sábado, 23 de fevereiro de 2013

50 anos das irmãs da Divina Providência no Potengi

Irmã Adelaide (sentada), irmã Selma (abraçada com o garoto) e irmã Iva (ao microfone)
No próximo dia 05 de março, completa 50 anos da chegada das irmãs da Congregação da Divina Providência a São Paulo do Potengi. A primeira equipe foi recebida festivamente pelo pároco da época, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, e por toda a comunidade.

Ao longo de meio século, as irmãs construíram uma grande e próspera folha de serviços prestados aos potengienses nos campo da educação e da evangelização libertadora.

50 anos também do Colégio São José (atualmente administrado pela Obra de Maria), fundado e mantido por muitos anos pela Divina Providência. Educandário que tornou-se por décadas a universidade formadora de várias gerações de educadores e de outros profissionais, colaboradores do desenvolvimento da nossa comunidade, região e até além fronteiras.

Hoje (23), às 20 horas na casa das irmãs em nossa cidade, um grupo de pessoas, tendo a frente o nosso pároco Padre Ramos, vão se reunir para preparar a programação festiva do Jubileu de Ouro, da presença e atuação das freiras em nosso meio.

O Blog fará a cobertura completa de todas as festividades.

Chuvas ficarão abaixo da média

Seca do ano passado matou grande parte dos mais de 1 milhão de animais do rebanho bovino do Rio Grande do Norte e gerou prejuízos estimados em R$ 1 bilhão

As condições climáticas não evoluíram em janeiro com esperado. Por isso, os meteorologistas reunidos em Natal nos últimos dois dias, decidiram manter o prognóstico anterior  que prevê chuvas abaixo do normal no sertão nordestino em 2013. As probabilidades são as seguintes: 40% abaixo do normal, 35% em torno do normal e 25% acima do normal.  Segundo o prognóstico,  algumas áreas poderão receber uma quantidade de chuvas menor do que em outras, além de haver a possibilidade de eventos externos que possam contribuir para uma variação da queda de chuvas na região nordestina.

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Fátima Bezerra anuncia posto do INSS para São Paulo do Potengi

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve em nossa cidade hoje pela manhã, onde proferiu palestra no encerramento da Jornada Pedagógica do Município, na Câmara de Vereadores local.

Fátima tratou, na sua conferência, dos avanços que vem ocorrendo na educação pública do país nos governos Lula e Dilma. Avanços que precisam progredir sempre mais, tanto na valorização do magistério, como também na aprendizagem do alunado.

Parabenizou o prefeito Naldinho (que estava presente) por estar cumprindo com o pagamento do piso salarial nacional dos professores, além de dizer que a unidade do IFRN que está sendo construída em nossa cidade será inaugurada ainda este ano.

A deputada informou também que a licitação para a construção de um Posto do INSS em São Paulo do Potengi já foi concluída e que a construtora selecionada foi a ENGR, do nosso estado. Brevemente, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, vem à essa cidade assinar a ordem de serviço para que a obra seja construída.

A deputada Fátima, a secretária Francinete, o prefeito Naldinho, vereador João, e secretário Erivan

A secretária de Saúde Daílva, presidente da
 Câmara Savinho, João Maria, Preta, Johan e a deputada Fátima

Deputada Fátima, a primeira-dama Vênus, com um grupo de educadoras

Autoridades, convidados e educadores assistindo a conferência da deputada

Acidente com vítimas fatais entre Riachuelo e Caiçara do Rio do Vento


Duas pessoas morreram e outras duas ficaram presas nas ferragens depois de um acidente envolvendo dois automóveis na BR-304, entre os Municípios de Riachuelo e Caiçara do Rio do Vento.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ainda não há informação sobre a identidade das vítimas e nem sobre a causa do acidente que aconteceu nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (22).

Equipes do Corpo de bombeiros e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizam procedimentos no local.

Fonte: G1RN

Fátima Bezerra em São Paulo do Potengi

Fátima participa da Jornada Pedagógica em nossa cidade
Hoje (22), às 9 horas da manhã, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) vai estar em nossa cidade para participar do encerramento da Jornada Pedagógica que está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Fátima falará aos educadores municipais na Câmara de Vereadores de nossa comunidade. Em seguida, receberá o prefeito Naldinho e outras lideranças em audiência. 

Teremos outras informações.

