresentar o documento os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.
A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2012, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
Fonte: Blog do BG

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Compra Direta 2013 em São Paulo do Potengi

Público presente no lançamento do Compra Direta

Realizou-se ontem (27), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo do Potengi, o lançamento do Programa Compra Direta 2013, promovido pela Regional EMATER/RN (cujo diretor é Barreto). Representações de 14 municípios jurisdicionados à Regional participaram do evento.

A Compra Direta é um programa do Governo Federal, administrado pelo governo do estado, através da EMATER em cada município. O mesmo compra produtos diretamente da agricultura familiar, que são distribuídas em escolas e em outras instituições públicas.

Câmara aprova fim de 14º e 15º salários de parlamentares

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o fim do benefício anual de 14º e 15º salários para os parlamentares. A partir de agora, os deputados e senadores só receberão salários extras ao assumir e deixar seus mandatos no Congresso. A votação aconteceu numa tentativa do presidente, Henrique Eduardo Alves (PMDB), de melhorar a imagem da Casa com uma agenda de projetos bem vistos pela sociedade. No próximo mês a intenção é discutir propostas na área de segurança pública e na primeira semana de abril está na pauta a reforma política.

Henrique Eduardo Alves coordena votação em plenário que acabou com salários extras
Câmara acaba com salários extras para parlamentares

O benefício de salários extras para os parlamentares, chamados internamente de ajuda de custo, começou em 1938. Em alguns períodos ocorria o pagamento também quando haviam convocações extraordinárias para trabalho em julho e janeiro, o que levou a até 19 salários em um mesmo ano. Atualmente, o benefício era pago no início e no fim de cada ano.

A proposta aprovada nesta quarta é de autoria da atual ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e foi aprovado pelo Senado em maio do ano passado. Na Câmara, a proposta ficou parada por meses na Comissão de Finanças e Tributação, o que permitiu o pagamento do benefício no final do ano passado e na folha de pagamento deste mês.

Fonte: Agência Estado

Juiz manda Rosalba devolver verba pública

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi condenada pela prática de improbidade administrativa, durante a sua gestão como prefeita de Mossoró, devido "autopromoção nas placas de divulgação de obras do município". A decisão é do juiz Airton Pinheiro, da Vara da Fazenda Pública de Mossoró, que atendeu parcialmente pedido do Ministério Público em Ação Civil Pública. Rosalba deverá ressarcir os cofres do município com a confecção de placas publicitárias, objeto da ação, bem como pagar multa civil no valor de R$ 30 mil. Ela poderá recorrer da decisão.

Fonte: Tribuna do Norte

Grife potiguar veste artistas de “Flor do Caribe”


Que a próxima novela das 18h da Rede Globo mostrará as belezas do Rio Grande do Norte todos já sabem. A novidade é que “Flor do Caribe” também abriu espaço para a moda potiguar brilhar nacional e internacionalmente, com roupas desenhadas e fabricadas pela marca potiguar Avohai, que é a responsável por compor parte do figurino.
“Fomos procurados pela emissora para enviar as peças de algumas das nossas coleções, com destaque para as coleções de verão, para vestir as artistas da trama”, revelou o diretor da Avohai, Matheus Mascena. Ele explicou que a escolha foi feita pelo próprio figurinista da novela. Ao todo, já foram enviadas mais de 300 peças para o Projac. As gravações já estão bastante adiantadas e as informações que chegam são de que artistas como a protagonista Grazi Massafera, além de Daniela Escobar e Débora Nascimento, já gravaram cenas vestindo as roupas da marca norte-rio-grandense.

