sábado, 8 de dezembro de 2012

São Paulo do Potengi e Angicos Viajando Pelas Cartas

A Escolas Estaduais Maurício Freire (São Paulo do Potengi) e Francisco Veras (Angicos) estão realizando um intercâmbio cultural, por intermédio do projeto Viajando  Pelas Cartas Através da Escrita. 

O projeto é coordenado pelos professores de Língua Portuguesa Maria do Carmo Dantas (SPP) e César Barbalho (Angicos), e tem como objetivo a troca de correspondência entre alunos do Ensino Médio das duas escolas.

Recentemente uma equipe do Maurício Freire, formada por estudantes e professores, foi até aquela cidade para conhecer os colegas da comunidade angicana. Foram muito bem recebidos e visitaram vários pontos históricos da localidade.

Na última sexta feira (07), foi a vez dos potengienses receberem os colegas da Região Central. A turma, composta por cerca de 45 membros, visitou o Maurício Freire, a Câmara Municipal, Memorial Monsenhor Expedito, Igreja Matriz e SESC-LER.

O almoço e a recreação realizaram-se no Espaço Renovo, onde a visita foi concluída com uma bonita e animada confraternização.

Alunos do Maurício Freire recebendo os colegas de Angicos

Alunas da escola angicana sentadas no auditório da escola potengiense

Professores de ambas instituições

Estudantes se confraternizando no Espaço Renovo

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição

Hoje, 08 de dezembro, é o dia de Nossa Senhora da Conceição. Na Região do Potengi, Ela é a padroeira das cidades de São Tomé, Lagoa de Velhos e Santa Maria. Em São Paulo do Potengi, a santa é padroeira da Comunidade de Potengi Pequeno e do Bairro Novo Juremal. 

Logo mais, às 16 horas, haverá procissões em São Tomé e Santa Maria.

Às 19 horas, será celebrada missa por padre Ramos, na Capela do Novo Juremal, seguida de quermesse. 

A partir das 20 horas, haverá festa social em Potengi Pequeno, encerrando assim a programação festiva e religiosa da Imaculada Conceição nas localidades citadas.

Confraternização do Partido dos Trabalhadores

Logo mais, a partir das 11 horas, o Partido dos Trabalhadores de São Paulo do Potengi realiza no Espaço Renovo uma avaliação de campanha e do projeto petista, para comemorar a vitória do último dia 07 de outubro. Aproveita também para realizar a confraternização natalina.

O Blog agradece o convite que nos foi enviado, assinado pelo presidente do diretório municipal (Johan Adonis) e pelo vereador João Cabral. 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Os 85 anos de Ambrósio Azevedo

Ambrósio Azevedo acompanhado por familiares
Quem está fazendo aniversário hoje, 85 anos de vida, é o senhor Ambrósio Azevedo, pessoa bastante querida em nossa comunidade. Ele que, ao longo dos anos da sua existência, tem sido um ferrenho defensor da sua terra, São Paulo do Potengi.

Monsenhor Expedito, que era seu compadre e amigo, dizia que seu Ambrósio era o embaixador da nossa comunidade, pois sempre teve condições de representá-la nos momentos de alegria e também de dificuldade.

O jornalista Woden Madruga, que também é seu amigo, o chama de mestre Ambrósio, e sempre o cita na sua coluna no Jornal Tribuna do Norte.

O editor deste Blog, que também é seu amigo, teve a honra de compartilhar com ele por dezenove (19) anos o Programa Destaque Político, que tinha muita audiência na região e  era levado ao ar todo início de noite na Rádio Potengi.

Seu Ambrósio é um patrimônio vivo da história potengiense, com trânsito livre em todos os setores da sociedade local.

Logo mais, às 19 horas, na Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Novo Juremal, familiares e amigos participarão de missa em ação de graças, que será celebrada pelo padre Ramos, em homenagem aos 85 anos bem vividos de Ambrósio Azevedo.

