sábado, 26 de maio de 2012

Barcelona vence gincana regional

Numa realização bem sucedida da turma concluinte do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire, o Ginásio de Esportes Paulina Nunes de nossa cidade foi palco, ontem a noite (25 de maio), de uma bem organizada e bastante movimentada gincana regional que contou com a participação de equipes estudantis de quatro cidades da nossa região. Escolas estaduais: Herondina Caldas (Serra Caiada), Amaro Cavalcanti (São Tomé), Tertuliano Pinheiro (Barcelona) e Dr. Geraldo Andrade (Caiçara do Rio do Vento).
              
Coreografias, paródias, miss estudantil, alimentos não perecíveis, melhor torcida, além de outras provas fizeram parte da competição.

A comissão julgadora composta por dez componentes, dentre eles os professores Luciano, Thaiane, Suelen e Clívio, presidida por Carlinhos, julgou os participantes de forma competente e imparcial.

Resultado

4º lugar, Serra Caiada; 3º lugar, Caiçara do Rio do Vento; 2º lugar, São Tomé, e 1º lugar, merecidamente, Barcelona. Parabéns aos organizadores, que contaram com a ajuda do capítulo DeMolay, de vários patrocinadores, assim como as cidades e escolas participantes, ao Maurício Freire, que deu total apoio ao evento, a prefeitura, que cedeu o som e o ginásio, e especialmente a escola Tertuliano Pinheiro, de Barcelona, a campeã da Gincana.

Professor Silvério Alves (MF) entregando troféu de 1º lugar à professora Ione de Barcelona 


A Alegria de Barcelona, os Campeões

Beleza feminina de Serra Caida

Caiçara do Rio do Vento

Comissão Julgadora
Miss do MF entrega o troféu à Miss Barcelona
Comissão organizadora


Jovens de Caiçara do Rio do Vento


Parabéns aos apresentadores do evento


Professor Clívio entregando o troféu de 2º Lugar a aluna de São Tomé

São Tomé apresentando projeto de meio ambiente

Serra Caiada, melhor torcida

Serra Caiada

Torcida da E.E. Maurício Freire

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Paróquia realiza Segue-me


A Paróquia de São Paulo Apóstolo, presidida pelo Padre Ramos, inicia logo mais à noite no Colégio São José de nossa cidade o encontro do Segue-me. O evento religioso conta com a participação de 60 jovens de 18 a 22 anos de nossa comunidade e de São Pedro.

O Segue-me é um serviço cristão-católico que prepara a juventude nos campos da espiritualidade e da evangelização para atuar na localidade em que a mesma está inserida. A Paróquia e o Encontro de Casais com Cristo (ECC) são os promotores do evento.

Maurício Freire promove Gincana Regional

Os alunos concluintes da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire, realizarão  hoje, no Ginásio de Esportes Paulina Nunes (Bairro Aparecida) de nossa cidade, uma Gincana Regional Cultural.

Participarão da competição que contará com provas de momento e antecipadas, equipes estudantis da cidades de Serra Caiada, São Tomé, Barcelona e Caiçara do Rio dos Ventos. Na oportunidade também será escolhida a Miss Estudantil da região. A entrada custa apenas R$ 2,00.

Participação Mariana

A jovem Jardelly conduzindo a imagem de Nossa Senhora

Ontem à noite (19 horas) foi bastante positiva a participação das Escolas Estaduais Maurício Freire, Dinarte Mariz e 4ª DIRED, como também da Central do Cidadão e Memorial Monsenhor Expedito na celebração dedicada à Nossa Senhora na Matriz de nossa cidade. A missa foi presidida pelo nosso Pároco Padre Ramos.

Público presente na missa

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Código Civil poderá reconhecer união estável de pessoas do mesmo sexo


A Comissão de Direitos Humanos do Senado deu nesta quinta-feira (24/5) o primeiro passo para adequar ao Código Civil o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo. De autoria da senadora Marta Suplicy (PT-SP), o PLS 612/2011, aprovado nesta quinta-feira, reconhece como entidade familiar “a união estável entre duas pessoas, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”. Para ser encaminhado à Câmara, o projeto terá que ser aprovado, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Decisões já tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e outros de órgãos do Estado como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Receita Federal estão incluídas no projeto como exemplos a serem incluídos no Código Civil. O projeto da senadora, por exemplo, estabelece que a união estável poderá converter-se em casamento, mediante requerimento formulado pelos companheiros.

Para tanto, o casal de homens ou mulheres terão apenas que declarar não ter qualquer impedimento para casar e indicar o regime de bens que passam a adotar. Marta Suplicy inclui ainda que os casais estarão dispensados de qualquer celebração oficial.

Em sua justificativa, Marta Suplicy reconhece que o Estado tem adotado a postura, ao longo dos anos, de “ceder à força irresistível das transformações por que passa a sociedade, vindo reconhecer, mais e mais, o papel alcançado pelas uniões homoafetivas na dinâmica das relações sociais”. Ela ressalta que tanto o INSS quanto a Receita Federal já têm garantido aos parceiros de uniões estáveis os mesmos direitos reservados aos casais heterossexuais.

