sábado, 22 de dezembro de 2012

Confraternização da Família Maçônica de São Paulo do Potengi

Venerável Mestre da Loja Napoleão, Herisson, Max Müller e Leandro.

A Loja Maçônica Acácia do Potengi Nº 10, em parceria com o Clube de Samaritanas e Capítulo Mensageiro da Paz da Ordem DeMolay, realizou o tradicional jantar de confraternização da família maçônica potengiense.

Alguns dos DeMolay's no evento.

Maçons, DeMolay's e as mulheres dos maçons (samaritanas) estiveram presentes à festa que foi realizada na Pudium Recepções.

O atual Venerável Mestre da Loja, Napoleão Gomes, aproveitou o momento para anunciar o seu sucessor que será Aldecir de Azevedo.

Ultrapassamos os 160 mil acessos

Caro(a) leitor(a), com apenas 10 meses de existência na internet, ultrapassamos hoje (22) a marca de 160 mil acessos. Fato esse que muito nos alegra e anima a continuarmos a nossa missão de bem informarmos a vocês, que nos honra com a sua valiosa leitura, buscando sempre o nosso objetivo que é a moderação e a credibilidade. 

160 mil abraços e continuem nos acessando!

Informações sobre a véspera do Natal em São Paulo do Pontengi

A governadora do RN, Rosalba Ciarline, decretou ponto facultativo em todos as repartições estaduais na próxima segunda-feira, Véspera de Natal.

O Banco do Brasil de São Paulo do Potengi funcionará com atendimento interno para o público, apenas das 8 às 10 horas da manhã.

O comércio funcionará normalmente. A Central do Cidadão volta a funcionar apenas na quarta (26).

Padre Ramos celebrará missa na Igreja Matriz, às 23 horas.

Balneário Campo Grande, o melhor peixe frito de São Paulo do Potengi

Balneário Campo Grande, o melhor espaço de lazer da Região

O Balneário Campo Grande, o maior e melhor espaço de lazer de São Paulo do Potengi e da região, localizado na Barragem Campo Grande, dispõe para a sua clientela: o banho na barragem, peixe frito, carne de sol, caldos e cerveja bem gelada,  além de outros aperitivos e o ótimo atendimento, com os melhores preços. 

O Balneário Campo Grande deseja aos clientes e amigos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!


Confraternizações da 4ª DIRED e do SINTRAF

Nesta sexta-feira (21), foram realizadas duas confraternizações natalinas em São Paulo do Potengi. Ao meio dia, a 4ª DIRED promoveu a sua confraternização no Espaço Renovo, com os gestores das escolas estaduais jurisdicionadas, com os funcionários e convidados daquela instituição.

À noite, 20 horas, no auditório da Escola São Francisco, foi a vez do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do nosso município.

Em pé, Geilson e João Maria Campos; sentados, Hudson, Jéferson e Edinho

Mesa das autoridades na confraternização do SINTRAF, presidido por
João Maria Ribeiro

Agricultores familiares, presentes na confraternização, que também contou
com sorteio de brindes

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Maurício Freire é destaque da Educação 2012

Professores Maria Neci (Maurício Freire) e Gerson (Dinarte Mariz)

A Escola Estadual Maurício Freire, São Paulo do Potengi, que tem como atuais gestores os professores Silvério Alves e Maria Neci, recebeu na tarde desta quinta-feira (21) em solenidade realizada no Centro de Convenções de Natal, o Diploma da Educação 2012.

Governadora Rosalba esteve presente no evento

O evento que foi presidido pela secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho e que contou com a presença da governadora do RN, Rosalba Ciarlini, fez um balanço dos avanços da gestão Rosalba na área da Educação e encerrou o ano letivo 2012, além de anunciar uma agenda positiva para o setor educacional em 2013.

Certificado concedido ao Maurício Freire pelo Governo do RN

Também foram premiados dezenas de projetos e iniciativas realizados nas escolas estaduais do RN. Foram distribuídas comendas a órgãos da imprensa norte-rio-grandense e a amigos da Educação.

A solenidade contou com a participação de autoridades, educadores e estudantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O Diploma concedido ao Maurício Freire foi pela iniciativa do projeto "Não mate, não maltrate. Fotografe." propondo a defesa do meio ambiente e dos passarinhos, mostrado na Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - 2012 e coordenado pelo professor Ozias Lélis  e apresentado pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental Paulo Renato e João Azevedo. O projeto ficou na 10ª colocação geral.