Recurso do prefeito Carlos Zamith sofre 4º adiamento seguido pelo TSE


O Tribunal Superior Eleitoral adiou o julgamento do recurso de candidatura do prefeito de Barcelona Carlos Zamith (PMDB), que busca a reeleição. Ainda não há data definida para que nova sessão ocorra, mas o tribunal volta a se reunir na próxima terça-feira (11). A votação estava marcada para esta quinta-feira.
Se for aceito o recurso, Zamith terá registro que possibilitará sua diplomação como prefeito reeleito. Caso contrário, uma nova eleição deverá ser marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral, uma vez que o mesmo conquistou mais de 51% dos votos válidos no dia 7 de outubro.
Fonte: Chaguinhanet

Ultrapassamos os 150 mil acessos

É com muita alegria que a gente vem agradecer novamente  pelo reconhecimento que nos ajudou a bater mais uma marca. Conseguimos ultrapassar, em menos de 10 meses de existência, os 150 mil acessos.

Tal superação nos impulsiona a continuar com o mesmo trabalho, sempre pautado na moderação e credibilidade, por acreditar ser essa a vontade dos nossos diversos leitores. 

É para vocês, leitores, que todos os dias tentamos aprimorar nossos métodos jornalísticos para que a informação se torne a mais fidedigna possível.

Continuaremos, portanto, trilhando esse caminho.

E continuem nos acessando!

Silvério Alves
Herisson Bezerra
Silvério Filho

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

São Paulo do Potengi é o 1º lugar em desenvolvimento social da região


O Município de São Paulo do Potengi é o primeiro lugar da Região Potengi no ranking do ISDM – Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios, estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas que foi divulgado terça-feira, 04 de dezembro, em São Paulo-SP.

Com ISDM de 4,34 o município de São Paulo do Potengi lidera o ranking na Região Potengi, também ficando bem colocado no RN com a 27º colocação no Ranking estadual. Em seguida na Região Potengi vem respectivamente os municípios de: Lagoa de Velhos (3,83), São Tomé (3,71), Barcelona (3,68), Santa Maria (3,60), São Pedro (3,58), Bom Jesus (3,57), Riachuelo (3,51), Senador Elói de Souza (3,33), Ruy Barbosa (3,25) e Ielmo Marinho (2,92).

O estudo foi feito com dados de 2010 do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação. Em habitação foram avaliados coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, casa própria e número de pessoas por cômodo da casa. Em renda, foram consideradas extrema pobreza e pobreza; em trabalho, taxa de ocupação, formalização e trabalho infantil. Em saúde e segurança foi analisada a taxa de mortalidade infantil, os nascidos vivos com baixo peso, a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis, a gravidez precoce e a taxa de homicídio. Em educação, a pesquisa avaliou o ensino fundamental e o ensino básico.

Fonte: Sppnews

Imaculada Conceição e Santa Luzia no Potengi

Imaculada Conceição

Várias comunidades potengienses estão vivendo esta semana as festas das suas padroeiras. Municípios de São Tomé e Santa Maria; Comunidades de Potengi Pequeno e Bairro Novo Juremal em São Paulo do Potengi tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Programações que serão encerradas no sábado próximo, dia 08.

São Pedro vive a festa da sua co-padroeira Santa Luzia, o mesmo ocorrendo com o bairro Santos Dumont de nossa cidade, com encerramento dia 13 de dezembro.

Festival de Prêmios é cancelado em São Paulo do Potengi


Festival de Prêmios ocorreria no dia 09 de dezembro

Depois de feita a divulgação com cartazes, carro de som e depois de vendidas cartelas, aconteceu oficialmente o cancelamento do Festival de Prêmios que seria realizado no dia 09 de dezembro na Praça Monsenhor Expedito, segundo disse o responsável pelo sorteio.

Ewerton Vieira explica que quem comprou a cartela não será prejudicado, bastando ir até o local da compra da cartela e receber o dinheiro de volta.

"Amigos,ninguem vai ser prejudivado,onde vc comprou a cartela va e receba seu dinheiro de volta... [sic]"
- Ewerton Vieira, no Facebook.