Artistas da novela global vestirão roupas de uma fábrica situada em Bom Jesus-RN

As peças que irão colorir as TV´s de todo o Brasil pertencem às quatro últimas coleções dia Avohai com criação assinada pela estilista da grife, a potiguar Eveline Santos: “Um amor de Verão” (inspirada na praia da Pipa, com estilo sol, mar e estampas de cajus, golfinhos e flores de papoulas); “Quermesse” (remetem à fé, proteção e festas de padroeira do interior do Estado); “Sal da Terra” (belezas das praias de Macau, Ponta do Mel, Areia Branca e Galinhos); e “Um Domingo” (mais nova coleção da grife).
“Ficamos felizes com o convite da Globo, que abre um espaço importante para os valores locais. Sabemos da responsabilidade e estamos trabalhando muito para satisfazer o nível de qualidade que é exigido”, afirmou Matheus. Com fabricação própria, a grife Avohai existe há 12 anos, possui hoje três lojas em Natal (Cidade Alta, Midway, Cidade Jardim) e quatro em processo de abertura (Mossoró, João Pessoa, Campina Grande e Recife). As novas lojas serão inauguradas por empreendedores no sistema de franquias Avohai.
Todas as coleções da Avohai são produzidas na fábrica de 1.800 m2, localizada na cidade de Bom Jesus, interior do RN. O rápido crescimento da grife é atestado pela sua produção de roupas que já alcança a marca mensal de 15 mil peças produzidas, com a capacidade fabril de ampliar este número para 50 mil. A empresa gera cerca de 100 empregos na produção. Mais de 60 costureiras e bordadeiras da região Agreste do Estado colaboram com a indústria.

Fonte: Blog do BG

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Naldinho: "Juntos vamos fazer uma saúde pública melhor para os potengienses"

Mesa das autoridades: Dra. Joana Darc, Dra. Lígia, Prefeito Naldinho
secretária Dailva e o adjunto da Agricultura, Johan Adonis

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, cuja secretária é a doutora Dailva Bezerra da Silva, realizou durante todo dia de hoje (27), no SESC-LER (Bairro Novo Juremal), o encontro de capacitação e acolhimento dos profissionais da saúde de nosso município.

Foi um evento muito bem organizado e que contou, dentre outras autoridades, com a participação dos servidores da saúde, secretários municipais, da Dra. Ligia Torres (diretora do Hospital Regional de São Paulo do Potengi), do prefeito Naldinho, da gerente da 5ª Regional de Saúde (com sede em Santa Cruz), a Dra. Joana Darc, que foi a conferencista do dia. 

No seu discurso, o prefeito Naldinho disse que saúde é uma prioridade especial da sua gestão e que com toda a sua equipe não está medindo esforços para proporcionar um melhor atendimento a todos os potengienses na área da saúde pública.

"Para que possamos realizar esse atendimento tão importante, eu peço o apoio e a dedicação de todos vocês. De mãos dadas, construiremos uma saúde melhor para São Paulo do Potengi", disse.


Profissionais da Saúde participando do evento

Aniversário de Toinho do Crediário

Francisca, Toinho,  Everton, Rafael e Pedro

Ontem (26) à noite, o editor deste blog, em companhia de sua esposa Vera, esteve na residência de Toinho do Crediário e sua esposa Francisca, para comemorar o aniversário do mesmo.

Presentes estiveram familiares e amigos, a exemplo de Johan Adonis e sua esposa Isabel, amigos que trabalham no Banco do Brasil local, dentre outros. 

Parabéns!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeito Naldinho reúne secretariado para avaliar os primeiros 50 dias da sua gestão

Neste momento (18:20), o prefeito Naldinho (São Paulo do Potengi) está reunido com todo o secretariado na sede da Prefeitura Municipal. 

Segundo a fonte com quem o Blog conversou, o objetivo da reunião é fazer com que cada secretário(a) faça uma avaliação das ações da sua Pasta nos primeiros 50 dias da atual administração. Assim como mostrar providências que estão sendo ou devem ser tomadas para melhorar o desenvolvimento do município e a qualidade de vida da nossa população. A fonte também garantiu que o gestor vai cobrar uma maior agilidade nas ações de determinados setores, sem revelar, entretanto, quais setores são.

PT abrirá processo de expulsão para filiados que participam da gestão de Carlos Eduardo

O Partido dos Trabalhadores (PT) definitivamente não se alinhará à gestão do prefeito Carlos Eduardo (PDT). A sigla abrirá, ainda hoje, processo de expulsão para os membros que aceitarem compor a equipe do gestor. O primeiro alvo é o secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia. O segundo é futuro secretário adjunto da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Lenilton Teixeira, que já adiantou que vai assumir o cargo.
O diretório municipal do PT queria que os membros pedissem a desfiliação, como fez a secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, hoje filiada ao PDT. No entanto, ambos disseram que não pedirão para sair da sigla. Só sairão se forem expulsos. O ato do PT deverá causar um mal estar no relacionamento do partido com seus “aliados”, que fazem parte da gestão Carlos Eduardo.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) é contra a posição do diretório municipal, conduzido pelo vereador Fernando Lucena. Pré-candidata ao Senado, Fátima defende a liberação dos filiados para participar da administração.