SA Calçados e Material Esportivo. O melhor estilo para seus pés.

A loja oferece uma grande variedade de calçados

A melhor loja de calçados e material esportivo de São Paulo do Potengi. O melhor estilo para seus pés. Calçados novos masculinos e femininos para todas as idades para as festas de final de ano.

Confira os menores preços na SA Calçados.

Rua Bento Urbano, esquina com a Coronel Freire, Centro - São Paulo do Potengi.

Um ótimo atendimento. Ótimos preços. Fone: (84) 3251-2371.

Deseja a clientes e amigos, um feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Foi indicado o secretário de Obras da Gestão de Naldinho

Uma fonte fidedigna garantiu ao Blog que o prefeito eleito de São Paulo do Potengi concluiu as indicações para o seu secretariado, já que faltava apenas o titular da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

O secretário de Obras será o técnico em edificações Moacir Guimarães. Ele que já foi prefeito de Jardim de Angicos, sendo o atual vice-prefeito daquele município, cujo mandato será encerrado no próximo dia 31. 

Moacir tem larga experiência na área da construção civil.

Cimento Poty (Votorantim) realiza palestra em São Paulo do Potengi

Prefeito Naldinho ladeado por comerciantes e representantes da Votorantim

Ontem (20), às 19 horas no Espaço Algo Mais de nossa cidade, os representantes do Grupo Votorantim (Cimento Poty), Alexandre Vale, responsável por vendas técnicas (Ceará) e Elias Silva, consultor comercial (RN), proferiram palestra para comerciantes de material de construção, pedreiros, construtores e pessoas interessadas. O objetivo foi mostrar o benefício do cimento CPIV 32 RSRR AA, como também retirar o mito de que a cor do cimento influencia diretamente na resistência.

A palestra foi esclarecedora e bem proferida. Em seguida, foi servido um jantar aos presentes.

A coordenação do evento ficou a cargo do Pé Direito da Construção (Paulo de Alfeu e Hudson).

Espectadores presentes no evento

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Governo do RN quer 600 milhões de reais em empréstimo


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se reunirá amanhã, em convocação extraordinária, para votar três projetos enviados pela governadora Rosalba Ciarlini.
Entre os projetos que serão apreciados nesta convocação, está o que autoriza uma nova operação de crédito no valor de R$ 610 milhões.
“Os Projetos de Lei versam sobre matérias de relevante interesse da população do RN, razão pela qual confio na eficiência da tramitação e, ao final, em sua aprovação por esse Legislativo Estadual”, diz a governadora Rosalba Ciarlini em ofício encaminhado à Assembleia Legislativa no final da tarde de ontem.
A outra proposta trata da destinação dos recursos das emendas parlamentares para o pagamento de pessoal.
Panorama Político

Obras de abastecimento de água no RN terão recursos obrigatórios do PAC


Um decreto da presidenta Dilma Rousseff publicado no Diário Oficial da União de hoje (20) especifica quais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deverão receber transferência obrigatória de recursos. Entre elas estão obras ligadas ao abastecimento de água em vários municípios potiguares.
O texto discrimina 106 obras nos estados do Amazonas, da Bahia, do Espírito Santo, Maranhão, Paraná, de Pernambuco, do Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Todas as ações são ligadas ao saneamento básico e à prevenção de danos causados por cheias de rios e chuvas, como contenções de erosão e encostas, implantação de barragens e adutoras, além de drenagens.
A norma afirma que a responsabilidade de analisar e aprovar formalmente as ações caberá aos órgãos da administração pública relacionados às áreas onde serão feitas as intervenções.
As obras no RN que receberão tais recursos são:
1 – Ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Pendências, Macaú, Guamaré e Baixa do Meio.
2 – Implantação da Barragem Umarizeira
3 – Implantação da Subadutora do SAA Governador Dix-Sept Rosado
4 – Implantação de Sistemas de Abastecimento de Comunidades da Barragem Santa Cruz

SINTRAF de São Paulo do Potengi realizará Assembleia de Final de Ano nesta sexta-feira (21)


O SINTRAF de São Paulo do Potengi, que tem como Presidente, João Maria Ribeiro, realizará sua Assembléia de final de ano, nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, às 19hs no auditório da Sociedade Educadora São Francisco.

Na oportunidade além da prestação de contas do SINTRAF aos seus associados, acontecerá distribuição de brindes e sorteios de brindes valiosos. Para participar é preciso estar em dia com a sua mensalidade do Sindicato.