Com informações do Perfil de Ewerton Vieira no Facebook

Niemeyer morre aos 104 anos

O arquiteto Oscar Niemeyer (Foto: Reuters)
Morre o arquiteto da capital do Brasil

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio às 21h55 desta quarta-feira (5). Ele estava internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em 15 de dezembro.
Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.Nesta quarta, um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.
Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.
Niemeyer foi um arquiteto cujo trabalho era reconhecido em muitas partes do mundo, tendo projetos de construção realizados em diversos países, dentre eles Estados Unidos e França. Entretanto, a maior obra dele foi,sem dúvida, a capital do nosso país, Brasília.
Com informações do G1

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Câmara Municipal encerrou Ano Legislativo hoje

Vereadora Nericivan, presidenta da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi
A Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, presidida pela vereadora Maria Nericivan de Araújo Castro Meira, realizou a última sessão ordinária do ano em curso, portanto encerrando assim os trabalhos legislativos de 2012.

Compareceram à sessão de hoje os vereadores: Nerecivan, Joyce, João Cabral, Assis Araújo, Erivan e Savinho. Faltaram os vereadores Titico, Getúlio e Thiago Dantas.

Até 31 de dezembro próximo (data que encerra os mandatos dos atuais vereadores), se houver necessidade, a Câmara poderá se reunir em sessão extraordinária.

A Posse de Monsenhor Expedito há 69 anos

Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros

Num dia como hoje, 5 de dezembro de 1943, às 9 horas da manhã, depois da primeira missa celebrada por ele na antiga igreja (onde hoje é o Centro Social São Paulo), Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros tomou Posse como 1º Vigário da Paróquia de São Paulo do Apóstolo.

O termo de posse foi assinado pelo novo padre e pelos senhores Arnaldo Lago e Manoel Henrique.

O primeiro batizado, um menino de nome José, filho de João e Severina Guilherme, tendo como padrinhos João Avenerável e Martinha Pimentel.

O 1º casamento foi dos noivos José Joaquim e Zulmira Lopes.

Lotérica em São Paulo do Potengi só daqui a três meses

Lotérica em São Paulo do Potengi só daqui a três meses

A Casa Lotérica de São Paulo do Potengi (cidade polo da nossa região) está fechada há vários dias. Fato que vem prejudicando um grande número de pessoas que necessitam coletivamente dos serviços da mesma.

Segundo informações que recebemos, para que a lotérica volte a funcionar existe a necessidade de uma licitação que será realizada pela Caixa Econômica Federal.

Tudo ocorrendo bem, esse processo poderá durar, no mínimo, três meses.

Os usuários de nossa cidade, tendo que se deslocar às cidades vizinhas para realizar duas movimentações com a lotérica.

Será que não está na hora as autoridades locais, comércio, sociedade organizada, realizarem uma mobilização junto à Caixa para que a lotérica volte a funcionar o mais rápido possível?

Dieese aponta o RN como 2º melhor desempenho de arrecadação de ICMS do Nordeste


A arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadores e Serviços (ICMS) no Nordeste continua em ascensão no acumulado do ano. Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE/RN, o aumento no recolhimento do tributo na região Nordeste, entre janeiro e setembro de 2012 em relação a igual período de 2011, foi de 9,9%, enquanto no Brasil verificou-se queda de 9,2%.
O Rio Grande do Norte, junto com o Maranhão, apresentou a segunda maior elevação do recolhimento de ICMS da região: 13,6%, o que significou um ganho real de 7,9% no período analisado. 
Fonte: Blog do BG