O comentário de Pacceli

Recebemos do primo e amigo Eugênio Pacceli (que reside em Natal), a quem agradecemos, um comentário parabenizando o nosso Blog pelo aniversário de um ano de existência. Pacceli pertence a duas famílias tradicionais de nossa comunidade: Raimundo e Lopes Barbosa. Compartilhamos, a seguir, a mensagem com nossos leitores.


Parabéns ao Silvério e toda a sua Equipe pela competência e seriedade com que fazer este excelente meio de comunicação, pois além de nos manterem atualizados, nos proporcionam a agradável sensação de estarmos bem pertinho dessa cidade maravilhosa que tanto amamos e nos preenche de orgulho. Parabéns e mais sucesso!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bandidos destroem agência bancária na Paraíba


Agência destruída em Junco do Seridó

explosão de uma agência bancária na cidade de Junco do Seridó, na Paraíba, voltou a ser destaque nacional através da Rede Globo em seu telejornal de maior audiência no Brasil: No Jornal Nacional. 

A onda de violência na Paraíba desta vez foi sobre a explosão do banco que de tão forte, destruiu as paredes e danificou o prédio vizinho, o da Câmara dos Vereadores, que teve que ser interditado. 

No último domingo, na mesma cidade, o Fantástico mostrou como é fácil comprar dinamite.

Blog do Robson Pires

Naldinho faz discurso conciliador na Jornada Pedagógica

Prefeito Naldinho discursando e, ao fundo, a mesa das autoridades
Foto: (sppnews)
Ontem (20), às 09 horas da manhã, no Ginásio Paulina Nunes, realizou-se a abertura solene da Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo do Potengi. Autoridades, gestores, professores e convidados participaram do evento. O professor Isáuro representou a secretária de Educação do RN, professora Betânia Ramalho.

No seu discurso, bastante conciliador, o prefeito Naldinho saudou a todos os presentes. Disse que a educação pública de qualidade é uma importante prioridade na sua gestão, que o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas passam pela mesma, e pediu o apoio dos profissionais da área para melhorar a educação potengiense.

Disse também que o palanque e a campanha passaram, que respeita o direito de todos, de quem votou contra e de quem votou a favor. Que a hora agora é de trabalhar pelo nosso município e pelos seus habitantes. Naldinho também destacou: "Somos a cidade pólo da região, sem nenhum demérito às nossas cidades co-irmãs. Porém, se somos pólo, precisamos ser referência para toda a região". Também analisou: "O nosso objetivo é trabalhar diariamente em parceria com todos os segmentos da nossa sociedade, buscando construir um município para todos. Se no final desse nosso mandato os nossos conterrâneos entenderem que devemos continuar por mais quatro anos, aceitaremos a missão. Se não, respeitarei a decisão do povo e voltarei para o meu trabalho no Banco do Brasil".

Educadores presentes  no evento

Fátima Bezerra reivindica Caixa para São Paulo do Potengi


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda a ampliação de mais nove agências para atender à população do Rio Grande do Norte. “A Caixa, além do papel fomentador da economia, é o executor dos mais importantes programas sociais do Governo Federal, principalmente do Minha Casa, Minha Vida”, justificou Fátima.

Para a deputada não se justifica, por exemplo, que um município como Parelhas, com mais de 20 mil habitantes e em cujo entorno estão oito municípios da região do Seridó, não conte com uma agência da Caixa. Nesse caso, Fátima assegurou ao presidente da Caixa que o prefeito municipal, Francisco Medeiros se dispõe a ceder, se for necessário, prédio para instalação provisória da agência.

Além de Parelhas, a deputada ainda solicitou novas agências em Parnamirim, para atender a população do bairro da Cohabinal; Canguaretama; São Paulo do Potengi; Umarizal; Alexandria; Caraúbas. Ipanguaçu e São Miguel do Gostoso.

Fonte: Blog do Johan Adonis

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A comporta da Barragem Campo Grande diminui sua vasão

O blog recebeu a informação de que uma equipe da Secretaria de Recursos Hídricos do RN, esteve em nossa cidade e reduziu a vasão da Barragem Campo Grande.

A medida foi tomada devido a forte estiagem que assola a nossa região. Fato que a cada dia que passa vem provocando uma maior perda do volume d'água da barragem, que está cada vez mais seca. A medida não impede, entretanto, que o Rio Potengi, na parte leste da mesma, continue sendo perenizado, além de contribuir para que o reservatório não continue secando demasiadamente. 