Fonte: sppnews

Justiça suspende alteração no Plano dos Cargos e Salários do Magistério em Riachuelo


A Câmara Municipal de Riachuelo aprovou, no final do mês de novembro, Projeto de Lei que alterou o Plano dos Cargos e Salários dos professores. O atual prefeito, Júnior Bernardo, e a prefeita eleita Mara Cavalcanti, trabalharam no intuito de ver aprovada a alteração.
Com o apoio do grupo situacionista, a matéria foi aprovada e virou destaque no estado através das redes sociais.  Os vereadores da oposição impetraram ação anulatória da referida lei com pedido de tutela antecipada, em decorrência de não ter ocorrido o devido processo legal. Eles alegam que o texto foi aprovado sem discussão e sem pareceres das comissões.
A liminar foi concedida pela Justiça e estão suspensos os efeitos da lei alteradora do plano, inclusive com a intimação da presidente da Câmara, Maria de Lourdes Vicente Simão.
Fonte: Robson Pires

Polícia Militar dá dicas de segurança para o período de fim de ano

É chegado o período de festas de fim de ano, época de pagamento de 13º salário, e isso aumenta o volume de dinheiro que circula na cidade. No intuito de dificultar a ação de meliantes na cidade do Monsenhor Expedido, a Polícia Militar vem a dá dicas de segurança para os cidadãos não serem alvos dos bandidos.
 - Evite retirar grande quantia dinheiro do banco, se for realmente necessário o faça acompanhado e não conte as cédulas de modo  que pessoas ao redor possa visualizar, guarde-o com cuidado em local discreto, ao sair do banco certifique-se que não está sendo seguido;
- Ao realizar compras dê preferência a compras com cartão de crédito ou crediário, se for imprescindível realizar compras à vista, faça um cálculo prévio de quanto irá gastar, sendo assim o montante de dinheiro que irá portar não será alto;
-  Idoso, Mulheres e pessoas que possuam alguma dificuldade de locomoção saiam para as compras acompanhadas;
Evite dá atenção à pessoas que fiquem a rua vendendo produtos os quais não são de seu interesse, essa pessoa pode distraí-lo para que seu comparsa furte sua bolsa, celular ou carteira de seus bolsos;
Mulheres, andem com suas bolsas coladas ao corpo e mantenham o zíper fechado;
Não fale ao celular caminhado, se for realmente importante a ligação entre em um estabelecimento comercial e faça a ligação;
-  Evite carregar muitos pacotes, deixando assim as duas mãos ocupadas;
- Ao utilizar caixas eletrônicos, não aceite a ajuda de pessoas estranhas.
A Polícia Militar está presente para garantir as compra de final de ano, e conta com ajuda da população, para manter nossa cidade pacata.

Informações cedidas pelo Tenente Diego Sousa, via e-mail.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Eleitos de Ielmo Marinho e Bom Jesus diplomados hoje

O atual prefeito, Germano Patriota, ladeado pelo
prefeito eleito, Bruno patriota
Será realizada logo mais às 16 horas, no Pax Clube de Macaíba, a diplomação dos eleitos na 5ª Zona Eleitoral. O evento será presidido pela juíza Lilian Rejane da Silva.

Prefeitos que serão diplomados:

Ielmo Marinho: Bruno Patriota
Bom Jesus: Edmundo Júnior
Macaíba: Fernando Cunha

Também serão diplomados os vice-prefeitos e vereadores dos três municípios. 

Sandra e Expedito, 7 anos de casados

Expedito acompanhado da sua esposa, Sandra

O casal amigo professor Expedito e a professora Sandra, residentes no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em nossa cidade,  comemoraram ontem (18) à noite, em sua residência, o aniversário de 07 anos de casamento. O casal ofereceu um jantar a alguns casais amigos: Silvério e Vera, Chico e Neci, Assis e Cíntia, Marcelo e esposa, e Jean e esposa. O senhor Bartolomeu, pai de Expedito, também esteve presente, contando boas histórias do seu tempo de juventude.

Parabéns!

Hospital Regional ganhará novo aparelho de Raio-X

Hospital Regional passa por reformas físicas
O Hospital Regional de São Paulo do Potengi, através da sua diretora, a médica Lígia Torres, solicitou com urgência da Secretaria de Saúde do RN, um novo aparelho de Raio-X para atender aos pacientes daquela unidade hospitalar. O secretário de saúde, Isaú Gerino, garantiu que o aparelho será adquirido o mais rápido possível.

Com o intuito de atender melhor a população potengiense, os Hospital está passando por uma reforma na sua parte física.