Conta de luz para as residências pode cair só 10% em vez de 16,2%


A queda no preço da luz das residências deve ficar bem abaixo dos 16,2% previstos pela presidente Dilma em setembro, quando anunciou os planos para baixar tarifas.
Parte dessa redução foi limitada, ontem, pela recusa da Cemig de renovar as concessões de suas geradoras, em troca do que teria que baixar o preço da energia.
Anteontem, a Cesp também havia deixado três usinas de fora. Juntas, elas representam mais de um quarto da energia que poderia ser barateada, o que torna impossível ao governo chegar aos 20,2% de redução na média previstos, a não ser com novas medidas.
Pelos cálculos do próprio governo, a queda agora será de 16,7%. No caso das residências, porém, o alívio será ainda menor, por causa da necessidade de ligar usinas térmicas, cujo custo é até cinco vezes maior que o das hidrelétricas.
Inicialmente previsto em 16%, o corte na conta de eletricidade para residências pode cair para perto de 10%.
Fonte: Folha de São Paulo

Senado aprova distribuição de recursos extras para municípios atingidos pela seca


O Senado aprovou hoje (4) a Medida Provisória (MP) 583 que abre crédito extraordinário de R$ 676 milhões para os municípios, principalmente do Semiárido nordestino, afetados pela falta de chuva. A MP já havia sido aprovada pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

De acordo com a MP, o dinheiro será destinado ao Ministério da Integração Nacional para a adoção de medidas de Defesa Civil. Do total dos recursos, R$ 500 milhões deverão ser reservados para compra de alimentos, entrega de cestas básicas e para o abastecimento de água, por meio de carros-pipa, para a população das áreas atingidas. O restante do dinheiro será usado para auxílio emergencial financeiro dos municípios.
A aprovação rápida da medida, e sem alterações, foi propiciada por um acordo de mérito e procedimento entre os senadores. Com isso, governistas e oposicionistas votaram favoravelmente à MP. Por não ter sido alterada no Senado, a medida seguirá direto para sanção presidencial.
Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Confraternização Natalina do Sindicato do Comércio

Realizou-se na noite desta segunda-feira (03) no Espaço de Festas Algo Mais de São Paulo do Potengi, a confraternização natalina do Sindicato do Comércio Varejista de nossa cidade em parceria com a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (FECOMERCIO).

Emília e Flávia

Pedrinho e sua esposa Neide (Loja Frei Damião), Sandra e Alíria (vice-prefeita eleita de Lagoa de Velhos)

Autoridades, a exemplo de Marcelo Queiroz - presidente do Sistema FECOMERCIO-RN, prefeito Azevedo, prefeito eleito Naldinho e vice-prefeito eleito Pacelli, o presidente do Sindicato Antônio Francisco de Oliveira, comerciantes, comerciários e convidados, participaram do evento.

Antônio Francisco ladeado por Naldinho e Pacelli

Presidente do Sistema FECOMERCIO-RN

O casal Liara e Hudson (Pé Direito) e Alessandro (LAPAC)

Vanderson Souza, proprietário da loja Vintz, que terá sua nova loja inaugurada no próximo sábado

Carlos Raniere (Casa Verde) comandando um grupo, dentre eles o Padre Raul (de óculos)

Jorginho Azevedo e a esposa Tatiana (Farmácia Ultrafarma)
Celina Laura, o blogueiro Silvério, sua esposa Vera Lucia e a amiga Fabiana

Os irmãos Carlinhos e Zenildo Campos

Em pé: Geisa, Sandra, Fabiana, Celina Laura e Vera Lúcia.
Sentados: Neném, Leninha e Carlinhos.

Prefeito Azevedo e esposa Fátima



São Tomé: A diplomação dos eleitos na 19ª Zona

Informações que chegaram ao Blog, vindas de São Tomé, dão conta de que a 19ª Zona Eleitoral, com sede naquele município, e que é formada também por Barcelona, Rui Barbosa e Lagoa de Velhos, realizará a diplomação dos eleitos (no último dia 07 de outubro) no próximo dia 13 de dezembro, às 16 horas, no Fórum daquela cidade.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Hoje completa 69 anos que Monsenhor Expedito chegou a São Paulo do Potengi



No dia 03 de dezembro de 1943, chegava à nossa cidade o jovem sacerdote Expedito Sobral de Medeiros, que posteriormente se tornou o pároco local, mais conhecido como Monsenhor Expedito, o "Profeta das Águas". Durante 56 anos como pastor do rebanho potengiense, lutou pela melhoria da qualidade de vida de toda a Região do Potengi. 