Teremos outras informações.

Programação de hoje da Jornada Pedagógica de São Paulo do Potengi

Começa logo mais às 8 horas,  no Ginásio Paulina Nunes, da nossa cidade, a Jornada Pedagógica de São Paulo do Potengi, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, cuja programação de hoje é a seguinte.

08:30 às 9:30 - Abertura Solene

- Apresentação: Cultural Musical - André Tavares

- Palavras da Secretária Municipal de Educação - Mara Francinete Ribeiro, com o Tema: Educação em Tempo de Novos Projetos: Compromissos e Atitudes.

- Palavras da Secretária de Educação do Estado do RN - Doutora Betânia Leite Ramalho, com o Tema: Novos Projetos na Educação Básica.

- Palavras do Prefeito Municipal - Naldinho, com o Tema: A Educação no desenvolvimento local e demais áreas sociais do município.

09:30 às 10:20 - Apresentação da Proposta Educacional 2013 à 2016 da Secretaria Municipal de Educação da Cultura e dos Desportos - SMECD/SPP - Apresentado por Jobson Magno (Coordenador Geral de Ensino)

10:20 às 10:40 - Intervalo

10:40 às 11:30 - Conferência

- Conferencista: Pedro Xavier Filho - Doutor em Ciências da Educação, Economista e Filósofo - Consultor da Unesco, com o Tema: Educação para Vida.

11:30 às 12:00 - Debate

12:00 às 13:30 - Almoço

Tarde

13:30 às 14:30 - Palestra com Francisco Geilson de Azevedo Silva (Presidente do SINTE/SPP) com o Tema: A Politica Sindical: Uma História de lutas e conquistas em defesa da valorização dos professionais da Educação.

14:30 às 14:50 - Intervalo

15:00 às 15:40 - Palestra com Raimunda Urbano de Araújo (Pedagoga e Assistente Social) com o Tema: A Função da Educação na Formação Humana e Social da Criança e do Adolescente - Um novo olhar a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

16:00 às 17hs - Momento de Reflexão espiritual com a Comunidade Obra de Maria, com o Tema: Jesus Cristo, Ontem, Hoje e Sempre.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Quadrilha faz arrastão na casa do prefeito de Bento Fernandes em Natal

Uma quadrilha realizou um arrastão na casa do prefeito da cidade de Bento Fernandes, Ivanaldo Fernandes, em Natal. O crime se deu na noite desta segunda-feira (18), no bairro de Candelária, na zona Sul da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, o grupo recolheu joias, cartões de crédito, eletroeletrônicos e um automóvel e fugiu.

De acordo com o sargento João Maria Batista, do 5ª Batalhão da PM, seis homens participaram da ação. Ele confirmou que três entraram no imóvel e os outros três ficaram do lado de fora, dando apoio. Além do prefeito, estavam no local a mulher dele, o filho e os empregados.

Ainda segundo o policial João Maria, a família foi mantida refém enquanto os criminosos realizavam saques da conta de Ivanaldo Fernandes em agências bancárias. A quadrilha liberou as vítimas e fugiu levando os objetos, um carro e o montante sacado no caixa eletrônico, quantia não revelada.

A PM foi acionada e foi até o local atender a ocorrência. Policiais ainda realizaram diligências na região próxima à residência assaltada na tentativa de prender os responsáveis pelo arrastão, mas ninguém foi preso e a polícia ainsa não tem suspeita de quem pode ter cometido o crime.

Do G1 RN

Capítulo DeMolay realiza Iniciação

O Capítulo Mensageiro da Paz Nº 13 da Ordem DeMolay de São Paulo do Potengi realizou no último domingo (17) mais uma Cerimônia de Iniciação de novos membros. A Cerimônia ocorreu no Templo da Loja Maçônica Acácia do Potengi Nº 10.

Membros do Capítulo com recém iniciados

Na oportunidade foram inclusos na Ordem, que é patrocinada pela Maçonaria Universal, oito jovens de diferentes idades.

A Ordem DeMolay tem como objetivos a filantropia e o aprimoramento moral de seus membros. São convidados jovens do sexo masculino, com idade entre 12 e 21 anos.


São Paulo do Potengi realizará Jornada Pedagógica

Francinete ladeada pela deputada Fátima


A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo do Potengi, cuja secretária é a professora Maria Francinete Ribeiro, realizará, de 20 a 22 de fevereiro próximo, a sua Jornada Pedagógica. A mesma terá como tema: "Educação em Tempo de Novos Projetos: Compromisso e Atitude".