Fonte: Blog do Robson Pires

Gincana Cultural

Nesta sexta-feira a partir das 19 horas no Ginásio de Esportes Paulina Nunes de nossa cidade. Os concluintes da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Maurício Freire, promoverão uma Gincana Cultural Regional com a participação de diversas equipes estudantis de várias cidades da região. A entrada custa apenas R$ 2,00.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Direto de Natal: Carlos Eduardo está inelegível

ex-prefeito de Natal teve as contas reprovadas pela Câmara


Após o anúncio feito pela ex-governadora Wilma de Faria em desistir da candidatura própria e apoiar Carlos Eduardo Alves na campanha deste ano para a Prefeitura de Natal, a Câmara Municipal daquela cidade reprovou as contas do ex-prefeito por 16 votos contra 5 e o tornou inelegível na tarde desta quarta-feira (23).

Com a decisão, o ainda (segundo ele) pré-candidato à prefeito é pego na Lei da Ficha Limpa e fica sem o direito de candidatar-se à cargos públicos nos próximos 8 anos. A decisão ainda cabe recurso na Justiça Comum.

Resta saber agora, se a situação não mudar judicialmente, qual será o destino de Wilma neste processo eleitoral de 2012. Em entrevista, ainda na noite desta quarta-feira, feita à Rádio 96 FM, a ex-governadora do RN deixou claro que não pensa na possibilidade de Carlos Eduardo não ser candidato nem que ela possa disputar o pleito.

Milhares de devotos em Santa Cruz/RN

A cidade de Santa Cruz/RN viveu ontem (22) um dos maiores eventos em torno da religiosidade popular do interior do estado e até do Nordeste brasileiro. Falamos da procissão da padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia. Santa bastante querida no mundo cristão católico.

Milhares de devotos vindos de toda parte lotaram a Praça da Matriz para participar da celebração religiosa que percorre várias ruas da comunidade e volta para o local da partida. É bonito e emocionante presenciar a devoção da população em torno da sua madrinha.

milhares de devotos lotaram a Praça da Matriz

Imagem de Santa Rita foi conduzida pelas principais ruas de Santa Cruz

Jovens acompanhando a passagem da imagem de Santa Rita

Monsenhor Expedito

 
ex-prefeito Naldinho e Hugo com as estátuas de Monsenhor Expedito

Este blogueiro foi à Santa Cruz/RN em companhia do casal ex-prefeito Naldinho e Vênus. Fomos recebidos por Hugo Tavares e Daylva. Hugo e Naldinho tem a devoção de acompanhar a procissão de Santa Rita conduzindo uma pequena estátua de Monsenhor Expedito. Também é bonito ver as pessoas pararem para cumprimentos e tecerem elogios ao "Profeta das Água".

Senhora também com a estátua do "Profeta das Águas"

Audiência Pública sobre o Abastecimento D'água no Potengi

Potengiense Dário Alves fala na Audiência

Ontem a tarde foi realizada na Assembléia Legislativa do RN, uma audiência pública para tratar do problema de abastecimento d'água no Potengi. A audiência foi solicitada pelo Território da Cidadania Potengi e presidida pelo deputado estadual Fernando Mineiro.

Um a caravana com 150 pessoas partiu dos municípios do Potengi, onde estiveram presentes além de usuários d'água do Território, o prefeito de São Tomé Babá, vice prefeito Miguel, vereadores Tereza Cristina e Émerson.

Também presentes prefeito de Elói de Souza Kerginaldo, prefeito de São Paulo do Potengi Azevedo e o vereador João Cabral, Dário Alves, além de outras autoridades de outros municípios. Na audiência, estiveram presentes ainda, representando a CAERN, o seu diretor Ricardo Cézar e Alexandre Magno representando a Funasa. A SEMARH, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado na pessoa de seu secretário Gilberto Jales, foi convidado, mas nem apareceu nem mandou representante.

Prefeito Babá, Ricardo Cézar, deputado Mineiro e Alexandre Magno

A situação é preocupante, segundo o diretor da CAERN, pois a Lagoa do Bonfim está no seu limite prudencial, e chegará num limite que não vai mais poder bombear água para a adutora.

A possível solução só virá a médio prazo (no mínimo 06 meses), pois foram furados 12 poços ao redor da lagoa e está sendo construído um sistema adutor que será integrado a adutora Monsenhor Expedito, e dessa forma solucionar o problema da falta do precioso líquido na casa dos usuários. Segundo o mesmo o atual sistema adutor tem uma carência de 650 metros cúbicos de água por hora. 