Fonte: Blog do BG

Base aliada de Rosalba divulga nota pela unidade do grupo



Os presidentes e líderes de partidos que integram a base de apoio da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) divulgaram uma nota na qual na manhã de hoje (26), na qual assumem o compromisso de garantir a unidade para que o Estado  aproveite plenamente a "oportunidade histórica" criada com a presença de potiguares em funções relevantes na política nacional (Congresso Nacional, Executivo e legendas partidárias). A nota foi divulgada horas depois do encontro, em Brasília, que teve a participação da governadora, do secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM), do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), do ministro Garibaldi Filho (PMDB), do presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN), do senador José Agripino (DEM), do deputado Betinho Rosado (DEM), e do deputado João Maia (PR).

A reunião foi na noite desta segunda-feira (25), na residência do presidente da Câmara. O encontro começou por volta das 20 horas e prosseguiu até mais de meia-noite. A articulação da reunião se deu após uma série de reclamações dos aliados com a falta de diálogo do Governo. No encerramento da conversa, na noite de ontem, os presidentes e líderes dos partidos que participaram reunião decidiram divulgar o texto, o que foi feito na manhã desta terça-feira. Os termos não falam em aliança partidária, mas sim em manter a unidade para que o Rio Grande do Norte possa garantir conquistas ao desenvolvimento do Estado. 

A nota divulgada hoje lembra que "em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte". O segundo item, afirma que estão comprometidos com esse avaliação o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Câmara, o presidente nacional do Democratas, José Agripino, o deputado João Maia e deputado Ricardo Motta.

Fonte: Tribuna do Norte

MST bloqueia rodovias em Ceará-Mirim e Mossoró

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra faz, na manhã desta terça-feira (26), mais uma manifestação nas rodovias do Rio Grande do Norte. Por volta das 5h os membros do MST bloquearam a BR-406, entre Natal e Ceará-Mirim, e a BR-304, entre Mossoró e Tibau. O grupo cobra melhorias infraestruturais nos assentamentos rurais do Estado.

PRF dialoga com os manifestantes

No trecho entre Natal e Ceará-Mirim, os membros do MST bloquearam os dois sentidos da via queimando penus e matos secos, na altura do distrito de Massaranduba, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal. Além do bloqueio na BR-406, o MST também bloqueou o acesso entre Ceará-Mirim e a BR-101, próximo ao distrito de Estivas, em Extremoz. A PRF sinalizou desvios aos motoristas por estradas de barro às margens da BR406, mas o tráfego seguiu lento.

A PRF chegou no trecho bloqueado entre Natal e Ceará-Mirim por volta das 7h45 para negociar com os trabalhadores e, após conversas entre manifestantes e o inspetor rodoviário federal José Aldenir, ficou decidido que ambulâncias e carros com passageiros doentes podriam passar pelo protesto.

Fonte: Tribuna do Norte

As Marcas da Seca

A pouca chuva que caiu semana passada não foi suficiente para mudar o cenário no interior do Rio Grande do Norte. Da mesma forma, não alterou a expectativa do sertanejo quanto ao inverno deste ano. Árvores mortas, rebanho definhando, reservatórios secos, cemitérios de animais e produção agrícola zerada. Ao passo que a estiagem  deixa marcas de devastação no território potiguar, o homem do campo implora pela ajuda que não chega. As ações emergenciais são tímidas e a previsão metereológica apontando um ano de chuvas irregulares assusta. Em Caicó, o advogado e pecuarista Raimundo Medeiros Filho, vai cobrar na Justiça indeização de R$ 1 milhão, por entender que o Estado foi responsável pela morte de 500 cabeças de gado em sua propriedade. 


Para cobrar ações mais enérgicas e com impacto mais produtivo, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faern) vai entregar, nos próximos dias, um diagnóstico da atual situação ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa. O documento será o extrato de uma visita feita, no último fim de semana, a cinco municípios localizados em três regiões do RN. Técnicos da Faern foram à propriedades em Lajes, Santana do Matos, Apodi, Pau dos Ferros e Caicó. "O objetivo é mostrar o que o homem do campo está enfrentando e cobrar mais ações. Até agora, tudo está sendo feito de forma tímida enquanto vivemos um apagão na pecuária e agricultura do Estado", frisou o presidente do órgão, José Vieira.    