Educadores e convidados participarão do evento, cuja abertura será amanhã (20), às 08 horas, no Ginásio de Esportes Paulina Nunes, de nossa cidade. Uma das palestrantes da jornada será a deputada federal Fátima Bezerra, que vai falar aos professores potengienses no próxima sexta-feira (22) pela manhã, no Paulina Nunes.

O prefeito José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho) fará a abertura da Jornada.

De 25 a 28 de fevereiro, ocorrerá o Planejamento com a participação de gestores e educadores.

 As  aulas das escolas municipais começarão no próximo dia 04 de março.

Emparn prevê novas chuvas no RN

Gilmar Bristot explica que está começando uma estação chuvosa
Gilmar Bristot explica que está começando uma estação chuvosa
Caso o aquecimento do Oceano Atlântico ocorra de forma mais acelerada, diferente do modo como está ocorrendo agora, conforme dados da Emparn, novas chuvas poderão cair no Estado. Além disso, o aquecimento das águas desse oceano são responsáveis, também, pela manutenção da zona de convergência intertropical em cima do RN. Segundo Gilmar Bristot, os modelos de precipitações pluviométricas analisados indicam chuvas para o Rio Grande do Norte. Não é possível prever, porém, se serão suficientes para abastecer os reservatórios e causar a sangria de barragens.

Fonte: Tribuna do Norte

Segunda parcela do FPM de fevereiro será 12% superior ao do ano passado

O valor da segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de fevereiro – a ser partilhado entre as 5.568 prefeituras – será de R$ 365.566.869,96. Isso ao considerar o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O recurso entra nas contas nesta quarta-feira, 20 de fevereiro.
De acordo com estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sem a retenção do Fundeb, o montante chega a R$ 456.958.587,45. Um levantamento da entidade indica que o repasse é menor do que o estimado no início do mês, de 15,3% para este 2.º decêndio. Também mostra acumulo de R$ 13 bilhões do início do ano para cá, em valores brutos e corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o acumulado teve crescimento de 12,3%, em termos reais, calcula a CNM. Já em relação, ao segundo decêndio de fevereiro, também de 2012, o montante teve redução de 7,6% em valores brutos e corrigidos.
Fonte: Panorama Político

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MP da Paraíba apreende explosivos que seriam utilizados em assaltos no RN


Uma ação comandada pelo Ministério Público da Paraíba resultou em prisões e apreensões no Rio Grande do Norte e no estado vizinho. Na manhã de hoje (18), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado na Paraíba (Gaeco), e a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social paraibana, em uma operação conjunta,  cumpriram três mandados de busca e apreensão para combater o comércio irregular de explosivos na Paraíba e Rio Grande do Norte. Até as 10h de hoje, duas pessoas foram presas.

De acordo com o promotor de Justiça da Paraíba Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, além das prisões, 25 quilos de explosivos (nitron, utilizado para fabricar dinamite artesanal), espoletas usadas para detonar os explosivos e duas espingardas foram apreendidos. Conforme as investigações, o material estava sendo vendido em mineradoras e garimpos para grupos criminosos especializados em explosões de agências bancárias.

Fonte: Tribuna do Norte

São Paulo do Potengi, São Tomé e Santa Maria com alto risco de epidemia de dengue


Quarenta e oito municípios do Rio Grande do Norte apresentam risco muito alto de dengue. O dado consta no Mapa de Vulnerabilidade para a identificação de áreas com maior risco para ocorrência da doença no estado divulgado nesta sexta-feita (15) pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap).
Os 48 municípios com alto risco de dengue são: Acari, Assu, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Florânia, Galinhos, Guamaré, Jandaíra, Jardim de Angicos, Jardim do Seridó, João Câmara, José da Penha, Lajes, Lajes Pintadas, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São José do Campestre, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Tomé, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Tibau do Sul, Touros e Viçosa.
Fonte: G1RN
Do  Blog:
A dengue é uma epidemia que a cada ano que passa causa um maior estrago na saúde das pessoas. Sendo necessário um combate cada vez mais firme da parte das autoridades competentes e da população em geral para exterminar o mosquito causador do problema. Todos nós temos que fazer a nossa parte. Valendo dizer que atualmente 74% dos 167 municípios do Rio Grande do Norte convivem com a possibilidade de uma epidemia de dengue.