Como encaminhamentos foi proposto pelo vereador João Cabral e deputado Mineiro, a formação de uma comissão que constantemente vai ficar dialogando com o governo e vigilante no processo a implementação da nova adutora, formado por: Babá, Mineiro, Cicera, Johan e Erivaldo Dias.

com informações do Blog do Johan Adonis

terça-feira, 22 de maio de 2012

Santa Rita em Santa Cruz/RN

Santuário Alto de Santa Rita - Santa Cruz/RN

A cidade de Santa Cruz (Trairí/RN) recebe hoje milhares de devotos vindos de toda parte do nosso estado e até de outros estados da federação, para participarem do encerramento da Festa de Santa Rita de Cássia, padroeira daquela cidade.

A procissão, que encerra o evento religioso e social, que acontece logo mais a partir das 15 horas, reúne milhares de pessoas.

Da nossa região, centenas de devotos já estão à caminho da capital do Trairí para participar da festa.

Água na Assembleia Legislativa


Logo mais às 15 horas, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em Natal, será realizada uma Audiência Pública para discutir soluções para o problema da falta d'água na região Potengi.

O evento, que foi solicitado pelo Pólo da Cidadania Potengi e FETRAF-RN, dentre outras instituições parceiras, está mobilizando prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e a sociedade organizada da região.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Audiência sobre a Água



Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, na Assembleia Legislativa em Natal, será realizada uma Audiência Pública para buscar uma solução para o problema da falta d'água no Potengi.

O Pólo Potengi da Cidadania, Prefeituras, Câmaras Municipais, Sindicatos... estão se mobilizando para participar do evento.

Aniversário de Helder


Hoje (20/05) foi o aniversário de Helder Rodrigues, acadêmico de Direito, filho do casal Aprígio Neto e Lígia. Ele completou 20 anos de idade e a data foi bastante comemorada por familiares e amigos, no Espaço Renovo, em nossa cidade. A animação ficou por conta da Banda Molequeiros do Forró.

Parabéns!

O aniversariante com a irmã, Luana, a mãe, Lígia, e o pai, Aprígio

Helder com o seu padrinho e diretor deste blog, Silvério Alves
Alexandre, seu filho, e Pedoca

Juventude presente
Daílma e Gorete Fonseca

Silvério Filho, Amanda Azevedo e Ruanderson Farias

Beleza feminina

Rubens, Ednalva, Lígia, Gorete, Vera, Silvério e Assis

amigos do aniversariante

Vera, Silvério e Pedoca

domingo, 20 de maio de 2012

A Importância da leitura


"Parto da convicção de que a leitura não é boa nem ruim em si mesma, de que ela é um direito histórico e cultural e, portanto, político, que deve situar-se no contexto em que ocorre. Historicamente a leitura tem sido um instrumento de poder e exclusão social: primeiro por meio da Igreja, que garantia para si, por meio do controle dos textos sagrados, o controle da palavra divina; em seguida, pelos governos aristocráticos e pelos poderes políticos, e, atualmente, por interesses econômicos que dela tentam se beneficiar.

Estou consciente de que ao redor da leitura se movem diversos propósitos, que a necessidade de sua democratização obedece a diversos fins e que disso depende, em grande parte, o fato de setores excluídos - não só da leitura, mas também de outras manifestações da cultura e da economia - não se apropriarem dessa prática. Em outras palavras, somente quando a leitura for uma necessidade sentida por uma grande parte da população, e essa população considerar que a leitura pode ser um instrumento para seu benefício e for de seu interesse apropriar-se dela, poderemos pensar numa democratização da cultura letrada.

Em primeiro lugar, é para a educação que se deve dirigir a maior parte dos esforços, em segundo, são as bibliotecas os meios para a democratização do acesso, desde que nelas se produzam também importantes transformações".

Trecho retirado do livro O direito de ler e escrever, de Silvia Castrillon.  

Paulo Ananias

Quem também fez aniversário ontem (19/05) foi o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do nosso município, Paulo Ananias. A data foi comemorada por parentes e amigos.

Parabéns!

Paulo e a sua mãe

Amigos do aniversariante 

Exploração sexual

Na última sexta feira (18 de maio), os programas sociais do município e as escolas locais realizaram um evento cultural de conscientização contra a exploração sexual infanto juvenil. Contou com a presença de, dentre outras autoridades, o prefeito José Azevedo, Ocorreu na quadra de esportes do Colégio São José, contando com um um bom público formado por pais, estudantes e educadores.
Adeilton (Spp News), Azevedo e Fátima

A classe estudantil lotou a quadra

Equipe organizadora

Alunos da E.E. Maurício Freire apresentaram coreografia.

aluna do Colégio São José




Quermesse Mariana

Foi bastante concorrida a quermesse promovida pela Paróquia de São Paulo Apóstolo, na noite de ontem, na Praça Irmã Dominícia, em nossa cidade. A animação ficou por conta do cantor Raniere Mendes.

A renda do evento será revertida em favor do ECC e do Segue-me de nossa cidade.

Arquivo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.
Tecnologia do Blogger.