As perdas geram números preocupantes. A estiagem dura 19 meses e 30% do rebanho já foi dizimado. Na lavoura, a secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) estima uma queda de 70% na produção. São quase 500 mil pessoas afetadas diretamente. No campo, os números são traduzidos no sofrimento dos produtores. Nesses tempos de estiagem, o verbo "perder" faz parte da rotina dos sertanejos. Conta-se o que já foi levado pela seca, o que está morrendo e o que ainda pode ser extinto.

Fonte: Tribuna do Fonte

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O PMDB rompendo com Rosalba, como ficam os cargos em São Paulo do Potengi?

São grandes as especulações na imprensa e nos meios políticos norteriograndenses em torno da ampla possibilidade do rompimento do PMDB (liderado a nível de RN pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves e pelo ministro Garibaldi Filho) com o governo de Rosalba Ciarlini. As lideranças peemedebistas estão bastante insatisfeitas com a governadora. Elas afirmam que está faltando diálogo e atenção da parte da chefe do Executivo estadual.

Bombeiros aliados, a exemplo do Senador José Agripno, estão tentando apagar o fogo político. Porém para quem entende do assunto o rompimento é praticamente irreversível e acontecerá nos próximos dias.

Em São Paulo do Potengi, cidade polo da região, a pergunta que já circula nas conversas políticas é a seguinte: Caso ocorra o rompimento, quem vai indicar os cargos da EMATER, DIRED e Central do Cidadão? Ou o PMDB local continuará com o governo?

É como diria o experiente mestre Ambrósio Azevedo: "Vamos aguardar os fatos"!

A Raposa


A Raposa Política, ultimamente mais quieta, foi vista de novo. Desta vez, estava na feira livre de São Paulo do Potengi, saboreando aquele velho caldo de cana e dizendo para quem quisesse ouvir: "Quem não chora, amigo, não mama!"

Vixe...

Ex-governador Iberê Ferreira se recupera de cirurgia no Hospital Sírio Libanês




O ex-governador Iberê Ferreira está internado no hospital Sírio Libanês, onde se recupera da cirurgia para retirada de uma radionecrose, procedimento que ocorreu ontem.
Segundo João Olímpio, filho do ex-governador, através da rede social, Iberê Ferreira não precisou nem mesmo ir para Unidade de Terapia Intensiva, o que seria um procedimento normal, e foi direto para o apartamento do hospital.
Fonte: Panorama Político

Hospital Walfredo Gurgel: Perigo iminente

O incêndio que matou 239 pessoas no Rio Grande do Sul ainda não foi suficiente para que autoridades públicas e até parte da população ampliasse as desconfianças para além das casas noturnas. Em Natal, as deficiências em sistema de combate - ou a falta deles - a incêndios podem ser verificadas em escolas, repartições públicas, bibliotecas  e até em hospitais. É o caso do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. "O perigo aqui é iminente, ou seja, se não for tomada uma providência futura, a qualquer momento pode acontecer uma fatalidade ou acidente", classificou o técnico em segurança do trabalho do próprio hospital, José dos Santos Oliveira. 

Em determinadas áreas do hospital Walfredo Gurgel existe apenas o lugar indicado para os extintores de incêndio, mas não há equipamento disponível
Em alguns locais no hospital, não há extintores como deveria

Segundo ele, o prédio do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho não possui  chuveiros automáticos, que devem ficar no teto das rotas de fuga. Hidrantes existem em alguns andares, mas ele não garante que funcionem. Em determinadas áreas, existe apenas o lugar indicado para os extintores, mas não há equipamento. Quando se encontra um equipamento, ele pode estar com um obstáculo no entorno como um mural. Na Emergência, as portas abrem para dentro, o que dificulta a evacuação. 

Além disso, segundo o técnico, deveria haver também uma brigada de incêndio civil, formada pelos próprios funcionários para atuar nesses momentos. De acordo com o Código de Segurança e Prevenção contra Incêndio (lei estadual 4.436/74), um hospital do porte do Walfredo Gurgel também deveria está estruturado com: área de refugio na cobertura (nos prédios entre 15 e 60 metros), escadas protegidas, sinalização de fuga, detectores de fumaça/calor nas enfermarias e alarme de incêndio (exceto nas enfermarias).

Fonte: TN Online

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Robinson Faria é o governador do prefeito Carlos Eduardo

Robinson Faria e Carlos Eduardo

Na festa de aniversário de Maria Fernanda Faria, filha do vice-governador Robinson Faria, o prefeito de Natal Carlos Eduardo não deixou nenhuma dúvida em relação à sucessão estadual.