Com informações do sppnews

Justiça obriga Governo do RN a nomear delegados, agentes e escrivães aprovados em concurso público


A juíza Patrícia Gondim decidiu hoje obrigar o Governo do Estado do Rio Grande do Norte a nomear delegados, agentes de Polícia e escrivães aprovados no último concurso público. A determinação recai para que o Executivo emposse no cargo 107 escrivães, 263 agentes e 84 delegados.
A decisão, ressaltou a magistrada, alberga todos os aprovados dentro do número de vagas previsto em edital e seguindo, rigorosamente, a ordem de classificação. Sobre o limite prudencial, a magistrada observou: “com relação a questão da situação orçamentária o do limite prudencial relativo à despesa com pessoal, como óbice à nomeação pretendida pelo Autor, a mesma não se sustenta, seja porque se o Estado convocou e realizou o certame público era porque existia previsão orçamentária, devidamente aprovada para tal fim”.
A juíza foi mais além: "Ora, se a segurança pública integra o rol dos direitos fundamentais difusos, eventual ineficiência do Poder Público, por qualquer dos seus escalões, torna-se passível uma intervenção judicial, sem que isso venha a caracterizar afronta ao princípio da separação de poderes”.
Fonte: Panorama Político

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Deputada Fátima Bezerra diz que “Lula é patrimônio do povo” e critica oposição por tática “denuncista”


A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) criticou hoje na tribuna da Câmara a irresponsabilidade da oposição, formada “pelo consórcio PSDB/DEM/PPS e seus aliados da mídia”, por ter optado pela “tática do denuncismo visando a objetivos políticos e eleitorais”. Segundo a petista, esses partidos oposicionistas “perderam o prumo e o rumo” e, sem discurso e projeto, tentam com todos os artifícios possíveis conseguirem desgastar o PT e atingir o ex-presidente Lula.
“Não conseguem apresentar ao País um projeto diferenciado como o que vem sendo executado de forma reconhecida, vitoriosa e aprovada pela esmagadora maioria da população, que é o projeto iniciado pelo presidente Lula, hoje sob a liderança da presidenta Dilma”, ressaltou a parlamentar.
Para Fátima, o “consórcio de oposição” tem o objetivo claro de desgastar o PT e desconstruir a imagem de Lula. “Até hoje, essa ação desesperada da oposição tem-se revelado um fiasco, um fracasso, tem-se revelado inútil para os propósitos desse consórcio direitista PSDB/DEM/PPS, que o povo brasileiro derrotou em 2002, 2006, 2010 e vai derrotar de novo em 2014, com a reeleição de Dilma”, afirmou a deputada.
A parlamentar lembrou que a popularidade de Lula continua crescendo. “O PT é o partido mais querido e respeitado em nosso País, e o companheiro Lula, mesmo não estando no exercício da Presidência, continua amado pelo povo e respeitado como estadista em nível internacional”, destacou.
Fátima frisou que Lula é um patrimônio do povo brasileiro. “E, por ter feito um governo que inaugurou um novo caminho para o País, retirando o Brasil do caos a que o consórcio PSDB/DEM/PPS tinha levado nosso País, temos muito orgulho da sua história de vida, da sua trajetória. O governo de Lula foi inovador e revolucionário, a favor do povo brasileiro”, disse.
Fonte: Panorama Político (Ana Ruth)

Justiça e PM realizam reintegração de posse em São Paulo do Potengi

Oficiais de justiça, acompanhados da PM, realizam reintegração de posse

Durante a manhã desta segunda-feira, 17 de dezembro, oficiais de justiça juntamente com a Polícia Militar cumpriram o mandado de reintegração de posse sobre os terrenos localizados por trás da fábrica de castanha Iracema,  situada no bairro Novo Juremal. Tais lotes estavam sendo ocupados irregularmente.

Notícia cedida pelo Tenente Diego Souza, comandante do Pelotão da Polícia Militar de São Paulo do Potengi

Seca e sobrecarregamento da Adutora complicam ainda mais o abastecimento de água

Além do problema da seca, o aumento da demanda por água sobrecarrega
a Adutora Monsenhor Expedito, dificultando ainda mais o abastecimento
da água

A imagem mais famosa da seca está comumente restrita à Zona Rural. Contudo, em tempos de estiagem severa, os efeitos da falta de chuvas no interior potiguar chegou às cidades. Por conta de uma combinação de falta de infraestrutura do sistema atualmente em funcionamento e por dificuldades inerentes à estiagem, cidades como as da região Agreste do Estado estão tendo de economizar água, segundo gestores e agricultores. Além da seca, eles citam a incapacidade da adutora Monsenhor Expedito suprir a atual demanda.