Do Céu, certamente ele continua a olhar pelo nosso povo. 

Aniversário Professor Expedito

Professor Expedito ao lado da atleta Bia do Maurício Freire
Quem está fazendo aniversário hoje, dia 03 de dezembro, é o professor Expedito van den Berg, que leciona Educação Física na Escola Estadual Maurício Freire.

Um pessoa bastante querida na nossa comunidade, especialmente na classe estudantil. Parabéns.

Capítulo DeMolay realiza Iniciação de 09 membros em São Paulo do Potengi


O Capítulo Mensageiro da Paz da Ordem DeMolay de São Paulo do Potengi realizou no domingo, dia 02 de dezembro, uma Cerimônia de Iniciação onde 09 novos membros deram entrada ao grupo de jovens da cidade. Foram eles: Glaucione Farias, Mudson Lucas, Leonardo Nascimento, João Neto, Josimar Lopes, Franklin Souza, José Romário, Fellipe Paulino e Pedro Celso.

Membros do Capítulo Mensageiro da Paz Nº13

A Cerimônia ocorreu no Templo da Loja Maçônica Acácia do Potengi e contou com a presença de DeMolay's Ativos, Maçons, familiares e ainda do Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem para o Rio Grande do Norte Napoleão Silva, do Representate da Loja Maçônica Patrocinadora Cleyton Marques e do Secretário Nacional de Comunicação da Instituição Herisson Bezerra, os dois, potengienses.

Nosso parabéns e desejos de sucesso nesta nova trajetória de renovação do Mensageiro da Paz.


São Tomé: Festa da Padroeira

Festa da Padroeira de São Tomé, Nossa Senhora da Conceição

A cidade de São Tomé cujo pároco é o padre João Maria, vive desde o último dia 29 de novembro a tradicional Festa da sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Está sendo desenvolvida uma intensa programação religiosa e social que está mobilizando toda a comunidade e que será encerrada no próximo dia 08 de dezembro com uma grande procissão que reúne milhares de pessoas.

Bodas de Ouro

Seu José e Analice ladeados por Alysson e Naldinho

Ontem (02) à tarde quem celebrou 50 anos de casamento (Bodas de Ouro) foi o casal José Araújo e Analice, da comunidade do Cabaço em São Paulo do Potengi.

Às 15:30h, na residência da família, Padre Ramos celebrou missa em ação de graças com a participação de familiares e convidados. Em seguida aconteceu a confraternização e os parabéns.

Do casal, nasceram 12 filhos, 24 netos e 4 bisnetos.

Parabéns a Seu José e Dona Analice, um exemplo de vida, de amor a família e ao nosso Senhor Jesus Cristo, pelos seus 50 anos de vida matrimonial.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Giro do Blog: Assis Araújo e Luciano

A convite, o Blog participou, na tarde de ontem (1º), da confraternização do vereador reeleito Assis Araújo (São Paulo do Potengi), que reuniu familiares e amigos no Espaço Renovo, para comemorar a sua vitória no último dia 07 de outubro e o Natal que se aproxima.

Participamos também na residência do professor Luciano do seu aniversário que foi devidamente comemorado por sua família e por um grupo de amigos.

Assis acompanhado de um grupo de amigos

Professor Luciano ladeado por seus irmãos

Professor Luciano ladeado por grupo de amigos



A inauguração da Vila Matuta foi um show

Parabéns a Thiago Araújo e família (filho de Paulo de Lena) pelo sucesso do empreendimento e da inauguração da Vila Matuta, o mais novo local de eventos festivos de São Paulo do Potengi, situado logo após o retorno de Dado, na RN com destino a São Tomé.

Espaço aconchegante, bem organizado e caracterizado nas tradições matutas nordestinas.

Cerca de 500 pessoas que participaram da inauguração, se divertiram bastante ao som de Zabumbaê, Robson Farias e Solange Silva.

Grupo de amigas na Vila Matuta

A proprietária Lena ladeada por um grupo de amigos

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.