Apoia desde sempre a candidatura do vice-governador Robinson Faria.

Estavam na festa ainda, a vice-prefeita Wilma de Faria e os deputados Walter Alves (PMDB), Gesane Marinho (PSD) e José Dias (PSD).

Com informações do Blog da Thaisa Galvão.

A professora Francinete se filia ao partido dos trabalhadores


A secretária municipal de Educação de São Paulo do Potengi, Maria Francinete Ribeiro, em sessão plenária realizada ontem à noite pelo partido, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local, filiou-se ao PT. Outras 5 pessoas também tiveram suas filiações homologadas.

O PT ganha por passar a ter em seus  quadros a competente educadora que tem dedicado sua vida pública a trabalhar pela melhoria da qualidade da educação potengiense. 

Segundo uma fonte partidária, a agremiação do Lula e da Dilma tem projetos futuros para a professora Francinete.


O Jubileu de Ouro (50 anos) do Colégio São José de São Paulo do Potengi

50 anos das irmãs em SPP

Ontem (24), às 20 horas, no auditório do Colégio São José, realizou-se uma importante reunião presidida pelo nosso pároco Padre Ramos, cujo principal objetivo foi tratar da programação festiva que irá comemorar os 50 anos da chegada das Irmãs da Divina Providência à nossa cidade. Como também o meio século de existência do Colégio São José em nossa comunidade. Cerca de 25 pessoas, dentre elas o prefeito Naldinho, as irmãs Francisca, Izolde e Paula, Conceição, Hudson (Pé Direito), o editor deste Blog, Antônio do Sindicato do Comércio, Simone (Obra de Maria)... Participaram do encontro. 

Na oportunidade, foi anunciado que as freiras da Divina Providência chegarão do Sul no próximo dia 14 e que a programação festiva vai de 15 a 23 de março.

Foto
Colégio São José comemora 50 anos de serviços prestado à comunidade potengiense

Dia 19 será celebrada a Missa de São José, Padroeiro do Colégio, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, padre Edilson Nobre.

A Câmara Municipal realizará uma sessão solene para homenagear os 50 anos do São José e das irmãs em nosso meio. 

No dia 23, a Missa em Ação de Graças na Matriz de São Paulo Apóstolo será presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira.

Jantar do ex-alunado

Também no dia 23, depois da missa, às 21 horas, será realizado o Jantar de Adesão do Ex-aluno, na quadra do colégio, cuja senha custará apenas 15 reais.

***

Ao longo dos últimos 50 anos, mais de 20 mil alunos passaram pelo Colégio, todos (inclusive os que partiram para o Céu), assim como os professores, serão homenageados.

Todos se sintam convidados. Quem desejar colaborar, patrocinar, participar... entrar em contato com o padre Ramos, (84) 3251-2236, com este Blogueiro, 9133-0206, ou com o Colégio São José, (84) 3251-2248. 

Teremos outras informações.

Yoani Sánchez, “A Blogueira que assustou a tirania”


Graças à truculência de petistas e comunistas, a viagem de Yoani Sánches está tendo uma repercussão sem precedentes. Notícia do Jornal Nacional praticamente todos os dias, ganha capa da principal revista do país, com mais de oito milhões de leitores: a Veja.A revista trás a blogueira na capa e o titulo “A Blogueira que assustou a tirania”, fazendo uma alusão a ditadura Cubana e seus seguidores no Brasil.
A blogueira dissidente cubana e colunista, Yoani Sánchez, criticou, a omissão do Brasil com relação à situação dos direitos humanos em Cuba, após elogiar que a relação entre os dois países tenha se estreitado nos últimos anos.

"O Brasil está ajudando e apoiando Cuba, mas acho que faltou dureza ou franqueza ao tratar a questão dos direitos humanos na ilha. No caso do Brasil, houve omissão. Não sou diplomata, mas recomendaria um posicionamento mais firme porque o povo não esquece", disse a cubana

Liberdade de expressão

Questionada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sobre o que achava da frase da presidente Dilma Rousseff (PT) de que é melhor o ruído da imprensa livre ao silêncio de uma ditadura, Yoani respondeu: "essa é uma frase que me encanta. Eu gosto muito dela porque essa é minha causa de luta, minha vida."

Texto retirado do Blog Riachuelo em Ação (Adriana Nascimento)

.

.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.