Inaugurada em 1998, a adutora foi planejada para atender 22 cidades e cinco comunidades rurais. Com o passar do tempo, a responsabilidade da adutora, que capta água da Lagoa do Bonfim em Nísia Floresta e atende todo o Agreste, saltou para 30 municípios e 250 comunidades rurais. A vazão da água, de acordo com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, nunca mudou, ficando sempre em 1,7 milhão de litros de água por hora. Ou seja, a adutora trabalha acima da sua capacidade. Isso levou a Lagoa do Bonfim ao limite da capacidade de fornecer água.

Tendo como pano de fundo a seca, a performance da adutora tem sido alvo de críticas praticamente em todos os lugares por onde ela passa. Em Nísia Floresta, por exemplo, moradores dos arredores da lagoa reclamam no nível da lâmina d´água. "Daqui a pouco não tem água nem para nós e nem para o sertão", gritou um morador enquanto a reportagem fazia as fotos que ilustram essa matéria. No interior, a reclamação é oposta. São Tomé, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel. Em todos esses lugares, o problema é falta de água limpa na torneira.

Fonte: Tribuna do Norte

Do Blog: Nesse momento é que sentimos ainda mais a falta da força e da garra do Monsenhor Expedito na luta para trazer um bom  abastecimento de água doce para o povo do interior. Além disso, o sobrecarregamento causador do mau funcionamento da adutora, não está fazendo jus à memória do "Profeta das Águas".

Eleição para a presidência da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi

Segundo informações que chegaram ao blog, a eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi (biênio 2013/2014), será realizada às 09 horas da manha do dia 1º de Janeiro de 2013, naquela Casa Legislativa. O presidente eleito empossará o prefeito José Leonardo Cassimiro de Araújo (Naldinho) às 20 horas daquela mesma data, em solenidade no Espaço do Forró.

Segundo a mesma fonte, pelo andar da carruagem, o novo presidente do Poder Legislativo local será o vereador Domingos Sávio Dias Campos.

TSE vota e decide que Zamith é o prefeito reeleito de Barcelona


Carlos Zamith é o prefeito reeleito de Barcelona após decisão do TSE

Por sete votos a zero (7x0) o Tribunal Superior Eleitoral aceitou o recurso do candidato à reeleição Carlos Zamith (PMDB) da cidade de Barcelona/RN, que teve sua candidatura rejeitada pelo TRE.

A cidade de Barcelona estava, desde a eleição de outubro, sem prefeito eleito devido à impugnação da candidatura de Zamith pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
Zamith e seu vice, Neto Mafra
O recurso foi julgado nesta segunda-feira (17) e agora o prefeito reeleito pode ser diplomado pela Justiça Eleitoral e tomar posse novamente no cargo de chefe do Executivo daquele município.

Outras informações a qualquer momento

com informações do Tribunal Superior Eleitoral

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Mais fotos da diplomação dos eleitos da 8ª Zona

Naldinho recebendo o diploma do Dr. Peterson

Vereador eleito Lula da Carne ladeado por sua família

Vereador eleito Neilson acompanhado da sua esposa Alexandra
Vereadora eleita Marli e o advogado Rômulo

Vereadores eleitos Alysson, João Cabral e Savinho com o prefeito eleito Naldinho

vereadores Adil e Clóvis de São Pedro

Vereador Cerivan, o atual prefeito Júnior Bernardo e o vice-eleito Caetano,
todos de Riachuelo

Discurso do Dr. Peterson


Publicamos a seguir, na íntegra, o discurso do juiz eleitoral da 8ª Zona (que foi cedido pelo mesmo), Dr. Peterson Fernandes Braga, proferido hoje pela manhã na Secretaria Municipal de nossa cidade, por ocasião da solenidade de diplomação dos eleitos.
Dr. Peterson

Exmo. Sr. Dr. Representante do MP Eleitoral nesta 8ª Zona, em nome de quem saúdo todos os demais presentes,

Senhores candidatos eleitos no último pleito,

Meus senhores e minhas senhoras,

No dia de hoje, com a diplomação dos candidatos eleitos, se realiza a última fase daquilo que se convencionou chamar de "Processo Eleitoral", que, nesta 8ª Zona, se desenvolveu com relativa tranquilidade, demonstrando a natureza pacífica e ordeira dos eleitores das quatro cidades integrantes.