Caiçara realiza convenções muncipais

A cidade de Caiçara do Rio do Vento viveu intensa movimentação política no dia de ontem (17), quando foram realizadas duas convenções municipais para homologar os nomes dos candidatos a prefeito das eleições suplementares que serão realizados no próximo dia 07 de abril, naquele município.

O ex-prefeito Etinho será o candidato do PMDB, que disputará o pleito com Ceiça Lisboa (DEM). Ceiça passou a contar com o apoio da prefeita em exercício, Coinha.

O deputado estadual Walter Alves prestigiou a convenção de Etinho, e o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Mota, prestigiou a de Ceiça.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Choveu 170 milímetros no sertão potiguar

As esperanças, principalmente as do homem do campo, voltam a ser renovadas, ainda mais depois das notícias de chuvas no semi-árido nordestino. No ceará já choveu em cerca de 120 municípios. Já no sertão (oeste) do Rio Grande do Norte, nas últimas 24 horas, segundo informações das redes sociais, choveu muito bem em vários municípios. A maior chuva foi em Antônio Martins, 170 mm (inverno de fazer açude "sangrar" e rio descer "com cheia"). Paraná, 65 mm, Pau dos Ferros, 60 mm, Luís Gomes, 52 mm, e Portalegre, 45 mm.

Aqui no Potengi, na madrugada para o amanhecer deste domingo, caiu uma boa neblina no interior do nosso município e da nossa cidade. O tempo mudou e está nublado.

Papa pede pela renovação e reorientação da Igreja Católica


A Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, foi tomada hoje (17) por fiéis que se concentraram no local para a penúltima missa dominical do papa Bento XVI, primeira celebração dominical do pontífice após o anúncio da renúncia. Na missa, o papa, que falou em várias línguas, apelou para a renovação e reorientação da Igreja Católica Apostólica Romana. A polícia fechou à circulação a Via della Conciliazione – a maior avenida de Roma, a capital italiana – que dá acesso ao Vaticano. A estimativa é que cerca de 100 mil pessoas se concentraram na praça.
O papa apelou para a renovação da Igreja Católica Apostólica Romana e a rejeição do orgulho e do egoísmo. Bento XVI pediu aos fiéis a não instrumentalizar a fé em seu próprio benefício, “dando mais importância ao êxito e aos bens materiais”.
A Oração do Angelus se destinou a homenagear o papa Bento XVI. Não há previsão de audiência específica concedida pelo papa para hoje com autoridades. No final da tarde, Bento XVI se dedicará a uma semana de meditações – que terminarão apenas no próximo dia 23.  No próximo sábado, ele receberá, em audiência privada e de despedida, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano.
Em decorrência da semana de meditações, o papa cancelou todas as atividades. Segundo especialistas, a semana de retiro do papa neste período de Quaresma é habitual. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que, ao longo da semana, o papa deverá ter reuniões com o secretário particular, Georg Ganswein, para despachar assuntos mais urgentes.
À imprensa italiana, o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, reconheceu que a renúncia do papa fez com a Igreja  Católica Apostólica Romana viva “horas complicadas”, mas, segundo ele, a situação “será superada”.
Após oito anos de pontificado, Bento XVI anunciou que renunciará no próximo dia 28. Segundo ele, sofre com a falta de “força” e a “idade avançada”. No dia 27, o papa fará sua despedida. Após sua renúncia começa o processo de escolha do sucessor.
Fonte: Robson Pires

Mais café

Consumo de café no Brasil bate todos os recordes de crescimento,  chegando a 83 litros por pessoa ao ano, maior índice desde 1965. Perspectiva é aumentar mais 3% em 2013, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

O café e saúde

 Mas além de possíveis modismos, ao café também são atribuídas propriedades terapêuticas. A cafeína é um estimulante natural, que ativa a memória, principalmente a de curto prazo e ajuda a concentração. Além de estimular o sistema nervoso central e fortalecer processos psicológicos, a substância também possui efeitos broncodilatadores. Daí o fato de portadores de asma bebedores de café apresentarem menos crises respiratórias.

Mas as evidências de benefícios do café à saúde não param por aí. O hábito de consumi-lo de forma moderada e diária, de três a quatro xícaras, também está associado a uma menor incidência de câncer de cólon/reto, mama e fígado.

Fonte: Tribuna do Norte.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.