Todavia, ultrapassadas todas as fases do processo eleitoral, é hora dos senhores candidatos eleitos, em especial os que pela primeira vez exercerão mandato eletivo, refletirem acerca da importância das funções que, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, passarão a exercer.

Nesse processo de reflexão, não se pode perder de vista que vivemos em uma das regiões mais carentes do país, castigada, durante grande parte dos anos, pelo flagelo da seca que, junto consigo, traz outros males igualmente danosos, como a fome, a mortalidade infantil, o analfabetismo e desemprego. Esse quadro de sofrimento que marca a realidade nordestina foi descrito, de forma magistral, na obra "Vidas Secas", Graciliano Ramos, principalmente no trecho em que o referido autor narra a morte da cadela Baleia, da seguinte e trágica forma: "a carga alcançou os quartos traseiros e inutilizou uma perna de Baleia. (...) E, perdendo muito sangue, andou como gente em dois pés, arrastando com dificuldade a parte posterior do corpo. (...) Uma sede horrível queimava-lhe a garganta. (...) Uma angústia apertou-lhe o pequeno coração. (...) Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás (...) gordos, enormes." 

Infelizmente, será com essa realidade que os senhores hoje diplomados, no desempenho de seus mandatos, muitas vezes irão se defrontar, sendo que, ao invés de um animal irracional como Baleia, terão diante de si seres humanos, pais e mães de família, crianças carentes, adolescentes em conflito com a lei, enfermos e idosos, com os mais variados tipos de demandas, muitas delas absolutamente inadiáveis.
Para que tais demandas sejam atendidas a contento, torna-se necessário que todos os senhores assumam um compromisso com a ética, iniciando-se pela mudança da visão mesquinha, egoística e equivocada de que o meu senso de coletividade se limita aos meus familiares e amigos, passando pelo efetivo respeito aos princípios constitucionais da Administração Pública, expressos nas noções de legalidade, impessoalidade, moralidade publicidade e eficiência.

De fato, somente a mudança dos atuais paradigmas éticos e morais terá o poder de modificar, de uma vez por todas, o quadro de pobreza e tristeza do semi-árido nordestino, descrito na obra de Graciliano Ramos. Tão verdadeiro é este raciocínio que Albert Einstein, certa vez, afirmou que "a sorte da espécie humana depende hoje mais do que nunca de sua força moral. O caminho a um estado alegre e feliz passa pela renúncia e pela autolimitação, onde quer que seja".

Por outro lado, não se tem como implementar a mudança ética tão sonhada sem a necessária opção pelo pobres e desassistidos, os quais, infelizmente, se amontoam em nossa região. Nesse particular, o Frei Leonardo Boff, em sua obra "Ethos Mundial: um consenso mínimo entre os humanos", assinalou que "o princípio supremo e absoluto da ética reza: liberta o pobre", pois "a existência jamais é pura existência; é uma co-existência". Por isso, citando ainda o mesmo autor, é que "o consenso mínimo se densifica no direito à vida, no respeito inviolável aos inocentes, no tratamento justo dispensado ao detido e na integridade física e psíquica de cada ser humano. É a base comum mínima, sem a qual não há convivência possível em nenhuma parte do planeta".

Enfim, sem a mudança na postura ética dos ocupantes de cargos eletivos, não será possível minorar as dificuldades e sofrimentos enfrentados por nosso povo. Aqui, dentro ainda da ideia de mudança dos paradigmas éticos e morais, que visam realmente atender ao interesse da coletividade, é importante que os senhores eleitos para as Câmara Municipais desta Zona Eleitoral tenham, desde já, a concepção de que devem atuar na nobre missão de fiscalizadores do Poder Executivo, e não, como muitas vezes se constata, na condição de perseguidores implacáveis dos ocupantes de cargos majoritários ou de meros chanceladores das ação do Executivo, mesmo que equivocadas ou contrárias ao interesse público.

Finalizo, deixando para reflexão dos senhores, o seguinte trecho da "Carta de São Francisco aos Governantes dos Povos", reescrita por mais de mil franciscanos, reunidos em Brasília, em meados de outubro de 2008: "ouço, vindo de todos os lados, dois clamores que sobem até ao céu. Um, é o brado da mãe terra terrivelmente devastada. E o outro é a queixa lancinante dos milhões e milhões de nossos irmãos e irmãs, famintos, doentes e excluídos, os seres mais ameaçados da criação".

Muito Obrigado.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.